29 junho 2009

Indenização antecipada sai para primeira família de vítima do voo 447

A Air France terá de depositar, a partir desta terça-feira, a indenização antecipada no valor de 30 salários mínimos (R$ 13.950) mensais à viúva e aos três filhos do engenheiro Walter Nascimento Carrilho Júnior, 42 anos, morto no voo 447, Rio-Paris, na noite de domingo, 31 de maio.
A decisão do titular da 28ª Vara Cível do Rio, juiz Magno Alves de Assunção, impõe uma multa diária de R$ 1 mil por atraso. Na ação, a família alegou a total dependência do engenheiro e apresentou um laudo psiquiátrico prevendo dois anos de tratamento para superar o trauma.
O advogado João Tancredo, representante dos parentes do engenheiro, espera para os próximos dias mais duas decisões semelhantes, em benefício de parentes que pedem o pagamento antecipado de indenização, sob o mesmo motivo.
O advogado defende oito ações em tramitação na Justiça estadual, das quais cinco são de famílias que não dependiam totalmente do parente morto.
Dois dos nove corpos de brasileiros resgatados eram de famílias representadas pelo advogado, que aponta o fim oficial das buscas como o ponto de partida para a decretação pela Justiça da morte presumida, possibilitando a abertura de inventários, reivindicação de seguros de vida, aplicações financeiras e demais direitos dos desaparecidos.

Sobe para mais de 100 mil o número de clientes sem luz no Estado

Já passa de 100 mil o número de clientes sem luz depois do temporal que atingiu o Estado nesta segunda-feira. Os maiores problemas seguem ocorrendo na área de concessão da RGE, que registra 64 mil clientes sem energia.
Os municípios mais atingidos estão nas regiões das Missões e Serra, porém há cidades prejudicadas em praticamente todas as áreas de cobertura da concessionária. Por volta das 17h, a companhia já havia registrado 650 ocorrências. De acordo com a assessoria de imprensa da RGE, o serviço será restabelecido até o final desta noite.
Em Santa Maria, na área de concessão da AES Sul, cerca de 37 mil clientes estão sem luz. O vento causou danos nos condutores de energia e derrubou árvores e galhos sobre a rede elétrica. A concessionária ainda não tem previsão para a conclusão do serviço.
Já na área de cobertura da CEEE há apenas ocorrências isoladas, conforme a assessoria de imprensa da companhia. No bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, dezenas de residências estão sem o serviço.

Após primeira morte pela gripe A no RS, Terra pede que população não se desespere

O Secretário da Saúde do RS, Osmar Terra, solicitou na tarde desta segunda-feira, no programa Gaúcha Repórter, que a população não entre em pânico após a confirmação da primeira morte pela gripe A no Estado. Ontem, em Erechim, o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, faleceu em decorrência do vírus H1N1.
— Não há sinal de circulação do vírus no Rio Grande do Sul. Com a piora da epidemia e aumento de casos na Argentina, com a provável epidemia no Uruguai e também no Chile, o RS aumentou o número de casos, sendo somos o Estado em que esses viajantes mais transitam. Mas, ressalto, são casos vindos de fora — disse Osmar Terra.
— Temos postos de saúde e hospitais atentos para qualquer suspeita ser identificada na hora. Hoje chegamos a 76 casos, sendo que dois apenas estão no hospital. Os outros 74 estão em casa — completou.
O secretário espera para o mais rápido possível, talvez hoje à tarde, o resultado dos exames de necropsia do americano Michael Glen Brannanno, 58 anos. Ele morreu na tarde de sexta-feira em Montenegro, Região do Vale do Caí. Mas Terra acredita que não foi por causa da gripe A — resultados iniciais de exames feitos no engenheiro mecânico apontam que ele tenha sofrido de uma pneumonia bacteriana.

Jogador do Náutico é preso por agressão

O volante Galiardo, do Náutico, foi preso nesta segunda-feira por agressão a um rapaz de 16 anos, que, segundo o jogador, assediou a sua mulher. Galiardo desferiu socos na cabeça e no pescoço do rapaz. A cena aconteceu no supermercado Carrefour em Boa Viagem.
Além das agressões, Galiardo também teria simulado possuir uma arma, quando apontou com as mãos na cabeça do rapaz, que faz parte do projeto Menor Aprendiz. A cena foi vista por vários funcionários e clientes do supermercado.
Galiardo foi conduzido à Gerência de Polícia da Criança e Adolescente (GPCA), onde foi lavrado um termo circunstancial de ocorrência. A diretoria do Náutico ainda não se pronunciou sobre o caso.

