25 novembro 2010

Tres-maiense vencedora do Donna da Capa 2010 vai seguir carreira de modelo

Aline Wormath quer seguir carreira
Ela adora cantar e comer chocolate, mas também é vaidosa, determinada e madura. Aline Wormath, 16 anos, a Donna da Capa 2010, saiu há dois meses de Três de Maio, sua cidade natal, para se preparar para a final do concurso na Capital.
Na última terça-feira, em evento sediado no Margs e transmitido ao vivo pela TVCOM, ela superou outras 19 finalistas e conquistou um contrato de R$ 100 mil com a agência Mega RS, além da capa do caderno Donna ZH do dia 5 de dezembro. O segundo lugar ficou com Alexandra Tomache, 15 anos, de Novo Hamburgo, e a terceira colocada foi Nadine Tolotti, 13 anos, de Guaíba.
Aline contou no programa Linha Aberta da Rádio Colonial nesta quinta-feira, 25, que se inscreveu no concurso descrente, apenas por incentivo da mãe e da tia. Depois de passar pela primeira seletiva, mudou-se para Porto Alegre e se inscreveu no segundo ano do Ensino Médio no colégio Padre Reus, na zona sul da Capital. Quando questionada se está disposta a parar de estudar para trabalhar em outras cidades, não titubeia:
- Sei da importância da escola, mas quero aproveitar este momento. Estou louca para viajar e trabalhar bastante pelo meu prêmio – garante.
Enquanto muitas meninas cultivam o sonho de ser modelo, outras parecem ter aptidão natural para a profissão. É o caso de Aline, que começou a pensar em construir a carreira de tanto escutar dos parentes que possuía um dom. Engana-se quem pensa que ela ainda desconhece as dificuldades do ramo. Aos 14 anos, já morou em São Paulo e fez inúmeros trabalhos na área, mas retornou, aos 15, para dar continuidade aos estudos. Para ela, grande parte de sua maturidade se deve a esse período.
- Agora me encontro em uma fase de transição, pois ainda me sinto muito menina, mas desde que morei sozinha cresci bastante como profissional e como pessoa. Acho que isso também me ajudou a ganhar o concurso – avalia.
Aline é dedicada – vive treinando poses e desfiles na frente do espelho – e vaidosa, pois sabe que, para se consolidar como uma modelo qualificada, é necessário cuidados especiais com o corpo. Ainda assim, ela não deixa de comer doces diariamente, um vício entregue pela também finalista do concurso Nicole Werlang. Mesmo não classificada, a gaúcha de Montenegro estava ansiosa para comemorar a vitória da nova amiga, companheira de brincadeiras e cantorias durante os dois dias preparativos para a grande final. Sobre os planos para a noite após a conquista, Aline sorri, ainda com os olhos marejados pela emoção da vitória:
- Hoje tudo o que eu quero é cantar, pular e abraçar quem veio me ver!

Proerd Pais em Três de Maio

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.
O conteúdo curricular deste programa consiste de cinco lições que se concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar. Durante as cinco lições, os pais aprenderão maneiras por meio das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos.
As aulas são ministradas por um Policial fardado com o apoio didático de um livro, com a apresentação de vídeos temáticos divididos em capítulos para que os pais façam análise critica das situações apresentadas, permitindo uma relação com os fatos do cotidiano social, relatos, trabalhos em grupo socializado e individualizado com dinâmica.
O Proerd PAIS é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, que busca ajudar a família a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes, a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, bem como a resolução de conflitos nas situações de violência. Com o objetivo de educar e fornecer ferramentas importantes na educação dos filhos, ampliando o conhecimento a fim de melhor identificar e assim prevenir o uso de entorpecentes às pessoas próximas. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável,  feliz  e principalmente mais segura.
Germano Dockhorn 12 Pais
São Pedro 28 Pais
Cardeal Pacelli 18 Pais
Apae 53 Pais

