27 fevereiro 2010

Tremor assusta moradores de Cascavel, PR

Moradores de Cascavel, no oeste do Paraná, a aproximadamente 2,3 mil quilômetros do Chile, sentiram um tremor por volta das 3h40 da madrugada deste sábado, praticamente no mesmo horário em que um terremoto abalou o Chile. O Corpo de Bombeiros da cidade recebeu cerca de 50 ligações de pessoas da região central que relatavam o tremor e mostravam-se muito assustadas.
De acordo com os Bombeiros, não foi necessário deslocamento das unidades porque as referências eram de que não havia nenhum dano. Apenas eram passadas orientações para que se mantivesse a tranquilidade. Em entrevista à Rede Paranaense de Comunicação (RPC), o médico Leônidas Tondo disse que acordou de madrugada sentindo que o prédio onde mora estava balançando.
— O lustre começou a tremer, eu fiquei assustado e desci (para o hall do edifício) —, afirmou — Quando cheguei já tinha bastante gente embaixo, o que mostrou que não era nenhum devaneio de minha imaginação. — Os tremores foram sentidos, sobretudo, nos edifícios mais altos, mas não causaram nenhuma rachadura.
O governo chileno contabiliza pelo menos 85 mortos devido terremoto que sacudiu nesta madrugada o centro e sul do país, enquando algumas agências e sites de notícias, como a CNN, falam em 122 vítimas. O tremor, de 8,8 graus na escala Richter, também foi sentido na Argentina e na cidade de São Paulo.

Autoridades registram mais de 50 mortes pelo terremoto no Chile

Mais de 50 pessoas morreram em decorrência do terremoto que atingiu nesta madrugada a região central do Chile, informaram fontes do Comitê de Emergência. A presidente do país, Michelle Bachelet, avalia a possibilidade de declarar zona catastrófica a região do Maule, Bio Bio e Araucania.
Bachelet pediu calma à população e anunciou que às 6h locais (mesmo horário em Brasília) começaria uma reunião do comitê estratégico nacional para analisar a situação. A presidente informou que foram enviadas equipes às regiões de Maule, Biobío e Araucanía, todas no sul do país, onde as comunicações não estão ainda normalizadas. Além disso, ela recomendou à população que usem seus carros só em caso de necessidade.

Embriagues ao Volante em Três de Maio

Em patrulhamento de rotina, à 1h e 45min de hoje (27), policiais da Brigada Militar de Três de Maio, efetuaram abordagem do veículo GM/Corsa placa IDG9244, que era conduzido por Sérgio Roberto Mensch, sendo que este após sair do veículo apresentava sinais de embreagues. Diante disto, o mesmo foi convidado a fazer o teste do etilometro, Sérgio concordou e, após assoprar foi constatado que ele estava com índice elevado de alcool no organismo, sendo que no teste constatou-se que ele estava com taxa de 0,37 ml de alcool por litro de sangue. Os policiais então, deram voz de prisão e conduziram o mesmo a Delegacia de Policia para registro. O veiculo foi recolhido para o guincho SOS Máster.
Sérgio Roberto Mensch não possui carteira de motorista.

Secretário da Saúde de Porto Alegre é assassinado na Capital

O secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, 63 anos, foi encontrado morto na noite desta sexta-feira, na Capital. Homens armados teriam abordado a vítima, que estava dentro do seu carro, no bairro Floresta.
Acompanhado da mulher Denise Goulart Silva e da filha Mariana, ele estava no culto na Assembleia de Deus localizada na Rua General Neto, iniciado por volta das 20h.
Depois de terminada a cerimônia religiosa, por volta das 21h, Eliseu permaneceu ainda por mais cerca de 20 minutos na frente do prédio conversando com amigos. Ele teria inclusive comido um pastel no local, que frequentava desde sua infância.
Os três se despediram dos amigos e saíram em direção ao carro estacionado na Hoffmann. Neste momento, conforme testemunhas, um Vectra (possivelmente prata) saiu da Avenida Cristóvão Colombo e subiu a Hoffmann em direção à Rua General Neto.
A mulher e a filha já teriam entrado no carro e Eliseu ainda permanecia do lado do fora, na porta do motorista, se preparando para entrar quando foi surpreendido pelos criminosos. Ele teria reagido com uma arma, uma pistola calibre .380. A arma não foi levada pelos bandidos e ficou caída perto do corpo.
A perícia encontrou pelo menos sete cápsulas de pistola, deflagradas, próximo à vítima. Os peritos identificaram marcas de tiros no tórax e na cabeça do secretário. Seriam pelo menos três disparos que o atingiram.
Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1973, Eliseu Santos foi vice-prefeito de Porto Alegre na primeira gestão de José Fogaça, entre 2005 e 2008. Em 2007, assumiu a Secretaria da Saúde em Porto Alegre.