16 novembro 2010

Suspeito morre e três ficam feridos nas Missões ao fugirem da BM em carro roubado

Veículo saiu da pista e acabou 
capotando em barranco 
Um homem morreu e outros três ficaram feridos ao fugirem da Brigada Militar (BM) em um veículo roubado, na tarde de hoje, em Cerro Largo, nas Missões. Os quatro são suspeitos de terem assaltado um restaurante na noite de sexta-feira, em Selbach, quando levaram um Peugeot 207 que estava estacionado próximo ao estabelecimento atacado.
Na tarde de hoje, o policiais militares de Caibaté avisaram os colegas de Cerro Largo de que o veículo roubado estava na cidade. Ao tentar fazer a abordagem, os suspeitos fugiram em direção à BR-392.
Houve troca de tiros entre os policiais e os ocupantes do veículo. No trevo de Cerro Largo, eles perderam o controle do Peugeot, que capotou e desceu um barranco, por volta das 15h30min.
Um dos criminosos morreu no local. Outros dois sofreram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital Santo Ângelo. O quarto foi baleado na perna.
No veículo, foi encontrado um fuzil, quatro revólveres e toucas ninjas. A homem morto foi identificado até agora apenas como Anderson, vulgo Gordo, que seria de Cruz Alta.

O delegado Fernando Sodré irá autuar em flagrante o grupo por formação de quadrilha, porte ilegal de arma e uso de documento falso. Um dos criminosos é foragido do Presídio Regional de Santo Ângelo. Um dos criminosos se identificou com um nome falso.
Sodré acredita que os quatro planejavam realizar um assalto em Cerro Largo. O grupo é suspeito também de ataques a propriedades rurais e de roubo de agrotóxicos.

ACI é formada em São José do Inhacorá

Os presentes disseram sim 
Reuniram-se junto à Sede Social da ACISJOI, no último dia 09 de novembro de 2010, o empresariado local e a Administração Municipal de São José do Inhacorá para discutir a criação e formalização de uma Associação Comercial e Industrial – ACI, com esse mesmo intuito alguns encontros já aconteceram anteriormente resumindo-se em preparatórias e escolhas de uma Comissão Provisória responsável pela coordenação.
Nesta oportunidade os trabalhos foram coordenados por Eliseu Schenkel que imediatamente convidou o prefeito municipal Dr. Alexandre Vaz Ferreira para fazer a abertura oficial dos trabalhos desta noite. Dando seqüência, foram apresentados aos empresários os investimentos e empreendimentos que estão sendo executados pelo Município e Iniciativa Privada, bem como, a progressão de crescimento para os próximos anos. Seguindo a pauta, foram explicitados os dados provisórios do IBGE de 2010, o que fez remeter ao evidente crescimento e retorno de muitas pessoas que haviam buscado oportunidades em outros lugares, o que pela primeira vez após a emancipação há mais de 18 anos, houve um aumento de 3,67% da população de São José do Inhacorá. Assunto de grande destaque também foi o valor Adicionado, que teve um crescimento significativo graças a Indústria e Comércio.
Compareceram mais de 40 representantes das empresas do município com o objetivo da formação de uma associação. O objetivo específico desta,  é a representação dos interesses da classe empresarial, estimulando o seu fortalecimento dentro de princípios que valorizem a ética, a livre iniciativa e a promoção do desenvolvimento. 
Foram levantadas questões que enfatizam a assistência de órgãos técnicos como o SEBRAE, grande aliado na busca e captação de projetos para investimento e treinamento de pessoal, facilitador também, em quesitos que envolvem a organização e exposição de Feiras e Promocionais. Foi colocada em discussão a fundação da ACI e posteriormente aprovada por unanimidade, sendo o próximo encontro marcado para o dia 06 de dezembro de 2010, ocasião na qual, será eleita a primeira diretoria e elaborado o Estatuto que regerá a referida Associação. Estes trabalhos foram coordenados pelo Vice-Prefeito Sr. Roque Dill e assessorado pelos demais membros da Comissão Provisória.
Postas em xeque ainda, na noite do dia 09, o compartilhamento de experiências de mercados regionais e de eventos que deram certo em outros lugares, espaço aberto para melhor entender as necessidades locais a respeito da prestação deste serviço, com a finalidade de evoluir os processos de comunicação, relacionamento e promoções.
Nesta oportunidade também foi organizada uma comissão provisória responsável pela ornamentação do Natal 2010 onde foi decidido um horário ampliado para atendimento pelo Comércio local. Aproveitando o momento foram discutidas algumas atividades da programação que envolvem o 19º Aniversário do Município que acontecerá em março de 2011. Para finalizar o encontro, houve uma confraternização entre os presentes.

