16 junho 2011

Estado confirma em Santa Cruz do Sul quarta morte por gripe A em 2011

Trata-se de um bebê de 10 meses que não foi imunizado contra a doença

A secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira a quarta morte por gripe A no Rio Grande do Sul desde o início de 2011. Trata-se de um bebê de 10 meses, residente em Santa Cruz do Sul. Ele morreu no dia 8 de junho.
A criança não foi vacinada contra a gripe, de acordo com o secretaria. Como não houve coleta de material para o diagnóstico laboratorial, o caso foi confirmado por investigação epidemiológica. Foram realizados exames com outros familiares.
O menino morreu quatro horas depois de ser  internado no hospital. Segundo o médico que atendeu o bebê, o infectologista Marcelo Carneiro, a criança tinha recebido a primeira dose da vacina e aguardava pela segunda.
Além da morte do bebê, a secretaria também confirmou nesta quinta-feira dois novos casos de pessoas infectadas com o vírus H1N1 — ambos comprovados pelo Laboratório Central do Estado. São eles:
— Uma mulher de 54 anos, residente de Vera Cruz, que iniciou os primeiros sintomas no dia 09 deste mês. Ela foi internada no dia 11 em hospital de Santa Cruz do Sul, onde ainda se encontra. A paciente não foi vacinada contra gripe em 2011, é fumante e pneumopata crônica.
— Uma criança de 1 ano, não vacinada contra a gripe em 2011, residente em Santa Cruz do Sul. Ela está internada desde o dia 07 de junho, apresentando boa evolução.
Em 2011, até o momento, o Estado contabiliza 191 notificações de casos suspeitos da doença, tendo sido confirmados 9 casos, entre os quais 4 óbitos. Do total, 166 casos foram descartados e 16 estão em investigação.
Três outras mortes
— No dia 8 de junho, a Secretaria de Estado confirmou a primeira morte por gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul em 2011. A morte ocorreu em Três Passos, no noroeste do Estado. A vítima era uma mulher de 48 anos, residente em Anta Gorda. Este foi o terceiro caso confirmado da doença.
— No dia 9 de junho,  o Estado confirmou a segunda morte por gripe A em 2011. A vítima era um idoso de 71 anos, diabético, residente em Bagé. Ele estava internado na Santa Casa do município. Ele não havia sido vacinado contra a doença na campanha deste ano. 
— No dia 15 de junho, a secretaria de Saúde confirmou a terceira morte causada por gripe A. Trata-se de uma mulher de 42 anos, residente em Pelotas, no Sul, que foi internada no dia 06 de junho em hospital daquele município e morreu no dia 11. A paciente não era vacinada contra a doença e apresentava imunidade baixa.

Justiça concede habeas corpus para ex-jogador Edmundo

Ex-jogador Edmundo é acusado de homicídio culposo
Foto:Hélio Torchi / Agência Estado
Foi concedido na tarde desta quinta-feira habeas corpus ao ex-jogador de futebol Edmundo. A decisão foi da desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Edmundo foi preso na madrugada desta quinta-feiraem São Paulo. Em 1999, o ex-jogador foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por homicídio culposo.
O pedido havia sido feito pelo advogado do ex-jogador, Arthur Lavigne, nesta madrugada. Segundo o site G1, a soltura foi concedida em caráter liminar (decisão provisória). A decisão vale até que seja julgada pelo pleno do tribunal em uma data a ser definida. Segundo o TJ, cabe recurso da decisão.
Entenda o caso
O ex-jogador foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais de outras três em um acidente de carro na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995, depois de sair de uma boate na Lagoa, bairro da zona sul carioca.
Após todos seus recursos terem sido negados pelos tribunais superiores, a Justiça fluminense determinou a prisão do ex-jogador de Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco, entre outros times brasileiros, italianos e japoneses - além da seleção brasileira. Atualmente, ele trabalha como comentarista de futebol.

