20 dezembro 2012

Alta procura por atendimentos na Urgência/Emergência preocupa direção do HSVP

Preocupação da direção do HSVP é com a possível falta de
atendimento nas UBSs nos feriados de fim de ano
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio vem enfrentando dificuldades com a alta procura por atendimentos na Urgência/Emergência 24h da Instituição, o que causa reclamação dos pacientes pela necessidade de espera pelo atendimento, queixas dos profissionais que atuam neste serviço e dificuldade na contratação de novos médicos e enfermeiros.

Dois fatores têm contribuído para este excesso de demanda. Um deles é a procura indevida por atendimentos na Emergência, que deveria receber apenas pacientes com risco iminente de morte, como acidentados, suspeitas de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, falta de ar, desmaios, convulsões e outras complicações. O outro é o fato de as Unidades Básicas de Saúde do município, que deveriam atender casos de gripe, depressão, alergias, dores musculares, dor de dente, dores lombar e curativos, situações que não necessitam de atendimento emergencial, permanecerem fechadas por vários dias e oferecerem um número limitado de consultas à população.

Com a chegada do período de festas de fim de ano, a direção do HSVP demonstra preocupação com a situação, pois ao longo de 2012, segundo levantamento da Instituição, em várias datas as UBSs estiveram fechadas, sem oferecer atendimento à população, levando ainda mais pessoas a procurarem atendimento junto à Emergência do Hospital. Só no mês de novembro foram 10 dias sem atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde.
Preocupação 
Durante os levantamentos realizados pelo HSVP via telefone junto às Unidades Básicas de Saúde, entre os dias 16 de novembro e 12 de dezembro, houve a constatação de que em várias oportunidades as UBSs estavam fechadas ou não possuíam médico atuando no atendimento à população. No período consultado, em apenas 17% do tempo o serviço estava sendo oferecido à população nas Unidades. Ou seja, em 82 turnos em que deveria haver atendimento, apenas em 14 deles havia médicos atuando. Nos demais turnos, ou a ligação telefônica não foi atendida na UBS, ou o HSVP foi informado de que o médico não estava atendendo naquele turno.

Foram várias as situações preocupantes, como no dia 19 de novembro, em que não foi possível contato telefônico com nenhuma das UBSs, ou mesmo no dia 12 de dezembro, em que pela parte da manhã não havia médico em nenhuma das unidades contatadas, além de na mesma data nenhuma destas unidades estar em atividade durante a tarde. Nos dias 20 de novembro, somente o bairro Oriental possuía médico, e apenas pela parte da manhã.

Para a direção do HSVP, esta situação se torna ainda mais preocupante com a chegada das festas de fim de ano, pois se as Unidades Básicas de Saúde estiverem fechadas, toda a procura por atendimentos irá se concentrar junto à Emergência da Instituição.

Definida a premiação para o Concurso da Pecuária Leiteira da XIII Expofeira

Foto: Duane Pantalhão
Nesta quarta-feira (19), reuniu-se na sala da Expofeira o Presidente da XIII Expofeira Derli Eickhoff, Coordenador da Pecuária Leiteira Onairo Sanches e outros integrantes da comissão.

Onairo apresentou aos presentes, um projeto de premiação e as categorias para o concurso do gado leiteiro, um prévio orçamento, cronograma que destina atividades para o pessoal da comissão com respectivo tempo para execução das atividades.

A XIII Expofeira do agronegócio apresentará varias atrações para o publico regional, dentre elas pode-se destacar os eventos que acontecerão sob organização da comissão da pecuária leiteira como também dos pequenos animais. Sendo assim a XIII Expofeira, anuncia que os concursos leiteiro e morfológicos das raças Holandês e Jersey serão ranqueados, o que torna mais desafiador a realização dos mesmos.

