09 novembro 2011

Senadora é escoltada para escapar de protesto de estudantes

Senadora foi escoltada pelos corredores do Senado 
Foto: Ed Ferreira / Agência Estado
Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), foi obrigada a deixar a comissão onde votava o projeto do Código Florestal protegida pela polícia do Senado, para não ser agredida por cerca de 15 estudantes da Universidade de Brasília (UnB). 
Acampados no corredor, o chamado Túnel do Tempo, eles protestavam contra o encaminhamento da matéria. Aos gritos de "Kátia Abreu não compra eu" e de "Senado vergonha nacional", os estudantes acompanharam a senadora, rodeada por policiais, até o plenário por onde ela deixou a Casa. 
— É um absurdo eu ser constrangida e achincalhada na Casa em que trabalho — reagiu a senadora.
Os manifestantes chegaram cedo ao Senado, repetindo o procedimento do dia anterior de tentar intimidar os senadores das comissões que examinavam o código. O índio guarani Araju Sepeti se juntou ao grupo, acrescentando novas palavras de ordem, como a de afirmar que "o brasileiro não tem vergonha na cara, só pensa em dinheiro". Os estudantes chamaram os senadores de "capangas da bancada ruralista".
Os policiais tentaram ignorar o tumulto de hoje, em consonância com o procedimento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que determinou o afastamento do agente que, ontem, atingiu o estudante Raphael Rocha com uma arma taser (de choque).

Prefeito se reúne com autoridades em Brasília

A Senadora Ana Amélia recebeu o Prefeito Casali em seu
gabinete
Foto: Pato Roberto
Na última semana do mês de outubro, o prefeito municipal, Olívio José Casali, esteve no Ministério dos Transportes, na capital federal, para dialogar com o gerente de projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Cajar Nardes, e agradecer pelo aditivo e pelos recursos colocados à disposição da empreiteira Brasília Guaíba, para possibilitar o início oficial da intersecção de acesso junto à Área Industrial III, na BR 472, onde está situada a BRF Brasil Foods.
Conforme Casali, foi por meio de Cajar Nardes que foi possível a liberação de R$ 1,5 milhão, através do CREMA II, para que a obra fosse iniciada no dia 7 de outubro,  com conclusão prevista para 90 dias. “Estamos satisfeitos e queremos agradecer em nome do município a agilidade com que recebemos estes recursos e com o progresso da obra”, destaca.
Na oportunidade, o prefeito também agradeceu Cajar Nardes pelo projeto da intersecção junto à Área Industrial II, também na BR 472, que foi encaminhado a Dynatest Engenharia, de São Paulo. Casali ressaltou ao gerente para que este projeto seja autorizado, e tão logo sejam liberados os recursos pelo CREMA II, para que em um tempo reduzido, o DNIT, através de uma empreiteira, possa proceder esta intersecção que fica a 800 metros da entrada principal de Três de Maio, e é tão necessária para o município. “Esta obra vai permitir novas instalações na Área Industrial II, que poderão representar grandes investimentos para o município, como é o caso da Jardinox, que pretende iniciar uma nova edificação no local, em uma área de três hectares”, informa.
O prefeito também agradeceu a agilidade com que as atividades da intersecção do anel rodoviário asfáltico estão sendo tomadas, cujo projeto foi estendido em 250 metros do projeto inicial, para que se tenha condições de trafegar tranquilamente neste trecho, que liga a avenida Santa Rosa à BR 472, via bairro Bela Vista, e agradeceu também a Alexandre Mella, presidente do Partido da República (PR) de Três de Maio, que viabilizou a audiência com Cajar Nardes. 
Dentre as audiências com autoridades e deputados, o prefeito aproveitou para se reunir com a senadora Ana Amélia Lemos, onde  destacou o perfil de desenvolvimento de Três de Maio, e pediu uma colaboração às reivindicações do município, das quais se destaca o Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável, que em uma de suas frentes, contempla a implantação de um Polo Tecnológico em Três de Maio. “A senadora e o seu chefe de Gabinete, Marcos Aurélio, estão realizando alguns contatos que possam nos auxiliar, e nos deixaram claro que farão o possível para colaborar com o desenvolvimento de nosso município e região”.

