20 novembro 2013

Brigada Militar prende homem suspeito de ter cometido o crime de estupro em Tenente Portela

Momento em que um policial militar conduz o preso até a
Delegacia de Polícia de Tenente Portela (Foto: Portela Online)
Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro, suspeito da prática do crime de violência sexual no último final de semana, em Tenente Portela. A prisão ocorreu por volta das 17h.

De acordo com a Brigada Militar (BM), quando foi preso o suspeito estava escondido embaixo de uma cama, num cômodo de uma casa localizada no bairro Operário. O preso é morador do bairro São Francisco.

Ainda não há informações da Polícia Civil sobre o caso, o que deverá ocorrer nas próximas horas.

Brasileira detida na Rússia é libertada da prisão em São Petersburgo

Imagem divulgada pelo Greenpeace mostra a ativista
brasileira do Greenpeace sendo libertada sob fiança
na Rússia. (Foto: Dmitri Sharomov/Greenpeace/AFP)
A ativista brasileira Ana Paula Maciel deixou a prisão em São Petersburgo nesta quarta-feira (20), após pagamento de fiança. O próprio Greenpeace, organização da qual faz parte, divulgou a informação no Twitter.

Ainda segundo a ONG, a brasileira estava no centro de detenção Sizo 5. "Estamos muito satisfeitos por ela e sua família", informou a organização.

A presidente Dilma Rousseff divulgou a libertação de Ana Paula por meio de seu perfil no Twitter e afirmou que o Ministério das Relações Exteriores continuará acompanhando o caso da brasileira.

O Greenpeace Brasil ainda não tem informação sobre se Ana Paula poderá sair da Rússia enquanto estiver em liberdade condicional. A brasileira deve ser levada a um hotel em São Petersburgo, onde receberá atendimento médico e psicológico. Somente depois disso, ela decidirá se vai querer falar com a imprensa ou não.

Segundo a ONG, é possível que outros ativistas também sejam soltos hoje. O dinheiro para pagamento das fianças está sendo transferido aos poucos pela organização para a Rússia, já que os valores são altos.
Em nota divulgada, a organização diz que não foram informados pela Justiça russa os detalhes sobre as condições e restrições impostas aos que ganharam liberdade provisória. Essas informações devem ser esclarecidas nos próximos dias.

Liberdade provisória
Nesta terça-feira (19), a Justiça russa havia anunciado em audiência que Ana Paula ganharia a liberdade provisória após pagamento de fiança de 2 milhões de rublos cada (cerca de R$ 143 mil).

De acordo com o Greenpeace, até o momento 18 pessoas do grupo – contando com Ana Paula, tiveram a liberdade provisória consentida, sob fiança. Onze pessoas ainda aguardam suas audiências. E um deles, o australiano Colin Russell, teve a prisão estendida por três meses.

Grupo foi detido após protesto no Ártico
Em 18 de setembro, o grupo de 30 pessoas, 28 ambientalistas e dois jornalistas, realizava protesto em uma plataforma de petróleo da companhia Gazprom, no Mar do Norte, na região do Ártico. O objetivo era chamar a atenção para a exploração de petróleo na região e o impacto ambiental que esta atividade pode causar na biodiversidade local.

A guarda costeira russa interrompeu a manifestação na plataforma e deteve o navio, além de seus tripulantes. A embarcação e o grupo foram conduzidos a um tribunal de Murmansk. Lá, os integrantes da ONG foram colocados em celas provisórias.

A Rússia disse que os ambientalistas transgrediram a lei durante o protesto no qual tentaram escalar a plataforma Prirazlomnaya, a primeira unidade de perfuração da Rússia no Ártico e parte dos esforços do país para explorar as reservas de gás e petróleo da região. Por isso, todo o grupo foi indiciado pelo governo russo por crime de pirataria.

Dias depois, foi divulgado que a acusação de pirataria seria retirada, e que os "30 do Ártico" passariam a responder por vandalismo, com punição mais branda. No entanto, o Greenpeace diz que a denúncia de pirataria ainda não foi  retirada pelas autoridades.

No início de novembro, o grupo foi transferido de trem para centros prisionais de São Petersburgo. Os ativistas procedem de 19 países: Brasil, Rússia, EUA, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Dinamarca, Finlândia, Suécia e França.

