21 julho 2011

PF prende um dos maiores assaltantes de banco do Estado

"Bonitinho" estava com documentos falsos e escondido
em Redentora, no Norte do Estado
A Polícia Federal (PF) prendeu, no início da tarde desta quinta-feira, um dos assaltantes de banco e carro-forte mais procurados do Rio Grande do Sul, conhecido como “Bonitinho”, de 42 anos. Ele estava com documentos falsos e escondido na casa de uma amiga em Redentora, no Norte do Estado. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça Federal de Novo Hamburgo.
“Bonitinho” liderou o grupo responsável pelo roubo a agência Canudos da Caixa Econômica Federal, em Novo Hamburgo, ocorrido em abril deste ano. Na ocasião, 15 funcionários foram feitos reféns por pelo menos oito homens, que levaram cerca de R$ 700 mil. Um dos ladrões foi preso pela Polícia Civil dez dias após o crime, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
“Bonitinho” é natural de Soledade, tem extensa ficha criminal (incluindo uma condenação por roubo a banco) e já havia sido preso em 2006. Segundo a PF, há fortes indícios de que ele tenha participado do seqüestro e extorsão de um funcionário da empresa Prosegur Transporte de Valores, em 5 de maio, quando foi roubado mais de R$ 1 milhão.
A Operação Canudos, coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (DELEPAT), contou com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da PF, da Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo e da Brigada Militar. “Bonitinho” será conduzido à Superintendência da Polícia Federal e, depois, encaminhado à prisão.

Chuva dificulta trabalho nas lavouras do Estado

Na Metade Norte, os trabalhos da semeadura da safra de
trigo foram praticamente paralisados
As intensas precipitações que atingiram o Estado nesta semana impediram os produtores de realizar adequadamente o manejo das lavouras e pastagens, conforme dados do Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (21) pela Emater/RS-Ascar. O quadro climático adiou a finalização da semeadura da safra de trigo 2011, que atingiu esta semana 98% da área. Na Metade Norte, os trabalhos foram praticamente paralisados, principalmente em algumas áreas da Serra, Planalto Médio e Norte, onde o volume acumulado ultrapassou os 140mm.
As chuvas sequenciais interromperam ainda os tratos culturais da canola, além de prejudicar a evolução das lavouras. O mesmo ocorreu com as cevada, que se mantém na fase de desenvolvimento vegetativo e teve os tratos culturais - aplicação de nitrogênio em cobertura - interrompidos. Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, neste momento é imprescindível a aplicação de uréia ou sulfato de amônio, em razão do enfraquecimento das plantas pelas geadas e o excesso de chuvas dos últimos dias.
Já no caso das olerícolas, está na fase final de implantação a cultura do alho na Serra. Está se confirmando a expectativa de aumento de área, que deverá superar em 25% a safra anterior, se aproximando dos 2.250 ha, basicamente ocorrendo nos Campos de Cima da Serra.
Prossegue em ritmo acelerado a poda dos pomares de maçã na região da Serra - as grandes empresas já se encontram bem adiantadas nesse procedimento. Outra prática muito utilizada nesta época é o tratamento de inverno com caldas, destacando-se a sulfocálcica, visando à prevenção das moléstias e combate aos focos de pragas. Os pomares de variedades precoces, localizados em mesoclimas quentes, estão ainda em pleno repouso.
As chuvas constantes e a leve elevação da temperatura na semana passada, beneficiaram o desenvolvimento da maioria das pastagens no Estado, tanto nativas quanto cultivadas. O estado sanitário do rebanho de corte é bom, pois as baixas temperaturas na entrada de inverno provocaram a redução da incidência de ectoparasitas, como carrapato e mosca do chifre.
Já os bovinocultores leiteiros tiveram uma semana de dificuldades no manejo dos rebanhos devido ao excesso de umidade, que não permitiu o acesso dos animais às pastagens. Este quadro forçou o aumento na utilização de outros tipos de alimentos, como fenos, silagens e concentrados, além de proporcionar desconforto aos animais.

