24 junho 2009

Cigres Realiza Reunião: Vários Assuntos Estiveram em Pauta

Na manhã de hoje, 24 de junho, aconteceu uma reunião de praxe do Consórcio Intermunicipal de Gestão dos resíduos Sólidos - CIGRES, na sede da instituição, em Três de Maio. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente Alexandre Vaz Ferreira, prefeito de São José do Inhacorá. Marcaram presença no encontro o prefeito de Inhacorá, Evoli Neves da Silva, de Três de Maio, Olívio José Casali, o vice de Independência, Nélson Dal’ Agnese, também esteve presente a secretária executiva do Cigres, Nair Burmann, a técnica em Contabilidade da entidade Márcia Schmidt diretor de Planejamento de Três de Maio, Luís Carlos Zucatto e o secretário de Obras, Luís Sadi Taborda.
Na ocasião, vários assuntos estiveram em pauta, destacando-se uma campanha de coleta seletiva do lixo a ser realizada de forma conjunta nos cinco municípios consorciados. A secretária executiva Nair Burmann comentou sobre a recente visita de representantes da FEPAM, que avaliaram a situação de funcionamento do aterro sanitário.
Todos os prefeitos sócios do CIGRES mostraram-se bastante receptivos quanto à disposição em colaborar com o bom desempenho do consórcio, demonstrando interesse pela preservação do meio ambiente.

Loteamento Dona Oliva já tem data marcada para ser Inaugurada

No dia 26 de junho, às 10hs, os 24 proprietários do Loteamento Dona Oliva vão receber suas moradias. Na oportunidade, vai prestigiar o ato inaugural o secretário estadual de Habitação, Marco Alba, convidado pelo prefeito municipal em recente visita à Secretaria de Habitação, na Capital do Estado.
Este projeto de interesse social vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos e, finalmente, após exaustivos esforços da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, o mesmo vai se tornar realidade para felicidade de 24 famílias. As 24 casas de 29,36m2, compostas de dois dormitórios, uma cozinha e um banheiro, foram erguidas com recursos do governo federal, através da Defesa Civil.
Os 24 embriões em alvenaria, estão cobertas com telhas de fibrocimento e o piso é de cimento alisado. As paredes são de tijolos a vista e a edificação não possui pintura. Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo, Guido José Cassol,”devido a limitações no valor do recurso, as edificações não possuem todos os acabamentos, mas estes poderão ser feitos pelos proprietários, para melhorar a edificação, principalmente, para que a vida útil da casa seja ampliada”. Todos os proprietários vão receber um “Manual de Manutenção Predial”, com orientações de como os proprietários das casas devem proceder para melhorar futuramente as condições da moradia, do terreno, possibilitando a ampliação da residência. Até um modelo de planta de ampliação vai ser sugerida neste manual.

Promocional Três de Maio é Show irá sortear um automóvel 0km

Numa promoção da ACI e Sindilojas, na noite desta terça-feira (23) no Restaurante do Clube Buricá de Três de Maio, foi proferida uma importante palestra motivacional. O palestrante foi o Dr.Abdul Nasser, com o tema “O Empreendedor do Futuro”.
Após a palestra, a ACI e Sindilojas fez o lançamento do Promocional Três de Maio é Show Edição 2009, e com uma novidade, voltando a sortear um automóvel 0km, prêmio este que era costumeiro nos finais de ano em Três de Maio, mas já a alguns anos não era mais sorteado.
Além do automóvel, serão sorteados diversos prêmios e vales compras, já a partir doa dia 09 de agosto, e também serão sorteados prêmios para as empresas participantes do promocional.
“Segundo o Diretor de Comércio da ACI, Dílson Mireski, o promocional busca envolver o comércio e a comunidade no decorrer de todo o segundo semestre de 2009, também com eventos no Parque de Exposições Germano Dockhorn comemorativo aos Dia do Pais e o Dia das Crianças. A marca do veículo ainda será definida, e o mesmo será sorteado no dia 04 de janeiro de 2009.

