07 janeiro 2012

Casal é encontrado morto em Derrubadas

Casal é encontro morto em Derrubadas / Foto: Divulgação
Por volta das 7h30min deste sábado, um casal foi encontrado morto em sua residência em Lajeado Cedro, interior de Derrubadas.
Neli Aguiar Cardoso, 21 anos, foi encontrada de bruços no quarto e apresentava ferimentos pelo corpo semelhantes a pauladas. Seu companheiro, Leomar Stumm, 41 anos, foi encontrado enforcado na área da casa.
A principal hipótese investigada pela Polícia Civil é de homicídio seguido de suicídio.

Passa de 100 o número de municípios gaúchos em situação de emergência

Afetados pela falta de chuvas ultrapassam 452 mil pessoas no Estado
O Rio Grande do Sul tem 102 municípios em situação de emergência pela Estiagem. O número foi divulgado em boletim da Defesa Civil às 18h30min deste sábado. Até a noite dessa sexta-feira, 92 cidades haviam tido seus decretos acrescentados à lista do órgão, que adicionou ainda os pedidos das prefeituras de Caçapava do Sul, Ibarama, Dona Francisca, Lago dos Três Cantos, Novo Barreiro, Quevedos, São Valério do Sul, Tapera, Espumoso, Sagrada Família.
O número de cidades em situação de emergência ainda pode ser ampliado, pois outras 35 prefeituras gaúchas enviaram notificação de desastre (Nopred) à Defesa Civil do Estado. Segundo o boletim publicado, a estimativa é de que mais de 452 mil pessoas tenham sido diretamente afetadas pela falta de chuvas até o momento.
Municípios em situação de emergência:
Alegria, Anta Gorda, Aratiba, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Aurea, Barra Funda, Barros Cassal, Boa Vista das Missões, Boa Vista do Buricá, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bom Retiro do Sul, Bozano, Braga, Caçapava do Sul, Capão do Cipó, Cerro Branco, Cerro Grande, Chiapetta, Colorado, Constantina, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cristal do Sul, Cruzeiro do Sul, Dona Francisca, Doutor Ricardo, Encruzilhada do Sul, Engenho Velho, Ernestina, Erval Seco, Espumoso, Estrela Velha, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Frederico Westphalen, Gramado Xavier, Humaitá, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Ilópolis, Inhacorá, Jaboticaba, Jacuizinho, Jari, Jóia, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Lago dos Três Cantos, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Mato Leitão, Montauri, Mormaço, Nova Boa Vista, Nova Palma, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Panambi, Passo do Sobrado, Pejuçara, Pinhal, Pinhal Grande, Pontão, Pouso Novo, Progresso, Quevedos, Quinze de Novembro, Redentora, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Salto do Jacuí, Sagrada Família, Santa Cruz do Sul, Santo Augusto, Santo Cristo, Seberi, Segredo, Selbach, Sinimbu, Soledade, São José das Missões, São José do Herval, São Paulo das Missões, São Pedro das Missões, São Valério do Sul, Tapera, Toropi, Travesseiro, Três Palmeiras, Tunas, Tupanciretã, União da Serra, Vale do Sol, Vera Cruz e Vila Maria.
Municípios que enviaram notificação de desastre:
Alecrim, Agudo, Alto Alegre, Amaral Ferrador, Augusto Pestana, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Caibaté, Campos Borges, Canudos do Vale, Catuípe, Coqueiros do Sul, Dilermano de Aguiar, Faxinal do Soturno, Getúlio Vargas, Gramado dos Loureiros, Herveiras, Itacurubi, Itapuca, Mato Queimado, Nova Alvorada, Nova Candelária, Não-me-Toque, Novo Cabrais, Palmitinho, Pantano Grande, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Saldanha Marinho, Sarandi, Sobradinho, Sede Nova, Serafina Corrêa, Trindade do Sul, Victor Graeff

