05 junho 2009

Projeto para desenvolver a pecuária familiar

O Programa Estruturante para o Desenvolvimento da Pecuária Familiar foi a proposta apresentada pelos membros do grupo de trabalho criado para viabilizar projeto que reúna meios de melhoria da produtividade do rebanho do pecuarista familiar gaúcho, colaborando na organização da cadeia produtiva. Coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), a comissão é ainda constituída pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Emater/Ascar-RS e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).
Com foco na produção de carne a pasto, o plano tem como base a competência que possui o Rio Grande do Sul para o agronegócio. Presente na reunião, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, falou da importância do programa para o “fortalecimento da pecuária familiar, visando agregação de valor ao produto e trazendo desenvolvimento para o campo”.
Este é um primeiro momento do programa que “contempla a identificação de parceiros e buscará fontes alternativas de recursos para sua implantação e, assim, alcançar aumento de inserção do segmento no mercado formal da carne”, disse Marcelo Fortes, da Seappa.
O encontro ocorreu nesta terça-feira, 2, na sede da Secretaria.

Estado entrega leitos para tratamento de gestantes e dependentes de álcool e drogas

Em visita à Feira da Saúde e da Cidadania, em São Luiz Gonzaga, nesta quarta-feira (3), a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, e o secretário da Saúde, Osmar Terra, entregaram cadeiras de roda e inauguraram a Casa da Gestante, para atendimento de gravidez de alto risco. A feira integra as comemorações dos 129 anos do município.
Na Casa da Gestante do Hospital São Luiz Gonzaga, estão à disposição quatro leitos. Outros 12 leitos são oferecidos em uma ala psiquiátrica para pacientes usuários de álcool e outras drogas - especialmente o crack. A Casa da Gestante prestará assistência a mulheres em situação de risco e para evitar problemas que possam prejudicar a saúde de bebês, dentro da estratégia do governo do Estado de reduzir a mortalidade materna e infantil.
Já as cadeiras de roda vão beneficiar organizações sociais dos municípios de São Luiz Gonzaga, Porto Xavier, Santo Antônio das Missões, Guarani das Missões e Santo Ângelo. Foram entregues 28 unidades - 14 adaptadas e 14 para banho. Todas as ações integram o Programa Estruturante Saúde perto de Você, do governo do Estado.
"São Luiz Gonzaga está num momento de administração de crescimento, que, juntamente com o governo do Estado, traz muito investimentos para a região. A governadora Yeda Crusius está de parabéns por fazer o que muita gente não teve coragem para fazer", afirmou o prefeito Vicente Diel.
O secretário Osmar Terra disse que todos os investimentos na área da Saúde são méritos de um Estado que conseguiu equilibrar as finanças públicas. "Hoje, podemos investir o dobro do governo anterior", frisou. "No ano passado, quando trouxemos para cá o projeto Rua da Cidadania, escutei muitas demandas que agora são possíveis de sanar graças a uma administração estadual que zerou o déficit", lembrou Tarsila Crusius.

Região Fronteira Noroeste teve bons índices no Dia do Desafio

Os municípios da região Fronteira Noroeste que fazem parte da abrangência do SESC/Santa Rosa participantes do Dia do Desafio 2009 já conhecem os resultados dos confrontos saudáveis travados no dia 27 de maio (confira, abaixo). O evento, realizado anualmente, propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física ou ação social. Trata-se de uma competição saudável entre cidades do mundo inteiro, na qual a qualidade de vida e o bem-estar social são os maiores prêmios.
Confira o gráfico:
Alecrim 65,07% x 44,93% Salvador do Sul (Brasil), Boa Vista do Buricá 44,12% x 3,99% San Rafael (Bolívia), Campina das Missões 46,63% x 45,09% Colinas (Brasil), Campo Novo 31,48% x 16,07% Oicatá (Colômbia), Cândido Godoi 31,26% x 63,96% Santa Maria do Herval (Brasil), Crissiumal 67,93% x 32,01% San Rafael las Flores (Guatemala), Derrubadas 43,22% x 37,81% Fazenda Vilanova (Brasil), Doutor Maurício Cardoso 51% x 7,97% Santivañez (Bolívia), Horizontina 51,96% x 3,31% Milan (Colômbia), Humaitá 45,64% x 26,84% Rondinha (Brasil), Independência 32,68% x 27,12% Sede Nova (Brasil), Nova Candelária 43,30% x 28,49% Cotiporã (Brasil), Novo Machado 25,88% x 37,70% Caseiros (Brasil), Porto Mauá 52,32% x 33,15% Erval Grande (Brasil), Porto Vera Cruz 25,19% x 39,87% Maximiliano de Almeida (Brasil), Porto Xavier 37,18% x 52,39% Guanabacoa (Cuba), Redentora 16,10% x 34,15% Jari (Brasil), Santa Rosa 44,52% x 0% Tula de Allende (México), Santo Cristo 54,29% x 1,31% Puerto Octay (Chile), São José de Inhacorá 33,63% x 48,14% Chiapeta (Brasil), São Paulo das Missões 32,99% x 48,83% Coxilha (Brasil), Sede Nova 27,12% x 32,68% Independência (Brasil), Tenente Portela 37,98% x 1,41% Chilcuautla (México), Tiradentes do Sul 5,99% x 10,53% Puerto Ayacucho (Venezuela), Três de Maio 37,31% x 3,33% San Miguel (Colômbia), Três Passos 68,53% x 4,34% Patacamaya (Bolívia), Tucunduva 71,76% x 36,56% Mariano Moro (Brasil), Tuparendi 34,12% x 31,06% Boa Vista do Incra (Brasil). 

