20 fevereiro 2012

Carnaval de Santa Rosa surpreende pela beleza e organização

Por Deise Froelich
Olhares surpresos de aproximadamente de 20 mil pessoas acompanharam na noite deste domingo e início da madrugada desta segunda-feira as novidades e o visível crescimento do carnaval em Santa Rosa.
Na avenida Expedicionário Weber, três escolas de samba simbolizaram as potencialidades e a história do município.
A estreia da 'Unidos da Sulina' marcou a abertura do desfile. Na avenida, em torno de 120 componentes cantaram o samba-enredo 'Pelas mãos da Família Schmidt brilha a paz e a alegria, brilha Sulina brilha’. Na sequencia, a Império da Zona Norte de Santo Ângelo contagiou o público com o enredo ‘A Império conta e canta Santa Rosa. A Missioneira da Soja’ e com a energia de seus componentes.
'A Turma do Alambique', escola mais tradicional do carnaval de Santa Rosa, foi a última a passar na passarela do samba. Com carros alegóricos surpreendentes e o carisma de cerca de 300 componentes, a escola arrancou aplausos por onde passou.
Um bloco da Fundação Municipal de Saúde e 'Os Barracas Armada' do Clube Concórdia também passaram pela avenida, seguidos de outros blocos locais. Na sequencia, a avenida foi invadida pelos blocos que amanheceram na festa popular ao ar livre.

Fim de semana tem pelo menos cinco mortes por afogamento no RS

Foram pelo menos 5 mortes por afogamento
O fim de semana de Carnaval foi marcado por afogamentos no Rio Grande do Sul. Desde sábado (18), pelo menos cinco pessoas perderam a vida ao se banharem em águas de rios, lagos, arroios e barragens do estado, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
No final da tarde deste domingo (19), um homem de 83 anos morreu afogado no Balneário Ernesto Alves, no município de Santiago, na região central do Rio Grande do Sul. O corpo do idoso foi resgatado das águas do Rio Rosário por populares.
Também na região central do estado, os bombeiros de Caçapava do Sul e de Santa Maria encontraram no final da tarde o corpo de um adolescente de 14 anos que se afogou ao cair de um barco no sábado (18), no Balneário de Bom Jardim. O jovem estava brincando com dois amigos.
Em Erechim, um adolescente de 16 anos morreu afogado neste domingo (19) na barragem da Corsan, local proibido para o banho. De acordo com os bombeiros, ele nadava com amigos quando se afogou. O corpo do jovem foi encontrado por volta das 16h.
Outros dois adolescentes que haviam se afogado no sábado foram encontrados neste domingo. O corpo de um jovem de 17 anos foi achado pelo Grupo de Busca e Salvamento dos bomberios de Porto Alegre em um lago às margens da Estrada do Mar, em Osório, no litoral norte. No local, funciona uma jazida de extração de areia
Outro jovem, de 15 anos, morreu afogado em Pejuçara no sábado. Segundo a polícia, ele estava com amigos na beira do Rio Cambará, quando se apoiou em uma pedra e caiu na água. Amigos ainda tentaram salvá-lo, mas sem sucesso.
O trecho onde o acidente ocorreu tem cerca de quatro metros de profundidade e muitos galhos submersos, o que dificultou o socorro. O corpo do adolescente foi localizado na manhã deste domingo pelo Corpo de Bombeiros de Panambi.

Cantor sertanejo morre durante show nas Missões

Júnior teria sido atingido por uma descarga elétrica 
quando se apresentava em uma festa de Carnaval 
Foto: Dupla Junior Marcel / Divulgação 
Morreu na madrugada deste domingo, em Santo Ângelo, o cantor Ênio Knak Júnior, 28 anos, da dupla Júnior e Marcel. Os irmãos, que são de Santa Cruz do Sul, animavam a festa de carnaval do Clube Gaúcho quando uma descarga elétrica teria atingido Júnior.
O cantor chegou a ser levado para o Hospital de Santo Ângelo, mas morreu logo em seguida. Segundo a assessoria da dupla, eles haviam sido contratados para animar os três dias de festa na cidade.
— O caso aconteceu por volta das 3h30min e o show estava mais ou menos na metade. Tinha começado por volta de 1h30min e dura em torno de quatro horas — contou Alex Kappel, operador de áudio na banda.
Júnior integrou durante cerca de 10 anos a Banda Ghermânia, pertencente ao pai dos irmãos, e famosa no Vale do Rio Pardo.
Apadrinhados pelo cantor Frank Aguiar, Júnior e Marcel fizeram diversos shows nacionais e até mesmo fora do país. Mais velho da dupla, Júnior iniciou na música aos 6 anos de idade. O músico tocava diversos instrumentos, como sanfona, violão e teclado.
Eles também eram conhecidos pelos shows beneficentes em entidades sociais de Santa Cruz e em cidades do Vale do Rio Pardo. Além disso, participavam de oficinas em escolas municipais da periferia de Santa Cruz, que buscavam ocupar o turno inverso de crianças carentes.
A Polícia Civil lacrou o clube logo após o incidente e o delegado Rogério Junges, que investiga o caso, solicitou perícia no local.
—  Ainda não recebemos a confirmação do horário da perícia, mas estivemos no local logo após o fato, fizemos algumas fotos do palco e do modo como os instrumentos foram deixados. Além disso, lacramos o clube e conversamos com a direção, que em nenhum momento se negou a auxiliar nas investigações — afirmou o delegado.