20 janeiro 2011

Ijuí: Justiça determina prisão de pai acusado de estuprar bebê

Foto: Divulgação Portal Ijhuy
O pai, José Rui dos Santos, 47 anos, principal suspeito de ter estuprado a própria filha de cinco meses de idade, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, na manhã desta quarta-feira (19).
A polícia civil e a Brigada Militar estão mobilizadas na localização e captura do acusado que fugiu ao saber que teve a prisão decretada. A menina passa bem, mas, ainda está sob cuidados médicos no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).
O inquérito policial conduzido pela delegada Jocelaine de Aguiar aponta indícios fortes da autoria do crime cometido na semana passada, na casa da família, na Rua Santo Beal, bairro Storch.
A mãe do bebê sustenta que sabia das atrocidades cometidas pelo companheiro, mas, temendo pela integridade dela e dos três filhos, mantinha-se calada.
Segundo a mulher, Santos ameaçava matar a todos, caso ela procurasse a polícia. Mesmo assim a mãe registrou ocorrência, fato que originou uma audiência na tarde desta quarta-feira (19), quando compareceu ao Fórum para prestar depoimento em Juízo.
Familiares estiveram em frente ao Fórum, sustentando cartazes com frases de repúdio ao crime hediondo cometido contra o bebê.

Zé Roberto será apresentado como novo jogador do Inter nesta sexta

Zé Roberto foi um dos principais jogadores
no título brasileiro de 2009 do Flamengo
O meia-atacante Zé Roberto será apresentado nesta sexta-feira, às 18h30min, no Estádio Beira-Rio. A confirmação foi anunciada no site oficial do Inter.
Zé Roberto realizará exames médicos e depois concederá entrevista coletiva. O jogador de 30 anos defenderá seu 13º clube na carreira. Sua principal passagem ocorreu no Flamengo em 2009. O jogador chegou desacreditado pela torcida, mas foi decisivo na conquista do Brasileirão daquela temporada.
Ficha técnica:
Nome: José Roberto de Oliveira
Nascimento: Itumbiara-GO (9/12/1980)
Altura: 1,72m
Destro
Carreira:1996-97: Coritiba, 1998: Mirassol-SP, 1999: Juventus, 2000: Cruzeiro, 2001: Benfica (POR), 2001: Portuguesa, 2002-2003: Vitória, 2004: Kashiwa Reysol (JAP), 2005: Vitória, 2005-2008: Botafogo, 2008: Schalke 04 (ALE), 2009: Flamengo e 2010: Vasco da Gama.
Alex
O atacante Alex, de 20 anos, também será apresentado nesta sexta. O jogador, trazido do Fluminense, já passou pelos exames médicos e assinará contrato por empréstimo até o final de 2011.
Ficha técnica:
Alex dos Santos Gonçalves
Nascimento: Teixeira de Freitas-BA (20/05/1990)
Idade: 20 anos
Altura: 1,83m
Destro
Carreira: 2006-2008 - Grêmio (base), 2008-2010 - Partizan (SER), 2010 - Fluminense e 2011 - Internacional.

João Bosco Vaz toma posse na Secretaria Extraordinária da Copa 2014


João Bosco Vaz, o segundo da esquerda para
 a direita, ao lado do prefeito José Fortunati
João Bosco Vaz é o novo secretário extraordinária para a Copa do Mundo de 2014. O ex-secretário municipal dos Esportes tomou posse no cargo na tarde desta quinta em cerimônia realizada no salão nobre do Paço Municipal. Ele entra no lugar de Ricardo Gothe.
Copa do Mundo não é novidade para João Bosco Vaz, que, quando era secretário municipal, participou da elaboração do caderno de encargos da candidatura porto-alegrense para sediar jogos do Mundial. Ao assumir a pasta, o político destacou a importância da revitalização do Cais do Porto.
— A Copa do Mundo é um projeto do governo e não da Secretaria ou do prefeito. Vamos precisar trabalhar muito juntos com o Governo do Estado e a Câmara Municipal. Porto Alegre dará um salto de qualidade — disse Vaz.

