28 novembro 2009

Capital Inicial nega morte de Dinho e afirma que cantor se recupera bem

Um novo boletim sobre o cantor Dinho Ouro Preto foi divulgado nesta sexta-feira no site oficial da banda Capital Inicial. No comunicado, o diretor de web da banda, Christian Rôças, diz que a informação de que Dinho havia morrido, que circulou na internet desde a madrugada de hoje, é falsa e que o cantor se recupera bem.
Segundo o Hospital Sírio-Libanês, o cantor passa bem e terá alta na semana que vem.
- Dinho passa bem, cada dia melhor e contando as horas para começar as gravações do novo álbum, projeto ao qual está 100% dedicado e concentrado, assim como todos do Capital. Informações oficiais sobre seu estado de saúde serão encontradas única e exclusivamente aqui no site e nas redes sociais oficias da Banda. Qualquer blog, Twitter ou perfil que seja no nome dele é falso. Ele não tem blog pessoal, não tem Twitter pessoal - diz a carta escrita por Rôças.
Boatos de que Dinho havia morrido foram divulgados no Twitter e em blogs na internet a partir do início da tarde. No perfil oficial da banda no Twitter a informação foi desmentida por volta das 17h.
O vocalista do Capital Inicial caiu do palco no dia 31 de outubro, durante um show na cidade de Pato de Minas, em Minas Gerais. Dinho teve traumatismo craniano leve e fraturas nas costelas. Ele segue internado na UTI.

Cmt do CRPO FNO recepciona Governadora do Estado em visita à região

Na manha desta sexta-feira (27) o Cmt do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, recepcionou e acompanhou a Srª Governadora do Estado e sua comitiva em visita as famílias no Município de Três de Maio, no noroeste do Estado, atingidas pelo forte temporal desta semana.
O município foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas e vandaval ocorridas nos últimos dias. Os ventos de até 100 km/h, na última quarta-feira (25), deixaram rastros de destruição como cobertura de uma marcenaria e de um ginásio em construção que foram arrancados, casas totalmente destelhadas (área urbana e rural da cidade). Após a visita a Três de Maio, a governadora realizou um sobrevôo na região de Três Passos.
Ainda, na área de abrangência do Comando Regional Fronteira Noroeste outros municípios também foram gravemente atingidos pelas fortes chuvas, vindo a decretar estado de emergência pelos prefeitos, entre eles, Três Passos, Porto Mauá e Santa Rosa.
Segundo a governadora o Estado e as prefeituras estão mobilizados, assim como aconteceu no primeiro ano, em 2007, sendo prioridade neste momento dar assistência as famílias atingidas por este fenômeno.

Todos querem ver os gêmeos famosos

Posar para fotos com roupas iguais, dar entrevistas e deparar com estranhos que falam outros idiomas não é novidade em Cândido Godói, cidade do noroeste do Estado famosa pela alta incidência de gêmeos. Só que neste ano, o município de 6.634 habitantes virou mais do que nunca um ponto de peregrinação da imprensa mundial.
O que atrai os olhos do planeta é a versão de que o nascimento de gêmeos seja fruto de experimentos do médico nazista Joseph Mengele, que poderia ter passado pela região na década de 60. A tese, sem comprovação científica, não é nova, mas foi retomada no final do ano passado pelo argentino Jorge Camarasa no livro Mengele: El Ángel de la Muerte en Sudamérica (Mengele: O Anjo da Morte na América do Sul). O objetivo de Mengele era ampliar rapidamente a raça ariana.
Bastou para a prefeitura ser bombardeada por e-mails de emissoras de TV, jornais e revistas. Conheceram Linha São Pedro – a comunidade onde nasceram 38 dos 86 pares de gêmeos – repórteres do jornal americano The New York Times, e das emissoras de TV ZDF, alemã, e RAI, italiana, entre outros. O programa Explorer, do National Geographic Channel, foi produzido em maio na cidade e deve estrear amanhã nos Estados Unidos.
– Não acreditamos nesses experimentos. Qual a mulher que iria aceitar participar disso? – questiona o vice-prefeito, Mario Backes (PT).
Na prefeitura, a associação do fenômeno com o nazista causa indignação.
– Não se descarta que ele passou por aqui, mas a experiência não tem fundamento. Não havia estrutura para isso – comenta a funcionária da Secretaria da Educação Vanuza Dresch, que recebe a imprensa.
Os pais de Tahuana e Kitana, seis anos, Eloísa e Jair Lunkes, já deram entrevistas, só este ano, cinco ou seis vezes. Não se dizem incomodados, pois têm orgulho de mostrar as meninas de olhos azuis. Na família de Jair, há gêmeos em três gerações. Eles também não se ofendem com o fato de o nome da cidade ter sido relacionado a Mengele, apesar de acharem a versão da experiência genética uma besteira.
– Se me perguntam qual é o segredo, digo que não posso falar, é coisa de família – diverte-se Lunkes.
Cientistas contestam a versão do escritor argentino.
– O nascimento de gêmeos começou muito antes da década de 60, que é quando se supõe que o Mengele tivesse passado por Cândido Godói. Ele teria de ter mexido no material genético das pessoas, o que naquela época era impossível – diz Lavínia Faccini, professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que conduz uma pesquisa sobre os gêmeos.
A explicação mais provável é a de que, entre as famílias de descendentes de alemães que primeiro se instalaram em Linha São Pedro, uma delas tivesse predisposição genética a ter gêmeos.