09 novembro 2010

Temporal causa destelhamentos, deixa 120 mil pontos sem luz e derruba temperatura no RS

Em Triunfo, na Região Metropolitana, houve 
quada de granizo no início da tarde
Foto:Fabiana Nunes, Leitor-repórter
O temporal registrado na tarde desta terça-feira provocou danos na maior parte do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento chegaram a 100 km/h e destelharam casas, escolas e derrubaram árvores e postes. Pelo menos 120 mil pontos ficaram sem luz no Estado, segundo as concessionárias.
Em Taquara, no Vale do Paranhana, oito crianças ficaram feridas no desabamento do telhado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Sperb, no bairro Santa Maria. Por volta das 13h45min, a ventania arremessou a cobertura de uma empresa contra o colégio, o que causou a queda das telhas contra os alunos. 
As crianças iniciavam aulas no turno da tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, o segundo andar o colégio foi totalmente danificado. Os estudantes foram encaminhados a um hospital da cidade e liberados no final da tarde.    
No mesmo município, os bombeiros atenderam a pelo menos 30 ocorrências, com registros de quedas de árvores, postes e destelhamentos. Uma família precisou ser removida de sua casa por causa da chuva. 
Em Canoas, uma creche no loteamento Central Park, no Bairro Mato Grande, teve parte de seu telhado arrancado pelo vendaval. Ninguém se feriu. O desabamento ocorreu na cozinha e no saguão do estabelecimento. Por segurança, as crianças foram retiradas das salas. 
Destelhamentos em cinco cidades na Serra
Pelo menos sete cidades registraram destelhamentos na Serra. Em Carlos Barbosa (foto), o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 30 chamados de moradias destelhadas e de queda de árvores. O Hospital São Roque e uma creche no bairro Vitória foram atingidos.
Em Garibaldi, há registro de pelo menos 20 casos de destelhamento de casas e um hotel. A Escola Municipal Atílio Tozin também teve o telhado danificado. Em Flores da Cunha, seis residências foram danificadas pelo temporal.
Na Região das Hortênsias, Gramado (foto) e São Francisco de Paula tiveram casas danificadas. Não há registro de feridos. Em Gramado, houve queda de granizo, assim como em Triunfo, na Região Metropolitana.
Mais de 120 mil pontos sem luz
A mudança no clima deixou pelo menos 20 mil pontos sem energia elétrica no Estado. A região mais afetada é a da companhia RGE, com mais de 58 mil clientes com problemas em cidades como Gravataí, Lagoa Vermelha, Garibaldi, Soledade, Taquara, Capão Bonito do Sul, Marau, Cachoeirinha, Passo Fundo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
Na área da CEEE, cerca de 30,3 mil pontos ficaram sem luz — 13,2 mil no Litoral Norte, além de municípios da Região Metropolitana e zona sul do Estado, em cidades como Pelotas, Rio Grande e Tapes.
Já a AES SUL tem 29,3 mil pontos sem energia elétrica nas regiões dos vales do Rio Pardo e do Taquari, em cidades como Venâncio Aires, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro.
Transtornos no trânsito de Porto Alegre
Na Capital, o excesso de chuva causou transtorno no trânsito. Uma queda de árvore (foto) causou bloqueio da Barão do Triunfo, no cruzamento com a Érico Veríssimo, e na Taquari, no ponto próximo ao colégio Paraná.
No Bairro Cristal, a Rua Curupaiti ficou parcialmente bloqueada próximo ao número 1.043 também devido à queda de uma árvore. Na Travesa Costa Luís, bairro São José, um poste caiu e bloqueia totalmente a via. Na Avenida Bento Gonçalves, sentido Centro-bairro, havia fios sobre a via próximo da Elias Lima.
A queda de luz ainda causou pane em várias sinaleiras. Agentes da EPTC tiveram de orientar os motoristas. Também na Capital, uma árvore caiu sobre dois veículos na Rua Hilário Ribeiro, esquina com a Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento. 
Estragos em outras regiões
No Litoral Sul, houve queda de luz e o Porto (foto) teve de ser fechado no início da manhã, quando foi constatado vento de até 72km/h e ondas que chegaram a 2 metros de altura. 
Em Santa Maria (foto), no centro do Estado, e na Fronteira Oeste, a chuva forte causou alagamentos e diminuição da sensação térmica. A ventania também provocou destelhamentos no norte do Estado.
Temperatura cai 30°C no RS
A frente fria provocou grande amplitude térmica no Estado. Às 16h de segunda-feira, Santa Maria registrou 40ºC. Nesta terça, no mesmo horário, o termômetro de Livramento marcou 10ºC. Na quarta-feira, uma massa de ar polar vinda da Argetina provocará queda brusca de temperatura em todo o Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira, uma massa de ar polar vinda da Argetina provocará queda brusca de temperatura em todo o Rio Grande do Sul.