Fenasoja lança 6ª Festa das Etnias e 3º Baile das Nações

Lançamento do 3º Baile das Nações 
A Comissão de Etnias da 19ª Fenasoja lançou na noite de ontem, na casa da Etnia Africana da Praça das Nações, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa, a 6ª Festa das Etnias e 3º Baile das Nações. Foi apresentada aos convidados a programação oficial e a importância das atividades para a valorização da cultura da região.
A 6ª Festa das Etnias ocorre de 07 a 10 de abril, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. O 3º Baile das Nações ocorre paralelo a festa, e será no dia 08 de abril, sexta-feira. Para a presidente da 6ª Festa das Etnias, Elisabete Mysko, o objetivo da Festa das Etnias é estimular a cultura e fortalecer os grupos étnicos que compõem o povo da região: “vamos destacar a origem dos imigrantes, suas raízes, costumes, vestuário, culinária, religiosidade e a cultura através de shows com grupos folclóricos e a gastronomia típica de cada etnia”.
O presidente da 19ª Feira Nacional da Soja - Fenasoja 2012, Elemar Lenz, destacou a importância dos patrocinadores para a realização de eventos como este: “esta é uma festa da comunidade para a comunidade. Agradecemos os patrocinadores e apoiadores deste evento, que acreditam neste projeto, que busca preservar a cultura das etnias que desenvolveram esta região. E convidamos toda a população que prestigie este grande evento promovido pela Fenasoja”. No ato foram assinados os contratos de patrocínio das empresas com a festa.
No lançamento, que teve o objetivo de apresentar para a comunidade a importância da festa para a preservação da cultura das etnias organizadas do município, foi servido um coquetel típico das etnias africana, alemã, polonesa, italiana e russa aos convidados.
Na ocasião também foram apresentadas as rainhas de cada etnia: Malu Regina dos Santos (africana), Jéssica Ivana Steffan (alemã), Nadine Silveira Lazaretti (italiana), Jéssica Fernanda Wojciechowski (polonesa), e Camila Daniela Giordani (russa), que junto da comissão organizadora dos eventos convidam toda comunidade para participar do evento.

Estudante da SETREM é o 1º colocado geral no PEIES 2010

Instituição aprovou ao todo 12
 estudantes em diferentes cursos
A COPERVES divulgou hoje, 20 de janeiro, a Lista dos Classificados no PEIES 2010, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. No total foram 757 alunos-candidatos que tiveram seus nomes na lista. A SETREM destacou-se aprovando 12 estudantes, dentre eles, Lucas Samuel Perinazzo Pauvels que obteve o primeiro lugar na classificação geral.
Lucas optou pelo Curso de Medicina, um dos mais concorridos com mais de 18 candidatos por vaga.
Também obtiveram êxito no programa Ana Luiza Martins David (Fonoaudiologia), Daniel de Vargas Lewiski (Engenharia Química), Diego Daniel Tiecher (1º lugar em Zootecnia), Gabriela de Holanda Nichel (Agronomia), Gabriel Kuntzer (Egenharia Mecânica), Giovana Esther Zucatto (Relações Internacionais), Giuliano Bohn Benedeti (1º lugar em Artes Cênicas), Jessica Klocrner Knorst (Odontologia), Kaira Kipper (2º lugar em Medicina Veterinária), Laudomir Lampert Junior (Engenharia Florestal) e Olga Luisa Herbertz (2º lugar em Arquivologia).
Parabéns a todos os estudantes e sucesso nesta nova etapa!

Mulher é agredida por assaltante dentro de casa em Três de Maio

A vitima reconheceu o assaltante por
foto na Delegacia de Policia
Teresinha Zuhl Schafer contou a polícia que estava em casa lavando roupa quando um indivíduo chegou no local e lhe pediu água e comida. 
No momento em que a senhora estava arrumando os alimentos para dar a ele, o homem derrubou-a no chão e lhe deu um soco. Com uma faca na mão, ele ordenou que Teresinha entrega-se o dinheiro que havia com ela na casa. 
O meliante levou R$ 60 reais da carteira e fugiu do local. Na Delegacia de Policia por fotos, foi efetuado o reconhecimento do autor do assalto.

Três de Maio sofre com a falta de local para estacionamento no centro da cidade

Falta de conscientização piora a situação 
Com um incrível crescimento na frota de veículos, Três de Maio que possui cerca de 23 mil habitantes, tem hoje uma frota próximo de 13 mil veículos. Com isso, a cada dia aumentam as dificuldades de estacionamento de automóveis principalmente no centro da cidade, ou seja, nas principais ruas e avenidas onde se concentram a grande maioria do comércio do município.

Neste sentido, um detalhe que chama a atenção, é a falta de conscientização  de alguns motoristas que se locomovem para seu trabalho com seu automóvel, e em busca de um lugar com sobra para que seu carro fique ali o dia todo, acabam por prejudicar diretamente outras empresas. Existem casos em Três de Maio, que se observa ao longo de uma avenida cerca de duas quadras praticamente vazias, e em contra partida uma misera parte da quadra de uma rua lateral é disputada por motoristas que fecham a frente de uma empresa, que não tem nem mesmo um espaço para que seus clientes possam chegar no local. Em algumas situações, automóveis de funcionários da empresa situada neste local, são prensados no estacionamento.
É de total conhecimento de todos, que não existem leis para coibir esse tipo de atitude, mas uma boa cabeça pensante ou consciente pode solucionar muitas coisas.