SETREM firma convênio com DPM

Na última segunda-feira, dia 22, a SETREM assinou convênio de cooperação técnica acadêmica com a Delegação de Prefeituras Municipais (DPM), a fim de oportunizar MBA em Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável, na sede da entidade em Porto Alegre.
Oportunidade se deu, segundo Everson Carpes Braga, assessor da diretoria da DPM, em razão da necessidade de consolidar parcerias com instituições de ensino na região do grande Santa Rosa. A SETREM foi escolhida pela renomada excelência e qualidade de ensino. “A expectativa com esta primeira experiência é muito grande. As 50 vagas oferecidas estão praticamente todas preenchidas. Será um verdadeiro sucesso”, diz.
O coordenador do departamento de pós-graduação da SETREM, Jorge Antônio Rambo, destaca que a especialização será dirigida a prefeitos, vereadores, secretários, procuradores ou outros profissionais ligados a entidades públicas, que tenham graduação. “O objetivo é capacitar para planejar prioridades e metas, bem como, implementar e gerenciar projetos, serviços e obras, através de modernas técnicas administrativas. O intuito é alcançar eficiência e eficácia na gestão pública. ”
As aulas iniciam no dia 10 de agosto e ocorrerão às sextas-feiras, pela manhã e tarde e aos sábados, pela manhã. Serão dois encontros mensais. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, podem ser efetuadas pelo site http://www.setrem.com.br/pos.
Há também a possibilidade de realizar no segundo semestre, uma pós-graduação na área contábil, dirigido aos contadores de prefeituras municipais.

Prefeitos da região reúnem-se nesta quinta-feira dia 25.06.09

Tendo por local a sede da Associação de Municípios da Grande Santa Rosa, os Prefeitos da Região estarão reunidos nesta quinta-feira em Santa Rosa a partir das 09:30 horas com pauta previamente estabelecida.
Estão previstas discussões relativas aos compromissos assumidos pela atual direção presidida pelo Prefeito Orlando Desconsi como Temas Estratégicos Regional, Bandeiras Federais e Estaduais e Parcerias entre os Municípios da região, cuja exposição será apresentada pelo próprio presidente.
Haverão ainda discussões importantes nas áreas do Consórcio Distrital de Saúde, especialmente o programa Samu/Salvar e o funcionamento das ambulâncias e no Consórcio Intermunicipal de Agricultura que atua com o equipamento de máquinas nos municípios de abrangência da região.
Além dos Prefeitos, manifestaram interesse em estar presentes o Secretário Artur Lorentz da Ciência e Tecnologia e o recém eleito presidente da Famurs Marcus Vinícios de Almeida.

Em São Gabriel, espirrar amedronta a população

Basta espirrar para atrair olhares de pânico em São Gabriel, município em situação de emergência que confirmou ontem quatro casos de gripe A – o mais grave o de uma estudante de 14 anos que até ontem à noite permanecia em estado grave na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria. Ao todo, 23 pacientes com sintomas da doença, entre eles a filha do prefeito, fazem com que os 60 mil moradores vivam em tensão permanente pelo temor de quem será o próximo.
O medo provocou uma corrida em busca de máscaras, que se transformou no uniforme oficial.Tanto que, nas primeiras horas da manhã de ontem, primeiro dia útil de vigência do decreto que suspendeu as aulas dos 13 mil estudantes da cidade e proibiu eventos com aglomeração pública, esgotaram-se os estoques nas farmácias. Até conseguir comprar as suas, os estudantes Pablo Echeveria, 19 anos, Gianfrancis Ugalde, 19 anos e Evandro Rocha Machado, 18 anos, percorreram oito farmácias.
– É melhor usar do que correr o risco. Isso começou no México, agora está aqui, na pacata São Gabriel – admirou-se Pablo.