Tarso anuncia concurso para a Brigada Militar na primeira edição do Governador Responde

Sobre a questão específica da autonomia administrativa do
Corpo de Bombeiros, o governador anunciou a criação de
um Grupo de Trabalho (GT)
A contratação de dois mil policiais militares e a criação de um grupo de trabalho para debater a autonomia administrativa do Corpo de Bombeiros foram os destaques da participação do governador Tarso Genro na primeira edição do Governador Responde. Durante 23 dias, perguntas foram enviadas ao site do Gabinete Digital e a mais votada, com 858 votos, recebeu a resposta direta do chefe do Executivo.
A partir da pergunta "Qual a posição do Governo do Estado com relação a separação dos Bombeiros da Brigada Militar, criando assim o Corpo de Bombeiros Militar?", Tarso detalhou um conjunto de iniciativas do Governo para a área da Segurança Pública. Entre elas, a abertura de concurso para contratação de dois mil policiais militares, sendo que 600 destes serão destinados ao reforço do efetivo do Corpo de Bombeiros. A elaboração do edital e os prazos para implementação do concurso estarão a cargo da Secretaria de Segurança e o Comando da Brigada Militar.
Autonomia
Sobre a questão específica da autonomia administrativa do Corpo de Bombeiros, o governador anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pelo Piratini, para discutir tecnicamente o processo. "Devemos avaliar qual o significado dessa autonomia, porque ela pode ser administrativa, para valorizar, investir e qualificar o corpo de funcionários, ou pode significar a separação dos bombeiros da Brigada Militar, o que implicaria em uma série de questões, inclusive de natureza constitucional", explicou.
Tarso disse ainda que o Governo encaminhará a revogação da norma que proibiu o uso da tradicional camisa vermelha como uniforme dos Bombeiros que, na opinião do governador, confere identidade e valoriza a categoria como um todo. O anúncio de Tarso Genro pode ser conferido na íntegra em www.gabinetedigital.rs.gov.br.


Texto: Marcelo Nepomuceno 
Edição: Redação Secom

Cem mil doses da vacina contra a gripe começam a ser distribuídas no Estado

Municípios com casos já confirmados de H1N1 terão
prioridade em receber os lotes
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nesta quinta-feira a distribuição de mais 100 mil doses da vacina contra a gripe liberadas pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Os lotes serão distribuídos aos municípios pelas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Serão priorizadas as cidades com casos já confirmados de Gripe A. Também serão observados critérios de estoque e demanda de cada região. Em Porto Alegre, há falta de vacina em praticamente todos as unidades vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) contabiliza três mortes por Gripe A. Até o momento, foram notificados 167 casos da doença no Estado, com 6 casos confirmados e três evoluíram para óbito. Foram descartados 119 casos e 42 ainda estão sob investigação. O titular da SES, Ciro Simoni, orienta aos médicos que iniciem o tratamento de pacientes gripados com risco de agravamento o mais cedo possível. Segundo ele, o Ministério da Saúde enviará 200 mil tratamentos antivirais ao Estado, além dos 180 mil tratamentos já disponibilizados aos hospitais, postos, pronto-atendimentos e demais serviços de saúde.
A orientação da SES aos médicos indica a oferta do medicamento a todos os pacientes hospitalizados que apresentarem quadro de síndrome respiratória aguda grave. Entre os crônicos ou integrantes dos grupos de risco para a doença – idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, indígenas e profissionais de saúde –, basta o aparecimento de sintomas de gripe, como febre e tosse, para o antiviral ser ministrado.
De acordo com o secretário, a vigilância da doença demonstra que a situação é de normalidade, não se caracterizando uma epidemia como a registrada em 2009. De acordo com os protocolos da vigilância da influenza, a SES e o Ministério da Saúde aconselham as pessoas a lavarem frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel. Ao tossir ou espirrar, é imprescindível proteger a boca e o nariz. Também é recomendável afastar doentes do convívio social, ventilar os ambientes e evitar aglomerações. O diagnóstico e tratamento precoce previne complicações e reduz o risco de morte.

Alunos plantaram árvores cantando

Plantando e cantanto com Mano e Matheus e Karine Eichel
Nesta quinta-feira, dia 15, o salão paroquial evangélico de bela União, interior de Santa Rosa, recebeu a dupla Mano e Matheus e a cantora Karine Eichel.
Música, descontração e consciência ecológica permearam as atividades com os alunos das escolas Érico Veríssimo e Princesa Isabel.
A programação do projeto “Plante Uma Árvore Cantando”, incluiu apresentações de vídeos educativos sobre água e meio ambiente, músicas sobre o tema cantadas pelos artistas, dinâmicas com as crianças de como cultivar mudas de árvores em casa, distribuição e plantio de mudas nativas, além de conversas e brincadeiras relacionadas ao tema Meio Ambiente.