Drª. Katiane Chiapinotto da dica sobre o que é ronco e apnéia e como tratar

A Drª. Katiane está ao seu dispor, ligue e
marque dua hora, 55 3535-3430
A cirurgiâ dentista Drª. Katiane Chiapinotto, apresenta um importante tema que faz parte de uma boa saúde bucal.
O QUE É RONCO E APNEIA E COMO TRATAR
A APNÉIA  obstrutiva é a interrupção   temporária da passagem de ar ao nível da garganta enquanto dormimos. A apnéia noturna pode se repetir várias vezes durante a noite sem que a pessoa perceba durando vários  segundos.
RONCO é um distúrbio do sono, assim como a apnéia. Durante o sono o tônus muscular do pescoço e faringe decresce. Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração dos tecidos moles como palato, úvula, língua...
COMO SE DIAGNOSTICA?
Observando  o sono.  Se  identificam  as características dos distúrbios  que são ruídos altos e os ‘despertares’ recorrentes causados pela apnéia que possuem aspectos de falta de ar. Essa observação pode ser feita  pelos familiares ou por quem dorme nas proximidades. Existe também o diagnostico medico que conta com o exame de polissonografia, que é a monitoração do sono por equipamentos eletrônicos. O exame pode ser feito por um dentista ou medico, ambos com especialização na área.
QUAIS OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO RONCO E APNEIA?
A apnéia diminui a qualidade de vida e a produtividade da pessoa durante o dia.
Os problemas pode ser divididos em:
Individuais: dor de cabeça ao acordar, problemas de memória, irritabilidade, ansiedade, dificuldades de concentração, sonolência diurna, depressão.
Familiares: incômodo geral, desagregação familiar, podendo chegar à separação do casal.
Social: constrangimento ao dormir com pessoas do seu trabalho
QUAL O TRATAMENTO PARA ISSO?
Possui vários tratamentos e, atualmente está disponível o uso de aparelhos intra-orais. Os dispositivos intra- orais apresentam a melhor relação custo/beneficio devido ao alto índice de sucesso e por não apresentar seqüelas. Eles são individuais e confeccionados por dentistas com conhecimento na área. Seu uso somente é indicado na hora de dormir.  Esses aparelhos fazem posicionar a mandíbula mais pra frente  possibilitando a  passagem do ar pela garganta.
 Existem algumas limitações que precisam ser avaliadas, muitas vezes com o auxilio do medico do sono e da polissonografia.
POR QUE É PRECISO FAZER A POLISSONOGRAFIA E O QUE É ESSE EXAME?
 A polissonografia é feita na clinica do sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos. Faz-se uma antes do tratamento  e uma depois para comparar os resultados.
POR QUE PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM  A APNÉIA?
Porque ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral.
COMO DEVO PROCEDER PARA FAZER O APARELHO?
Primeiro fazer uma avaliação com o dentista, onde vai verificar as condições para colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares como a polissonografia, radiografias ou exames com o medico do sono ou otorrinolaringologista ou pneumologista ou neurologista.

A Drª. Katiane Chiapinotto é cirurgiã dentista, formada pela Universidad Nacional de La Plata – Buenos Aires e especializada em Prótese Dentária pelo CEOM-Uningá, Passo Fundo. Atua também em clínica geral em Três de Maio na Rua Tereza Verzeri, 950, sala 103. - telefone 55 3535-3430.