Os concursos entrarão no calendário oficial de eventos das associação de criadores das raças Jersey e Holandesa, fazendo com que os produtores/cabanhas recebem pontuações para o ranking estadual e/ou nacional. Motivando assim, a participação das cabanhas com animais de níveis genético mais renomadas do estado.

A XIII Expofeira do Agronegócio, acontece de 25 de abril a 07 de maio de 2013, no Parque de Exposições Germano Dockhorn em Três de Maio.

Acidente com quatro veículos causa mortes na BR-386 em Seberi

Caminhão com óleo vegetal tombou na pista
(Foto: Fábio Pelinson/O Alto Uruguai)
Um acidente entre quatro veículos causou pelo menos três mortes por volta das 9h30 desta quinta-feira (20) na BR-386, na altura de Seberi, no Norte do Rio Grande do Sul, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um Celta ficou esmagado sob uma carreta e pegou fogo. Um Monza e um Kadett também se envolveram.

Segundo agentes da PRF que estavam no local, o Monza teria tentado ultrapassar a carreta, que transportava óleo vegetal, em uma curva onde a ultrapassagem é proibida, a 1,5 km do posto da polícia. Após uma colisão, o condutor da carreta desviou e atingiu outro carro. Um terceiro carro também se envolveu no acidente. Seis pessoas ficaram feridas.

Acidente interrompe o fluxo em Seberi
(Foto: Fábio Pelinson/O Alto Uruguai)
Populares tentaram usar extintores de incêndio para apagar o fogo, sem sucesso. Um caminhão pipa que passava pelo local pouco depois do acidente parou e apagou o fogo. Por volta das 11h, o veículo era retirado pela PRF. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Seberi e Frederico Westphalen, cidade próxima e auxiliaram a polícia no atendimento. Os bombeiros de Frederico Westphalen também foram ao local.

A carga da carreta se espalhou pela pista, que por volta das 11h estava fechada. O congestionamento na região tinha cerca de 5 km de extenção.

Rádio Colonial AM entregou mais de 1.300Kg de donativos ao Lar Bom Pastor

A equipe da Rádio Colonial visitou o lar nesta quinta-feira
Finalizando a promoção natalina da Árvore Solidaria, a equipe da Rádio Colonial AM de Três de Maio entregou na manhã desta quinta-feira (20), mais de  1.300Kg de alimentos e material de higiene e limpeza, ao Lar Bom Pastor de Ivagaci, no município de Boa Vista do Buricá.

Os donativos, foram arrecadados através da solidariedade da comunidade de Três de Maio e micro região, que depositaram sua doação na Árvore Solidaria que ficou exposta na recepção da emissora, e assim, todos contribuíram para um Natal mais feliz do Lar Bom Pastor.

Em entrevista a Rádio Colonial, o diretor do lar, o conhecido como Canário, agradeceu e enfatizou a importância que tem as campanhas como esta, para manter o lar em condições de abrigar as 85 crianças e adolecentes que moram na instituição. Segundo Canário, no lar hoje moram 60 meninos e 15 meninas, entre eles inclusive um menino com seis meses de vida que está no Lar Bom Pastor desde os quatro dias de vida.
Mais de 1.300Kg de donativos foram entregues

Os diretores da Rádio Colonial AM de Três de Maio, Bruno Dockhorn e Ana Dockhorn, juntamente com a equipe de colaboradores, agradecem a todos que contribuíram para o sucesso da promoção natalina.

A promoção da Árvore Solidária da Rádio Colonial AM, no ano de 2013, em sua terceira edição, irá escolher uma outra instituição para ser contemplada.

Veja a galeria de fotos...

Operação Patriota prende 13 pessoas envolvidas em desvio de dinheiro público no município de Crissiumal

Polícia Civil realiza busca na sede da Prefeitura de Crissiumal
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (20-12) a Operação Patriota. Uma ação conjunta entre a Delegacia Fazendária e a Delegacia de Polícia de Crissiumal, coordenados pelos Delegados Joeberth Nunes e William Dal Bosco Garcez, respectivamente.

