26 julho 2011

Unidade Básica de Saúde recebe melhorias

Sala de Espera da Unidade
A Unidade Básica de Saúde da sede Municipal em São José do Inhacorá, através de recursos financeiros advindos da Esfera Federal, foi contemplada com melhorias  estruturais internas e aquisição de mobiliário.
A área da Saúde no município é vista com uma atenção muito especial, por possuir um excelente quadro de profissionais, e também visa aos seus munícipes um ambiente condizente com a necessidade de propiciar uma saúde de qualidade.
O interior do ambiente teve adequações como a substituição de reboco, pintura, colocação de massa fina a uma altura de 02 metros no corredor principal, diversas salas foram texturizadas, resultando em um ambiente esteticamente arrojado.
Além da reforma que foi realizada, a Administração Municipal está executando a ampliação da referida Unidade Básica de Saúde em 105,10 m2 para atendimento odontológico, sala de reuniões para equipe da Secretaria Municipal da Saúde, e não obstante, outras atividades correlatas ao Serviço Público de Saúde.

Brasil Foods vende três unidades industriais no Estado

Negociação é parte do acordo firmado com o Cade
A Brasil Foods divulgou nesta terça-feira que venderá três unidades industriais no Rio Grande do Sul. As estruturas que serão negociadas ficam nas cidades de Bom Retiro do Sul, Santa Cruz do Sul e Três Passos. O anúncio foi feito por meio de uma nota divulgada pela empresa, formada através da fusão da Perdigão com a Sadia.
Além das três unidades gaúchas, também foram vendidas as estruturas de São Gonçalo dos Campos (SP), Lages (SC), Salto Veloso (SC), Duque de Caxias (RJ) e Brasília (DF). Houve também venda parcial de operações em Carambei (PR) e Várzea Grande (MT) e de equipamentos industriais em Valinhos (SP).
A venda ocorre como parte do acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para que Sadia e Perdigão pudessem efetivar a fusão.

ACI de São José do Inhacorá se reúne com técnica do SEBRAE

Dirigentes da ACI e pessoal do SEBRAE reunidos
Esteve em visita no município de São José do Inhacorá, no dia 25 de Julho, Thaís Bullying  técnica do SEBRAE de Santa Rosa, na oportunidade em que teve-se um encontro com a ACI local, a EMATER e o Poder Público.
Com o objetivo de explanar os serviços que o SEBRAE oferece às empresas, ocorreu este importante encontro na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, contando com a participação das entidades locais, onde a técnica fez uma ampla explanação sobre o Órgão e como se credenciar ao mesmo para usufruir destes benefícios. Thaís ainda deixou uma relação de cursos de capacitação, palestras e soluções para os interessados em ampliar seu horizonte de conhecimentos na condução de sua empresa.
Após a sua explanação, os empresários tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre os serviços prestados pelo SEBRAE.

Inter perde para o Barça com pênaltis ao estilo do Brasil na Copa América

Thiago Alcântara comemora o primeiro gol: filho de Mazinho foi 
destaque no primeiro tempo (Foto: Reuters)
Damião comemora gol de empate: atacante foi bem no tempo normal,
antes de perder pênalti (Foto: AP)
O clima era de amistoso, mas os colorados queriam se orgulhar de ter o Barcelona como "freguês". Não deu. No primeiro encontro das equipes depois da decisão do Mundial de 2006, o time espanhol, mesmo repleto de reservas, dominou a maior parte do jogo. Até que, no fim do segundo tempo, parecia estar brilhando a estrela do cobiçado Leandro Damião. Observado por Guardiola para uma possível transferência, o atacante acertou bela cabeçada e empatou um jogo perdido. Depois do 2 a 2, no entanto, prevaleceu a "maldição" que tomou conta do futebol brasileiro na Copa América. E foi exatamente o camisa 9 o primeiro a desperdiçar cobrança, batendo nas alturas, lembrando as falhas da Seleção contra o Paraguai (Damião, aliás, seria o sexto a cobrar naquela oportunidade). Muriel ainda pegou cobrança de Jeffrén, mas José Mário foi outro a mandar pelos ares: um 4 a 2 comemorado sem emoção pelo Barça.
O Barcelona faz a decisão contra Bayern de Munique ou Milan, que se enfrentam nesta terça. A final será nesta quarta, às 15h. Antes, às 13h, há a decisão de terceiro lugar entre Inter e o perdedor do duelo dos donos da casa contra os italianos.

