05 junho 2009

Projeto para desenvolver a pecuária familiar

O Programa Estruturante para o Desenvolvimento da Pecuária Familiar foi a proposta apresentada pelos membros do grupo de trabalho criado para viabilizar projeto que reúna meios de melhoria da produtividade do rebanho do pecuarista familiar gaúcho, colaborando na organização da cadeia produtiva. Coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), a comissão é ainda constituída pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Emater/Ascar-RS e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).
Com foco na produção de carne a pasto, o plano tem como base a competência que possui o Rio Grande do Sul para o agronegócio. Presente na reunião, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, falou da importância do programa para o “fortalecimento da pecuária familiar, visando agregação de valor ao produto e trazendo desenvolvimento para o campo”.
Este é um primeiro momento do programa que “contempla a identificação de parceiros e buscará fontes alternativas de recursos para sua implantação e, assim, alcançar aumento de inserção do segmento no mercado formal da carne”, disse Marcelo Fortes, da Seappa.
O encontro ocorreu nesta terça-feira, 2, na sede da Secretaria.