20 agosto 2011

Lançado Concurso Regional de Pratos Derivados de Soja

Lançado Concurso Regional de Pratos Derivados de Soja
A 19ª Feira Nacional da Soja - Fenasoja 2012 lançou na manhã desta sexta-feira, o Concurso Regional de Pratos Derivados de Soja. O concurso irá escolher os melhores pratos a base de soja produzidos na região Noroeste do Estado. 
O evento de lançamento ocorreu no Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa. Participaram do lançamento o Presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Antônio Lenz, o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, o Coordenador Geral da Fenasoja, Cleo Antônio Rockembach, o Presidente da Comissão de Soja e Derivados da 19ª Fenasoja, Jorge João Lunardi, o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Amauri da Silva Coracini, e a Gerente Regional Adjunta, Neida Teresinha Frohlich, além de extensionistas dos 45 municípios da Emater/RS-Ascar Regional Santa Rosa. O Concurso é uma promoção da 19ª Fenasoja e Emater. 
Lunardi explica que podem participar do concurso apenas agricultores da região Noroeste, dos 45 municípios de abrangência da Emater. As inscrições já podem ser feitas nos escritórios municipais da Emater, e os agricultores poderão concorrer à duas categorias: prato doce e prato salgado.
No mês de setembro começa a fase municipal. Cada município irá escolher um prato de cada categoria, para a fase regional. Estas atividades seguem até o dia 19 de março de 2012. A fase regional ocorrerá durante a 19ª Fenasoja, em maio de 2012, onde um grupo de jurados irá eleger os pratos vencedores. Os critérios para a escolha dos pratos vencedores a nível municipal e regional serão baseados em aparência, sabor, aroma, ingredientes e criatividade. As receitas vencedoras na fase municipal irão compor um livro de receitas do concurso.
Os presidentes da Fenasoja e da Emater, e o prefeito Orlando Desconsi assinaram o regulamento e parceria do Concurso. No evento também ocorreu uma capacitação em alimentos funcionais. A capacitação integrou palestras com nutricionistas e pesquisadores da Embrapa, apresentações de experiências do uso da soja na alimentação escolar, e cultivo de soja verde e variedades especiais de soja. Paralelo ao concurso a Emater, junto de cooperativas da região, fará um trabalho educativo junto a milhares de agricultoras em mais de 500 comunidades rurais, a fim de incentivar o uso de soja na alimentação humana.

POE do 37º BPM apreende material ilícito

"Segurança Pública: dever do Estado, direito e
responsabilidade de todos"
Nesta quinta-feira (18/8), às 11:00h, os integrantes do POE do 37º BPM, pertencente a CRPO Fronteira Noroeste, receberam informação da PRF que dois veiculos suspeitos haviam se escondidos no parque de exposição de Frederico Westphalen.
Ao localizá-los foi constatado que se tratava de um veiculo PRISMA, de Rio Grande e uma Sandeiro de Pelotas.
No interior dos veiculos foram localizados 20 caixas de cigarros de marca estrangeira e aparelhos eletrônicos, além de rádio amador.
O material assim como os condutores foram conduzidos para a Policia Federal de Santo Angelo.

Cpers lança campanha pelo piso nacional dos professores no RS

Rejane de Oliveira tomou posse na presidência do Cpers 
Crédito: Tarsila Pereira
O Cpers-Sindicato lança, na próxima semana, a campanha para implantação imediata do piso nacional para os professores gaúchos. Com o slogan "Tarso, pague o piso ou a educação para", o magistério busca sensibilizar o governo do Estado.
De acordo com a presidente do sindicato Rejane de Oliveira, empossada na tarde desta sexta-feira, a campanha também vai buscar o apoio da comunidade escolar e da sociedade.“O piso é uma lei e por isso deve ser cumprida. Não podemos aceitar como resposta do secretario de educação que o governo pretende esperar pelo acórdão do Supremo para tomar uma posição. Se é uma lei, ela deve ser cumprida”, declarou. A sindicalista afirmou que, a partir de setembro, pode ocorrer uma série de mobilizações se não houver flexibilidade do Executivo. A sindicalista apontou para a possibilidade de greve e alertou que o ano letivo pode não terminar em 2011.
A coordenadora das regionais da Secretaria Estadual da Educação, Carmen Pereira, ressaltou o compromisso do governo em pagar o piso, mas de forma parcelada, já que não haveria condições financeiras para atender o volume da demanda. Ela lembrou que o Executivo precisa dar atenção a outros setores da sociedade também. Carmen salientou que respeita as mobilizações, mas ponderou que greve ou paralisações não são a melhor alternativa, uma vez que um cronograma para implementação do piso está prestes a ser elaborado.
O salário básico dos professores estaduais, para uma carga horária de 20 horas, é de R$ 365. O piso nacional, para 40 horas, é R$ 1.179. Balanço da Secretaria Estadual de Educação informou que, em todo o Estado, 20% dos professores aderiram à paralisação, nesta sexta-feira, para participar da assembleia. Já o Cpers, que esperava grande adesão, apresentou uma proporção de 60%. Nessa manhã, algumas escolas amanheceram fechadas, como o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.