HSVP tem novo especialista bucomaxilofacial

Instituição é referência em atendimentos de média
complexidade na Cirurgia e Traumatologia
Bucomaxilofacial
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio é credenciado junto ao Estado para oferecer atendimentos de média complexidade em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, recebendo pacientes dos 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. A Instituição conta com um novo profissional para atender esta especialidade: Fábio Bohrer da Veiga. Formado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com pós-graduação em nível de residência hospitalar na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Veiga atua desde 2004 nesta área e realiza atendimentos junto ao HSVP, na especialidade.

O HSVP , é contratado pelo Estado nesta especialidade desde fevereiro de 2012, e neste momento está, fazendo atendimentos prioritariamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Realizamos cirurgias da boca e face, como remoções de dentes inclusos, de pequenas e grandes lesões e de traumatologia bucomaxilofacial. As cirurgias são realizadas no Centro Cirúrgico, todas com anestesia sedativa, de forma indolor. Não operamos sem exames pré-operatórios, laboratoriais e raio-x, para diminuir a margem de problemas. Estou tendo retorno dos pacientes e eles comentam que se sentem mais protegidos dentro do Centro Cirúrgico, com um serviço diferenciado”, relata Veiga. Além das cirurgias o profissional realiza os atendimentos pré e pós-operatórios.

As cirurgias e consultas envolvem casos de fraturas de mandíbulas, de maxila, de órbitas, de osso frontal, de ossos nasais e até fraturas menores em nível de espaços dentários. Muitos dos traumas faciais podem ser provenientes de acidentes de trânsito, arma de fogo ou arma branca (facas), exigindo o atendimento do cirurgião.  “A traumatologia bucomaxilofacial é importante para reestabelecer a função mastigatória do paciente e reestabelecer aspectos estéticos. Com o tratamento reparador dessas cirurgias conseguimos reestabelecer os quatro parâmetros: respiração, fonação, mastigação e estética facial”, conta o profissional, que complementa: “temos também o tratamento de pacientes com necessidades neurológicas. Eles precisam fazer extrações dentárias múltiplas sob anestesia geral. Fizemos isso, no HSVP, com todos os parâmetros necessários”. Atualmente são realizadas em média cinco cirurgias semanais.

Os encaminhamentos são feitos através das secretarias de saúde dos municípios pertencentes à 14ª CRS. “O paciente precisa consultar o médico ou dentista da Unidade Básica de Saúde de sua cidade. O profissional vai solicitar encaminhamento à Secretaria, que vai fazer o encaminhamento à Coordenadoria, que é responsável por referenciar o atendimento para o Hospital”, explica Veiga.

A Direção da Instituição, expressa satisfação com a vinda deste novo profissional, qualificando as equipes multiprofissionais do hospital, agregando ainda maior qualidade técnica a especialidade e resolução no atendimento dos pacientes.

'Que a justiça seja feita', diz pai de jovem morta após divulgação de foto

Pai aconselha que familiares estejam próximos e
incentivem o diálogo
Abalado com a morte da filha, o pai de uma jovem de 16 anos que foi encontrada morta por enforcamento em Veranópolis, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, sofre em saber que um "problema pequeno" tenha se transformado em uma tragédia. Ele aconselha o diálogo em família. A polícia investiga o caso, já que a menina teve uma foto íntima divulgada na internet antes de morrer, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço da RBS TV.

“A gente tenta entender a cabeça dos adolescentes, mas é difícil uma hora eles pensam uma coisa, outra hora outra. Eles transformam um problema pequeno em algo de tamanho enorme, uma coisa fácil de resolver fica um bicho de sete cabeças. Então, aconselho conversar bastante com os filhos e que a justiça seja feita”, fala o pai, que preferiu não ser identificado.

De acordo com o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, a imagem mostra os seios e o rosto da jovem na tela de um bate-papo. O computador da jovem e o celular dela foram apreendidos. Após saber da imagem, ela teria contado a uma amiga que iria se matar.

A previsão é que, nos próximos dias, a Polícia Civil ouça colegas e amigos da estudante. O delegado Marcelo Ferrugem afirmou que já tem o nome do suspeito. Mesmo que os responsáveis por divulgar a foto sejam menores de idade, eles podem ser punidos.

"Em se tratando de adolescente, o que a lei considera adolescente infrator, ele responderá por um procedimento especial, que será encaminhado posteriormente ao Ministério Público”, explica o delegado.

“Incorre na prática do crime não só aquela pessoa que inicialmente fez a divulgação do material, mas todas aquelas que também procederam a divulgação após receberem. Então, todas podem estar sendo responsabilizdas pela prática do mesmo crime”, completa.

