05 outubro 2013

Com um a menos, Grêmio, na reça, vence o Bota, e torcida vai Seedorf

Foto: Celso Pupo/FotoArena/Estadão
Um jogo tenso, disputado, com direito a expulsão, vaias ao astro Seedorf e o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, dando susto no fiml, ao passar mal e precisar até de desfibrilador. O Botafogo x Grêmio deste sábado, no Maracanã, não teve como maior virtude a beleza. Mas, pelo intenso suor, parecia disputa pela liderança do Brasileiro, e não pelo segundo lugar, em poder da equipe gaúcha. Começando a partida a 11 pontos do líder Cruzeiro, foi justamente o Tricolor o vitorioso na partida que abriu a 26ª rodada. Não importa se no segundo tempo os bicos para a frente soavam como um mantra e o gramado já dava sinais de desgaste. Com um a  menos desde os 29 minutos do primeiro tempo - Kleber, mais uma vez ele, foi para o chuveiro mais cedo -, sobraram garra, eficiência tática e conjunto, com uma defesa dando poucos espaços ao adversário.

A vitória com a marca da equipe gaúcha e o belo gol de Alex Telles, aos 37 minutos da primeira etapa, fez o Grêmio abrir mais a frente pelo segundo lugar na tabela, com 48 pontos, e mostrar que segue na competição à espera de tropeços do líder, agora oito pontos à frente. Pior para o Botafogo, há seis rodadas sem obter um triunfo, estacionado nos 43. Sem recuperar o futebol que chegou a deixá-lo na liderança, o Alvinegro perde fôlego, principalmente o astro Seedorf, que deu mais sinais de cansaço com a maratona de jogos e foi vaiado no fim da partida. A torcida, revoltada, também pedia raça e gritava "Ô, ô, ô, atrasa o salário". Na próxima rodada, a equipe vai à Arena Pernambuco encarar o lanterna Náutico, na quarta-feira, com pressão maior pelos três pontos. O Tricolor Gaúcho terá um encontro aparentemente mais fácil: receberá o Criciúma, no mesmo dia, na Arena do Grêmio.

Presos quatro homens que aplicavam golpes em Ibirubá

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Policiais civis, em trabalho conjunto com a Brigada Militar, efetuaram, nesta sexta-feira (04/10), a prisão em flagrante de quatro pessoas na cidade de Ibirubá. Os quatro presos (uma mulher e três homens), estavam aplicando o "golpe do bilhete" na cidade e já tinham feito uma vítima.

Segundo a delegada Diná Aroldi, os golpistas iludiram a vítima e fizeram com que ela sacasse R$ 8.000,00 na agência bancaria e entregasse a eles, como garantia de que receberia parte do prêmio lotérico, que não existia. Todos os presos são de todos de Passo Fundo e também foram reconhecidos por outras três vítimas do mesmo golpe, na cidade de Ibirubá. Depois de autuados na delegacia por estelionato e formação de quadrilha, os presos foram encaminhados ao Presídio de Espumoso.

Acidente na BR-392 mata dois e deixa criança ferida em Pelotas

Imagem: Reprodução RBS TV
Dois homens morreram em um acidente entre dois veículos na manhã deste sábado (5) na BR-392, em Pelotas, Região Sul do Rio Grande do Sul. Uma criança também ficou ferida na colisão entre dois carros.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma caminhonete Ford F-250 atingiu um Gol que atravessava a rodovia no trevo de acesso ao distrito de Monte Bonito. O acidente ocorreu por volta das 8h30.

O motorista e o passageiro do Gol morreram na hora. Outra passageira, uma criança de cinco anos, sofreu ferimentos graves e está internada no Pronto Socorro de Pelotas. O motorista e dois passageiros da caminhonete não ficaram feridos. O local do acidente passou por perícia.

Com atrofia, bebê de 11 meses mora em hospital de Santo Ângelo

Heitor, de 11 meses, tem doença rara que afeta a musculatura
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Em meio a brinquedos e ao carinho dos pais, Heitor Sulzbacher, de apenas 11 meses, luta contra um tipo de atrofia que afeta os músculos. Desde os cinco meses de idade, o menino mora no Hospital de Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, já que necessita de aparelhos para viver. Para dar carinho e toda a atenção ao bebê, os pais tiveram de se mudar e largaro emprego. Agora, a família precisa de ajuda para custear o tratamento.