Operação Fronteira Sul II é desenvolvida na região

Informações: Seção de Comunicação Social da AD/3
Desde a segunda-feira, dia 7, o 19º RCMec de Santa Rosa presta apoio à Operação Fronteira Sul II, com o intuito de combater o contrabando na faixa de fronteira.
Juntamente com o 29º GAC AP de Cruz Alta, o Exército de de Santa Rosa fiscaliza a região de Horizontina. Já o 27º GAC de Ijuí está participando da Operação na região de Três Passos.
Além das atividades nos postos de bloqueio e no controle das estradas, serão realizadas ações cívico-sociais em Horizontina, Três Passos, Tiradentes e Nova Esperança do Sul.
Entre as atividades promovidas estão orientações médico-odontológicas preventivas, limpeza e conservação de escolas, palestras institucionais, desenvolvimento de oficinas de recreação para crianças, apresentação da Banda de Música da AD/3 e desfile militar.
Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações Públicas situada no quartel do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Santa Rosa ou pelo telefone (55) 3512-4701.

“Foi uma covardia o que fizeram com o meu filho”, desabafa pai do jovem sequestrado em Cruz Alta

Após prestar depoimento na 2ª DP de Cachoeirinha, Leonardo seguiu 
para Cruz Alta 
Foto: Valdir Friolin / Agencia RBS
Quase 40 horas após ter sido raptado por dois homens quando percorria o caminho da escola até a residência onde mora com os pais, o jovem Leonardo Machiavelli, 16 anos, retornou na madrugada desta quarta-feira a Cruz Alta, no noroeste do Estado. Foi o fim da angústia da família, que passou mais de 29 horas sem notícias do filho, libertado por volta das 17h de terça-feira, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
Das 12h30min de segunda-feira, horário em que Machiavelli foi raptado, até o final da tarde de terça, dezenas de policiais estiveram mobilizados na ação. Na segunda-feira, o adolescente foi rendido na Rua Brasília, a cerca de 50 metros da residência, quando retornava da escola.
— Eu tentei correr, mas eles seguiram atrás de mim. Quando cheguei na esquina, fecharam a minha frente com o carro. Eu pulei por cima do carro pra seguir correndo, mas aí um deles me deu uma coronhada. Eu fiquei tonto e eles me colocaram pra dentro (do veículo) — contou Machiavelli, que desembarcou da viatura em Cruz Alta por volta das 3h desta quarta-feira.
O veículo usado para raptar o adolescente foi localizado no início da tarde  de terça-feira, por volta das 14h15min. O Gol dourado estava na garagem de uma casa na periferia da cidade, próximo à rodovia que liga Cruz Alta a Santa Maria (BR-158). Um Golf escuro com dois homens, que foram presos nesta terça-feira, também foi usado pelos bandidos. Todos negam relação com o crime.
— Eles me pegaram quando andavam no gol, mas me levaram pra lá (Cachoeirinha) no Golf. Deram um remédio pra eu dormir e me trancaram no porta-malas. Depois acho que a gente ficou num motel, porque tinha muito espelho no teto. Foi quando ele tirou o capuz que eu estava, colocou na cabeça dele (sequestrador) e deixou que eu ficasse vendo TV — explica o adolescente, que se manteve calmo durante grande parte do sequestro.
Na tarde de terça-feira, mais de 24 horas após o início do drama, os criminosos anunciaram que ele seria libertado porque a operação havia sido mal sucedida, já que alguns membros da quadrilha haviam sido presos.
A Brigada Militar (BM) de Cachoeirinha recebeu um telefonema avisando sobre o abandono de Machiavelli próximo ao cemitério Memorial da Colina, na estrada do Ritter. Com um ferimento na cabeça e alguns hematomas, Leonardo foi medicado no posto de saúde da cidade e levado para o batalhão da Brigada Militar. Depois, prestou depoimento na Polícia Civil. O adolescente já havia sofrido uma tentativa de sequestro em junho deste ano.
— Eles pensaram que a gente tinha muito dinheiro e por isso resolveram fazer essa barbaridade. Foi uma covardia o que fizeram com o meu filho. Vamos modificar alguma coisa, tomar mais cuidado, mas também não tem como mudar toda a nossa vida — desabafou Ajadir Machiavelli, pai do garoto.

