31 março 2010

Vestibular de Inverno da Unijuí já tem data marcada

A Unijuí já definiu as datas do Vestibular Inverno 2010. Os candidatos farão a prova, uma redação, no dia 4 de julho, das 9h às 11h. No dia 7 de julho, às 15h, serão conhecidos os aprovados.
As inscrições serão realizadas de 1º a 28 de junho. O valor é R$ 30. A Unijuí vai aceitar os resultados da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006 a 2009. Mais informações podem ser encontradas no site www.unijui.edu.br/vestibular

Lula: ser dura é "estaca" que Dilma usa para sua função

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez comentários hoje a respeito das críticas em relação à postura mais dura da ex-ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, que deixou o cargo hoje para concorrer à Presidência da República.
Na avaliação de Lula, mulher tem de ter uma postura mais serena, até porque ainda há muito preconceito em relação ao gênero.
— Ser um pouco dura é estaca que utiliza para exercer sua função. Nem todo o mundo é obrigado a ficar se arreganhando para todo o mundo, todo o dia. A Dilma é o que ela é — disse o presidente, durante discurso na cerimônia de transmissão de posse de ministros.
Lula afirmou que a saída da ministra é um prejuízo para o país, mas que a esperança é a motivação para este afastamento:
— Não sei quando a Casa Civil teve tanta competência quanto agora.
O presidente salientou que propositadamente deixou a ministra por último nos agradecimentos individuais porque é parte integrante do sucesso dos demais ministros:
— Não existe ninguém insubstituível, mas Dilma foi de uma competência extraordinária, de uma capacidade de articulação e de trabalho extraordinária.
Lula disse duvidar que algum ministro que sai hoje não tenha admiração pela colega, ainda que alguns saíssem da sala de Dilma após reunião e fossem se queixar dela com o presidente.
— O Brasil deve a ti muitas coisas — afirmou.
Ele enumerou as várias "brigas" que Dilma travou com outros componentes do governo, como José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, Maria Fernanda Coelho, da Caixa Econômica Federal (CEF), e com os então ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O presidente disse ainda que, se pudesse, colocaria Miriam Belchior e Erenice Guerra — esta herda hoje o posto da Casa Civil — juntas para suceder Dilma Rousseff.
— Daqui para a frente, quem vai cuidar do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é a Miriam, e quem achava que a Dilma era dura vai sentar à frente da Miriam e ver como são as coisas — afirmou.
Miriam é a secretária de Acompanhamento e Monitoramento da Casa Civil.

JOIA 2010: sinônimo de integração, união e espírito de equipe

Durante a semana passada cerca mil estudantes da SETREM, além de coordenadores, professores e funcionários, estiveram envolvidos na grande festa chamada Jogos de Integração Acadêmica (JOIA), tradicionalmente realizado no início do ano letivo.
O Campus tornou-se palco de esplêndidas competições entre os oito cursos de graduação e o grupo representante dos técnicos noturnos. Todos disputavam o ranking geral do evento, obtido por soma de pontos. Para tal, participaram de sete modalidades esportivas (Futsal, Truco, Canastra, Volei Misto, Xadrez, Jogos em Rede e Ping Pong) e empenharam-se para o título de ‘Melhor Torcida’ e representação no divertido ‘Miss JOIA’. O que se viu foi integração, diversão, união e espírito de equipe.
Quem participou pela primeira vez ficou surpreso com a grandiosidade do evento. Andrieli Pereira, 18 anos, estudante do 1º Semestre de Enfermagem, resumiu a experiência na palavra ‘oportunidade’. Moradora da cidade de Alegria conhecia poucas pessoas na faculdade. “Os jogos ampliaram meu circulo de amizades. Permitiu conhecer melhor os colegas, os veteranos e os professores”, conta.
Assim, também ocorreu com Paulo André Kochem, 22 anos, acadêmico de Administração. Três anos atrás, quando ingressou no curso, sentia-se perdido, mas bastou o participar dos jogos para tudo mudar. “As amizades e parcerias feitas nestes dias, permanecem durante todo o ano. Há conversas no bar e encontros pelos corredores. Fica um grande sentimento de equipe.”
O evento é promovido pelo Diretório Acadêmico Central da Faculdade Três de Maio (DACAF), atualmente encabeçado por Douglas Elias Kunz. O jovem que é ex-seminarista e tem apenas 20 anos, mostrou-se um líder nato ao envolver-se na organização da competição. Como um bom administrador (é acadêmico do 7º semestre de Administração) apresentou responsabilidade e competência para gerir o evento que tem grandes proporções. ”Foi uma grande experiência e o sucesso é de toda a equipe. Todos colaboraram fazendo a sua parte.”
Prova da sintonia do grupo foi à elaboração de um planejamento, que iniciou ainda no período de férias. Queriam estar preparados, principalmente, para adversidades e problemas que poderiam ocorrer durante os jogos. “Criamos um colegiado com representantes de todos os cursos envolvidos. Estes sem dúvida fizeram a diferença, resolveram muitas das questões, na hora”.
Contudo, o grande vencedor em 2010, foi o curso de Agronomia, que somou 93,97 pontos. O vice-campeão foi Sistemas de Informação, seguido de Engenharia de Produção Agroindustrial, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Curso Técnicos, Tecnologia em Rede de Computadores e Psicologia. O evento encerrou na sexta-feira, dia 26, com grande comemoração, animada pelas Bandas Mrs. Mouse e Ana Destilada, além de Dj.

