01 agosto 2009

CRPO/FNO realiza mini-curso de libras aos policiais militares

Nesta sexta-feira (31/07) foi realizado o encerramento do Mini-Curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) aos Policiais Militares do CRPO/FNO, 4º BPAF e Grupamento de Bombeiros de Santa Rosa.
A cidade de Santa Rosa é sede da Escola Especial Concórdia para Surdos, atendendo surdos de toda a região e também alguns fora desta. Muitos desses surdos estão fazendo de Santa Rosa seu novo lar, participando dos vários setores da sociedade, tanto pelos programas de inclusão como por desenvolvimento próprio. Saber, conhecer a LIBRAS, principalmente para Policiais Militares será um diferencial, pois estes cidadãos com necessidades especiais também poderão eventualmente envolver-se em ocorrências, sejam comuns de trânsito como nas suas outras diversas formas. O objetivo do curso foi proporcionar aos Policiais Militares condições mínimas de comunicação através da LIBRAS com os deficientes auditivos.
O curso foi ministrado pelas Professoras da Escola Especial Concórdia para Surdos LIELEI G. KAEFER e SONIZE LIPKE, que estão Pós-Graduando-se em Docência em Libras pela UNINTESE de Santo Ângelo e pela Professora de Libras e Pedagoga Surda ANGELISA GOEBEL. Teve duração de duas semanas com carga horária de 20 h/a cada. Participaram 30 Policiais Militares divididos em 02 (duas) turmas.

Brasileiros procuram remédio contra nova gripe no Paraguai. Em Três de Maio jovem permanece internado na CTI-HSVP

Brasileiros estão procurando farmácias de Ciudad del Este, no Paraguai, para comprar remédios contra a nova gripe. O medicamento mais procurado é o tamiflu, que é vendido no Brasil apenas com receita médica.
No país, o uso do tamiflu é limitado a pacientes que apresentam sintomas e fator de risco, incluindo doenças prévias e quadro clínico grave. No Paraguai, porém, qualquer um pode ter acesso ao remédio, mesmo sem receita médica.
Segundo balconistas de farmácias paraguaias, dezenas de brasileiros procuram o medicamento todos os dias, pessoalmente ou por telefone. O preço também acompanha a demanda, que está em alta. Nesta semana, uma caixa de tamiflu custava em média R$ 98 no Paraguai. Na semana que vem, já anunciou o balconista, o valor passará para R$ 134.
A Gripe A em Três de Maio, já chegou a contabilizar 11 internações, mas as informações do momento dão conta de que o número diminui durante a semana fechando com cinco internações. No caso do jovem técnico agricola Inácio Dalla Rosa, 25 anos, natural de ijui, é o mais grave caso de Gripe A(H1N1) registrado na região. Internado na CTI do Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio desde a terça-feira (28), o rapaz, que vive em Santa Rosa, estava em Três de Maio visitando a namorada quando foi interando após sentir os sintomas ainda no domingo, tendo procurado atendimento médico na segunda-feira (27).
Nesta semana, também, uma menina de oito anos chegou a ser internada na CTI do HSVP, mas já teve alta.
Foto: Marcos Roberto.

Dois são presos por terem relação com maconha jogada de avião em Boa Vista do Buricá

Dois homens foram presos por terem relação com a maconha jogada de um avião na tarde de quarta-feira, em Boa Vista do Buricá. Eles foram localizados em São Martinho.
Paulo André Dias Feitosa, foi preso na manhã de quinta-feira (30), e Cleber Zante Rohr, foi preso no centro de São Martinho no inicio da tarde desta sexta-feira (31), ele é o dono da propriedade rural próxima ao local onde caíram os 111,5 quilos da droga. Na residência de Cleber, forma encontrados três tijolos de maconha, semelehantes aos que forma jogados do avião. Ele foi ouvido na delegacia de Três de Maio.
A droga foi lançada por um avião pequeno quando policiais civis cumpriam mandado de busca e apreensão na propriedade. O outro preso estava no local no momento em que a maconha foi arremessada.
De acordo com o delegado João Vittório Barbato, mais três homens são suspeitos. Presos temporariamente, os homens foram levados para o Presídio Estadual de Santa Rosa.
Foto: Brigada Militar-TM.