03 janeiro 2012

Santo Augusto é o 34° município gaúcho a decretar situação de emergência devido à estiagem

Agropecuária de Santo Augusto vem sendo duramente afetada 
pela estiagem Foto: Pricila Aita / Prefeitura Municipal de Santo 
Augusto/Divulgação
O município de Santo Augusto, no noroeste do Estado, é o 34º município gaúcho a decretar situação de emergência em função da estiagem. O decreto, ainda não recebido pela Defesa Civil do Estado, foi assinado na manhã desta terça-feira pelo prefeito em exercício, Ageu Gaspar Ozorio.
O último registro significativo de chuva no município foi no dia 20 de novembro do ano passado. O Conselho Municipal de Agropecuária estima que o prejuízo na lavoura de milho pode ser de 75% a 90%. Em algumas propriedades, as perdas podem chegar a 100% da área cultivada.
Também apresenta redução significativa na produtividade a pecuária leiteria, com queda de 40%. A soja e as culturas de subsistência também sofrem com a estiagem e já apresentam perdas de 30%.
Prefeitos do Alto Uruguai discutem estiagem
Na tarde desta terça, prefeitos e secretários da Agricultura de 32 municípios filiados à Associação dos Municipios do Alto Uruguai, no norte do Estado, discutiram os efeitos da seca. Foi definido que a situação de cada cidade será avaliada e se descartou a assinatura de um decreto conjunto de emergência, pelo menos no momento.
Representantes da Defesa Civil e da Emater estão sendo orientados sobre como proceder em caso de decretação de situação de emergência ou calamidade pública.
O gerente adjunto da Emater, Paulo Trierveiler apresentou o quadro geral da seca na região, onde choveu cerca de 50% do esperado para o mês de dezembro. Já são registradas perdas nas culturas de soja, milho e feijão e mais de 400 agricultores encaminharam pedidos de seguro do Proagro. A soja apresenta em média 20% de perda, o milho 35% e o feijão 35%.
Pelo menos 10 municípios enfrentam situação crítica devido à estiagem. Em Benjamin Constant do Sul, o abastecimento de água está sendo suspenso por sete horas ao dia, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Estiagem já prejudica mais de 220 mil pessoas no Estado
De acordo com a Defesa Civil do Estado, os 33 municípios que já tinham entregado o decreto de emergência assinado (não contando Santo Augusto) são Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco, Passo do Sobrado, Chiapetta, Santa Cruz do Sul, Frederico Westphalen, Ibirubá, Lagoão, Vila Maria, São José das Missões, Jóia, Pinhal Grande, Palmeira das Missões, Arroio do Meio, São José do Herval, Cristal do Sul, Pinhal, Jaboticaba, Boa Vista das Missões e Nova Palma.
Os municípios que enviaram ao órgão a Nopred (Notificação Preliminar de Desastre) são Trindade do Sul, Pontão, São Valentim do Sul, Novo Tiradentes, Herveiras, Progresso, Arroio do Tigre, São Paulo das Missões, Tapera, Rondinha, Lagoa dos Três Cantos, Serafina Corrêa, Barros Cassal, Segredo, Anta Gorda, Capão do Cipó, Cachoeira do Sul, Boa Vista do Buricá, Redentora, São Valério do Sul e Campos Borges.
Conforme a Defesa Civil, o total de pessoas atingidas pela estiagem, nos municípios que entregaram o decreto de emergência e a Nopred, chega a 222.627.

