08 julho 2010

Caso Bruno: Ex-policial é preso em MG

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos foi preso nesta quinta-feira (8), em Belo Horizonte. Ele estava na casa de um tio, que foi cercada. A polícia ainda não informou como chegou até o local. Segundo a polícia, Santos é suspeito de matar Eliza Samudio. O advogado dele, Roberto de Assis Nogueira, disse ao G1 que seu cliente nega envolvimento no crime. A chegada dele foi marcada por um grande tumultos.
Santos é dono de uma casa que foi alvo de buscas, na quarta-feira (7), em Vespasiano (MG). Policiais foram até o local orientados por um adolescente, que prestou depoimento e disse que Eliza está morta.
De acordo com o depoimento do adolescente, um homem identificado como Neném teria assassinado Eliza. Mais cedo, nesta quinta, o delegado Edson Moreira disse que Santos é conhecido como Paulista, Bola e Neném e é suspeito de ter assassinado a jovem.
Buscas
Segundo o menor ouvido pela polícia, o homem conhecido como Neném amarrou os braços de Eliza com uma corda, deu uma gravata e pediu para que todos deixassem o local. Depois, seguiu em direção ao canil, carregando um saco. Ainda segundo o adolescente, a mão de Eliza foi jogada para cachorros. O menor afirmou que o crime aconteceu em um local que parecia um sítio.
Na quarta-feira, durante as buscas na casa do suspeito, a polícia não encontrou indícios de que Eliza foi morta no local. No carro dele, foram encontrados vestígios de sangue que deverão ser analisados.
Nesta quinta, as equipes que procuram a jovem foram até um sítio, em Esmeraldas (MG). Segundo a polícia, a propriedade seria usada por Santos para adestrar cães. O advogado contesta essa informação. As buscas foram encerradas no início da noite e, segundo os policiais que estiveram no local, nada de significante foi encontrado. Como a área é grande, os agentes devem voltar ao local na sexta-feira (9).
O delegado Frederico Abelha, que acompanha as investigações, disse que o sítio não tem sido usado atualmente e virou um “depósito de carcaças de animais”. A presença dessas carcaças confunde as buscas dos cães farejadores usados pelos bombeiros.

Mulher completa 130 anos na Geórgia e se torna a pessoa mais idosa do mundo

Uma moradora de uma montanhosa e remota aldeia da Geórgia completou 130 anos de idade nesta quinta-feira e se tornou a pessoa mais velha do mundo.
Antisa Khvichava, que vive no Oeste da ex-república soviética, nasceu em 8 de julho de 1880, de acordo com declaração de Georgiy Meurnishvili, porta-voz do registro civil do Ministério da Justiça.
A mulher vive com seu neto de 40 anos em uma cassa coberta de folhas de parreira nas montanhas e trabalhou na colheita de chá até 1965, se aposentando aos 85 anos.
— Sempre fui sadia e trabalhei toda minha vida, em casa e na granja — disse Antisa Khvichava, vestida em um chamativo vestido e com um pano na cabeça.
Sentada em uma cadeira com sua bengala na mão, Antisa Khvichava falou com um tom suave através de um intérprete. A mulher nunca aprendeu a falar a língua oficial da Geórgia porque não foi à escola. Ela só conhece o mingrelio, dialeto local.
A idade da anciã não pode ser verificada de forma independente. Seu certificado de nascimento se perdeu, como aconteceu com muitos outros no século passado em meio a revoluções e uma guerra civil que culminou com o colapso do Império Russo.
Entretanto, Meurnishvili mostrou dois documentos da época da União Soviética que assegura que demonstram a idade da senhora. Dezenas de funcionários, vizinhos, amigos e descendentes asseguram que ela é a pessoa mais longeva do mundo.
O Grupo de Investigação Gerontológica atualmente reconhece a francesa Eugenie Blanchard, da cidade de Saint Barthelemy, como a pessoa mais idosa do mundo. Ela Tem 114 anos. A organização ainda não avaliou o caso de Antisa Khvichava.

Mais uma conquista para o Distrito Moveleiro de Santa Rosa

Nesta semana, o Governo Municipal recebeu mais uma boa notícia em relação ao Distrito Industrial Moveleiro. Foi publicada a licença prévia pela FEPAM. O que significa que o empreendimento é viável e pode ser instalado naquela área.
A concretização do distrito é uma das prioridades da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em 2009, a área foi adquirida pelo município, com recursos próprios, no valor de R$400 mil. Após, foram encaminhadas as alterações do Plano Diretor, que eram necessárias para que a área pudesse receber um Distrito Industrial. Isso só foi possível, graças ao trabalho em conjunto da comunidade, entidades, Câmara de Vereadores e Administração Municipal. De acordo com o Prefeito, “Esse é o resultado de mais um esforço para o desenvolvimento do município”.
Agora, a terceira etapa foi vencida. Com a liberação pela FEPAM da licença prévia, o município pode começar a realizar o projeto de urbanização, que também terá que ser aprovado pela FEPAM. Vencida mais esta etapa, será feita a infraestrutura do local, permitindo a instalação de empresas.