Padre utiliza altar em caminhão para celebrar missas em todo o Brasil

Há 15 anos, o padre Germano Malepa comanda as celebrações à beira das 
estradas de todo o país 
Foto: Eder Caligari / RBS TV
Padre há 32 anos, Germano Malepa, 55, faz parte da Pastoral Rodoviária desde 1996, desbravando o Brasil para levar a fé católica aos motoristas. 
Nesta semana, o destino é o Noroeste. Terça-feira, a parada foi em Frederico Westphalen.
De cidade em cidade, padre Germano conheceu o Brasil. Sabe exatamente qual foi a cidade mais distante de Curitiba (PR), sua terra natal, em que já pisou: Sena Madureira, no Acre, a 4,2 mil quilômetros de casa.
— Mesmo que fique sozinho ao longo de quase todo o tempo, satisfaço-me sabendo que estamos ajudando — diz o religioso.
Serviço da Igreja Católica Apostólica Romana ao povo da estrada, a Pastoral Rodoviária atua há três décadas e meia em todo o país. 
O caminhão-capela estima já ter recebido mais de 700 mil fiéis. A evangelização beira os 22 mil caminhoneiros por ano, com cerca de 270 missas.

Plano dos criminosos deu errado, diz jovem vítima de sequestro em Cruz Alta

Libertado pelos sequestradores, jovem prestou depoimento na Delegacia de 
Cachoeirinha Foto: Valdir Friolin / Agencia RBS
Após passar mais de 24 horas sob poder de criminosos, o adolescente Leonardo Machiavelli, de 16 anos, relatou os momentos de tensão que passou desde que foi sequestrado, em Cruz Alta, até sua libertação, em Cachoeirinha. O estudante chegou a ser agredido com uma coronhada, foi amarrado com os cadarços dos próprios tênis e colocado dentro do porta-malas de um carro. 
— Lá em Cruz Alta eles me colocaram dentro de um carro. Minha libertação foi em uma moto. Me colocaram um capuz e o capacete por cima, me levaram numa estrada e me deixaram ali, com os braços amarrados. E ali era pra mim esperar uns dez minutos até que eles saíssem. Depois eu podia tirar o capuz e procurar ajuda — disse o jovem.
Os sequestradores anunciaram que ele seria libertado porque a operação havia sido mal sucedida, já que alguns membros da quadrilha haviam sido presos.
— Falaram que iam me soltar por que alguma coisa não tinha dado certo pra eles — concluiu Leonardo.
Aluno da escola FacCentro, que funciona junto à Escola Técnica Santa Mônica, no centro de Cruz Alta, Leonardo Machiavelli deixou a instituição por volta das 12h30min de segunda-feira e seguia para casa a pé. Ele foi rendido na Rua Brasília, a cerca de 50 metros da residência por dois homens armados e colocado à força dentro de um carro. O adolescente ainda tentou correr, mas acabou levando um golpe na cabeça. A ação foi vista por testemunhas que comunicaram à família e à Polícia Civil.
Na tarde desta terça-feira, por volta das 14h15min, foi localizado o veículo que teria sido usado no crime. O Gol marrom estava na garagem de uma casa na periferia da cidade, próximo à rodovia que liga Cruz Alta a Santa Maria (BR-158). Uma mulher que estava na casa foi encaminhada à delegacia. No momento do sequestro, o Gol era acompanhado por um Golf escuro com dois homens, que foram presos nesta terça-feira. Todos negam relação com o crime.
Mais tarde, a Brigada Militar (BM) de Cachoeirinha recebeu um telefonema no 190 avisando sobre um garoto abandonado próximo ao cemitério Memorial da Colina, na estrada do Ritter. Em seguida foi confirmado que se tratava do adolescente sequestrado. 
Com ferimento na cabeça e alguns hematomas, Leonardo foi medicado no posto de saúde da cidade e levado para o batalhão da Brigada Militar na Avenida Flores da Cunha, para onde também se deslocou a família dele. Depois, prestou depoimento na Polícia Civil. O adolescente tinha sofrido uma tentativa de sequestro em julho deste ano.