29 junho 2009

Após primeira morte pela gripe A no RS, Terra pede que população não se desespere

O Secretário da Saúde do RS, Osmar Terra, solicitou na tarde desta segunda-feira, no programa Gaúcha Repórter, que a população não entre em pânico após a confirmação da primeira morte pela gripe A no Estado. Ontem, em Erechim, o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, faleceu em decorrência do vírus H1N1.
— Não há sinal de circulação do vírus no Rio Grande do Sul. Com a piora da epidemia e aumento de casos na Argentina, com a provável epidemia no Uruguai e também no Chile, o RS aumentou o número de casos, sendo somos o Estado em que esses viajantes mais transitam. Mas, ressalto, são casos vindos de fora — disse Osmar Terra.
— Temos postos de saúde e hospitais atentos para qualquer suspeita ser identificada na hora. Hoje chegamos a 76 casos, sendo que dois apenas estão no hospital. Os outros 74 estão em casa — completou.
O secretário espera para o mais rápido possível, talvez hoje à tarde, o resultado dos exames de necropsia do americano Michael Glen Brannanno, 58 anos. Ele morreu na tarde de sexta-feira em Montenegro, Região do Vale do Caí. Mas Terra acredita que não foi por causa da gripe A — resultados iniciais de exames feitos no engenheiro mecânico apontam que ele tenha sofrido de uma pneumonia bacteriana.