03 janeiro 2012

Santo Augusto é o 34° município gaúcho a decretar situação de emergência devido à estiagem

Agropecuária de Santo Augusto vem sendo duramente afetada 
pela estiagem Foto: Pricila Aita / Prefeitura Municipal de Santo 
Augusto/Divulgação
O município de Santo Augusto, no noroeste do Estado, é o 34º município gaúcho a decretar situação de emergência em função da estiagem. O decreto, ainda não recebido pela Defesa Civil do Estado, foi assinado na manhã desta terça-feira pelo prefeito em exercício, Ageu Gaspar Ozorio.
O último registro significativo de chuva no município foi no dia 20 de novembro do ano passado. O Conselho Municipal de Agropecuária estima que o prejuízo na lavoura de milho pode ser de 75% a 90%. Em algumas propriedades, as perdas podem chegar a 100% da área cultivada.
Também apresenta redução significativa na produtividade a pecuária leiteria, com queda de 40%. A soja e as culturas de subsistência também sofrem com a estiagem e já apresentam perdas de 30%.
Prefeitos do Alto Uruguai discutem estiagem
Na tarde desta terça, prefeitos e secretários da Agricultura de 32 municípios filiados à Associação dos Municipios do Alto Uruguai, no norte do Estado, discutiram os efeitos da seca. Foi definido que a situação de cada cidade será avaliada e se descartou a assinatura de um decreto conjunto de emergência, pelo menos no momento.
Representantes da Defesa Civil e da Emater estão sendo orientados sobre como proceder em caso de decretação de situação de emergência ou calamidade pública.
O gerente adjunto da Emater, Paulo Trierveiler apresentou o quadro geral da seca na região, onde choveu cerca de 50% do esperado para o mês de dezembro. Já são registradas perdas nas culturas de soja, milho e feijão e mais de 400 agricultores encaminharam pedidos de seguro do Proagro. A soja apresenta em média 20% de perda, o milho 35% e o feijão 35%.
Pelo menos 10 municípios enfrentam situação crítica devido à estiagem. Em Benjamin Constant do Sul, o abastecimento de água está sendo suspenso por sete horas ao dia, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Estiagem já prejudica mais de 220 mil pessoas no Estado
De acordo com a Defesa Civil do Estado, os 33 municípios que já tinham entregado o decreto de emergência assinado (não contando Santo Augusto) são Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco, Passo do Sobrado, Chiapetta, Santa Cruz do Sul, Frederico Westphalen, Ibirubá, Lagoão, Vila Maria, São José das Missões, Jóia, Pinhal Grande, Palmeira das Missões, Arroio do Meio, São José do Herval, Cristal do Sul, Pinhal, Jaboticaba, Boa Vista das Missões e Nova Palma.
Os municípios que enviaram ao órgão a Nopred (Notificação Preliminar de Desastre) são Trindade do Sul, Pontão, São Valentim do Sul, Novo Tiradentes, Herveiras, Progresso, Arroio do Tigre, São Paulo das Missões, Tapera, Rondinha, Lagoa dos Três Cantos, Serafina Corrêa, Barros Cassal, Segredo, Anta Gorda, Capão do Cipó, Cachoeira do Sul, Boa Vista do Buricá, Redentora, São Valério do Sul e Campos Borges.
Conforme a Defesa Civil, o total de pessoas atingidas pela estiagem, nos municípios que entregaram o decreto de emergência e a Nopred, chega a 222.627.