Concursos devem abrir mais de 50 mil novas vagas nos próximos 12 meses

Para o estudo ser eficiente, é preciso ter foco, ensinam 
professores / Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
Se entre os seus objetivos para 2012 está incluída a conquista de uma vaga no setor público, pegue as suas apostilas e arregace as mangas. Depois de um 2011 escasso de boas seleções, com a suspensão dos concursos federais, este ano promete ser farto de novos editais.
A estimativa de Douglas Soares, representante da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos no Estado (Anpac), é de que nos próximos 12 meses sejam abertas mais de 50 mil novas vagas nas três esferas. Isso significa, segundo Douglas, um total de nomeações 30% superior ao do ano passado. 
– Serão oportunidades para excelentes cargos, com ótimos salários. Quem pretende conquistar uma dessas vagas, deve começar a se preparar desde já – aconselha Soares.
Dica é não esperar o edital para começar a estudar
Antecipar-se à publicação do edital é fundamental, pois a quantidade de conteúdo exigida no momento do lançamento do concurso pode ser muito extensa para o tempo que se tem até a prova. 
– Normalmente entre a divulgação do edital e a aplicação do exame se tem de 45 a 60 dias – alerta Fabiano Marques, coordenador do curso preparatório Cetec.
Para o estudo ser mais eficiente, antes de mais nada é preciso ter foco:
– O problema é quando o concursando não prioriza uma área específica. Neste caso, a variedade de matérias é bem grande, prejudicando o foco nos estudos e, consequentemente, fazendo com que se tenha de estudar muito mais assuntos, em um mesmo período de tempo – sugere Rene Chabar Kapitansky, diretor de gestão pública da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado (ABRH- RS).

Idoso é encontrado morto em Alegria

Vitor Moreira de Camargo, 72 anos, era de Santo Augusto 
estava desaparecido desde o dia 24 de dezembro
Um homem foi encontrado morto no início da noite de sexta-feira, em Alegria, município próximo a Três de Maio, no noroeste do Estado.
A vítima foi identificada pela Polícia Civil como Vitor Moreira de Camargo, 72 anos. Camargo estava desaparecido desde o dia 24 de dezembro e foi encontrado em um matagal por volta das 19h.
Ainda de acordo com a polícia, nos últimos meses era comum encontrar o idoso caminhando pela zona rural do município. Como o cadáver estava em estado de decomposição, ainda não foi possível constatar se o corpo apresentava sinais de violência.

Pela primeira vez uma mulher assume a presidência da Câmara em Tucunduva

O deputado Elvino Bohn Gass participou da sessão
Na noite de segunda-feira, dia 02, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Tucunduva a transição do cargo de presidente da casa. Na oportunidade o vereador Jorge de Souza Salgadinho passou a presidência do Plenário Remigio Busanello para a nova “presidenta”, a vereadora Cecília Bernardi. Pela primeira vez, em 52 anos de emancipação, Tucunduva tem uma mulher na presidência do Legislativo. Cecília presidirá a Câmara até 31 de dezembro deste ano. A mesa diretora para 2012 é formada pela presidente Cecília Bernardi do PT, vice-presidente Luis Patias do PP, primeiro secretário Marcelo Antonio Burin do PP e segundo secretário Ivo Balsan do PMDB. 
Cecília destacou que vai se empenhar para que a Câmara possa cada vez mais, além de sua tarefa, que é a de fiscalizar e ser parceira do executivo, trabalhar pelos anseios da comunidade. “Vamos trabalhar para que se possa, cada vez mais, tornar essa casa uma casa das idéias e dos debates. Apesar deste ano ser ano eleitoral, o que pode torná-lo complexo, espero que possamos fazer com que esta casa estimule os jovens para que eles também gostem da política. Nós podemos contribuir sim para que as pessoas reflitam sobre o que é a verdadeira política, que é o exercício e o debate das ideias. Vamos trabalhar em equipe, vamos sempre ouvir o que a comunidade tem a dizer e estimular as pessoas a participar”.
O deputado Elvino Bohn Gass participou da sessão e exaltou o trabalho da nova presidente do legislativo de Tucunduva como sua assessora, e nas áreas da agricultura, agroecologia e energias renováveis. O deputado federal também aproveitou a oportunidade para anunciar uma emenda de R$ 126.000,00 para a reconstrução da Praça no Bairro Bela Vista em Tucunduva. 

