05 junho 2009

Estado entrega leitos para tratamento de gestantes e dependentes de álcool e drogas

Em visita à Feira da Saúde e da Cidadania, em São Luiz Gonzaga, nesta quarta-feira (3), a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, e o secretário da Saúde, Osmar Terra, entregaram cadeiras de roda e inauguraram a Casa da Gestante, para atendimento de gravidez de alto risco. A feira integra as comemorações dos 129 anos do município.
Na Casa da Gestante do Hospital São Luiz Gonzaga, estão à disposição quatro leitos. Outros 12 leitos são oferecidos em uma ala psiquiátrica para pacientes usuários de álcool e outras drogas - especialmente o crack. A Casa da Gestante prestará assistência a mulheres em situação de risco e para evitar problemas que possam prejudicar a saúde de bebês, dentro da estratégia do governo do Estado de reduzir a mortalidade materna e infantil.
Já as cadeiras de roda vão beneficiar organizações sociais dos municípios de São Luiz Gonzaga, Porto Xavier, Santo Antônio das Missões, Guarani das Missões e Santo Ângelo. Foram entregues 28 unidades - 14 adaptadas e 14 para banho. Todas as ações integram o Programa Estruturante Saúde perto de Você, do governo do Estado.
"São Luiz Gonzaga está num momento de administração de crescimento, que, juntamente com o governo do Estado, traz muito investimentos para a região. A governadora Yeda Crusius está de parabéns por fazer o que muita gente não teve coragem para fazer", afirmou o prefeito Vicente Diel.
O secretário Osmar Terra disse que todos os investimentos na área da Saúde são méritos de um Estado que conseguiu equilibrar as finanças públicas. "Hoje, podemos investir o dobro do governo anterior", frisou. "No ano passado, quando trouxemos para cá o projeto Rua da Cidadania, escutei muitas demandas que agora são possíveis de sanar graças a uma administração estadual que zerou o déficit", lembrou Tarsila Crusius.