Heitor tem atrofia muscular espinhal, uma doença rara que prejudica todos os movimentos do corpo. "A atrofia afeta a enervação que sai do cérebro, que liga até a musculatura. Então ele tem um mau funcionamento da enervação da musculatura que faz ele se movimentar, respirar, e até deglutir a alimentação", explica o pediatra Guilherme Pinheiro.

Como não consegue respirar adequadamente, o bebê depende de aparelhos para viver. A alimentação é toda ingerida por sonda. No hospital, o menino tem toda assistência que necessita. Heitor é o segundo filho de Sandro e Marinei que nasce com a doença. Os exames feitos pela mãe não haviam detectado a doença.

"Fiz o exame, deu positivo que ele não teria essa doença, então foi um alívio. A gente sempre tinha aquele pensamento por causa do outro filho que tivemos com a doença e que faleceu com quatro meses e quatro dias", lamenta a mãe, Marinei Welter Sulzbacher.

A doença mudou completamente a rotina da família, que é de Mato Queimado, município a 80 quilômetros de Santo Ângelo. Eles precisaram parar de trabalhar para poder dedicar todo o tempo para cuidar da criança.

"A gente costuma dar sempre muito carinho e amor. Constantemente, brincamos com ele, mas precisamos estar sempre do lado dele. Ele não consegue engolir a saliva, então a gente tem que estar sugando. O corpinho dele tem que estar sempre bem ajeitadinho, porque senão um movimento pode quebrar", afirma a mãe.

As despesas são muitas. Além de gastos básicos com fraldas, só o aluguel do aparelho que serve para estimular a tosse do menino custa R$ 1.250 por mês. Agora a família luta para comprar uma cadeira de rodas adaptada. O maior desejo, no entanto, é conseguir uma UTI em casa, o que iria possibilitar que o tratamento fosse feito no local onde moram.

"Poderia ter uma qualidade de vida. A gente não quer limitar ele a ficar assim, em um quarto. A gente poderia sair com ele, levar para passear", afirma o pai, Sandro.

Para se manter, a família conta com ajuda de doações. "É um sonho, é o nosso maior tesouro. Ele é um verdadeiro guerreiro. Por tudo que ele passou, ele é um guerreiro. Mostrou que realmente quer viver", conclui a mãe. Quem quiser ajudar os pais, pode entrar em contato pelo telefone (55) 9991-8015.

Vítima de acidente de trânsito na Capital ia buscar o irmão após jogo do time júnior do Grêmio

Acidente ocorreu no início da madrugada deste sábado
(Foto: Dani Barcellos / Especial)
O universitário Jonathan Cristofoli Merlo, 21 anos, iria cumprir um trajeto tradicional na noite de sexta-feira quando acabou morrendo em um acidente de trânsito. O irmão de Jonathan, Vinícius Merlo, 18 anos, havia disputado uma partida da equipe júnior do Grêmio contra o Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Ele chegou no final da noite com a delegação ao Estádio Olímpico. Aí, Jonathan pegou o carro na casa da família, na Avenida Otto Niemeyer, e partiu para buscar o irmão.

Era costume que Jonathan desse uma carona para Vinícius depois das partidas do Grêmio, ressaltou a família. E na sexta-feira não seria diferente. A não ser pelo acidente que ceifou a vida de Jonathan. O estudante de Ciências Econômicas na PUCRS seguia pela Avenida Padre Cacique quando um carro preto teria avançado na contramão, fazendo com que Jonathan perdesse o controle da direção, por volta da 0h30min. O Vectra bordô do universitário se chocou contra um poste, matando o motorista.

Jovem estudava na PUCRS
(Foto: Reprodução facebook)
No Olímpico, Vinícius esperava a chegada do irmão, que estava atrasado. Sem notícias de Jonathan, o atacante do time júnior tricolor tomou um táxi. Ao passar pela Avenida Padre Cacique, reparou que o carro batido contra um poste era parecido com o do irmão, informou o tio dos jovens, Marcos Antônio Merlo. Não demorou para Vinícius confirmar que se tratava de Jonathan.

— A casa caiu — disse Vinícius ao chegar em casa, segundo Marcos Antônio.

O pai dos jovens, Norberto Merlo, ficou arrasado. Falou que Jonathan era um rapaz tímido, que não saía muito, não bebia e estava há quase cinco anos com a namorada. Lembrou ainda da ótima relação entre os irmãos.

— Quebrou a minha família — afirmou.