Chega a 96 o número de municípios gaúchos em situação de emergência

Agudo está entre os 39 municípios que já enviaram notificação de 
desastre à Defesa Civil Foto: Diego Vara / Agencia RBS
O Rio Grande do Sul tem 96 municípios em situação de emergência pela Estiagem. Apesar de a Defesa Civil ter divulgado o balanço às 19h desta sexta com 92 cidades, as prefeituras de Tio Hugo, Dona Francisca, Júlio de Castilhos e Paraíso do Sul já encaminharam os decretos, que deverão ser acrescentados na lista do órgão.
Além disso, outras 39 prefeituras gaúchas enviaram notificação de desastre (Nopred) ao órgão. Segundo o boletim publicado, a estimativa é de que mais de 415 mil pessoas tenham sido diretamente afetadas pela falta de chuva até agora.
O PROBLEMA
Com profundidades que variam entre 100 e 140 metros, os poços estão com níveis muito abaixo do normal. A seca também faz com que os poços fiquem tomados de areia, o que deteriora as bombas utilizadas para sucção da água. 
Municípios em situação de emergência:
Alegria, Anta Gorda, Aratiba, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Aurea, Barra Funda, Barros Cassal, Boa Vista das Missões, Boa Vista do Buricá, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bom Retiro do Sul, Bozano, Braga, Capão do Cipó, Cerro Branco, Cerro Grande, Chiapetta, Colorado, Constantina, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cristal do Sul, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encruzilhada do Sul, Engenho Velho, Ernestina, Erval Seco, Estrela Velha, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Frederico Westphalen, Gramado Xavier, Humaitá, Ibirapuitã, Ibirubá, Ilópolis, Inhacorá, Jaboticaba, Jacuizinho, Jari, Jóia, Lagoão, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Mato Leitão, Montauri, Mormaço, Nova Boa Vista, Nova Palma, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Panambi, Passo do Sobrado, Pejuçara, Pinhal, Pinhal Grande, Pontão, Pouso Novo, Progresso, Quinze de Novembro, Redentora, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Santo Augusto, Santo Cristo, Seberi, Segredo, Selbach, Sinimbu, Soledade, São José das Missões, São José do Herval, São Paulo das Missões, São Pedro das Missões, São Valério do Sul, Tio Hugo, Toropi, Travesseiro, Três Palmeiras, Tunas, Tupanciretã, União da Serra, Vale do Sol, Vera Cruz e Vila Maria.
Municípios que enviaram notificação de desastre:
Agudo, Alecrim, Alto Alegre, Amaral Ferrador, Augusto Pestana, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Caibaté, Campos Borges, Canudos do Vale, Catuípe, Coqueiros do Sul, Dilermano de Aguiar, Faxinal do Soturno, Getúlio Vargas, Gramado dos Loureiros, Herveiras, Itacurubi, Itapuca, Lagoa dos Três Cantos, Mato Queimado, Nova Alvorada, Nova Candelária, Novo Cabrais, Não-me-Toque, Palmitinho, Pantano Grande, Paraíso do Sul, Quevedos, Restinga Seca, Saldanha Marinho, Sarandi, Sede Nova, Serafina Corrêa, Sobradinho, São Valentim do Sul, Tapera, Trindade do Sul e Victor Graeff.

