24 fevereiro 2012

Acidente na nova Perimetral em Três de Maio deixa uma vitima fatal

Alexandre Jurach morreu no local
Por volta das 18h desta sexta-feira, dia 24, um acidente na nova Perimetral de Três de Maio, envolvendo um Caminhão Mercedes Benz com placas de Santa Rosa, conduzido por Márcio Griza, e um automóvel Ford Fiesta com placas de Três de Maio, resultou na morte do condutor do automóvel. Alexandre Alberto Jurach de 32 anos, não resistiu os ferimentos e morreu no local do acidente. O motorista do caminhão não se feriu.
Fotos: Paulo Marques
O acidente, ocorreu a cerca de 3km da cidade, na nova rodovia que liga a Av. Santa Rosa/Campus Setrem com a BR 472, localidade de Bela Vista. O caminha era conduzido no sentido Três de Maio BR 472, e o automóvel em sentido contrário, sendo que houve uma colisão frontal dos veículos. Segundo informações do motorista do caminhão, o condutor do automóvel teria perdido o controle ao fazer a curva, invadindo a pista contrária.
Este foi o primeiro acidente registrado com gravidade na nova Perimetral, que ainda não foi inaugurada, mas que já está liberada por faltar apenas a conclusão do trevo no entroncamento com a BR 472.

Estagiários passam por Integração no Vida & Saúde

O estagio acontece através de um convênio que o Hospital 
Vida & Saúde tem com a FEMA 
Um novo grupo de estagiários passou a atuar no Hospital Vida & Saúde. O primeiro contato, dos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, foi realizado durante uma Integração. A atividade aconteceu no Anfiteatro e reuniu integrantes do Hospital, equipe de Recursos Humanos, estagiários e professores.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história, rotina, projetos e infraestrutura do Hospital. Também foram abordados temas como: controle de infecção, normas da segurança do trabalho, registros e rotinas. De acordo com a gerente de RH, Franciele de Sousa, “Com a Integração eles estão cientes de todas as normas da Instituição, com isso, podem contribuir de forma mais qualificada com o Hospital. Dessa forma vão aprender mais e nós vamos receber um trabalho com mais eficácia”. Uma novidade dessa Integração foi o Manual do Estagiário entregue para todos estudantes. Ele é um complemento da Integração, onde constam as normas Institucionais para que os estagiários possam tirar dúvidas.  
O estagio acontece através de um convênio que o Hospital Vida & Saúde tem com a FEMA. Neste início de ano, 36 novos estagiários ingressaram nas Unidades I e V e na Central de Diluição de Medicamento. O estágio acontece nos turnos: manhã, tarde e noite.

Defesa Civil auxilia casal que teve residência danificada pela chuva

O casal, que reside há quase três anos na propriedade não 
teria condições de reconstruir a casa/ Foto: Ramone Pacheco
Na última quarta-feira, dia 22, o coordenador da Defesa Civil de Três de Maio, Valdir Ortiz, acompanhado do secretário da entidade, Sidirlei Lemos Nascimento, visitaram a residência de Rodrigo Gresele e Marciele Zirbes, na localidade de Caúna Baixa, que foi vítima de um vendaval no dia 17.
Segundo Ortiz, que analisou os estragos, o vendaval acabou destelhando a casa, o que provocou o isolamento da família para uma peça da residência em que a chuva não danificou o forro, pois no restante da casa ainda haviam goteiras.
Conforme Marcieli, ela e o esposo estavam dentro da casa quando por volta das 18 horas iniciou a chuva e a ventania, que acabou destelhando a casa e o galpão. “Nós ficamos com medo, pois ouvimos um barulho muito forte e em seguida o telhado começou a voar e a chuva a entrar dentro da casa”, destaca.
Imediatamente, Rodrigo buscou a lona que estava cobrindo a silagem e a utilizou para impedir a chuva de entrar dentro da casa, que até então, já havia molhado um dos quartos e a sala. “Acabamos montando um acampamento dentro de casa, para que mais móveis e eletrodomésticos não fossem danificados com a chuva”, pondera.
O casal, que reside há quase três anos na propriedade, e possuí sua renda praticamente da pecuária leiteira, não teria condições para adquirir o material para reposição do telhado, que seria composto de 36 telhas de amianto e mais 12 cunheiras de amianto.
Para resolver a situação do casal de forma rápida, Ortiz e Sidirlei se dirigiram para a Rádio Cidade Canção para lançar uma campanha para a arrecadação desse material, para que empresários e comunidade auxiliassem o casal.
Em menos de 24 horas todo o material foi adquirido com o auxílio de: Amara  Lúcia Werle, Adair Antônio Zimmermann Pissini, Magnos Rogério Kramer, Márcio Tiecher Zimmermann, Darcilo Possel e Márcio André Villes, e, na tarde de ontem, 23, Ortiz e Sidirlei foram realizar a entrega do material.
Com um sorriso na porta, o casal veio receber o caminhão e os integrantes da Defesa Civil, e enquanto Rodrigo auxiliava a descarregar os itens do novo telhado, Marcieli expressou sua gratidão. “Gostaria de agradecer à todos que doaram o material e a Prefeitura Municipal, que se não fosse por esta ajuda, não iríamos conseguir repor o telhado tão rápido, pois não teríamos condições de comprar tudo”, desabafa.
Rodrigo destaca que já está organizando um mutirão com vizinhos e familiares, para trocar o telhado no fim de semana, para que possam desmontar o acampamento de dentro de casa. “Só temos a agradecer à equipe da Defesa Civil e à comunidade, pois com a solidariedade de todos, nossa casa vai voltar a ser como era antes”, assevera.
Para Ortiz, essa resposta imediata da comunidade foi muito gratificante, e o coordenador ainda destaca que como a Defesa Civil foi instituída há menos de um mês, ainda não possuí um fundo próprio para situações de emergência, e para fazer frente à situações semelhantes como a do casal de Caúna Baixa, a entidade está aceitando a doação de lona, telhas e material de construção.