Três novas Academias Abertas em Santa Rosa

Uma das academias já existentes
A Prefeitura, através da Fundação Municipal da Saúde já realizou o processo licitatório dos equipamentos para mais 3 Academias Abertas para Santa Rosa. Como as empresas que participaram não atenderam o solicitado, a licitação será realizada novamente nos próximos dias. A Prefeitura informa que até o fim do ano as Academias já estarão instaladas. Essa iniciativa surgiu no início deste ano, após o sucesso da Academia localizada próxima ao quartel.  
Uma será implantada no Bairro Cruzeiro, ao lado do módulo da Brigada Militar e terá 9 equipamentos. No Bairro Sulina, a Academia será na praça e também terá 9 equipamentos. Essas 2 vão ser custeadas com recurso próprio da Prefeitura. Também será instalada uma Academia na Vila Flores. Esta terá 5 equipamentos e o recurso é oriundo do repasse da Câmara de Vereadores para a Prefeitura.
Segundo o Prefeito Orlando Desconsi, essa é uma ação que visa qualidade de vida, "O resultado da Academia Aberta do quartel foi muito positivo, por isso, queremos proporcionar esse benefício mais próximo de outras comunidades. A FUMSSAR realiza um intenso trabalho de incentivo à prática de atividade física, pois proporciona resultado direto na saúde das pessoas e é esse o nosso principal objetivo”. Professores de Educação Física farão o acompanhamento, em horários específicos, em cada local.

Caminhão com carga de gás tomba em Três de Maio

O caminhão tombou próximo da residência
Por volta de duas horas da tarde desta terça-feira (16), um caminhão da empresa Liquigás de Passo Fundo, tombou na esquina das ruas Tereza Verzeri e rua Horizontina no centro de Três de Maio. Segundo o motorista e seu auxiliar, o caminhão que transporta em seu interior cerca de 7 mil e quinhentos quilos de gás,  encontrava-se estacionado ao lado do prédio do Mercado Benedetti, onde a pouco teriam concluído o abastecimento dos reservatórios do mercado, quando os mesmos se preparavam para entrar no veículo, o mesmo disparou, batendo contra o cordão no lado esquerdo da rua vindo a capotar na esquina, atingindo o muro e a grade da residência ali localizada.
O veículo estava ao lado do mercado
O local foi isolado pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros de Três de Maio.

Curso de Gestão Rural em Porto Mauá

Momento da abertura do curso
Na sexta-feira, 12 de novembro de 2010, iniciou o curso Negócio Certo Rural em Porto Mauá, promovido pelo SENAR, SEBRAE e Prefeitura Municipal, o curso tem por objetivo ensinar melhores formas de planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais. Tendo por local a Câmara de Vereadores, o curso conta com 30 participantes, formando 15 propriedades rurais.  Na abertura do curso estiveram presentes o Prefeito Municipal - Guerino Pedro Pisoni, Rodrigo Manabaretto -SENAR, Eloisa - SEBRAE, Volmir Golin - Sindicato Rural, e o instrutor do curso Ari Benedetti.

