09 agosto 2010

Presidente da Câmara de Vereadores de Triunfo (RS) se licencia após denuncia das diárias

O presidente da Câmara de Vereadores de Triunfo, Fábio Wrasse (PDT) pediu licença do cargo na tarde desta segunda-feira, após o discurso do vereador Juvandir Leotte Pinheiro (PP), que solicitou o afastamento de Wrasse em nome da bancada de três partidos PP, PPS e PSDB. O cargo foi repassado para o vice, João Batista dos Reis Cunha (PDT).
Durante a sessão, mais de 200 pessoas protestaram na Câmara de Vereadores de Triunfo. Os manifestantes estavam com nariz de palhaço depois de os políticos da cidade terem sido flagrados em cursos de fachada para regiões turísticas.
Triunfo está sendo o principal alvo na apuração por ter o maior número de servidores matriculados nos cursos e por ser a câmara que mais gastou com diárias em 2009, no Rio Grande do Sul.
A União de Vereadores do Estado quer se reunir com autoridades para pedir uma fiscalização mais rígida aos políticos. O presidente Antônio Inácio Baccarin afirma que vereadores que participam de qualquer fraude devem ser penalizados até com a cassação dos mandatos.O Tribunal de Contas do Estado já solicitou uma auditoria no legislativo e mandou limitar a concessão de diárias. A polícia também apura a responsabilidade das empresas que realizaram os cursos que não eram frequentados pelos vereadores inscritos.

Juliane Meneguini é a rainha da 4ª ExpoCruzeiro

Sucesso no Jantar de Escolha das Soberanas da ExpoCruzeiro. Cerca de 400 pessoas participaram da festividade. O evento foi realizado no salão da comunidade do bairro Cruzeiro, na última sexta-feira(06). O público pode conferir de perto a beleza das oito meninas que concorreram ao título de Rainha e princesas da ExpoCruzeiro 2011.
A jovem Juliane Meneguini, conquistou o título de Rainha da ExpoCruzeiro. Lívia Fernanda Hullen, foi escolhida a primeira princesa e a 2ª Princesa foi Liege Gasparetto. A partir de agora, as soberanas irão divulgar a Feira em todo o Estado. Segundo o Presidente da Feira, Luis Girardon, “Estamos muito felizes com o sucesso desse jantar e temos certeza de que as soberanas serão muito importantes para a divulgação e o sucesso da ExpoCruizeiro”. As demais candidatas também irão trabalhar na Feira como recepcionistas.

Brigada Militar lança Projeto Social em Três de Maio

Na última quinta-feira (5/8), no Ginásio de Esportes do Colégio Dom Hermeto, na cidade de Três de Maio, foi lançado mais um Projeto Social da área do CRPO Fronteira Noroeste, pela 3ª Companhia da Brigada Militar, pertencente ao 4º BPAF.
O Projeto da Escolinha de Trânsito foi projetada para atender crianças entre 2 e 8 anos, tratando os assuntos relacionados ao comportamento no trânsito, o uso da faixa de pedestres, entre outros.
A escolinha foi montada pelos integrantes do Pelotão Mirim, com auxílio dos militares responsáveis pelos Projetos Sociais da 3ª Companhia.
Este projeto tem por objetivo abranger todas as escolas do município de Trës de Maio.
O Comando do CRPO Fronteira Noroeste parabeniza os idealizadores deste projeto e deseja sucesso no cumprimento desta missão.
Blog: http://www.crpofronteiranoroeste.blogspot.com
"Segurança Pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos."

Cartão Sicredi passa a ser aceito nas máquinas da Redecard

A Redecard e o Sicredi anunciaram nesta segunda-feira parceria para permitir que os mais de 1,6 milhão de associados do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) utilizem as máquinas da empresa em todo o Brasil, além da rede própria. A escolha pela Redecard ocorreu depois de um processo de concorrência com a participação das principais credenciadoras.
A bandeira Sicredi será a 20ª aceita pelas máquinas da Redecard. O Sicredi tem 1,2 milhão de cartões emitidos, divididos entre as bandeiras Sicredi e Visa, e projeta um crescimento de 35% para 2010. Para Edson Nassar, diretor executivo de Produtos e Negócios do Sicredi, a iniciativa está alinhada à estratégia de potencializar o desenvolvimento de negócios em meios eletrônicos de pagamento.
Segundo Roberto Medeiros, presidente da Redecard, o acordo maximiza os negócios no Sul e Centro Oeste do País, regiões estratégicas para  a empresa.

