26 janeiro 2009

RS 168 tem passagem provisória por balsa no rio Ijui

A construção da Barragem Passo São João, da nova usina hidrelétrica na bacia do rio Ijui no município de Roque Gonzales nas Missões, fez com que provisóriamente a travessia da RS 168 no rio Ijui seja feita por balsa.
Isto se deve ao fato de que devido ao grande alagamento que ocorrerá nas proximidades da barranca do rio, a ponte de cerca de 250 metros de comprimento está em óbras para que seja aumentada a distância da mesma para o leito rio.
Por tanto, para quem costuma viajar as Missões ou outros lugares buscando diminuir a distância em cerca de 15/20 Km passando por São Luiz Gonzaga por exemplo, terá que passar pela balsa.
As óbras tiveram inicio no mês de novembro do ano passado, e tem prazo limite para ser concluida em 10 de abril próximo.

Turismo

Para quem viaja para a Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Região do Vale do Jaguarai, uma dica de turismo cultural e ótimo atrativo visual, é a Gruta Subterrânea Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Nova Esperança do Sul. 
A gruta, é composta por um local de rezas totalmente subterrâneo e natural, onde estão localizadas imagens de Santas principalmente a de Nossa Senhora de Fátima, diverssos túneis também feitos pela própria natureza, além de cachoeiras com visuais deslumbrantes. No local também se dispõe de todo o serviço de informações e bar.
Para chegar na gruta, o caminho é a BR 287 que liga Santiago a Santa Maria, se percorrem 20Km do trevo de Santiago, e lógo após adentra em uma estrada viscinal asfaltada por onde se percorrem cerca de 4km até a localidade de Linha 1, dali são apenas 4km de estrada de chão batido de ótima qualidade. 

John Deere demite 502 trabalhadores em Horizontina

De acordo com comunicado da empresa, a decisão foi necessária para readequar o nível de produção de colheitadeiras de grãos e plantadeiras da fábrica à demanda do mercado, diante da retração provocada pela crise financeira mundial e a seca na Argentina e Paraguai. 
Em novembro de 2008, quando anunciou seus resultados para o ano fiscal de 2008, a John Deere projetou para o ano fiscal 2009 uma redução da demanda no mercado da América do Sul de 10 a 20%. 
Nos últimos meses do ano passado, a indústria de máquinas já havia demitido 240 trabalhadores em Horizontina. Na época, a justificativa era a estiagem na Argentina e no Uruguai, que havia provocado o cancelamento de encomendas de máquinas. 
Antes das demissões, a fábrica chegou a ter um quadro de dois mil e setecentos trabalhadores que residiam em Horizontina, Três de Maio e outros municípios da região e chegou a produzir de três a quatro mil colheitadeiras por ano. 
As demissões pegaram de surpresa o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. 

Contagem regressiva para a XI Expofeira

A Comissão Central da XI Expofeira do Agronegócio intensificou as ações no Parque de Exposições Germano Dockhorn.
Há 90 dias da abertura do evento, todas as comissões estão mobilizadas para o cumprimento de tarefas. As reuniões de planejamento de ações se sucedem às segundas-feiras na ACI.
Nesta semana, as máquinas da prefeitura de Três de Maio estiveram concentradas na abertura de ruas da nova área arrendada pela Expofeira. A ampliação do Parque em mais quatro hectares possibilitará a implantação da Área Experimental Agrícola, estacionamento exclusivo para expositores, área de alimentação para o gado em exposição e, o Parque de Diversões.
Wilson Wächter, coordenador da Comissão de Obras, destaca a importância dessa nova área, que, segundo ele, “dará um novo perfil para a Expofeira”.