Moradores da rua São Carlos reclamam pela demora em conclusão de obra de calçamento

Foto: Sueli, Lenir e Fabrício 
Os moradores da rua São Carlos, na quadra que compreende entre as ruas Santa Maria e Rua do Arvoredo nas proximidades do Ministério Público de Três de Maio, já estão à seis meses sem poderem usar da garagem de suas casas para guardarem o carro, e o motivo é a tão esperada obra de calçamento, aliás, comemorada quando de seu inicio. Mas, o que os moradores estão reclamando além da demora para a conclusão da obra, é o fato de a duas semanas a obra estar parada, quando faltam menos de 20 metros para a conclusão da mesma.
Na manhã desta terça-feira (16), os moradores procuraram a reportagem da Rádio Colonial AM para manifestar o descontentamento com a situação. No relato que fizeram ao repórter Fabrício Dockhorn, a senhoras Lenir e Sueli, relataram que segundo o proprietário da empresa responsável pela obra, a condução da mesma foi paralisada  devido a falta de pagamento por parte da Prefeitura Municipal.
Rua São Carlos - Bairro Oriental
Segundo Luiz Carlos Zucato, Secretário Municipal de Planejamento, que também se manifestou através da reportagem da Rádio Colonial AM, a paralisação da obra se deve ao fato de recentemente ter ocorrido o período eleitoral, quando os repasses de verbas são suspensos ocasionando um acumulo de processos que destinam verbas, neste caso federais. Segundo Zucato, as documentações estão todas encaminhadas, e no mais tardar no começo da próxima semana serão retomadas as obras na rua São Carlos.

226 mil famílias ainda não têm o Bolsa Família, indica o IBGE

Existem pelo menos 226 mil famílias pobres no país com direito a receber benefícios do Bolsa Família, mas ainda sem acesso ao programa de transferência de renda. São pobres cuja existência é indicada por estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas que não são localizados pelas prefeituras municipais, responsáveis pelo cadastramento dos beneficiários do programa. 
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o maior número de vagas está concentrado em São Paulo. São quase 319 mil vagas para jovens no Estado com a mais baixa cobertura no País: 77,93% do número estimado de pobres recebe o benefício, de acordo com o levantamento mais recente da pasta. 
O resultado do Estado é provocado, em grande parte, pela situação do município de São Paulo, que teria cadastrado menos da metade (40,57%) dos pobres indicados pelos dados do IBGE. 
A baixa cobertura de São Paulo é compensada parcialmente pelos Estados do Nordeste e do Norte. Todos - com exceção de Rondônia - superaram as estimativas do IBGE, cadastraram e asseguraram o pagamento de benefícios a um número maior de pobres. As duas regiões concentram pouco mais de 60% dos beneficiários do Bolsa-Família.

Léo Clube convida você ( clique na imagem e leia o convite)

Receita Federal abre consulta a lote residual do IR 2006

A Receita Federal abre nesta terça-feira, às 9h, a consulta a um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2006. A maioria tem impostos a pagar, totalizando 10.585 contribuintes. Com direito à restituição, são 7.262 contribuintes e, sem imposto a pagar, nem a restituir, 7.975. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir do dia 23, com correção de 50,25%.
Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte que teve a declaração retida em malha na época deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. 
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a Central de Atendimento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A “Grande Presença!” dos Acústicos & Valvulados

A banda Acústicos & Valvulados lança novo disco e faz turnê de por diversas cidades do Estado, Santa Catarina e Paraná. O álbum Grande Presença! tem pocket-show e sessão de autógrafos nesta terça-feira (16/11), a partir das 19h30min, na Livraria Cultura do Bourbon Country. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
Gravado no primeiro semestre, o disco já está nas lojas e reflete o momento do grupo, que quer se firmar no cenário musical atual sem perder a marca de seu estilo pop,  no que a própria banda classifica como espírito “chalaça”. As bases foram gravadas ao vivo, de forma espontânea e divertida, abrindo espaço para improvisos. Nas faixas, participações especiais e equipamentos vintage, que investem em sonoridades sessentistas, rockabilly e folk. A mixagem de Grande Presença! foi feita com equipamentos analógicos.
Depois do pocket show da Livraria Cultura, o Acústicos & Valvulados toca no Beco, na quinta-feira, em Porto Alegre, e, na sexta-feira, no Pampa Stock, em São Borja. A agenda completa de shows pode ser conferida no ite da banda.