Crise, classificação, Fossati: Inter recebe o Cerro no jogo mais importante do ano

Jogo esquisito esse Inter x Cerro-URU. O Colorado joga em casa, ainda invicto na Libertadores, diante de um oponente de tradição quase nula. E vive momentos de tensão nas alturas. Explica-se: são seis jogos sem vitórias, duas derrotas seguidas, time perdido, técnico com a cabeça na guilhotina. O resumo da ópera é que o equipe gaúcha pisará no gramado do Beira-Rio para o duelo mais importante do ano nesta quarta-feira. A bola rola às 21h50m (de Brasília).
Vale muito. Permitindo-se algum exagero, vale quase tudo para o Inter. Vitória significa a reconquista de (alguma) paz, a liderança do Grupo 5, a permanência do técnico Jorge Fossati. Derrota representa a explosão de uma crise em tamanho GG, a complicação das chances de classificação no torneio continental, o adeus ao treinador uruguaio. É partida para o Inter decidir: ou segue de pé, ou vira de ponta-cabeça.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes do jogão em Tempo Real, com vídeos. A RBS TV exibe para o Rio Grande do Sul. O SporTV 2 mostra para todo o Brasil.

Governadora Yeda Crusius confirma presença na abertura oficial da 18ª Fenasoja

Em visita à Santa Rosa na última sexta-feira, a Governadora do Estado, Yeda Crusius, confirmou presença na abertura oficial da 18ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2010. A confirmação ocorreu durante discurso no Centro Administrativo do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson.
Crusius veio à Santa Rosa para anunciar recursos ao Hospital Abosco e investimentos em pavimentação em rodovias estaduais que ligam municípios da região da Grande Santa Rosa. Na solenidade, o presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Saling, realizou a entrega do convite oficial para a governadora. Em seguida, ela confirmou a presença.
“Faríamos a entrega oficial no Palácio, em Porto Alegre, mas como a governadora veio até o parque, a casa da Fenasoja, realizamos a entrega aqui, e ficamos gratos pela espontânea confirmação da presença, importante para a feira”, destaca Marlon.
A governadora lembrou que esteve na abertura oficial da 17ª Fenasoja, e estará novamente nesta edição por reconhecer a importância da mesma para o desenvolvimento da região.
A abertura oficial da 18ª Fenasoja ocorrerá no dia 30 de abril, às 14h, no Parque Municipal de Exposições. A feira ocorre de 30 de abril a 09 de maio, em Santa Rosa.

Classmann acompanha governadora Yeda Crusius em Horizontina

Governadora, secretários e o parlamentar ouviram a comunidade
Atendendo ao convite do deputado Aloísio Classmann (PTB), a governadora Yeda Crusius esteve em Horizontina no sábado (27), num ato de solidariedade aos atingidos pelo temporal da última segunda-feira. Na oportunidade foram anunciadas obras de infraestrutura para a região, com investimentos em estradas e habitação. Na área de saneamento estão asseguradas obras na Bacia do Guilherme. A Brigada Militar também ganhou um reforço com a aquisição de uma viatura no município.