Texto: Patrícia Strelow
Foto: Vanessa Almeida

PT Amplo esteve reunido em Ijui

     Fernando, Pimenta e Raquel no encontro em Ijui
No último final de semana que passou, os políticos e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, grupo que integra o PT Amplo, esteve reunido em Ijui no Noroeste do Estado, com o Deputado Federal Paulo Pimenta.
Estiveram presentes na reunião lideranças de toda a região das Missões, Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial. Em torno de 60 pessoas, entre vereadores, secretários municipais e lideranças.  De Três de Maio, estiveram presentes o Ver. Fernando Trage e Raquel Wunsch, que trabalha na Assessoria de Comunicação do Governo Gaucho.
Na reunião Pimenta avaliou o cenário político federal e estadual e falou, em linhas gerais, sobre como o futuro político da região.

19ª Fenasoja visita feira no Paraguai

A primeira Edição da Expo ocorreu no ano 1975
Uma comitiva representou a 19ª Fenasoja em uma feira no Paraguai, na semana passada. Gerson Miguel Lauermann, presidente da Comissão do Conesul, e o integrante da comissão, Roteni Trindade, realizaram visita como um passo inicial para o relacionamento com a região de Asunción, capital do Paraguai.
A visita ocorreu em um das feiras mais importante daquele país, realizada na Cidade de Mariano Roque Alonso, na região metropolitana de Asunción: a XXX Expofeira Internacional. Na visita encontraram além de outros brasileiros e expositores de várias partes do mundo, empresários de Santa Rosa, radicados em Asunción há alguns anos, como por exemplo, Lindon e Edson Kubitz, que trabalham com Tornearia e Engrenagens, e estavam expondo no evento.
A comitiva realizou a entrega do material da 19ª Fenasoja e sobre Santa Rosa, ao presidente de uma das entidades organizadoras do evento, Gustavo Volpe, da União Industrial Paraguaia. Gerson destaca que esta região do Paraguai retrata a realidade de uma região industrializada, produtiva e muito atuante em vários segmentos da sociedade e setores empresariais.
A primeira Edição da Expo ocorreu no ano 1975, seguida das edições 1977, 1979, 1981, 1983, 1985 e 1987. E a partir do ano 1988 realiza-se a feira anualmente, sem pausas, completando deste modo no ano 2011, 30 edições.
A União Industrial Paraguaia e a Associação Rural do Paraguai em um empreendimento conjunto realizam esta grande mostra, que tem duração de 16 dias. A Indústria, a Pecuária, a Agricultura, os Serviços e o Comércio encontram-se na Expo 2011 para mostrar a todos os visitantes o desenvolvimento e as novidades da cada setor.
Além da mostra, em forma paralela, realizam-se eventos de caráter nacional e internacional que congregam multidões. Atrações das mais variadas para jovens e adultos e para todos os gostos, se oferecem ao público para assim conseguir uma verdadeira Feira de nível Internacional.

Moradores ficam ilhados no interior de Três de Maio

Em Ponte Baixa a propriedade ficou
ilhada, e só tem acesso por barco
Moradores das comunidades de Ponte Baixa e Ponte Alta, na tríplice fronteira dos municípios de Três de Maio, São José do Inhacorá e Boa Vista do Buricá, estão enfrentando sérios problemas com o acumulo de água ocasionado pelas chuvas dos últimos dias, o que fez transbordar o rio Buricá, atingindo galpões e ilhando moradores em suas propriedades. O acumulo de chuvas já chega à 215 milímetros nas redondesas.
A água do rio Buricá já inundou o  
galpão das vacas na propriedade de
dona Ana, em Ponte Alta
Na comunidade de Ponte Baixa, Três de Maio, um morador só tem acesso através um caíque a remo. Em Ponte Alta, São José do Inhacorá, a agricultora Ana Hasch, em entrevista a reportagem da Rádio Colonial AM na manhã desta quinta-feira, 21, destacou que reside no local nas proximidades do Rio Buricá, à 48 anos, e até os dias de hoje só presenciou uma enchente um pouco maior do que esta, mas acredita que esta será a maior, porque o nível do rio continua subindo. Dona Ana, já não tem mais acesso ao galpão onde costumava descansar as vacas antes de conduzi-las para a sala de ordenha.
Informações de moradores de toda a região, são de que várias localidades por onde passa o rio Buricá, estão enfrentando sérios problemas com a cheia.
Veja a galeria de imagens...