Como foi a abertura do envelope da licicitação pró-ponte internacional

No dia 04 de novembro de 2010, na cidade de Foz do Iguaçu / PR, reuniu-se o Comitê de Licitação da Comissão Binacional Brasil / Argentina, para construção das novas pontes sobre o rio Uruguai, no ato representado pela Secretaria de PlanificaçãoTerritorial de Inversão Pública, membro do Comitê de Licitação pela República Argentina, arquiteta Graciela Elena Oporto e pela Coordenadora Geral de Cadastro e Licitações do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Engenheira Nadja Tereza Monteiro de Oliveira, membro do Comitê de Licitação pela República Federativa do Brasil, Também estiveram presentes na Sessão Jorge Luis Miranda – Cônsul Argentino em Foz do Iguaçu, representantes das regiões envolvidas no estudo: Guerino Pedro Pisoni – Prefeito de Porto Mauá, Leonel Petry – Vice-Prefeito de Tuparendi, Nelson Carvalho – Intendente (Prefeito) de Alba Posse, Marcelo Bacigalupi – Subsecretário de Obras e Serviços Públicos da Província de Misiones, Nerci José Ames – Prefeito de Alecrim e Presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Claudete Machado – Prefeita em exercício de Itaqui, Daltro Bernardes – Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaqui e Airton Bertol da Silva – Presidente da Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Porto Mauá / Alba Posse, para proceder a abertura do envelope “C” para seleção e contratação da empresa especializada para execução de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de distintas alternativas para otimizar a conectividade entre a República Federativa do Brasil e República Argentina, ou seja, construção de pontes internacionais.
Às 15h20min, ocorreu a abertura do envelope da única oferta pré selecionada, correspondente ao consórcio formado pelas empresas IATASA, ATEC, GRIMAUX y BALLCONS, representada pelo representante legal, o  Engenheiro Enrique Emílio Prats. No envelope continha a proposta do estudo original em espanhol e duas cópias em português e espanhol, no valor de $ 495.000,00 (quatrocentos e noventa e cinco mil dólares). Na oportunidade o representante do consórcio manifestou a renúncia expressa ao prazo recursal.

Soja pode combater a dor crônica- pode, ainda, prevenir o câncer de mama

Substância encontrada no alimento
pode, ainda, prevenir o câncer de mama
Um novo estudo vai testar a eficácia da soja no combate à dor crônica. Dirigido pelo médico israelense Yoram Shir, diretor do McGill University Health Center, de Montreal (Canadá), a pesquisa será feita com um grupo de 220 mulheres com câncer de mama. A soja (em forma de proteína em pó e óleo) é uma das várias substâncias alimentares que já se provaram eficazes na diminuição da dor pós-cirúrgica em animais de laboratório. 
Pacientes com câncer de mama foram escolhidos para este estudo principalmente porque, após a cirurgia de mastectomia, entre 10% e 50% das mulheres sofrem de dores crônicas. Das pacientes em teste, metade receberá um produto com proteína em pó de soja para substituir 50% do seu consumo diário de proteína normal duas semanas antes da cirurgia. A outra metade receberá um produto de proteína de leite. Nenhum grupo vai saber que produto estará recebendo. 
Graduado pela Escola de Medicina de Universidade Hebraica de Jerusalém, Shir trabalhou no Centro Médico Hadassah, desenvolvendo uma pesquisa sobre a dor crônica em ratos com lesões dos nervos. Ele ficou particularmente intrigado com a constatação de que a proteína de soja dada aos ratos antes da lesão era muito mais eficaz na redução da dor do que se fosse ministrada depois. 
— A dor crônica pode ser comparada ao câncer porque não é unidimensional e não pode ser tratada como se tivesse uma única causa — diz o especialista. 
A soja já é conhecida como um aliado no combate ao câncer. Pesquisas recentes mostram que ela tem um efeito protetor significativo contra o câncer de mama, bem como na prevenção da sua reincidência. Isto pode ser devido ao seu componente fitoestrógeno que limita o hormônio que alimenta o câncer. Constatou-se também que a soja pode ter um efeito preventivo para o câncer de próstata.

