Policiais do Deic cumprem mandados de busca e apreensão nos municípios de Triunfo, General Câmara e Dom Pedro de Alcântara. Eles buscam descobrir documentos ligados à farra do turismo baseado na reportagem veiculada no Fantástico na noite deste domingo. O nome da operação é Legislatur.
Auditores do Tribunal de Contas do Estado estão na Câmara de Triunfo e já apreenderam diplomas de cursos do Sistema Brasileiro de Administração Pública (Sibram) que, como mostra na reportagem, emitiu certificados em nome dos parlamentares, que muitas vezes não participavam da totalidade das aulas, além de um diploma em nome do atacante da seleção paraguaia Roque Santa Cruz.
Sob a alegação de que pretendem aprimorar o currículo, os vereadores promovem uma espécie de trenzinho da alegria que inclui familiares e assessores. No horário em que deveriam frequentar cursos de qualificação, ele aproveitam para fazer turismo.
Uma equipe da RBS TV acompanhou encontros em cinco Estados e comprou dois diplomas falsos: um em nome de um vereador falecido e outro em nome de um atacante da seleção paraguaia. A reportagem foi ao ar no domingo, no Fantástico.