Para a psicóloga Susymara Trintinaglia, é preciso que o uso da internet por crianças e adolescentes seja acompanhado de perto pelos pais ou responsáveis. “Se nós tivermos uma relação mais próxima desses jovens com os pais, onde eles possam dividir o que está acontecendo e, principalmente, se esses jovens pensarem mil vezes antes de postar qualquer coisa, principalmente algo que os exponha fisicamente ou moralmente, eu tenho certeza que nós vamos coibir esse tipo de tragédia”, pontua Susymara.

Município de São José do Inhacorá receberá 02 novos ônibus para reforço no transporte escolar

Dois novos ônibus para reforço no transporte escolar
O Município de São José do Inhacorá receberá 02 ônibus novos que passarão a integrar a frota do transporte escolar do município. Os veículos foram destinados pelo programa “Caminho da escola”, via PAR/FNDE-PRONACAMPO.

O prefeito Eliseu Schenkel, destaca a importância dos investimentos na educação. “Somente pela educação poderemos construir uma sociedade melhor. Assim como a saúde, o setor tem prioridade em  nossa administração que vem sendo constantemente elogiada em toda região pela forma séria com que toda a equipe da secretaria de educação vem tratando essa área tão importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Os novos ônibus vão melhorar de forma significativa o deslocamento de nossos alunos até a escola”. Destacou o chefe do executivo municipal.

O programa “Caminho da Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade no transporte de estudantes. O valor desta empreitada está empenhado e é de  R$ 468.280,00.

Governo negocia 15% aos agentes da Polícia Civil em janeiro

Governo negocia 15% aos agentes da Polícia Civil em janeiro
Ambos os dirigentes cobraram do governo um tratamento isonômico para todos na polícia civil, garantindo o aumento de 15,76% reivindicados por delegados, já que todos recebem por subsídio. Também foi solicitado o encaminhamento imediato do projeto de ampliação do número de vagas com aproveitamento dos investigadores, entre outros itens.

Compromisso do governo

A subchefe da Casa Civil, secretária Mari Peruso garantiu que o projeto de aumento de vagas com o aproveitamento dos investigadores será enviado para a Assembléia Legislativa nesta quarta, dia 20. Também foi confirmado que o governo realmente concederá aumento de 15,76% aos delegados, de forma parcelada, entre os anos de 2015 a 2017.

O governo garantiu que iniciará a negociação com os agentes em janeiro de 2014, para debater a revisão dos subsídios. Como aconteceu em 2012, primeiro será negociado com os delegados e depois com os agentes.  “O acordo deste governo é de preservar a isonomia salarial entre agentes e delegados na polícia civil” garantiu Mari Peruso, que irá apresentar documento oficial firmando o compromisso do governo.

Tal como em 2012, é necessário iniciar um amplo processo de mobilização para que o compromisso assumido pelo governorealmente se efetive em janeiro de 2014. A isonomia entre as carreira da PC é fruto de acordo com o governo e é importante fazer valer o compromisso assumido. Nosso vínculo salarial tem que se dar dentro da polícia, nada temos a ver com SUSEPE.

Aposentadoria da mulher policial

Foi cobrado o reconhecimento da aposentaria da mulher policial com redutor de 5 anos como previsto na constituição brasileira. Essa demanda da mulher policial foi debatida no mês de outubro, na cidade de Santa Maria, de onde originou a Carta de Santa Maria. Este documento foi entregue ao governo e aponta diversas demandas das mulheres da polícia. Outra demanda das mulheres policiais é referente ao período de licença maternidade. Atualmente, este período retira as mulheres da lista de promoção por merecimento, causando prejuízo às mães.

Remoções

A Ugeirm entregou documento destacando que é preciso uma maior flexibilização na movimentação dos policiais entre regiões, já que existe hoje um número considerável de agentes trabalhando em cidades distantes de seu domicílio familiar. O documento aponta a necessidade de um cuidado especial, de modo a conjugar o interesse institucional com o interesse pessoal dos policiais. Temos muitos policiais trabalhando longe de suas famílias e isso traz intranquilidade funcional e desgaste psicológico aos trabalhadores. É preciso uma solução que traga conforto a todos e maior envolvimento do policial com a comunidade onde atua.