Usinas no Rio Uruguai afetarão 12.600 pessoas

Núcleos urbanos e rurais de oito municípios brasileiros e argentinos vão ser afetados pelas barragens das duas usinas que serão construídas no Rio Uruguai. Nesta quinta-feira, no auditório da Unijuí, em Santa Rosa, foi apresentado o resultado do Estudo de Inventário do rio. 
O estudo é a fase inicial do projeto de construção das usinas hidrelétricas Garabi e Panambi, que devem entrar em operação somente daqui a sete anos. O estudo ainda não foi aprovado pelos governos dos dois países. 
Os municípios argentinos de Azara, Itacaruaré e San Javier e a gaúcha Porto Xavier serão parcialmente afetadas. Já Garruchos e Porto Mauá, no Estado, e Garruchos e Alba Posse, no país vizinho, terão seus núcleos urbanos afetadas em mais de 50%. No total, as duas usinas vão atingir 12.600 pessoas. 
—A população ainda continua apreensiva, principalmente os mais idosos, pelo valor sentimental que suas áreas representam. Os mais jovens aprovam, porque visualizam oportunidade de trabalho. O projeto é sério. Vai ser doloroso, mas coisas boas virão depois— disse o prefeito de Porto Mauá, Guerino Pedro Pisoni. 
Além dos técnicos dos consórios que realizaram o estudo, Cnec, Esin e Proa, deu esclarecimentos sobre o projeto de usinas a prefeitos e autoridades o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza. Ele falou sobre os prazos. 
—Vai ser construída, é um sonho antigo e está no planejamento. A energia é importante para os dois países. Depois desta fase, vem o estudo de viabilidade, o estudo de impacto ambiental, o relatório de impacto ambiental. Isso deve demorar 15 meses. Depois que for obtido as licenças prévia e de instalação, começaremos a obra tão logo—falou Cardeal. 

Tarso confirma deputada petista Stela Farias para assumir a Secretaria de Administração

Em 2009, Stela Farias presidiu a CPI da 
Corrupção na Assembleia
O governador eleito, Tarso Genro, confirmou, nesta tarde, o nome da deputada estadual Stela Farias (PT) para assumir a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos. O anúncio foi feito no escritório de Tarso, no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. 
Reeleita em 2010, Stela é reconhecida por ter presidido a CPI da Corrupção na Assembleia Legislativa. Natural de Ibirubá e pós-graduada em Gestão Pública, ela construiu sua carreira política em Alvorada, onde foi vereadora e prefeita por dois mandatos.
O novo secretariado de Tarso já está quase finalizado. Com o anúncio de Stela Farias para a Administração, são 24 pastas já ocupadas. 
Se o projeto do governador eleito for aprovado, o executivo estadual contará com 26 secretarias a partir de 2011, além da Casa Militar e da Procuradoria-Geral do Estado.

Inter conhece primeiros adversários na Libertadores

Inter conhece primeiros adversários 
na Libertadores 
Atual campeão, o Inter conheceu os seus primeiros adversários na Libertadores do ano que vem. Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai, o Colorado ficou sabendo que enfrentará na primeira fase do torneio continental Jorge Wilstermann (Bolívia), Equador 2 e o vencedor entre o mexicano Jaguares e Peru 3.
O volante do Inter Guiñazu, que participou do sorteio, minimizou as longas viagens que o grupo precisará fazer em uma rápida análise logo após o evento. "Libertadores não tem grupo fácil, tem que ganhar de todos", afirmou. "Essa competição vale a pena qualquer viagem." 
Se chegar à Libertadores, Grêmio começa disputa no Uruguai
Caso o Grêmio chegue à Libertadores, começará na fase classificatória, enfrentando o Liverpool, do Uruguai. Se passar à fase de grupos, cairá na chave 2, ao lado de Júnior de Barranquilla, Bolívia 2 e Peru 2. O Tricolor só conseguirá a classificação se confirmar a quarta colocação do Campeonato Brasileiro e se o Goiás não for campeão da Copa Sul-Americana.