Acordo agiliza aposentadoria do produtor rural

Senadora Kátia Abreu Presidente da CNA
Mais de 200 mil empreendedores familiares rurais no País serão beneficiados com o Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Confederação da Agricultura  e  Pe cuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Previdência no dia 23 de novembro, em Brasília, durante o seminário “Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio”.
O acordo permitirá que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) treine os sindicatos rurais para incluir os segurados especiais da base de dados da CNA no processo de aposentadoria. “São segurados especiais os agricultores familiares rurais que possuem entre dois e quatro módulos fiscais. Eles precisam estar enquadrados na Lei 11.718/2008. Essa é a Lei que criou o Cadastro Nacional de Informações Sociais do meio rural, o CNIS-Rural”, explica Dayana Peixoto, assessora técnica da Comissão de Trabalho e Previdência da CNA.  “É o reconhecimento automático do benefício”, destacou. “Estamos dando um grande passo para facilitar o acesso à previdência social aos produtores rurais”, acrescentou Garibaldi Alves Filho, Ministro da Previdência.
A partir de janeiro de 2012, sindicatos rurais de cinco Estados começam a receber o treinamento do INSS. Serão capacitados, como projeto-piloto, as entidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. “Esses Estados foram priorizados porque é onde se concentra o maior número de demandas e também o maior número de beneficiários”, destacou Dayana Peixoto, da CNA.
Com a iniciativa, a população do meio rural poderá ser atendida com o projeto Aposentadoria em 30 Minutos, segundo o ministro da Previdência. Atualmente, na área rural, a Previdência paga 8,4 milhões de benefícios, com um custo estimado em cerca de R$ 60 bilhões para este ano, com uma arrecadação que não deve chegar a R$ 6 bilhões. Porém, segundo o ministro “mais importante que a necessidadede financiamento da previdência rural é o seu papel em manter o trabalhador no campo e em movimentar a economia das pequenas cidades do País, gerando alimentos e evitando o inchaço das grandes cidades”.
O secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, explica que o cadastro vai facilitar a vida do segurado especial que trabalha no campo porque, hoje, quando ele precisa de um benefício, tem de levar toda a documentação. Com o cadastro, ele vai prestar as informações anualmente, pela internet, nas agências do INSS, na CNA ou na Contag, permitindo que quando o segurado precise de um benefício, este seja automaticamente reconhecido.
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, explica que a entidade desde 2009 vinha negociando com a Previdência para que os sindicatos rurais pudessem realizar o cadastramento, dando agilidade para o acesso à aposentadoria e outros benefícios do INSS.
Segundo Sperotto, a primeira reunião no Estado, conforme acordado com o presidente do INSS, Mauro Luciano Huschild, vai ocorrer nos dias 19 e 20 de dezembro, na Farsul.
O cadastro CNIS Rural está em fase de elaboração e reunirá informações de órgãos do governo federal e da CNA.

Escolas Municipais de Três de Maio recebem matrículas até a próxima semana

A imagem é ilustrativa
Está aberto o período de matrículas nas escolas da rede municipal de ensino de Três de Maio . Os pais ou responsáveis devem efetuar as matrículas de seus filhos até o próximo dia 13 .
As aulas do ano letivo de 2012 nas escolas municipais começam no dia 27 de fevereiro.
Quem necessita de transporte escolar também já pode realizar sua inscrição. Até o dia 31, das 7h às 13h, as inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação.
Para a realização das inscrições, o pai ou responsável deve trazer apresentar a certidão de nascimento ou a carteira de identidade do aluno.

Esposa é suspeita de assassinar governador argentino

Governador argentino pode ter sido morto por esposa 
Crédito: Buenos Aires/AFP/CP
A esposa do governador Carlos Soria, da província argentina do Rio Negro (sul, Patagônia), é suspeita da morte do marido, vítima de um tiro no rosto na madrugada de domingo, em sua casa de campo.
Segundo o juiz Juan Chirinos, do tribunal de General Roca, Susana Freydoz está sendo investigada como "a única pessoa que estava no local no momento dos fatos. Esclareceu, no entanto, que ela não foi detida, por não se apresentar em condições psiquiátricas para ser ouvida em juízo. "Seu médico particular se encarregou de apresentar as justificativas, que serão confirmadas pela perícia", disse Chirinos à 'Radio del Plata' de Buenos Aires.
Soria, de 61 anos, teria recebido um tiro de uma pistola calibre 38, em meio a uma discussão com a mulher na madrugada de domingo, quando já estavam sozinhos, depois da ceia junto aos filhos e netos para celebrar o Ano Novo.
Soria era aliado da presidente Cristina Kirchner e assumiu o governo de Rio Negro no dia 10 de dezembro; possuía extensa trajetória política, tendo sido chefe do serviço de inteligência no governo de Eduardo Duhalde (2002-2003).
Seu cargo será ocupado a partir de terça-feira pelo vice-governador, Alberto Weretilneck, dirigente do partido equerdista Frente Grande.

Prorrogado prazo para pagamento de tributos em Três de Maio

Prazo para pagamentos de tributos vai até dia 23/01/12
Até o dia 13 de janeiro, a  Secretaria Municipal da Fazenda de Três de Maio estará com expediente exclusivamente interno nos setores de Contabilidade,Tributação e Tesouraria.
Por esse motivo,  o decreto municipal 079/2011 prorrogou o prazo para o pagamento de tributos e tarifas municipais com vencimento nesse período, para o dia 23 de janeiro, sem a incidência de multas, atualização monetária e juros moratórios.

