09 outubro 2012

EMEI Paraíso da Criança Comemora a Semana da Criança

A programação divertiu a criançada, pois trouxe muita alegria e informação
Entre os dias 01 a 05 de outubro foram desenvolvidas diversas atividades na Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança de São José do Inhacorá.  Entre elas, destacam-se: Luquinhas Brinquedos disponibilizados no Ginásio Poliesportivo; degustação de algodão doce; passeio pela cidade até o Sicredi; lanche diversificado com refrigerante; festa fantasia; hora do Conto “A Margarida Friorenta” promovida pela Secretaria da Fazenda do município; teatro “Gotinha D΄ Água” promovido pela CORSAN; café compartilhado; vídeo “A nutricionista” apresentado pela Extensionista Vânia Lorenzoni da Emater, lembrando a importância da alimentação saudável para as crianças; knatsch schpila (brincar com barro) e visita do dentista Marcelo que trouxe um presente para cada criança.

Em virtude do tempo chuvoso algumas programações foram transferidas, tais como: visita à Escola Municipal de Educação Infantil de Nova Candelária, piquenique no Calvário, brincadeiras com os avós, diversão na rua com brinquedos trazidos de casa e as brincadeiras na Praça Municipal.

A programação divertiu a criançada, pois trouxe muita alegria e informação.

Com 17 anos, vereadora de Ipê é a mais jovem eleita no RS

Vereadora de 17 anos foi eleita na cidade de Ipê, no Rio
Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)
A cidade de Ipê, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, elegeu a vereadora mais jovem do estado. Gislaine Ziliotto, de 17 anos, foi a líder de votos entre os 33 candidatos. Ela completará 18 anos em 1º de janeiro de 2013, mesma data da posse na Câmara de Vereadores, o que permitirá que ela assuma o cargo, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço.

"Teve uma mãozinha do destino, sei lá, acho que ele me empurrou. Alguma coisa deve estar prevendo pra mim. A responsabilidade continua a mesma. Quando em candidatei, já sabia que seria muita responsabilidade em representar esse pessoal", disse.

Gislaine recebeu 335 votos. Após o resultado da eleição, a jovem foi cumprimentada por moradores na rua. Ipê tem 6.016 habitantes, segundo levantamento do IBGE.

"Acho que isso só me ajuda, tenho uma cabeça mais aberta. O pessoal está buscando mudança, quer mudar", comentou.

A jovem também foi saudada na escola. Gislaine cursa o 3º ano do ensino médio e foi recebida pelos colegas com aplausos. A vocação para a política vem de família. O pai, Gismar Zilotto, foi vereador até 2008.

"Ela acompanhava bastante, várias sessões ela vinha junto, acompanhava o pai na câmara. Quando não vinha, perguntava como foi a sessão", contou ele.

Acidente entre dois ônibus causa mortes na BR-158, no RS, diz PM

Acidente envolvendo ônibus na BR-158, no RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Dois ônibus colidiram frontalmente por volta das 6h40 desta terça-feira (9) no km 538 da BR-158, a 33 km do centro de  Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, informa a Brigada Militar. Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas são os condutores dos veiculos. Os corpos estão presos nas ferragens.

Um dos veículos era escolar, e levava professores do município para lecionar na Escola Aurélio Guerra, na zona rural. O outro ônibus, que segundo a polícia invadiu a pista contrária e provocou o acidente, era de transporte de passageiros que trabalham no cultivo de maçãs e chegava de Vacaria, no Nordeste do estado.

Segundo a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, oito feridos já deram entrada no hospital. Uma mulher e três crianças, todos ocupantes do ônibus de Vacaria, foram atendidos com ferimentos leves e estão fora de perigo. Mais quatro adultos do outro veículo também estão em atendimento, mas, segundo a Santa Casa, também sem risco de morrer.