Cotrimaio é homenageada pelo Executivo e Sec. Municipal da Fazenda de Palmeira das Missões

Presidente Amilton recebendo
o prêmio
A COTRIMAIO de Palmeira das Missões é reconhecida pelo Executivo e Secretaria Municipal da Fazenda com o TROFÉU DESENVOLVIMENTO por estar entre as cinco empresas que mais geram ICMS para o município.
O evento foi comemorado em grande estilo com jantar baile, realizado nas dependências do Clube Recreativo Centenário, e na ocasião o Diretor Presidente da COTRIMAIO, Amilton José Dotto, juntamente com o supervisor da filial de Palmeira das Missões, André Schorr, receberam a homenagem.

Trilha das Bruxas foi um sucesso!

Grupo do Knatsch Klub - SJI
O Knatsch Klub de São José do Inhacorá comemora o sucesso da Segunda Edição da Trilha das Bruxas que, com a presença de mais de 70 jipeiros e gaioleiros, mais que o previsto, aconteceu no último dia 30 de outubro de 2010.
Foram pessoas de todo o Estado que prestigiaram São José do Inhacorá, destacando-se as Cidades de Santo Augusto, Horizontina, Santa Rosa, Santo Ângelo, Três de Maio, Seberi, Ibirubá, Ijuí, Mato Queimado, Santa Cruz do Sul entre outras. 
Foram destaque a estrutura de Camping oferecida aos visitantes, organizada pelo Esporte Clube Riograndense e Grupo da Juventude Inhacorense - UJI, assim como a organização do Evento que contou com socorro mecânico em toda a trilha, e um delicioso Churrasco no almoço a cargo do Esporte Clube Corintians da Barra Seca.
Adrenalina a mil
A Prefeitura Municipal, que apoiou o evento com serviços de máquina conforme Lei Municipal Nº 923/2010 aprovada por unanimidade pelos Vereadores, destaca a função social e turística do esporte e agradece a doação de agasalhos recebida do Jeep Club Horizontina. Além disto, ressalta o movimento na Cidade durante todo o feriado, “Foram vários os comerciantes e associações que elogiaram o evento e relataram que tiveram ótimos lucros” destaca o Prefeito Alexandre, que participou ativamente na organização e ainda completa “Tivemos por ocasião deste evento a participação de Inhacorenses que há muito não visitavam São José como o Jipeiro Francisco Willers, que hoje mora em Ijui e ficou impressionado com as mudanças na Cidade e a qualidade do Off Road desenvolvido aqui”.
O Dr. Rodrigo Bettin, pessoa que mais se empenhou na organização do evento, relata com euforia que a forte chuva que ocorreu só serviu para aumentar ainda mais o sucesso do evento que teve direito a muita lama, emoção e adrenalina.

Santa Rosa vence Prêmio de Gestor Público 2010

Equipe do Governo Municipal
Emocionada, a equipe da Administração Municipal recebeu, na última semana, o 9º Prêmio de Gestor Público 2010. O evento, organizado desde 2002 pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RS/SINDIFISCO, valoriza os destaques das ações desenvolvidas pelas Administrações Gaúchas.
Dessa forma o SINDIFISCO quer apresentar os resultados positivos e incentivar a melhoria da Gestão, com iniciativas inovadoras e criativas. Na 9ª edição, realizada em Porto Alegre na última semana, o município foi destaque na área de Saneamento, com a temática Gestão Ambiental. Dos 160 projetos apresentados, de 93 municípios, Santa Rosa foi destaque com o Projeto Solução para o Sistema de Água e Esgoto do Município.
No Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, representantes de diversas Secretarias do município que tinham projetos concorrendo participaram da Premiação. O Secretário de Meio Ambiente, Luis Girardon e a Secretária Geral de Governo, Teresinha Krolikowski, que na ocasião representou o Prefeito Orlando Desconsi, receberam a premiação pelo trabalho realizado em 2010 na área de saneamento. Segundo o Secretário, “Temos que parabenizar toda a equipe do Meio Ambiente, em especial ao engenheiro Giuliano Daronco que se dedicou intensamente no projeto. Estamos muito felizes por ter recebido esse reconhecimento, em nível Estadual, pelo trabalho realizado em busca de melhorias na rede de água e esgoto”.
Girardi, prefeito Desconsi e Terezinha
Na manhã desta segunda-feira(08), a Secretária Terezinha e o Secretário Luis Girardon entregaram ao Prefeito Orlando Desconsi o certificado de Gestor Público 2010, “Este prêmio é mais um reconhecimento que tivemos em relação as ações que estamos fazendo para melhorar o saneamento em Santa Rosa e prova que estamos trabalhando no caminho certo. Fico realmente muito feliz, pois nós acreditamos que podemos melhorar a qualidade de vida da população investindo nessa área básica, que muitas vezes é deixada de lado, pois não aparece. Quero dar os parabéns para a equipe de Meio Ambiente e Saneamento e outras áreas do Governo que se dedicaram muito para que isso fosse possível”.  

