20 novembro 2013

HSVP tem novo especialista bucomaxilofacial

Instituição é referência em atendimentos de média
complexidade na Cirurgia e Traumatologia
Bucomaxilofacial
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio é credenciado junto ao Estado para oferecer atendimentos de média complexidade em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, recebendo pacientes dos 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. A Instituição conta com um novo profissional para atender esta especialidade: Fábio Bohrer da Veiga. Formado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com pós-graduação em nível de residência hospitalar na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Veiga atua desde 2004 nesta área e realiza atendimentos junto ao HSVP, na especialidade.

O HSVP , é contratado pelo Estado nesta especialidade desde fevereiro de 2012, e neste momento está, fazendo atendimentos prioritariamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Realizamos cirurgias da boca e face, como remoções de dentes inclusos, de pequenas e grandes lesões e de traumatologia bucomaxilofacial. As cirurgias são realizadas no Centro Cirúrgico, todas com anestesia sedativa, de forma indolor. Não operamos sem exames pré-operatórios, laboratoriais e raio-x, para diminuir a margem de problemas. Estou tendo retorno dos pacientes e eles comentam que se sentem mais protegidos dentro do Centro Cirúrgico, com um serviço diferenciado”, relata Veiga. Além das cirurgias o profissional realiza os atendimentos pré e pós-operatórios.

As cirurgias e consultas envolvem casos de fraturas de mandíbulas, de maxila, de órbitas, de osso frontal, de ossos nasais e até fraturas menores em nível de espaços dentários. Muitos dos traumas faciais podem ser provenientes de acidentes de trânsito, arma de fogo ou arma branca (facas), exigindo o atendimento do cirurgião.  “A traumatologia bucomaxilofacial é importante para reestabelecer a função mastigatória do paciente e reestabelecer aspectos estéticos. Com o tratamento reparador dessas cirurgias conseguimos reestabelecer os quatro parâmetros: respiração, fonação, mastigação e estética facial”, conta o profissional, que complementa: “temos também o tratamento de pacientes com necessidades neurológicas. Eles precisam fazer extrações dentárias múltiplas sob anestesia geral. Fizemos isso, no HSVP, com todos os parâmetros necessários”. Atualmente são realizadas em média cinco cirurgias semanais.

Os encaminhamentos são feitos através das secretarias de saúde dos municípios pertencentes à 14ª CRS. “O paciente precisa consultar o médico ou dentista da Unidade Básica de Saúde de sua cidade. O profissional vai solicitar encaminhamento à Secretaria, que vai fazer o encaminhamento à Coordenadoria, que é responsável por referenciar o atendimento para o Hospital”, explica Veiga.

A Direção da Instituição, expressa satisfação com a vinda deste novo profissional, qualificando as equipes multiprofissionais do hospital, agregando ainda maior qualidade técnica a especialidade e resolução no atendimento dos pacientes.