Dunga acompanha velório do pai em Ijuí

O pai de Dunga morreu nesta quinta-feira
O ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, acompanhou as últimas horas de vida do pai Edelceu Verri, que morreu às 12h30 desta quinta-feira, 23, no Hospital da Unimed de Ijuí.
Dunga já estava na cidade no dia de ontem e visitou o pai no Hospital, quando soube que o estado de saúde dele havia se agravado.
Assim que o corpo chegou a Capela da Funerária Ecumênica, no início da tarde, Dunga foi o primeiro a se aproximar para acompanhar o velório. Ele não falou com a imprensa, mas acenou com a possibilidade de conceder entrevista sobre a morte do pai logo após os atos fúnebres.
Edelceu Verri sofria do Mal de Alzheimer há mais de dez anos e estava internado no Hospital da Unimed, em Ijuí.
Segundo nota do Hospital da Unimed, Edelceu faleceu por falência múltipla de órgãos em decorrência de sepse e obstrução intestinal.
Edelceu Verri nasceu em Ijuí em 27 de agosto de 1940. O pai de Dunga também foi jogador de futebol, tendo atuado Esporte Clube São Luiz nos anos 60.

Produtores temem não conseguir cumprir contratos antecipados da soja

A estimativa da Emater é que as perdas já ultrapassam os 
50%, nos 653 mil hectares destinados à cultura no Noroeste 
do Estado / Foto: Divulgação
A estimativa da Emater é que as perdas já ultrapassam os 50%, nos 653 mil hectares destinados à cultura no Noroeste do Estado. O prejuízo é de R$ 536 milhões. O problema é que de 35 a 40% dos grãos que não serão mais colhidos já foram comercializados na região da Cotrimaio antes mesmo do plantio, devido aos bons preços registrados durante a época de negociação, em setembro.
Conforme o gerente comercial da cooperativa, Mauro do Rosário, foram realizados dois mil 406 contratos futuros envolvendo mil 837 produtores. O volume de soja que a Cotrimaio comprou antecipadamente é de um milhão e 46 mil sacas de soja, 35% da meta de recebimento da cooperativa na atual safra. Muitos produtores já estariam comprando soja de outras regiões onde a seca foi bem menor para cumprir o contrato e assegurar os preços da época da negociação. Rosário orienta os produtores a entregarem os grãos que conseguirem colher a cooperativa para perfomar o contrato. Quem não colher nada, terá a opção de fazer um novo contrato futuro livre de multa:
"A cooperativa não vai penalizar o seu associado por ele não ter colhido a safra desse ano. A culpa não é dele, mas sim consequência de um fenômeno da natureza", explica.
Conforme o relatório da Emater, com base nas primeiras colheitas de soja na atual safra, a morte prematura das plantas tem forçado o processo de maturação das sementes. Com isso, ao invés de amarelarem, são colhidas ainda verdes, com altos índices de clorofila, o que afeta o potencial de vigor, a germinação e o rendimento industrial na obtenção de óleo.

Metalúrgico que matou esposa grávida também vai responder por aborto

Grávida de oito meses é morta pelo companheiro em Cachoeirinha 
Crédito: Vinícius Roratto
A Polícia Civil (PC) decidiu que vai indiciar por homicídio e por aborto o metalúrgico Evandro Magno Fernandes, de 27 anos,  que matou com uma faca a esposa grávida de oito meses, na manhã dessa quinta-feira, em Cachoeirinha, na região Metropolitana. De acordo com o delegado Rafael Delvalia Liedtke, o entendimento é que o homem também foi o responsável pela morte da criança em gestação.
A PC vai solicitar ao Instituto Geral de Perícias (IGP) que realize teste de DNA no feto. Isso porque o metalúrgico disse ter matado a mulher quando Tamires de Paula Selau, de 24 anos, revelou que o filho não era dele. O delegado reforçou que essa foi a versão do investigado. O exame, conforme o policial, vai ser importante para que os jurados tenham conhecimento da verdade.
Por serem crimes dolosos (com intenção) contra a vida, homicídio e aborto são julgados pelo tribunal do júri. Antes de ser submetido ao julgamento popular, o metalúrgico ainda precisa ser denunciado pelo Ministério Público e da concordância do judiciário, etapas posteriores ao inquérito policial.
O delegado explicou que o fato de o bebê não ter nascido impede a responsabilização do metalúrgico por duplo homicídio, assim como qualquer tipo de agravante na pena, pelo crime ter sido cometido contra um descendente.
Conforme a Brigada Militar, vizinhos acionaram a polícia após ouvirem gritos vindos da casa do casal, na rua Itaqui, no bairro Parque da Matriz. Ao chegarem ao local, os policiais surpreenderam Evandro atacando Tamires. Ela recebeu um golpe na cabeça e outro no pescoço. Tamires chegou a ser encaminhada ao Hospital Padre Jeremias, onde ainda houve uma tentativa de induzir o parto para salvar o bebê, mas ele também não resistiu.