26 julho 2011

SETREM participa de projeto inédito em agricultura de precisão

Fauzi iniciou os contatos com a Falker em novembro de 2010
e é o responsável pela manutenção da rede
Na sexta-feira, dia 15, a SETREM em parceria com a empresa Falker, de Porto Alegre e com os produtores rurais Nelson, Tiago e Henrique Marasca, iniciou projeto inédito na região sul do Brasil envolvendo agricultura de precisão. 
Trata-se de estudos através de um protótipo de rede de sensores sem fio implantado em uma área de lavoura irrigada. O objetivo é coletar dados de umidade do solo. De acordo com Fauzi Shubeita, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Informação da SETREM, até então nenhum outro local desenvolveu um trabalho dessa natureza, que tem como propósito racionalizar o uso dos sistemas de irrigação através de uma análise detalhada das condições de umidade do solo.
O professor iniciou os contatos com a Falker em novembro de 2010 e é o responsável pela manutenção da rede. A empresa desenvolveu um kit de antenas, sensores de umidade e coletor de dados, implantado em uma área de 32 hectares (irrigada por pivô de irrigação) pertencente a família Marasca, localizado em Esquina Araújo, no município de Independência. As atividades visam o monitoramento completo da cultura do milho, que inicia no mês de agosto, cobrindo todo o ciclo de vida desta.
O projeto envolve o desenvolvimento do equipamento, bem como os benefícios que o produtor rural pode obter com o uso desta tecnologia. O tempo de duração previsto é de 12 meses, mas há novas possibilidades de testes e desenvolvimento.