Com o “Rocão” é tiro dado e bugiu deitado

O acesso a residência recebeu tubulação
O Secretário de Obras de Três de Maio, o senhor “Rocão” como é conhecido pela comunidade, cumpriu com o prometido em menos de 24h. Na manhã desta quinta-feira, o secretário acompanhado do Diretor Abimael, deslocou uma equipe de trabalho até a rua Albino Ivanoski no Bairro Jardim das Acácias, para solucionar o problema do escoamento da água da chuva que, sem ter um destino certo acabava por invadir as residências. A reivindicação dos moradores era também com relação a obra de calçamento no complemento da rua que fica próxima a RS 342, mas como disse o “Rocão”, o que estava ao seu alcance era execução desta obra feita na manhã de hoje, 25. Quanto ao calçamento, o Vereador Alexandre Classmann disse que irá se empenhar no próximo ano em busca de uma emenda parlamentar que viabilize a execução desta obra.
Todo o desenrolar da reivindicação da comunidade até a solução do problema, foi acompanhado de perto pela reportagem da Rádio Colonial AM e a produção do Site Paulo Marques Notícias.
Leia aqui a matéria anterior: Secretário de Obras diz que vai solucionar parte do problema na rua Albino Ivanoski 

Região terá mais um deputado estadual

Jeferson (centro) assume em janeiro
O missioneiro Jeferson Oliveira Fernandes vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2011. Primeiro suplente da bancada do PT, Jeferson teve a vaga garantida na tarde desta quarta-feira (24) depois que o governador eleito Tarso Genro anunciou o nome do deputado eleito, Luís Fernando Mainardi para a Secretaria Estadual de Agricultura. A notícia, que vinha sendo aguardada com grande ansiedade pela comunidade regional, foi recebida com entusiasmo pelo companheiro de lutas de Jeferson, o líder da bancada do PT Elvino Bohn Gass que, de Brasília, onde encontra-se em compromissos políticos, fez questão de telefonar ao ex-assessor para transmitir os cumprimentos.
Emocionado, Jeferson Fernandes acompanhou o anúncio do secretariado de Tarso Genro, em Porto Alegre, junto aos ex-colegas do gabinete de Bohn Gass, a quem assessorou por mais de 14 anos. 
"A região depositou no nosso trabalho, meu e do Bohn Gass, a esperança e a confiança de que juntos poderíamos fazer ainda mais pelas nossas comunidades, pelo nosso Estado. Na campanha, dizíamos a estas pessoas que sim, poderíamos fazer. Hoje é um dia muito especial porque agora podemos dizer com toda a certeza: sim, nós vamos fazer muito mais pela nossa gente", manifestou o novo deputado.
"É uma grande alegria para todos nós. Garantimos no Legislativo do Rio Grande não só um representante genuíno para a nossa região, mas um batalhador, competente, guerreiro e com a sensibilidade necessária para defender as justas causas dos trabalhadores e daqueles que mais precisam. O Rio Grande ganhou um ótimo deputado", comemorou Bohn Gass.

Carlos Filho será efetivado nas Categorias de Base do Grêmio

Carlãozinho e Carlão na Rádio Colonial AM
O garoto Carlos Filho, conhecido também por “Carlãozinho”, o que faz um menção ao fato de ser filho do “Carlão”, será efetivado nos próximos dias na Categoria Sub-10 do Grêmio de Porto Alegre. Carlos Filho, 09 anos de idade, treina com o grupo da Escolinha do Botafogo de Três de Maio, e integrou um grupo de 10 meninos que estiveram na última semana que passou, em fase de testes no Estádio Olímpico em Porto Alegre, e no final dos trabalhos na sexta-feira, 19, recebeu o comunicado juntamente com o pai, que é monitor da escolinha preto e branco, de que deveria se integrar imediatamente na Sub-10 do Grêmio.
No final da tarde desta quarta-feira, 24, “Carlão e Carlãozinho”, estiveram ao vivo no Programa Esporte Total da Rádio Colonial AM, quando falaram sobre a notícia que os pegou de surpresa, pelo fato de ter acontecido de forma ainda precoce, mas que estão preparados para tão logo encerrar o ano letivo da escola em Três de Maio, para viajarem a Porto Alegre em busca de uma afirmação no futebol, no Grêmio de Porto Alegre, que aliás, tem projeto em conjunto com o Botafogo de Três de Maio desde março de 2009 quando firmaram parceria.
Veja as fotos da galera do Botafogo em PA

