25 novembro 2010

Reunião para tratar das Barragens de Garabi e Panambi

O Estudo de Inventário do rio Uruguai no trecho compartilhado entre Brasil e Argentina será apresentado nesta quinta-feira(25), durante uma reunião técnica. O evento será na Unijuí, a partir das 15h.
O estudo foi realizado pela Eletrobras em parceria com a Ebisa, estatal argentina de energia elétrica. Participam da reunião prefeitos e vereadores da região, representantes da sociedade civil local e o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza.
O estudo de inventário apontou dois possíveis aproveitamentos hidrelétricos binacionais que somam 2200 MW: Garabi e Panambi.  A empresa Ebisa lançará, até o fim do ano, o edital de contratação dos estudos de engenharia e dos estudos ambientais, com o objetivo de aprofundar os projetos e adequá-los técnica, econômica e ambientalmente.
O projeto de uma usina binacional com a Argentina iniciou em 1980, quando foi assinado um tratado entre os dois países para o estudo do potencial do rio Uruguai. Com a retomada do planejamento e das grandes obras no setor elétrico brasileiro, o projeto foi revisitado.