Posto Xamã sofre tentativa de assalto e funcionário é baleado

O Vectra foi abandonado em uma rua próxima
ao Posto Xamã
Segundo informações da Polícia Civil ocorreu na noite desta segunda-feira (26) por volta das 20h45min uma tentativa de assalto no Posto Xamã, localizado na Avenida Senador Pinheiro Machado, bairro Agrícola em São Luiz Gonzaga, nas Missões.
Três criminosos chegaram no local em um Vectra cinza e declararam assalto. Ao chegar no caixa, exigiram o dinheiro, mas como houve demora por parte do funcionário para a liberação dos valores, devido a tensão do momento, os criminosos acabaram desferindo dois tiros de arma de fogo, pistola 380, que atingiram José Luiz Saurin, 44 anos, na altura do peito.
Interior do veículo usado pelo bandidos
O trio fugiu no mesmo veículo e não levaram nada. Algum tempo foi encontrado o veículo que foi abandonado na rua Marechal Floriano em frente ao novo Fórum.
Em contato com o Hospital São Luiz Gonzaga, obtivemos a informação de que José na mesma noite foi submetido a uma cirurgia e no momento encontra-se bem e consciente, sem risco de morte.
Acredita-se na ligação da quadrilha que assaltou um estabelecimento em Bossoroca, dias atrás e que o veículo foi o furtado daquele local. Até o momento nenhum suspeito foi preso mas a Polícia continua na busca de informações.

SETREM participa de projeto inédito em agricultura de precisão

Fauzi iniciou os contatos com a Falker em novembro de 2010
e é o responsável pela manutenção da rede
Na sexta-feira, dia 15, a SETREM em parceria com a empresa Falker, de Porto Alegre e com os produtores rurais Nelson, Tiago e Henrique Marasca, iniciou projeto inédito na região sul do Brasil envolvendo agricultura de precisão. 
Trata-se de estudos através de um protótipo de rede de sensores sem fio implantado em uma área de lavoura irrigada. O objetivo é coletar dados de umidade do solo. De acordo com Fauzi Shubeita, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Informação da SETREM, até então nenhum outro local desenvolveu um trabalho dessa natureza, que tem como propósito racionalizar o uso dos sistemas de irrigação através de uma análise detalhada das condições de umidade do solo.
O professor iniciou os contatos com a Falker em novembro de 2010 e é o responsável pela manutenção da rede. A empresa desenvolveu um kit de antenas, sensores de umidade e coletor de dados, implantado em uma área de 32 hectares (irrigada por pivô de irrigação) pertencente a família Marasca, localizado em Esquina Araújo, no município de Independência. As atividades visam o monitoramento completo da cultura do milho, que inicia no mês de agosto, cobrindo todo o ciclo de vida desta.
O projeto envolve o desenvolvimento do equipamento, bem como os benefícios que o produtor rural pode obter com o uso desta tecnologia. O tempo de duração previsto é de 12 meses, mas há novas possibilidades de testes e desenvolvimento.

Resultados da safra de soja aumentam venda de carros em Santa Rosa

Luma Leão, RBS TV Santa Rosa
O resultado da safra de soja pode ser um dos motivos para o crescimento da venda de carros usados. A safra deste ano é apontada como a melhor da história na região de Santa Rosa. No Rio Grande do Sul foram plantados pouco mais de 4 milhões de hectares do grão. Destes, 620 mil na região.
Em contraponto, o aumento nas vendas de automóveis usados chegou a 30% em relação ao início do ano. Mas antes de finalizar a compra, o consumidor deve avaliar alguns itens do veículo.
A cada ano, o terapeuta Carlos Afonso Schmitt costuma trocar seu carro. Para ele, a melhor opção são os veículos usados.
- Um carro semi-novo se torna acessível para muita gente.São carros revisados, em bom estado, porque dificilmente dão problemas – justifica.
Ele é um dos consumidores que colabora para o aumento da venda de carros usados. Em uma das revendas no centro de Santa Rosa, o crescimento dos negócios chega a 30%. A média é de um carro vendido por dia.
- Teve um ótimo incremento desde maio, com a perspectiva de uma ótima safra de soja e o término da isenção do IPI dos novos, os usados tiveram uma melhora nas vendas – comenta o proprietário da revenda, Assis Feltraco.
As opções de pagamento são variadas. A maioria paga o valor à vista ou coloca algum veículo para troca. Também existe a possibilidade de financiamento. O consumidor pode dar uma entrada e financiar o restante em até 60 vezes, com juros que variam de 1,5 a 2%.
Atenção na hora da compra
Mas além das condições de pagamento, é preciso ter outros cuidados na hora da compra.
Por fora, muitos carros parecem praticamente novos. Mas as aparências podem enganar. Antes de fechar o negócio, o ideal é levar para um mecânico de confiança.
O mecânico Ornélio Corrent recomenda sempre dar uma volta com o veículo e ficar atento ao funcionamento das peças.
- É importante, em primeiro lugar, verificar o bom funcionamento do motor. Também é preciso ver o funcionamento dele e ver se não tem nenhum barulho anormal. Outras peças importantes são a correia de entrada, amortecedores, pivô, ponteira e freios – esclarece.
O especialista alerta ainda: é melhor não investir em carro batido ou com defeito.
- É melhor se tiver no máximo 25 mil km rodados ou até três anos de uso. É importante comprar um carro em bom estado que vai ser melhor para o consumidor – aconselha o profissional.