Granizo causa estragos em pelo menos seis municípios

Confirmados estragos pelo granizo
em pelo menos seis municípios 
Pelo menos seis municípios gaúchos registraram estragos devido à chuva de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil do Estado, houve danos em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra; em Panambi, no Nordeste; em Floriano Peixoto, no Alto Uruguai; e em Passo Fundo, no Norte. A reportagem da Rádio Guaíba ainda apurou com os bombeiros estragos em São Francisco de Paula e em São Marcos, ambos na Serra. 
Ocorreu chuva de granizo sem estragos, segundo relato dos bombeiros, em Getúlio Vargas, no Alto Uruguai; em Palmeira das Missões, na região das MIssões; em Canela, na Serra; e em Santa Cecília do Sul, no Norte. A MetSul Meteorologia ainda recebeu relato de granizo em Marau, no Planalto Médio; em Carazinho, no Alto do Jacuí; em Nova Prata, no Nordeste; em Taquara, Rolante e Igrejinha; no Vale do Rio dos Sinos; em Gramado, Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na Serra; e em Tapejara, no Norte. Ao todo, 20 municípios tiveram registro de chuva de granizo no Estado. A MetSul adverte para a possibilidade de altos volumes de chuva nas próximas horas no Sudeste gaúcho, na região entre Bagé, Chuí, Pelotas e Rio Grande.
O secretário-executivo da Defesa Civil de Vacaria, Vanderlei Maciel, contabilizava, até as 19h, danos nos telhados de mais de 100 residências. Conforme Maciel, pelo menos 30 pessoas ficaram desalojadas. O prefeito, Elói Poltronieri, deve encaminhar nesta terça um decreto de situação de emergência à Defesa Civil do Estado. A camada de granizo que se acumulou na cidade, por volta das 14h, ainda era de 20 centímetros, no início da noite. 
Os bairros Cohab, Santa Cruz, Porfíneo, Vila Municipal, Km 4 e Km 5 foram as áreas mais atingidas, conforme Poltronieri. Nesta região vivem cerca de oito mil pessoas. A MetSul informou que foram 35mm de chuva, o que minimizou em parte a estiagem na região.
O prefeito de Floriano Peixoto, no Alto Uruguai, disse que há relatos de acúmulo de até 60cm de granizo em localidades do interior do município. Vilson Babicz contou que as lavouras foram totalmente destruídas. Quatro horas depois da chuva, ainda há 40cm gelo acumulado, relatou. Babicz antecipou estar concluindo o levantamento de estragos para encaminhar à Defesa Civil do Estado o decreto de emergência. 
Em Panambi, no Nordeste, o vento forte deixou 20 residências parcialmente destelhadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade. A ventania desta tarde também derrubou galhos de árvores sobre moradias causando prejuízos às estruturas. Conforme os Bombeiros, não há registro de pessoas fora de casa devido ao mau tempo. Choveu granizo no município, mas sem causar danos.
Em Passo Fundo, no Norte, houve registro de chuva de granizo, principalmente, em áreas rurais no interior do município.
Em São Francisco de Paula, na Serra, o prefeito Décio Colla relatou granizo de 20 a 30 cm e estragos, sobretudo, na área rural do município. O prejuízo ainda está sendo contabilizado. Segundo ele, as localidades mais atingidas foram as de Décio Ramos e Apanhador, onde o telhado de um posto de combustíveis veio abaixo com o peso do granizo acumulado. Um trecho da Rota do Sol chegou a ser interrompido em função do granizo.
Em São Marcos, na Serra, o Corpo de Bombeiros já registrou 40 moradias com telhas quebradas pelas pedras. A corporação ainda não tem o número preciso de atingidos.