Encontrado o corpo de homem que estava desaparecido em riacho

Foto: Priscila Aita
Foi localizado na manha de hoje(21/07) o Corpo de LEONIR FAGUNDES, 41 anos, ele estava desaparecido desde as 8horas de ontem. O Corpo estava a uns 500 metros do local onde ele provavelmente tentou atravessar um pequeno riacho e devido à grande quantidade de água, foi arrastado pelas correntezas na localidade da Costa do Turvo interior de Santo Augusto.
LEONIR FAGUNDES, Saiu para soltar o Gado ontem por volta das 8horas e não mais foi visto./  As quatro horas da tarde a Brigada Militar de Santo Augusto realizou buscas no local na tentativa de encontra o desaparecido, mas não teve êxito. O corpo de Bombeiros foi comunicado no final da tarde, as buscas eram para iniciar na manha de hoje. Antes da chegad dos Bombeiros, por volta das 8hs de hoje populares localizaram o Corpo de LEONIR FAGUNDES, que estava a uns 500 metros do local onde ele provavelmente tentou atravessar um pequeno Riacho. Conforme Dionizio Rotilli dono da propriedade onde ocorreu o fato, o Riacho é pequeno, mas devido à grande quantidade de Chuva ele deveria estar uns dois metros acima do nível normal. Nas ultimas 24 horas choveu em Santo Augusto 134 milímetros, o acumulado das ultimas 32 horas chega a 203 milímetros.

Rei do empate, Paraguai elimina Venezuela nos pênaltis e vai à final

Paraguaios vibram com a vitória nos pênaltis contra a
Venezuela em Mendoza (Foto: EFE)
Rei do empate, time da musa Larissa Riquelme e do inspirado goleiro Justo Villar, o Paraguai está na final da Copa América pela primeira vez desde 1979. Depois de mais um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a equipe guarani venceu a Venezuela por 5 a 3 na decisão por pênaltis, em Mendoza, e vai encarar o Uruguai, domingo, para ver quem ficará com o título. A partida terminou com brigas entre os jogadores e confusão no gramado.
A decisão do terceiro e quarto lugar, entre Peru e Venezuela, está marcada para o sábado, às 16h (de Brasília), em La Plata. Paraguai e Uruguai entram em campo no domingo, no mesmo horário, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Como sempre, Larissa roubou a cena no estádio
Finalista, a seleção paraguaia não venceu na Copa América: 0 a 0 com o Equador, 2 a 2 com o Brasil e 3 a 3 com a Venezuela, pela primeira fase, e depois 0 a 0 com a Seleção de Mano Menezes (2 a 0 nos pênaltis) e agora com os venezuelanos.
Maior surpresa da competição, a Venezuela foi superior em campo e poderia ter tido sorte melhor. A Vinotinto teve um gol anulado e acertou a trave de Villar três vezes. Assim como nas quartas de final contra o Brasil, o goleiro paraguaio brilhou e defendeu a cobrança de Lucena na decisão de pênaltis. No final da partida, cenas lamentáveis: os jogadores das duas seleções se envolveram em confusão e ficaram no gramado trocando empurrões e agressões.

Marcelo Grohe pega pênalti e Grêmio empata sem gols com Figueirense fora de casa

Marcelo Grohe se destaca mais uma vez pelo Grêmio
Foto:Flávio Neves
Marcelo Grohe mais uma vez. Victor está de volta da Seleção Brasileira, mas o reserva vem sendo o principal destaque do Grêmio no Brasileirão. Contra o Figueirense, na noite desta quarta-feira, em Florianópolis, o goleiro salvou o Tricolor de uma derrota. Fez diversas defesas difíceis e ainda pegou um pênalti no final do jogo. Resultado: 0 a 0 e um ponto somado longe do Olímpico.
Com o empate, os times se mantêm nas mesmas posições: Figueirense em nono e Grêmio em 13º.
O Figueirense, melhor no jogo, falhou muito no ataque. E contou com uma muralha no gol adversário. O Grêmio, por sua vez, encontrou muitas dificuldades, principalmente na parte ofensiva. A compactação, sempre pedida por Julinho camargo, não foi vista.
— Marcelo! Marcelo! Marcelo! — gritou a torcida gremista, presente em peso no Orlando Scarpelli.
O técnico Julinho Camargo terá um problema - daqueles considerados bons pelos comandantes - para escalar o titular do gol contra o América-MG, na próxima quarta. Deve ser Victor, que completará seu jogo de número 200 com a camisa tricolor.