Morre jovem gaúcha que necessitava de um transplante

Foto: Facebook/Reprodução
Internada no CTI do Hospital São Vicente de Paulo e há vários dias lutando bravamente pela vida, a jovem diagnosticada com hepatite fulminante e que necessitava com urgência de um transplante de fígado, não resistiu à espera de um doador e veio a falecer por volta das 22h de sexta-feira, 4, em Passo Fundo.

Natural de Caiçara, onde residem seus pais, Carine Zago, de 24 anos, era acadêmica de Nutrição na URI de FW e funcionária pública na prefeitura de Iraí, no Norte do RS.

Conforme o último boletim médico divulgado na sexta-feira, o quadro clínico da estudante ainda era muito grave. O transplante que podia ser feito com a parte do fígado no início foi descartado depois devido ao alto grau de risco.

Reportagem publicada pelo Três Passos News na terça-feira, 1º, repercutiu e sensibilizou milhares de internautas, que se manifestaram em solidariedade nas redes sociais.

Desde a publicação, foram inúmeras pessoas que entraram em contato com o site pedindo informações e se dispondo a doar parte do fígado, inclusive de Santa Catarina. Infelizmente, o fígado tinha que ser inteiro e compatível.

O drama da universitária que lutava heroicamente pela vida mobilizou uma legião de gaúchos e catarinenses com mensagens de coragem, de esperança e fé. Conforme Munique Amorin, de Miraguaí, amigos e colegas estavam unidos numa corrente de orações pela recuperação de Carine.

Informações extraoficiais davam conta que uma pessoa havia morrido em Porto Alegre e que estariam realizando testes para ver a compatibilidade, o que não deu certo. Outro órgão não apareceu há tempo. Era a última esperança de salvar a estudante.

Bancários rejeitam proposta e greve continua

Foto: Paulo Marques
Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (4), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) indicou a rejeição da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)  e a manutenção da greve, que completou 16 dias nesta sexta-feira (4). A nota informa que o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, vai orientar os sindicatos do país a rejeitar a proposta em assembleias.

De acordo com Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, os bancos podem fazer propostas mais vantajosas aos seus funcionários. “Até setores da economia muito menos lucrativos estão fazendo acordos com seus trabalhadores com reajustes salariais maiores. Os bancários estão fazendo a maior greve dos últimos 20 anos e os bancos têm condições de melhorar a proposta”.

Os bancários pedem índice de 11,93% (aumento real de 5%), piso salarial de R$ 2.860,21 e PLR de três salários base, mais parcela adicional fixa de R$ 5.553,15. Além disso, eles pedem a valorização dos vales refeição e alimentação (no valor de um salário mínimo, R$ 678,00) e melhores condições de trabalho, com o fim das metas individuais e abusivas.

Final de semana começa com pelo menos seis mortes em acidentes no Estado

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de hoje, pelo menos seis pessoas foram vítimas do trânsito no Estado.

Além da colisão contra um poste que matou um universitário de 21 anos na noite de ontem, em Porto Alegre, foram duas mortes em Caxias do Sul, duas em Montenegro e uma em Vacaria.

Por volta das 4h30min deste sábado, um jovem de 24 anos morreu em um acidente entre o BMW em que viajava e um ônibus em Caxias do sul, na Serra Gaúcha. Identificado pela Brigada Militar como Gober Iunges Barcaro, o rapaz estava na carona do BMW, que trafegava pela Rua 20 de Setembro, no sentido Centro-bairro, quando o ônibus cruzou a via a partir da Rua Moreira César, no bairro Pio X.

O BMW bateu na lateral do coletivo. Outro caroneiro do carro ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Pompeia, onde se encontrava em estado grave, segundo a BM. O motorista do automóvel não foi encontrado. Ninguém ficou ferido no ônibus.

No início da noite de sexta-feira, outro acidente envolvendo quatro veículos em Caxias provocou uma morte e deixou outros quatro feridos, no km 79 da ERS-122, próximo aos pavilhões da Festa da Uva. Alceu Giacomet, 58 anos, era motorista de um Fiesta que se chocou contra uma Scania. Segundo o Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha, o Fiesta invadiu a pista contrária na tentativa de fugir de um engarrafamento. Com o impacto, um Mercedes e um veículo Bora também foram atingidos.