Chega a 20 o número de presos em operação contra o narcotráfico na Região Metropolitana

Mais de R$20 mil já foram 
apreendidos na operação
A operação Centauro Guajuviras da Brigada Militar e do Ministério Público, desencadeada na manhã desta terça-feira, cumpriu 17 mandados de prisão e deteve três pessoas em flagrante, na Região Metropolitana de Porto Alegre – totalizando 20 prisões. A investigação, que começou há seis meses e já havia capturado outras cinco pessoas, obteve provas contra uma rede de tráfico que envolvia mulheres de apenados.
Segundo a polícia, a droga proveniente do Paraguai chegava a São Leopoldo e era distribuída em dois pontos da Capital: bairro Rubem Berta e proximidades do Presídio Central. Desses locais, os entorpecentes eram encaminhados para Canoas. A estimativa é de que a rede movimentava cerca de 160 kg de cocaína por mês. Até agora, já foram apreendidos mais de R$ 20 mil, drogas, carros e armas. 
Rede criminosa envolvia mulheres de
apenados e pelo menos dois policiais
militares
As investigações começaram a partir da descoberta de uma traficante no bairro Guajuviras, em Canoas. A mulher,  presa hoje, seria acobertada por dois policiais militares que, inclusive, ajudavam a fechar pontos de tráfico concorrentes. Ambos também foram presos nesta manhã. 
Conforme o setor de Inteligência do Comando de Policiamento Metropolitano, uma outra mulher seria a responsável pela comercialização de drogas em um bar em frente ao portão do Presídio Central, em Porto Alegre. Ela teria um companheiro preso por receptação e levaria drogas à casa de detenção para alguns apenados. Além disso, a mulher distribuía os entorpecentes para outras companheiras e esposas de apenados. Ela e a irmã foram detidas em São Leopoldo. Somente na casa onde estavam, foram encontrados cerca de R$ 8 mil, uma pistola e drogas.
Além dos mandados de prisão, 28 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Foram empregadas nesta terça-feira duas aeronaves e 70 viaturas. Mais de 250 policiais militares participam da ação. 

Coral Flor da Idade participa de Encontro regional

Grupo do Coral Flor da Idade SJI
No dia 29 de outubro de 2010 o Grupo do Coral Flor da Idade de São José do Inhacorá, participou no 12º Encontro de Corais na cidade de Boa Vista do Buricá, junto ao Clube Aliança, onde o grupo representou muito bem seu trabalho.
O Encontro de Corais é uma iniciativa do Coral de Três Passos e, este ano contou com a participação de São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e o Bairro Cruzeiro de Santa Rosa, como novos integrantes.
 O coral Flor da Idade é um dos grupos de convivência da Terceira Idade do CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá e atualmente integra 16 participantes com encontros quinzenais realizados na Franziskushaus (casa temática localizada no Santuário Parque São Francisco de Assis), trabalho este, coordenado pela Enfermeira do Hospital São Francisco de Assis, Magna Becker Hofmann.
 Os objetivos dos encontros deste Grupo, além de ensaiar cantos para possíveis participações como a citada acima, é a valorização da Terceira Idade com momentos de descontração e amizade, desenvolvendo desta forma a autoestima e a melhoria da qualidade de vida, enfim, atividades que tem grande capacidade em ativar a memória.