Decretos de Tarso Genro vão mudar regras de promoção do magistério

Sem mexer no plano de carreira, sagrado para o Cpers, Piratini 

estuda novas formas de avaliação

É por meio de decreto que o governo Tarso Genro pretende alterar os critérios de promoção dos professores. Entre as modificações, está a valorização salarial de docentes de escolas que atingirem bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também serão beneficiados aqueles que fizerem cursos, como pós-graduação, definidos pelo Piratini.
Segundo o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, as novas regras para avaliar o mérito dos professores estão previstas para 2012. Até lá, o Cpers e os demais representantes do magistério serão convocados para discutir as propostas.
Jose Clovis argumenta que, para fazer essas alterações, não é necessário mexer no plano de carreira — a própria legislação que rege o plano, segundo ele, prevê que novos critérios sejam incluídos por decreto.
Portanto, não haverá espaço para pressões na Assembleia — porque as mudanças não passarão pelo crivo dos deputados. Não deixa de ser uma forma de driblar a tradicional resistência do Cpers a qualquer mudança do modelo atual. A oposição costuma ser maior quando há flerte com a meritocracia.
O governador Tarso Genro recebeu na terça-feira, das mãos do prefeito Jairo Jorge (PT), um documento explicando o novo plano de carreira dos professores de Canoas. Parte do modelo canoense já serve de inspiração para um estudo em andamento no Piratini.

Ex-jogador Edmundo é encontrado em flat e preso em São Paulo

Procurado pela Justiça, ex-jogador Edmundo é acusado de
homicídio culposo
Foto:Gilmar de Souza
O ex-jogador de futebol Edmundo foi preso no início da madrugada desta quinta-feira após a polícia localizá-lo em um flat da capital paulista. Em seguida, o comentarista foi conduzido à 3ª Delegacia Seccional, em Pinheiros, na zona oeste da cidade. As informações são do site G1.
A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro havia expedido mandado de prisão contra Edmundo na terça-feira. No entanto, como não foi encontrado, a Justiça o considerou foragido.
Em 1999, o ex-jogador foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por homicídio culposo. A defesa alegou que o processo havia prescrito, mas o juiz responsável pelo caso rejeitou o pedido. Edmundo dirigia um carro que se acidentou e provocou a morte de três pessoas em dezembro de 1995, no Rio de Janeiro.

Mais da metade da soja do Rio Grande do Sul é negociada no mercado

Tendência de valorização internacional do grão é associada à
dificuldade climática dos EUA
Foto:  Adriana Franciosi  /  Agencia RBS
Com produtividade recorde e bons preços, a comercialização da safra de soja gaúcha supera a média dos anos anteriores e atinge 52% dos estimados 11,6 milhões de toneladas. Para o segundo semestre, a tendência de valorização internacional do grão associada à dificuldade climática dos Estados Unidos gera perspectiva de bons negócios.
O atual momento da comercialização é quase o dobro dos 31% de média dos últimos cinco anos. A melhora nos preços do grão e o aumento da demanda, especialmente internacional, são fatores que contribuem para a alta. Neste cenário, a venda escalonada se fortalece na busca do melhor momento para incrementar a rentabilidade da safra.
— O mercado interno oferece opções como o biodiesel, e as exportações avançam favoravelmente. O momento é confortável — afirma o analista de mercado Farias Toigo.

'Primeiro tempo' da batalha termina empatado. Melhor para o Santos

Zé Eduardo desperdiça oportunidade de marcar no
segundo tempo da final (Foto: Reutrs)
Foi tenso, brigado, mas jogado também. Como tem de ser final de Taça Libertadores. Como tem de ser um encontro entre times de camisas tão importantes. Faltou, porém, o gol. Melhor para o Santos, que decide em casa agora. O 0 a 0 com o Peñarol, nesta quarta-feira à noite, na fria Montevidéu, dá aos dois times a chance de jogar por um placar mínimo na quarta-feira que vem, no Pacaembu, para conquistar o tricampeonato da Taça Libertadores. Se houver novo empate, prorrogação. Persistindo a igualdade, pênaltis. Não há mais a regra do gol fora de casa valer mais, o que ajudou bastante o time uruguaio a se classificar nas fases anteriores.
A taça sul-americana, que foi conquistada pela última vez em 1963, diante do Boca Juniors-ARG, nunca esteve tão próxima de voltar à Vila Belmiro. Em 2003, o Peixe foi derrotado pelo mesmo time argentino no primeiro jogo, em Buenos Aires, por 2 a 0 e já se afastou do troféu. No Morumbi, sofreu outro revés, por 3 a 1, e ficou com o vice. Desta vez conseguiu um bom resultado fora de casa.