16 junho 2011

Estado confirma em Santa Cruz do Sul quarta morte por gripe A em 2011

Trata-se de um bebê de 10 meses que não foi imunizado contra a doença

A secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira a quarta morte por gripe A no Rio Grande do Sul desde o início de 2011. Trata-se de um bebê de 10 meses, residente em Santa Cruz do Sul. Ele morreu no dia 8 de junho.
A criança não foi vacinada contra a gripe, de acordo com o secretaria. Como não houve coleta de material para o diagnóstico laboratorial, o caso foi confirmado por investigação epidemiológica. Foram realizados exames com outros familiares.
O menino morreu quatro horas depois de ser  internado no hospital. Segundo o médico que atendeu o bebê, o infectologista Marcelo Carneiro, a criança tinha recebido a primeira dose da vacina e aguardava pela segunda.
Além da morte do bebê, a secretaria também confirmou nesta quinta-feira dois novos casos de pessoas infectadas com o vírus H1N1 — ambos comprovados pelo Laboratório Central do Estado. São eles:
— Uma mulher de 54 anos, residente de Vera Cruz, que iniciou os primeiros sintomas no dia 09 deste mês. Ela foi internada no dia 11 em hospital de Santa Cruz do Sul, onde ainda se encontra. A paciente não foi vacinada contra gripe em 2011, é fumante e pneumopata crônica.
— Uma criança de 1 ano, não vacinada contra a gripe em 2011, residente em Santa Cruz do Sul. Ela está internada desde o dia 07 de junho, apresentando boa evolução.
Em 2011, até o momento, o Estado contabiliza 191 notificações de casos suspeitos da doença, tendo sido confirmados 9 casos, entre os quais 4 óbitos. Do total, 166 casos foram descartados e 16 estão em investigação.
Três outras mortes
— No dia 8 de junho, a Secretaria de Estado confirmou a primeira morte por gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul em 2011. A morte ocorreu em Três Passos, no noroeste do Estado. A vítima era uma mulher de 48 anos, residente em Anta Gorda. Este foi o terceiro caso confirmado da doença.
— No dia 9 de junho,  o Estado confirmou a segunda morte por gripe A em 2011. A vítima era um idoso de 71 anos, diabético, residente em Bagé. Ele estava internado na Santa Casa do município. Ele não havia sido vacinado contra a doença na campanha deste ano. 
— No dia 15 de junho, a secretaria de Saúde confirmou a terceira morte causada por gripe A. Trata-se de uma mulher de 42 anos, residente em Pelotas, no Sul, que foi internada no dia 06 de junho em hospital daquele município e morreu no dia 11. A paciente não era vacinada contra a doença e apresentava imunidade baixa.