Chuva como a que atingiu o RJ só ocorre a cada 350 anos, diz instituto ambiental

Chuva como a que atingiu o RJ só ocorre a 
cada 350 anos, diz instituto ambiental
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, afirmou nesta quarta que dados de estações pluviométricas do órgão ambiental indicam que chuvas com a intensidade da semana passada têm probabilidade de ocorrer a cada 350 anos. Segundo ela, o temporal na região serrana do Rio foi totalmente atípico e resultados de estações do Inea contrariam dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume teria sido maior que o divulgado. A direção do Inmet não foi localizada para comentar. 
Até a noite desta quarta, o número de mortes contabilizadas pelas autoridades era de 748, segundo o site R7. Nova Friburgo continua sendo a cidade mais castigada, com 355 mortos, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil. Em Teresópolis, foram encontrados 302 corpos; em Petrópolis, 63; e em Sumidouro 21. Em São José do Vale do Rio Preto foram achados seis corpos, de acordo com a prefeitura local. Em Bom Jardim, foi computada uma morte.
Em Porto Alegre, até esta quarta, a Defesa Civil já havia arrecadado 1,5 t de donativos para as vítimas das enchentes.
• Leia mais sobre a trágedia no Rio de Janeiro
De acordo com Marilene, os dados do Inmet relativos a Teresópolis - que indicaram precipitação de 124,6 milímetros num período de 24 horas (a partir de zero hora do dia 11) - foram baseados na estação localizada em área distante do núcleo de maior intensidade de chuva no município. Em Friburgo, onde o Inmet registrou 182,8 milímetros, o resultado está mais próximo dos dados coletados pelas estações do Inea. "Se avaliarmos o volume de precipitação no período de 24 horas a partir de 20 horas do dia 11, nossas estações situadas no núcleo da chuva apontam 249 e 297 milímetros", declarou Marilene.
"Não temos condições de afirmar que foram as mais fortes chuvas já registradas na Serra. Mas, com certeza, pelas características dos deslizamentos e escorregamentos verificados, podemos afirmar que estes níveis de precipitação são os que foram verificados nas regiões atingidas de Teresópolis, Nova Friburgo e no Vale do Cuiabá, em Petrópolis", acrescentou a secretária.
Ainda de acordo com Marilene, informações divulgadas sobre mapeamento de áreas de risco são insuficientes e não retratam a realidade. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou que há um plano, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, para dotar os municípios de Planos de Contingência e de Emergência que incluam exercícios para a população. Segundo Minc, a Defesa Civil dos municípios, de maneira geral, prioriza e realiza com mais eficiência as ações de salvamento, mas precisa ser capacitada para a prevenção e planejamento das ações de emergência.

Inter vence a primeira no Gauchão

Em jogo fraco, Inter ganha a primeira no
Gauchão
Foi magra, mas valeu os primeiros três pontos no Gauchão. A vitória do Inter sobre o Porto Alegre, na noite desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, veio em um jogo insosso, em que os colorados conseguiram a recuperação após estrear com derrota. Ricardo Goulart marcou o único jogo. Agora, o time B do Colorado agora tenta embalar contra o Santa Cruz, no sábado, nos Plátanos.

Grêmio toma gol no final e empata com o Ypiranga

Grêmio deixa vitória escapar no final e
empata com o Ypiranga em Erechim
 
Os meninos do Grêmio se empenharam, mas voltam desapontados de Erechim. Em um segundo tempo movimentado, o Tricolor saiu na frente, com gol de Júnior Viçosa, mas cedeu o empate no final para o Ypiranga. A equipe de reservas do Grêmio produziu muitas chances de gol, mas não conseguiu ampliar. Pessalli foi o destaque da partida, estreando como titular, cadenciou o jogo no meio campo e criou boas chances.
Depois de perder duas chances claras no primeiro tempo, Viçosa começou objetivo a segunda etapa. Aos 10 minutos, foi lançado por Pessalli na área, protegeu bem da zaga e tirou do goleiro Bruno, abrindo o placar para o Grêmio. O empate do Ypiranga veio com Mateus. Aos 39 minutos ele cobrou falta com perfeição, da intermediária. A bola percorreu uma trajetória reta, até o ângulo de Marcelo Grohe, que apenas observou as redes balançarem.

Inter vende Giuliano por 10 milhões de euros

Eleito melhor jogador da última Libertadores, Giuliano não jogará mais pelo Inter. O meia irá atuar no futebol do Leste europeu, provavelmente na Ucrânia. O clube vai faturar 10 milhões de euros com a transação. Giuliano deve viajar ainda nesta quinta-feira, data da reapresentação do grupo principal. A informação foi veiculada pelo editor de esportes do Correio do Povo, Hiltor Mombach, em seu blog.
Inter vende Giuliano por 10 mihões de euros
Giuliano, 20 anos, disputou 102 partidas com a camiseta do Inter e marcou 21 gols – seis deles na Libertadores, na qual foi o principal destaque da equipe bicampeã da América, apesar de ser reserva. Ele foi trazido do Paraná no início de 2009, após ter chamado atenção quando se destacou na Copa do Brasil do ano anterior. 
No ano passado, o Inter acertou a compra de todos os seus direitos econômicos, o que garantiu que a integralidade do valor da venda vá para os cofres colorados. Nesta quarta-feira, antes da vitória sobre o Porto Alegre, o presidente do Inter, Giovanni Luigi, havia garantido que o clube necessita vender um jogador por temporada para equilibrar as finanças. “Existem conversas e a qualquer momento pode ocorrer a venda de um atleta”, disse o dirigente.