Para o estudo ser eficiente, é preciso ter foco, ensinam professores / Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS |
A estimativa de Douglas Soares, representante da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos no Estado (Anpac), é de que nos próximos 12 meses sejam abertas mais de 50 mil novas vagas nas três esferas. Isso significa, segundo Douglas, um total de nomeações 30% superior ao do ano passado.
– Serão oportunidades para excelentes cargos, com ótimos salários. Quem pretende conquistar uma dessas vagas, deve começar a se preparar desde já – aconselha Soares.
Dica é não esperar o edital para começar a estudar
Antecipar-se à publicação do edital é fundamental, pois a quantidade de conteúdo exigida no momento do lançamento do concurso pode ser muito extensa para o tempo que se tem até a prova.
– Normalmente entre a divulgação do edital e a aplicação do exame se tem de 45 a 60 dias – alerta Fabiano Marques, coordenador do curso preparatório Cetec.
Para o estudo ser mais eficiente, antes de mais nada é preciso ter foco:
– O problema é quando o concursando não prioriza uma área específica. Neste caso, a variedade de matérias é bem grande, prejudicando o foco nos estudos e, consequentemente, fazendo com que se tenha de estudar muito mais assuntos, em um mesmo período de tempo – sugere Rene Chabar Kapitansky, diretor de gestão pública da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado (ABRH- RS).