Plano Safra estadual: confira medidas apresentadas pelo governo federal

Tarso Genro participou da cerimônia na cidade de Sério
Foto:Caco Argemi / Divulgação / Palácio Piratini
Entidades ligadas ao setor agrícola do Estado classificaram como boas as medidas do Plano Safra Estadual 2011/2012,  anunciado na segunda-feira pelo governo gaúcho.
Apesar de destacar a baixa taxa de juros cobrada pelo Banrisul, que varia de 1% a 6,75% ao ano, porém, entendem que o crédito ainda é insuficiente para as demandas dos produtores.
O presidente da Fetraf-Sul, Celso Ludwig, e o presidente da Federação da Agricultura (Farsul), Carlos Sperotto, consideraram positivas as medidas.
— O plano é tímido, mas acredito estar dentro das disponibilidades do Estado — afirmou Sperotto.

Tempestade que causou estragos em Buenos Aires chega ao RS nesta terça

Tempestade que causou estragos em Buenos Aires chega ao 
RS nesta terça 
Crédito: Reprodução / TV Argentina / CP
A frente fria que provocou uma forte tempestade no fim da tarde desta segunda-feira em Buenos Aires chega ao Rio Grande do Sul nesta terça. De acordo com a MetSul Meteorologia, o sol até aparece no começo do dia, em parte da Metade Norte, e da tarde para a noite no Sul e no Oeste, após a frente se afastar. Porém, na passagem do sistema, a nebulosidade aumenta e chove.
Segundo a MetSul, há risco de chuva forte de curta duração em pontos localizados, e temporais isolados de granizo e sobretudo de vento forte no Estado. Os meteorologistas afirmam que dois fatores acentuam o risco de vendaval: o deslocamento muito rápido da frente fria e o acentuado contraste de temperatura entre as massas de ar quente e frio separadas pelo fenômeno.
A temperatura sofrerá uma queda brusca e acentuada com a chegada da chuva e do vento. Em Porto Alegre, a mínima de 13°C deve ocorrer no final do dia e a máxima, de 23°C, entre o final da manhã e o começo da tarde..
Temporal assusta Buenos Aires 
Em Buenos Aires, a tempestade começou no fim da tarde e arrancou árvores, causou estragos, deixou feridos. Em La Plata, um homem morreu ao ter o carro atingido por uma árvore. Granizo de até cinco centímetros caiu em Buenos Aires e arredores. O temporal prejudicou o trânsito nas rodovias que dão acesso à cidade ao provocar a queda de placas publicitárias, que voaram sobre as pistas. O meteorologista da TV argentina Matías Bertolotti não descarta a possibilidade de que tornados tenham atingido a região.
Além disso, serviço de trens, segundo o jornal Clarín, registraram atrasos. Conforme o La Nación, houve pessoas que ficaram levemente feridas por incidentes causados pela tormenta.
A tempestade, entretanto, não chegou com a mesma força a Montevidéu, do outro lado do Rio da Prata, de acordo com o jornal uruguaio El País. Mesmo assim, a capital uruguaia registrou chuva forte, ventania e granizo isolado. No Rio da Prata, estação meteorológica situada entre Buenos Aires e Colonia registoru rajadas de 100 km/h.
A previsão indica queda de temperatura e o serviço metereológico uruguaio está em alerta para os temporais previstos para atingir outras partes do país durante a madrugada.