Administração Municipal de São José do Inhacorá Mobiliza empresários do Município

Numa iniciativa da Administração Municipal de São José do Inhacorá, realizou-se na noite da última terça-feira 02 de junho, um encontro com os empresários do Município junto a sala de reuniões da Prefeitura Municipal. 
O município e seus empreendedores precisam crescer cada vez mais, para isso  é necessário  uma maior aproximação para que se estabeleçam  metas  que priorizem o desenvolvimento de nosso município.
Os assuntos tratados na reunião foram os seguintes: Valor adicionado, composição do índice do ICMS, retorno dos impostos; percentual de cada componente que formam o índice; incentivos públicos aos empresários; Organização Comercial e Industrial; sugestões de programas, metas e ações para elaboração do Plano Plurianual – PPA para 2010 – 2013 e estabeleceram algumas metas a médio e longo prazo.
Participaram do referido encontro os contadores que prestam serviços aos empresários bem como  técnicos que são especialistas na área.
Após a reunião houve uma confraternização entre a Administração Municipal e os presentes. 
Encontro este, que com certeza foi de grande valia para o bem de todos que participaram e querem ver o município crescer cada vez mais e ter seu lugar de destaque que almejam.

Assume o novo administrador do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio

Em entrevista a Rádio Colonial AM na manhã desta sexta-feira(05), a Irmã Lúcia Diretora Geral do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, apresentou a comunidade trêsmaiense e regional, o novo Administrador da entidade hospitalar, o senhor Amarildo José Dall Ago, que assume no lugar de  Edson Martins que foi para o Vida e Saúde de Santa Rosa.
Amarildo que é natural de Tucunduva, falou aos ouvintes contando um pouco de sua história profissional que teve inicio a 26 anos no Hospital de Cardiologia em Porto Alegre, por 17 anos atuou como funcionário e também como administrador do Hospital Dom Bosco em Santa Rosa, foi administrador do Hospital de Caridade de Santo Cristo, e recentemente administrava o Hospital de Caridade de Três Passos.
Amarildo Dall Ago, disse ter recebido com muita satisfação o convite da Mantenedora para assumir uma grande entidade hospitalar, com excelente estrutura e uma ótima equipe de profissionais já montada.
Seja bem vindo o novo Administrador do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio.  

No Olímpico, o Grêmio congela boa campanha do Náutico no frio gaúcho

A boa campanha do Náutico na largada do Campeonato Brasileiro foi congelada pelo Grêmio e pelo frio gaúcho na noite desta quinta-feira, no estádio Olímpico. Com temperatura inferior a 10º C, o time tricolor não teve grande atuação, mas conseguiu superar o oponente pernambucano por 3 a 0 - gols de Souza, duas vezes, e Maxi López.
As duas equipes tiveram boas oportunidades na partida. A diferença é que o Grêmio soube aproveitar duas delas. O Náutico, pouco ofensivo, mais circulou pelo ataque do que ameaçou o gol defendido por Marcelo Grohe.
Com o resultado, o Grêmio pula para o sexto lugar na abertura da rodada, com sete pontos. O Timbu, estacionado nos oito, caiu para o quinto lugar, deixando a zona de classificação à Libertadores - o Santos, que empatou em 3 a 3 com o Santo André, entrou no G-4. As duas equipes voltam a jogar dentro de dez dias, no domingo da outra semana - Tricolor visita o Fluminense no Rio de Janeiro, e o Náutico encara o Atlético-MG em Belo Horizonte.