Ainda de acordo com a Brigada Militar, chove constantemente no município desde a madrugada. A pista está bloqueada nos dois sentidos. A perícia e os bombeiros trabalham no local para a retirada das vítimas fatais. A previsão é que o trânsito seja liberado às 12h.

Beto e Zeca irão governar Independência pelos próximos quatro anos

Marasca falou ao vivo na Rádio Colonial AM nesta manhã
(Foto: Paulo Marques)
O agricultor Gilberto Marasca do PMDB, foi o vencedor na Eleição para Prefeito do Município de Independência.

Beto Marasca, o primeiro prefeito do interior eleito em Independência, foi candidato da coligação que uniu os partidos do PMDB e PSDB do município, tendo como vice o vereador Zeca, os quais somaram 2.825 votos, 386 votos a mais que Tuta e Lucia da coligação que uniu PTB, PT, PDT e PP, que somaram 2.439 votos.

Gilberto Marasca, é agricultor residente na comunidade de Esquina Araújo, e também tem formação superior em Direito, e até o momento do lançamento de sua candidatura, era o vice-presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, entidade ligada ao sistema Farsul,  com área de abrangência em Independência. Beto, também já foi presidente desta entidade pelo período de seis anos, ou seja, dois mandatos.

A Câmara de Vereadores de Independência, ficou assim constituída para os próximos quatro anos: Russo do PMDB com 491 votos, Redel do PTB com 478 votos, Chicão do PTB com 388, Gervásio do PTB com 370 votos, Diomar do PSDB com 347 votos, Eliane do PT com 334 votos, Szareski do PTB com 310 votos, Antônio Puhl do PMDB com 309 votos e João Adir do PSDB com 210.

Professor Eliseu Schenkel foi eleito Prefeito de São José do Inhacorá

Na foto, Eliseu Schenkel e Roque Dill (Foto: Arquivo PMN)
Candidato único, de consenso entre todos os partidos do município de São José do Inhacorá, o professor Eliseu Schenkel do PMDB, está eleito para governar o município nos próximos quatro anos. O atual vice-prefeito, Roque Dill do PP, irá permanecer no cargo.

Os partidos do PMDB, PP, PT e PTB,  buscaram 1.223 dos 1.994 votos apurados na Eleição de 07 de outubro (61,33%).

Já a Câmara de Vereadores de São José do Inhacorá, terá a seguinte formação a partir de 2013: Miltinho do PP que somou 249 votos, José Ludwig do PT com 233 votos, Waldir Kercher do PMDB com 221 votos, Danilo Riffel do PMDB com 180 votos, Ari Dapper do PTB com 162 votos, Edemar Dapper do PMDB com 155 votos, Irineu Kohls do PMDB com 130 votos, Milton José Jungs do PP com 128 votos e José Silvio Haupenthal do PP com 111 votos.

Gêmeas siamesas unidas pelo abdômen passam por cirurgia no RS

Gemeas siamesas passaram pela primeira cirurgia de separação
no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo
(Foto: Divulgação/Hospital São Vicente de Paulo)
Duas meninas que nasceram unidas pelo abdômen no dia 31 de janeiro de 2012 realizaram a primeira cirurgia de separação na última terça-feira (2), no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. As crianças passam bem. O caso é raro e pode acontecer, em média, a cada 50 mil nascimentos, segundo a junta de 20 médicos responsável pelo procedimento. Os pais são naturais do município de Marau, também na Região Norte do Rio Grande do Sul.

A mãe das crianças descobriu que estava esperando gêmeas siamesas no primeiro trimestre da gestação, ainda em Marau. A partir daí, foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, que é referência na região. Foi a primeira vez que um hospital do interior do Rio Grande do Sul realizou este tipo de procedimento, considerado pelos médicos de alto risco.

As meninas foram desentubadas nesta segunda-feira (8). Devem ter alta nos próximos dias. Desde que nasceram as meninas ainda não deixaram o hospital. Os pais têm outros dois filhos.