Bebê e avô morrem em choque frontal

Em Montenegro, o choque frontal entre dois veículos causou a morte do militar da reserva Ladimir Pereira de Almeida, 54 anos, e da bebê Maiane de Almeida Batista, que completaria dois meses neste domingo. Ladimir era o condutor de um Siena que invadiu a pista contrária por volta das 18h30min de sexta-feira e se chocou contra um Golf no km 4 da RSC-287. Chovia na hora do acidente, que deixou outros quatro feridos. Os dois ocupantes do Golf, que seguia no sentido Montenegro-Triunfo, e as duas outras passageiras do Siena foram encaminhados para o hospital de Montenegro.

Segundo o 3º Batalhão Rodoviário, responsável pelo atendimento à ocorrência, a bebê que morreu era neta do militar e estava acomodada no banco de trás, com uma cadeirinha bebê conforto. As outras duas ocupantes do Siena seriam a mulher e a filha de Ladimir.

Ultrapassagem fatal

Em Vacaria, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois caminhões na ERS-122, às 0h15min de sábado. De acordo com a Brigada Militar de Vacaria, que atendeu à ocorrência, o acidente ocorreu durante uma ultrapassagem. Alvício Antônio de Lima, 25 anos, passageiro de um caminhão com placas de Vacaria que se enroscou em uma carreta com placas de Lages (SC), morreu no local. Os dois condutores tiveram ferimentos leves.

Choque contra poste

Na Capital, a vítima foi Jonathan Cristofoli Merlo, que chocou o Vectra bordô que dirigia contra um poste na Avenida Padre Cacique, por volta das 0h30min deste sábado. Moradores da região contam que um veículo preto que trafegava pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva teria ingressado na Padre Cacique por um acesso que faz o trajeto contrário, ou seja, da Padre Cacique à Edvaldo Pereira Paiva, e surpreendido Jonathan, que perdeu o controle do carro. O jovem estava sozinho em um Vectra bordô, que pegou fogo.

BM realiza mega-operação no rio Uruguai

BM realiza mega-operação no rio Uruguai
Na terça-feira, dia 01 de outubro de 2013, ocorreu no Parque Estadual do Turvo, no Município de Derrubadas, o lançamento da “Operação Rio Uruguai Derrubadas /Uruguaiana”.
         
Na sexta-feira, 04, pela manhã, às margens do rio Uruguai, em Porto Mauá, o Cel. Angelo Antônio Vieira da Silva – Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, reuniu-se com o prefeito e vice-prefeito, Guerino Pedro Pisoni e Jacir Luiz Taffarel, para explicar como funcionará a mega operação.
         
Serão percorridos 690 km no rio Uruguai, entre os municípios de Derrubadas e Uruguaiana. A operação da Brigada Militar Ambiental conta com o apoio da Policia Militar de Santa Catarina, Ibama, Marinha do Brasil, Gendarmeria Argentina e Brigada Militar.

O objetivo da operação é combater a pesca predatória, caça proibida e contrabando na fronteira. Será produzido material fotográfico da operação e no final será montado uma exposição fotográfica.

Operação de resgate da escavadeira gera acidente de trabalho

Operação gerou acidente de trabalho
O resgate da escavadeira hidráulica marca Caterpillar, que pesa mais de 24 toneladas e que havia caído de uma prancha ao ser transportada no final da tarde de quinta-feira (3) na Rua Regina Viana, na divisa dos bairros Bela, Garbrecht e Colato, confirmou a expectativa inicial e os danos aparentes no equipamento não foram consideráveis apesar do risco e do susto.

No entanto, técnicos da prefeitura mantém cautela pois a máquina deverá passar por avaliação de oficina autorizada Caterpillar. A operação de resgate da máquina no entanto, deixou duas pessoas feridas em acidente de trabalho com pneus que estavam sendo descarregados para serem utilizados como base, para evitar o contato direto do equipamento com o pavimento da rua ao ser reposicionado.

Como o local era um declive acentuado, um dos pneus começou a rodar em direção a crianças e pessoas que acompanhavam nas proximidades a operação, bem como veículos estacionados.

O secretário de Obras Olmiro dos Santos na tentativa de segurar o pneu foi atingido por ele, sofreu uma queda abrupta batendo com o rosto no leito da rua, sofrendo cortes e escoriações. Um funcionário da empresa de guindaste que trabalhava no local, ao auxiliar o secretário na contenção do pneu sofreu suspeita de fratura em um dos pés. O pneu foi contido, mas a dupla acabou hospitalizada. Dos Santos, em situação mais grave, segue em observação junto ao Hospital Oswaldo Cruz.

O equipamento, que é o maior e mais caro bem público da frota de máquinas municipais deve deixar de operar por pelo menos 30 dias.