Ataques a bancos em Paverama e Sertão Santana podem ter ligação, confirma delegado

Estão virando rotina esses ataques
utilizando explosivos, afirma delegado
Os ataques com explosivos a agências do Banco do Brasil de Paverama, na madrugada de hoje, e de Sertão Santana, há cerca de um mês, podem ter ligação já que os projéteis encontrados pela polícia após os crimes são os mesmos: fuzil .762, espingarda calibre 12 e pistola .380. A informação é de Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais, que está em Paverama, no Vale do Taquari, para ouvir testemunhas. 
— Estão virando rotina esses ataques utilizando explosivos. Pelas características das cápsulas encontradas, são calibres semelhantes aos usados em Sertão Santana — disse Ferreira. 
Após detonar o cofre da agência, na Rua 4 de Julho, a principal do município, o  bando formado por cinco criminosos fortemente armados e encapuzados e encapuzados fugiu em um Citroën de cor prata. 
— Eles saíram atirando para o pessoal fugir — relatou um morador que pediu para não ser identificado.
A Brigada Militar (BM) enviou viaturas de Teutônia, município próximo. No caminho, os policiais encontraram miguelitos no acesso a Paverama. A estratégia também foi usada pelo grupo que escapou depois de atacar o banco em Sertão Santana. A polícia segue as buscas, mas nenhum suspeito foi localizado. 
Segundo o delegado, o Banco do Brasil ainda não informou se havia dinheiro nem a quantidade que estava na agência, que ficou totalmente destruída por dentro, com vidros quebrados e o teto no chão. O explosivo arrancou a porta do cofre: 
— Foi encontrado um saco com moedas dentro do cofre. Não sabemos se a explosão danificou o dinheiro. 
A perícia permanecia na agência nesta manhã. De acordo com Ferreira, o banco ainda está verificando se as câmeras de segurança do local também foram danificadas pelas bombas. 
Onde foi
O município de Paverama, que fica a 91 quilômetros de Porto Alegre, tem menos de 10 mil habitantes. 

Luigi e Affatato vão para o segundo turno nas eleições do Inter

Luigi e Affatato
Os sócios do Inter irão decidir quem será o sucessor de Vitorio Piffero no dia 4 de dezembro. No primeiro turno das eleições coloradas, os candidatos da Chapa 1, Pedro Affatato, com 96 votos, e da Chapa 3, Giovanni Luigi, com 119 votos, passaram para o segundo turno do pleito. 
Nas eleições para os conselheiros, houve 305 votos válidos e três em branco. Sandro Farias, da Chapa 2, teve 90 votos e ficou de fora da próxima etapa eleitoral. 
Ao chegar por volta das 21h40min, o presidente do Inter, Vitorio Piffero, foi um dos últimos a votar. Em contato com a imprensa, não quis abrir o voto e disse que irá "tirar férias" depois do mandato. 
— Vamos deixar que os conselheiros e depois os sócios decidam quem deva ser o novo presidente. Depois do meu mandato, vou tirar férias. Espero que o novo presidente continue esse processo de crescimentos, de títulos e profissionalize o clube - disse Piffero. 
Como poderão votar os associados com carteirinha até o final de 2008, 47.141 participarão do pleito no segundo turno.

Ministro da Educação tentará convencer Justiça a manter validade do Enem

Haddad cancelou viagem com Lula 
para resolver problemas do Enem
Horas depois de a Justiça Federal do Ceará suspender a edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, concedeu entrevista à imprensa minimizando os problemas constatados na aplicação da prova. Ele atribuiu parte deles, como a encadernação equivocada, à gráfica responsável pela impressão. Haddad garantiu, porém, que o MEC não cogita aplicar a prova de sábado a todos os estudantes novamente. 
A ação foi recomendada pela Defensoria Pública da União (DPU), mas na opinião do ministro não há problemas em aplicar a prova para o universo de estudantes prejudicados, por se tratar de um número "relativamente pequeno de casos". Haddad disse que o MEC vai levar ao conhecimento da Justiça Federal do Ceará as informações que dispõe de que o número de alunos atingidos pelas falhas no último sábado foi pequeno. 
Além disso, ele destacou que o MEC vai garantir que as provas que vierem a ser aplicadas serão rigorosamente comparáveis com as aplicadas no sábado. "Essa é a força que o Enem tem: poder ser refeito para os casos onde ocorreu qualquer tipo de falha", disse o ministro, acrescentando estar confiante de que, com os dados técnicos que serão apresentados à Justiça, a decisão poderá ser revista. 
Haddad disse ainda que somente a quebra de isonomia (igualadade de aplicação da prova para todos os avaliados) caracteriza a revisão de uma prova o que, na sua avaliação, não ocorreu. O ministro contou ainda que, assim que soube do ocorrido, relatou o fato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e solicitou permanecer no Brasil. Haddad ia acompanhar Lula na viagem a Moçambique. Segundo ele, o presidente pediu que todas as providências fossem tomadas para preservar o direito dos estudantes.