A operação visa combater crimes relacionados ao desvio de dinheiro público, fraude em licitações, direcionamento de licitações, peculato, fraude na requisição e pagamento de consultas médicas, de material de construção para obras públicas .
As investigações apontaram ainda, desvio de material do parque de obras, inclusive para compra de votos no período eleitoral.

Os envolvidos teriam realizado um desvio de mais de 2 milhões de reais anuais.

Entre os presos estão: o Vice-Prefeito, os Secretário de Obras e o da Fazenda, os ex-Secretários de Obras e da Saúde, proprietário de um laboratório, pelo menos dois médicos e empresários da construção civil.

Foram mais 6 meses investigação culminando com a operação, onde cerca de 110 policiais cumpriram 25 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão.

Acidente na ERS 522, em Augusto Pestana, deixa mulher gravemente ferida

Imagem do estado em que ficou o Pálio após o choque
com a Caminonete F 1000, que deixou gravemente ferida
a condutora Marilei Vecker Pletsch, 40 anos. Com o
impacto, os dois veículos sairam da pista
Em um acidente que aconteceu por volta das 19h20 desta terça-feira, em Rincão do Progresso, na rodovia ERS, Km 28, em Augusto Pestana, deixou um mulher gravemente ferida.

Segundo relato de Selvino Ketzer, 61 anos, condutor da camionete, de placas IBU-7337, ele vinha sentido Augusto Pestana- Ijuí, quando um carro que vinha a sua frente freou bruscamente. Para desviar do carro ele foi para o acostamento onde avistou um ciclista. Então para não atingir o ciclista retornou para a pista vindo a colidir com o Pálio, de placas ILP-8544, conduzido por Marilei Vecker Pletsch, 40 anos.

A camionete fazia o trajeto Augusto Pestana-Ijuí, enquanto o Pálio fazia o trajeto contrário.

Com o choque os veículos acabaram saindo da pista de rolamento, vindo a caminonete a tombar. Já o Pálio teve  enormes danos materiais.

Fotos: Deise Hagel
Condutor da camionete, Selvino Ketzer, e mais três passageiros saíram ilesos. A condutora do Pálio, Marilei Vecker Pletsch, sofreu sérios ferimentos, principalmente na face, vindo a ser conduzida consciente ao Hospital de Caridade de Ijuí pelo Corpo de Bombeiros.

Além do Corpo de Bombeiros de Ijuí, atendeu o acidente policiais da Brigada Militar de Augusto Pestana e da Polícia Rodoviária Estadual de Cruz Alta.

Incêndio destruiu por completo residência em Crissiumal

Sinistro ocorreu na manhã desta quarta-feira
Um incêndio destruiu por completo a residência de uma família  na manhã desta quarta-feira (19), na Rua Anita Garibaldi, nas proximidades do Condomínio, nos fundos da Vila Paraíso, em Crissiumal.

Segundo informações de moradores do local, o fogo teria iniciado por volta das 8:15 horas e há suspeita de que tenha sido motivado por um raio. Apenas um homem, o proprietário da casa, Laerte, mais conhecido como Ninho, estava na residência no momento e não se feriu. Quatro crianças entre 5 e 10 anos e a mãe e proprietária Edilaine dos Santos não estariam em casa no momento do fogo. Uma das crianças estaria internada com a companhia da mãe no Hospital.

A Brigada Militar, vizinhos, voluntários e amigos auxiliaram no combate às chamas. O caminhão tanque da Secretaria Municipal de Obras também foi utilizado. Mas apesar da forte chuva que caia no momento, o trabalho apenas serviu para salvar as residências vizinhas, bastante próximas, já que a casa mista foi completamente destruída e nada se salvou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social ainda pela manhã já se mobilizava no auxílio a família e quem quiser colaborar poderá procurar a Secretaria.