Paraguai confirma novo foco de febre aftosa no país

Propriedade do departamento de San Pedro onde animais 
apresentaram sintomas foi interditada
O Paraguai confirmou na segunda-feira à noite a ocorrência de um novo foco de febre aftosa no país e colocou outra vez o serviço sanitário do Estado em alerta. 
A propriedade onde a presença da doença foi detectada fica na localidade Pirí Pucú, no departamento de San Pedro, o mesmo onde ocorreu o episódio de setembro do ano passado.
Com o novo caso no Paraguai, a Secretaria da Agricultura deve voltar a mobilizar equipes de vigilância sanitária que percorreram a fronteira gaúcha com a Argentina entre setembro e o início de dezembro para evitar o risco de o vírus mais temido da pecuária ser reintroduzido no Estado.
Eraldo Leão, chefe do departamento de defesa agropecuária da secretaria, considera a situação de agora diferente da registrada em setembro, justamente porque a vigilância está mais atenta e preparada. Novas decisões devem ser tomadas em reunião marcada para as 8h desta terça-feira.
O veterinário Marcelo Göcks, do serviço de doenças vesiculares da secretaria, estima que barreiras sanitárias podem ser montadas em até dois dias. Göcks avalia que o risco desta vez será menor para o Estado devido à recente vacinação do gado paraguaio e à localização mais ao norte da propriedade suspeita em relação à fazenda onde a doença foi confirmada em setembro.
A suspeita foi tornada pública na sexta-feira. Segundo o proprietário dos animais, o gado apresentava sintomas de aftosa há 26 dias – antes, portanto, de o governo paraguaio declarar o fim do estado de emergência na região do foco comunicado três meses antes.
Para um veterinário gaúcho que atuou em organismos internacionais de combate à aftosa e participou de auditorias no Paraguai, o caso reforça a percepção de falta de transparência no país. 
Em setembro, autoridades paraguaias foram constrangidas por serviços sanitários dos países do Cone Sul a admitir a doença em reunião no Uruguai, quando informações sobre o foco circulavam há ao menos 20 dias.

Modelo e vereador envolvidos em acidente na Estrada do Mar são transferidos para hospital de Osório

Ambulância do município de Tramandaí deixou hospital de Capão da 
Canoa por  volta de 0h45min Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
A modelo Tatiele da Silva Costa, 27 anos, e o empresário Paulo Afonso da Rosa Correa Júnior, 27, foram transferidos para um hospital de Osório no início da madrugada desta terça-feira. Por volta de 0h45min, os envolvidos no acidente que causou duas mortes na Estrada do Mar no domingo deixaram o Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, em uma ambulância do município de Tramandaí.
De acordo com a assessoria de imprensa do Santa Luzia, o médico que trata da modelo e do vereador atende principalmente em Osório. Como os dois necessitam de mais cuidados na área de traumatologia e ainda devem ser reavaliados, a decisão pela transferência foi a mais viável.
Por volta das 20h de segunda-feira, uma movimentação das polícias civil e militar em frente ao hospital de Capão da Canoa causou revolta em familiares e amigos das vítimas, que permaneciam no local.
Em decorrência das manifestações, as corporações tentaram diversas vezes elaborar uma estratégia de remover a modelo e o político em segurança do hospital. Mas a mudança de instituição de saúde só pôde ser realizada nesta madrugada.
Outra medida que indignou os familiares da bailarina Alaíde Linck, que morreu no acidente, e de Karine Flores, que estava no mesmo automóvel que a vítima e ficou ferida, foi o anúncio de que Tatiele e Correa Júnior responderão a inquérito em liberdade.
A decisão foi tomada pelo juiz de Capão da Canoa, Ademar Nozari. Segundo ele, tanto o empresário quanto a modelo possuem residência fixa, não têm antecedentes e não devem ficar presos sem que haja condenação.
— Isso é um absurdo, essa gente se abraçando aqui na frente. Esses dois têm que sair aqui na nossa frente, e não escondidos. Enquanto eles comemoram, minha amiga está morta — disse Flávia Silva Miguel Lopez, 31 anos, após comunicada a decisão da Justiça.