Aposentados

Com a implementação do pagamento por subsídio, surgiram alguns casos de policiais que se aposentaram em classes muito baixas na carreira, o que resulta valores menores daqueles em final de carreira. Foi solicitado que, juntamente com o governo, fosse estudada uma solução que garantA avanços também para esses colegas que foram para a inatividade em uma época que não havia vaga para promoção na polícia. Felizmente já vencemos essa fase, mas precisamos trazer juntos esses colegas que já deram sua contribuição para a sociedade e que formam um pequeno grupo, o que facilita a solução por ser de baixa repercussão financeira.

Lei 11.000 e exercício do magistério

Aposentados que foram atingidos pela lei 11.000 e que tiveram perdas terão sua demanda resolvida segundo a Casa Civil, foi o que afirmou a secretária Mari. Aqueles colegas que, paralelamente, exercem o magistério e que atualmente estão tendo seu direito negado pela PGE terão seu direito reconhecido pelo governo, inclusive com atualização da lei, se necessário for, garantiu a representante do governo.

Policiais Militares de Crissiumal e Humaitá apreenderam cigarro contrabandeado e veículo na BR 468

6970 maços de cigarro estavam no Monza (Foto: 7º BPM)
Na noite desta terça-feira (19/11), após a Conferência Regional de segurança no trânsito, quando os Policiais Militares de Crissiumal e Humaitá deslocavam para suas unidades de origem, retornando de Três Passos, visualizaram um GM Monza em atitude suspeita deslocando pela BR 468 (próximo trevo acesso Humaitá).

Ao perceber a aproximação da viatura dos policiais, o condutor do Monza fugiu por uma estrada vicinal, abandonando o veículo e sumindo por mata nativa, não mais sendo localizado pelo efetivo.

Dentro do veículo foram encontrados cerca de 6.970 maços de cigarro contrabandeados do Paraguai. O carregamento de contrabando e o veículo foram apreendidos.

Carreta tomba na RS-406 em Nonoai e carga é saqueada

Uma carreta Scania com placas de Embu São Paulo tombou
na RS-406 em Nonoai (Foto: Joel Sustakovski)
Uma carreta Scania com placas de Embu São Paulo tombou na RS-406 em Nonoai, Norte do Rio Grande do Sul.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual de Nonoai o acidente ocorreu por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira,19, no Km 25 da RS-406 próximo a São José depois que o condutor perder o controle em uma curva.

Conforme relatos de testemunhas a carga de arros que ficou espalhada pela pista foi saqueada.

O tacógrafo, baterias e uma bolsa pessoal do motorista,
também foram furtados (Foto: 
Joel Sustakovski)
O tacógrafo, baterias e uma bolsa pessoal do motorista, também foram furtados. O motorista Marcelo Brum Soares, não sofreu ferimentos, ele registrou ocorrência na Polícia Civil que investiga e tenta identificar os autores dos saques.

Operação Conjunta da Polícia Civil e BM de Ijuí prenderam dois traficante e mais de 60kg de maconha

Após troca de tiro, foram presos Jeferson Varoni, 29, e Márcio
Rodrigo Loreno, 35
A ação foi coordenada pelo delegado Bruno Oliveira e pelo tenente Claudiomiro Nunes Furtado. Foram presos Jeferson Varoni, 29 anos, e Márcio Rodrigo Loreno, 35 anos. A ação policial começou após uma denúncia anônima.

Os policiais se deslocaram até as proximidades de um balneário localizado nas proximidades do Aeroporto Municipal, na BR 285, onde ficaram observando a movimentação dos presos que estavam acampados no local. Ao perceberam a chegada da polícia, os acusados reagiram e houve troca de tiros, sendo que os dois ficaram feridos.

Eles foram detidos e encaminhados ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) para atendimento e posteriormente conduzidos a delegacia de Polícia. Eles foram autuados por tráfico de drogas, resistência e porte ilegal de arma.

No local foi apreendido cerca de 60 quilos de maconha, dois revolveres um calibre 38 e o outro 32, dois veículos e uma balança de precisão. A droga foi encontrada no interior de um veículo Golf com placas de Santa Catarina.

Fotos: Portal ijui.com
Segundo informações repassadas pelos policiais que participaram da operação, Márcio Rodrigo Loreno é suspeito ter assassinado o presidiário Irajá da Costa Aquino, 47 anos, no início do mês de novembro. Já Jeferson Varoni foi reconhecido como autor do assalto ao proprietário de um táxi clandestino que ocorreu na última semana.

De acordo com os policiais muitos dos crimes que foram praticados no município nos últimos dias, que ainda estão sendo investigados podem ser esclarecidos após a prisão da dupla.