Farra do turismo: polícia cumpre mandados de busca e apreensão em três municípios gaúchos

Policiais do Deic cumprem mandados de busca e apreensão nos municípios de Triunfo, General Câmara e Dom Pedro de Alcântara. Eles buscam descobrir documentos ligados à farra do turismo baseado na reportagem veiculada no Fantástico na noite deste domingo. O nome da operação é Legislatur.
Auditores do Tribunal de Contas do Estado estão na Câmara de Triunfo e já apreenderam diplomas de cursos do Sistema Brasileiro de Administração Pública (Sibram) que, como mostra na reportagem, emitiu certificados em nome dos parlamentares, que muitas vezes não participavam da totalidade das aulas, além de um diploma em nome do atacante da seleção paraguaia Roque Santa Cruz.
Sob a alegação de que pretendem aprimorar o currículo, os vereadores promovem uma espécie de trenzinho da alegria que inclui familiares e assessores. No horário em que deveriam frequentar cursos de qualificação, ele aproveitam para fazer turismo.
Uma equipe da RBS TV acompanhou encontros em cinco Estados e comprou dois diplomas falsos: um em nome de um vereador falecido e outro em nome de um atacante da seleção paraguaia. A reportagem foi ao ar no domingo, no Fantástico.

Motorista capota carro e morre em Santo Ângelo

Um homem morreu em um acidente de trânsito no começo da manhã de hoje em Santo Ângelo, no noroeste do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Pedro Gilberto da Silva, de 51 anos, perdeu o controle do carro que dirigia na RS-344 (sentido Santo Ângelo — Entre Ijuís), saiu da pista e capotou.
Pedro estava sozinho no carro. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu logo em seguida. O acidente foi às 6h55min desta segunda-feira.

Governo garante que hidrelétricas não acabarão com Salto do Yucumã

Considerado uma das sete maravilhas do Estado, o Salto do Yucumã, no município de Derrubadas, não será engolido pelas barragens das duas hidrelétricas que Brasil e Argentina querem construir no Rio Uruguai, assegura o governo federal. A decisão de tirar do papel o projeto das usinas, 30 anos após a assinatura do tratado para o aproveitamento do trecho limítrofe para geração de energia, alarmou ambientalistas e preocupou prefeitos do Noroeste gaúcho, que temem perder área para os lagos.
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assegurou a ZH que um dos maiores saltos longitudinais do mundo, com 1,8 quilômetros de extensão, sobreviverá ao impacto das obras.
– Não há risco de o Salto de Yucumã ser alagado. A área é praticamente igual à do rio em regime de cheia. Como a usina deve ficar próxima da calha do rio, o lago é menor – disse o ministro.
O Parque Estadual do Turvo, no entanto, será atingido. A reserva que abriga o salto terá parte da área alagada, mas seria apenas uma extensão equivalente à que fica sob as águas em períodos de enchente, afirma o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético da pasta, Altino Ventura Filho (veja ao lado).

Vereadores são flagrados usando dinheiro público em passeios a turismo

Quatro anos depois de flagrar vereadores usando cursos de especialização como fachada para passear em cidades turísticas às custas dos cofres municipais, a reportagem da RBS TV e de Zero Hora volta a deparar com a prática. Sob a alegação de que pretendem aprimorar o currículo, os vereadores promovem uma espécie de trenzinho da alegria que inclui familiares e assessores.
No horário em que deveriam frequentar cursos de qualificação, vereadores aproveitam para fazer turismo. Muitas vezes, os seminários existem apenas no papel e rendem a políticos e assessores diárias que passam de R$ 500. Para mostrar o descontrole sobre os cursos, uma equipe da RBS TV acompanhou encontros em cinco Estados e comprou dois diplomas falsos: um em nome de um vereador falecido e outro em nome de um atacante da seleção paraguaia. A reportagem foi ao ar no domingo, no Fantástico. 
Zero Hora acompanhou um dos seminários, programado para Foz do Iguaçu (PR), pelo Sistema Brasileiro de Administração Pública (Sibram), com sede em Doutor Maurício Cardoso, entre os dias 27 e 31 de julho. Na prática, não houve aulas. Nos três primeiros dias, os participantes aproveitaram para fazer compras no Paraguai e visitar as Cataratas do Iguaçu e o zoológico da cidade. Até o dono da Sibram, Ivo Roehrs, foi às compras, acompanhado de vereadores e assessores. Enquanto isso, o auditório do hotel, onde deveria ser ministrado o curso, permanecia com as portas fechadas.