Estiagem histórica, onda de calor e incêndios assustam Argentina

Quadro de escassez de chuva é considerado o pior em quase 46 anos 
Crédito: Marcelo Banchi / Divulgação FAA / CP
Uma estiagem severa afeta várias províncias da Argentina e atinge proporções históricas. Em algumas localidades do Centro do país, o quadro de escassez de chuva é considerado o pior em quase 46 anos. A situação é descrita como dramática em pontos das províncias de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé e Córdoba, as principais produtoras de grãos do país vizinho.
Só o milho já tem prejuízo estimado em 785 milhões de dólares, conforme levantamento do setor ruralista. A quebra total da safra de verão argentina, incluindo os danos para o milho e a soja, atingiria até agora 3 bilhões de dólares, segundo divulgou a Federação Agrária da Argentina (FAA). Lideranças políticas e agrárias pedem que partes do país sejam declaradas zona de catástrofe.
No Norte de Santa Fé, o quadro é desolador. Animais morrem no campo. Rios e açudes secaram e as lavouras são “torradas” pelo sol forte e o calor intenso que já superou 40ºC várias vezes nas últimas semanas. Muitas cidades não têm uma gota de chuva há 60 dias. Em Pejuaho, moradores acendem velas, orando por chuva.
Segundo análise da MetSul Meteorologia, a estiagem de 2011/2012 será pior que a de 2008/2009 em partes do território argentino. “Era um risco que a MetSul e meteorologistas da Argentina antecipavam há meses”, comentou o meteorologista da MetSul Eugenio Hackbart. Conforme Hackbart, algumas das áreas mais castigadas pela escassez hídrica no país vizinho podem ter chuva com elevados volumes localizados na próxima semana com a passagem de uma frente fria.
As causas são as mesmas da estiagem que afeta mais de 140 municípios do Rio Grande do Sul.
Calor
Buenos Aires teve nesta sexta-feira uma das mais altas temperaturas já registradas no mês de janeiro na capital argentina nas últimas décadas. A máxima no observatório central do bairro de Villa Ortuzar chegou a 38,8ºC. O calor diminui na cidade neste fim de semana, mas os meteorologistas portenhos advertem que no começo da semana voltará a atingir níveis extremos com marcas acima de 40ºC em vários pontos do Centro da Argentina.
Em Mendoza, a onda de calor iniciada ainda no mês de dezembro é considerada a mais longa dos últimos 10 anos. Na Patagônia, onde o calor também tem sido intenso com máximas acima de 35ºC, incêndio florestal já consumiu mais de 2 mil hectares de mata nativa na província de Chubut.

Colisão entre carro e caminhão deixa três mortos em Farroupilha

Colisão aconteceu no km 115 da rodovia Farroupilha-Bento Gonçalves 
(RSC-453), em Farroupilha Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Um acidente envolvendo um carro e um caminhão causou a morte de três pessoas no início da madrugada deste sábado na serra gaúcha. A colisão aconteceu no km 115 da rodovia Farroupilha-Bento Gonçalves (RSC-453), em Farroupilha. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) ainda não tem a identificação das vítimas.
Conforme informações do 3º Batalhão Rodoviário, com sede em Bento Gonçalves, a colisão ocorreu pouco depois das 0h deste sábado. Ainda de acordo com a polícia, os três mortos estavam em um Santana prata, com placas de Farroupilha. Dois deles morreram no local. A terceira vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Uma quarta ocupante do carro, uma jovem, ficou gravemente ferida e estava em atendimento no Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha, até a 1h. O hospital também não soube informar o nome da pessoa internada, nem seu estado de saúde. O motorista do caminhão, com placas de Caxias do Sul, não teria ficado ferido. Os dois veículos estariam em sentidos contrários da rodovia.
— Em princípio, o caminhão e o Santana teriam batido lateralmente. A rodovia não chegou a ser bloqueada — disse o soldado César Dias, do 3º Batalhão Rodoviário.
Atenderam à ocorrência, além dos policiais do CRBM, o Corpo de Bombeiros, o Samu e agentes voluntários da Defesa Civil de Farroupilha.