Região de Não-Me-Toque/RS tem cooperativismo de primeiro mundo

O cooperativismo é um dos setores que congrega maior número de pessoas na região. Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, 42% da população têm algum vínculo com cooperativas. "Esse índice é de países de primeiro mundo", ressaltou, durante o Seminário das Frencoops Municipais Gaúchas, dia 25 de junho, na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque.
O seminário integra uma série de cinco encontros que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS pretende realizar em 2009 para articular a criação de Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo nas Câmaras de Vereadores do Estado. Não-Me-Toque foi a segunda sede do evento, reunindo lideranças cooperativistas e políticas de toda a região.
Em nível estadual, a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa gaúcha já existe há mais de dez anos. Foi criada em 2 de dezembro 1997, envolvendo deputados de diferentes siglas partidárias, com o objetivo de buscar a defesa dos interesses do cooperativismo e seus ramos. Em nível municipal, apenas 18 dos 496 municípios gaúchos têm Frencoops e 85 estão em fase de reorganização. "É fundamental que tenhamos também nos municípios políticos que, independente de partido, defendam esse setor que tanto contribui para a geração de renda, tributos e empregos", afirmou Perius.
Para o vice-presidente da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, a criação de Frencoops nas Câmaras Municipais pode representar um apoio maior ao setor cooperativista. "Através desse seminário se reforça a importância do cooperativismo para a comunidade e no futuro podemos ter mais lideranças empenhadas em defender esse setor que, especialmente aqui na região, tem se destacado nos mais diversos ramos", ressaltou.
O primeiro Seminário das Frencoops Municipais Gaúchas aconteceu dia 28 de maio, em Farroupilha. O próximo encontro está marcado para o dia 23 de julho, em Santo Ângelo. Os outros dois encontros acontecem em Santa Maria, dia 19 de agosto, e Porto Alegre, dia 29 de outubro. E nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Gramado, acontece o Seminário Geral de Adesão às Frencoops Municipais, para avaliar os cinco eventos realizados em vários pontos do Estado e discutir a criação de um programa de intercâmbio com os vereadores comprometidos com o cooperativismo. A programação tem o apoio da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembléia Legislativa e da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul. As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal.

Itaqui decreta situação de emergência por causa da gripe A

O prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho, decretou situação de emergência na cidade por causa da gripe A. De acordo com ele, há três casos da doença na cidade: dois adolescentes e um adulto que estiveram na Argentina. As aulas foram suspensas por 10 dias a partir desta segunda-feira. Também está suspensa a realização de eventos culturais no município de 36 mil habitantes. O prefeito reclama que falta posto da vigilância sanitária no porto:
— Por isso a Secretaria de Saúde de Itaqui colocou funcionários lá para fazer uma vigilância diária destes motoristas, principalmente caminhoneiros que vem do Chile e da Argentina, para que se possa ter um controle do estado de saúde destas pessoas que estão entrando no país.
A cidade fica na fronteira com a Argentina. Aproximadamente 200 pessoas circulam no porto de Itaqui diariamente. A Anvisa foi contatada para instalação de um posto de fiscalização. O prefeito também solicitou auxílio a Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde.

Rio Grande do Sul já tem 76 casos confirmados de gripe A

No dia em que registrou a primeira morte por gripe A do país, o Rio Grande do Sul atingiu a marca de 76 casos confirmados da doença e 97 sob suspeita. A Secretaria Estadual da Saúde decidiu que todos os hospitais do Rio Grande do Sul, públicos e privados, terão de prestar atendimento aos casos suspeitos de gripe A. Até agora, os pacientes eram encaminhados a um grupo de 10 estabelecimentos de referências espalhados pelo Estado. A nova política seria colocada em prática a partir do fim de semana.
O órgão ainda aguarda para este domingo o resultado dos exames que vão detectar a causa da morte de um americano que estava em Montenegro. Exames preliminares realizados no engenheiro mecânico, que desde domingo estava a trabalho no Brasil, indicam que ele foi vítima de uma pneumonia bacteriana, sem relação com a gripe A, que é uma doença viral.
Hipertenso e diabético, o homem, que teve a identidade mantida sob sigilo, estava internado desde quinta-feira. Os primeiros sintomas foram dor de cabeça e febre baixa. Em seguida o quadro evoluiu para febre alta, diarréia e depois o coma. O americano permaneceu todo o período isolado no hospital de Montenegro.
O velório da primeira vítima da gripe no país, o caminhoneiro Vanderlei Vial, 29 anos, começou no final da tarde deste domingo, na capela Nossa Senhora da Salete, em Erechim. Poucos compareceram para se despedir de Vial, que seria sepultado hoje pela manhã. A maior parte dos familiares e amigos presentes usava máscaras. A Secretaria Municipal de Saúde determinou que, a partir das 20h, somente pessoas com suspeita de ter o vírus poderiam entrar na capela.