Reunião para tratar das Barragens de Garabi e Panambi

O Estudo de Inventário do rio Uruguai no trecho compartilhado entre Brasil e Argentina será apresentado nesta quinta-feira(25), durante uma reunião técnica. O evento será na Unijuí, a partir das 15h.
O estudo foi realizado pela Eletrobras em parceria com a Ebisa, estatal argentina de energia elétrica. Participam da reunião prefeitos e vereadores da região, representantes da sociedade civil local e o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza.
O estudo de inventário apontou dois possíveis aproveitamentos hidrelétricos binacionais que somam 2200 MW: Garabi e Panambi.  A empresa Ebisa lançará, até o fim do ano, o edital de contratação dos estudos de engenharia e dos estudos ambientais, com o objetivo de aprofundar os projetos e adequá-los técnica, econômica e ambientalmente.
O projeto de uma usina binacional com a Argentina iniciou em 1980, quando foi assinado um tratado entre os dois países para o estudo do potencial do rio Uruguai. Com a retomada do planejamento e das grandes obras no setor elétrico brasileiro, o projeto foi revisitado.

Giuliano recebe prêmio de melhor da Libertadores de Verón e tieta o ídolo

Véron entrega o prêmio
para Giuliano 
Todo garoto apaixonado por futebol tem um ídolo. Nas peladas de rua ou nas quadras, imita os passos, as jogadas, tenta ser o craque que vê pela televisão. Agora, imagine a situação do meia Giuliano, do Internacional: seu modelo era Juan Sebastián Verón. Adorava ver o meia argentino em ação quando ainda estava na base do Paraná. De repente, ele está de pé, frente a frente com La Brujita, recebendo das mãos do jogador do Estudiantes o troféu de melhor jogador da Taça Libertadores.
- Nos treinos, sempre dizia que era a Brujita. Coisa de fã mesmo. Eu ganhei esse título, mas ele é o cara. Tanto que eu vou ali tirar uma foto com ele depois - comentou Giuliano, logo após receber o troféu na sede da Conmebol, em Assunção (PAR), nesta quarta-feira.
O guri colorado foi o grande destaque do Internacional na vitoriosa campanha da Libertadores deste ano. Pela segunda vez, a equipe gaúcha levantou o troféu, e Giuliano terminou como um dos artilheiros do torneio, marcando seis gols. Sem ser titular: virou talismã, resolvendo sempre que saiu do banco. Como foi o melhor de 2009, coube a Verón entregar o troféu ao brasileiro.
- Ele tem méritos. É um grande garoto, excelente jogador. Passo a ele o prêmio com muito gosto - afirmou Verón.
O craque argentino sabe bem o que fala. Afinal, foi um gol de Giuliano, já nos minutos finais de um dramático jogo disputado em Quilmes (Argentina), que eliminou o Estudiantes, de Verón, da Taça Libertadores deste ano. Era a disputa das quartas de final. O Inter perdeu por 2 a 1, mas passou porque havia ganho o jogo de ida, em casa, por 1 a 0. O gol solitário do melhor jogador da competição valeu por muitos.
- Olha, eu estaria mentindo se dissesse que imaginava isso. Queria, claro, ganhar o título, ajudar o Internacional. Mas ser artilheiro, melhor jogador da competição e ainda encontrar o Verón assim, não passava pela minha cabeça. Sério mesmo.