Município de Alpestre realizou reunião sobre barragem

Na última terça-feira, 06 de julho de 2010, a convite do Prefeito Municipal de Alpestre / RS, Valdir José Zasso, o Secretário da Agricultura, Júlio Rauber e Elaine Saggin da Rosa, vereadora de Porto Mauá, se deslocaram até aquele município para uma visita com o objetivo de trocar experiências sobre a construção de barragem, pois naquele município já está em fase de conclusão a barragem Foz do Chapecó.
A intenção do prefeito de Alpestre foi de compartilhar esta experiência com os municípios que futuramente serão atingidos por barragem.
O encontro teve a seguinte programação: 9 horas recepção no centro municipal de cultura, logo após inicio dos trabalhos com os participantes, 12 horas almoço e às 14 horas visita a hidroelétrica Foz do Chapecó.
Estiveram presentes representantes dos municípios de: Porto Mauá, Alecrim, Dr. Mauricio Cardoso, Novo Machado, Porto Vera Cruz, Porto Lucena e Tucunduva.

Fronteira amanhece com temperatura abaixo de 5ºC

A temperatura caiu cerca de 15 graus entre ontem e esta quinta-feira na fronteira Oeste do Estado, depois de dias de calor acima da média para esta época do ano. Em Livramento, a temperatura chegou a 4,8ºC na estação de medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta madrugada, enquanto foi de 20,1ºC na quarta.
Em Porto Alegre, a mínima chegou a 14,1ºC durante a madrugada; em Erechim, no Norte, a 14,2ºC; em Santa Maria, no Centro, a 9,4ºC. Já no litoral Norte do Estado, Torres registrou 16,7ºC, enquanto Chuí, no Sul, 6,5ºC.
Conforme adiantou a MetSul Meteorologia, uma massa de ar frio que avança pelo Rio Grande do Sul derruba temperaturas nas diversas regiões, principalmente no Sul do Estado. No sábado e no domingo, são esperadas mínimas baixas na Serra em razão do ar seco e frio que cobrirá o Estado. A próxima semana deve ser fria, com muita umidade e risco de chuva em elevado volume.

Secretarias de Desenvolvimento Social e Econômico sob nova coordenação

Foram empossados na tarde desta quarta-feira dois Secretários e dois Diretores Municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Desenvolvimento Social agora têm nova coordenação.
Em cerimônia que contou com representantes de diversas entidades, o Prefeito Orlando Desconsi empossou a Secretária de Desenvolvimento Econômico Srª Sônia Fátima Conti e a Diretora de Desenvolvimento Econômico, Srª Aline Rauber Marconcine. Segundo o Prefeito, a meta desta Secretaria deve ser desenvolver programas municipais de qualificação profissional e garantir o desenvolvimento do município e da região com apoio das entidades.
O Sr. Marlon Saling, representando a Agência de Desenvolvimento, aproveitou a oportunidade e entregou ofício para a nova equipe e para o Prefeito. A nova Secretária de Desenvolvimento Econômico, Srª Sônia Conti falou sobre a importância do trabalho em conjunto, “Os desafios devem ser transformados em missão e para isso é preciso contar com parceiros, pois ninguém faz nada sozinho”.
Outra posse também realizada na tarde desta quarta-feira(07), foi na Secretaria de Desenvolvimento Social. Na presença de representantes de diversos Conselhos, Câmara de Vereadores, CAS, Defensoria Pública, Apadev, Arede e funcionários do Governo, o Prefeito Orlando Desconsi oficializou a posse do Secretário Sr. Ronaldo César Darós e da Diretora do Departamento da Criança e do Adolescente, Srª. Adriana Flores Henchen.
Segundo o novo Secretário de Desenvolvimento Social, “Vamos procurar acertar em todas as ações que realizarmos e para isso, precisamos do apoio de todas as entidades, para que juntos, possamos resolver os problemas. Assim, conseguiremos proporcionar melhores condições para as pessoas. Estamos à disposição da comunidade”. Com esse mesmo otimismo e buscando o apoio de entidades, o Prefeito encerrou o ato de posse, ressaltando que as ações do Governo têm sempre como prioridade a sociedade, “Nossa missão é melhorar a vida das pessoas”.

Advogado confirma que pai de Eliza responde por estupro

O advogado Sérgio Barros da Silva confirmou que o pai de Eliza, Luís Carlos Samudio, responde na Justiça a um processo em que é acusado de ter violentado uma menor de idade. Na época, a menina - filha dele com a ex-cunhada -, tinha apenas 10 anos. Condenado em primeira instância a oito anos de prisão, Samudio recorreu da sentença e aguarda novo julgamento em liberdade.
O processo aberto na 1ª Vara Criminal, de Foz do Iguaçu, em 2004, está em andamento no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba. Na denúncia feita pela mãe da menina, Rosane Pilger, Samudio é acusado de ter abusado sexualmente da filha nos finais de semana em que a menina dormiu na casa dele. As investidas teria começado em dezembro de 2003. As denúncias foram confirmadas pela garota - hoje com 17 anos, casada e mãe de dois filhos.
Silva garante que o cliente, na época defendido por um advogado dativo, não é culpado e que teria sido condenado com base em provas contestáveis. "A defesa está cheia de falhas técnicas. Na época ele (Samudio) não deu muita importância às denúncias e por vergonha acabou deixando tudo como estava. Mas, isso é assunto que será tratado em um segundo momento. Recorremos e o processo está correndo normalmente", disse.
O advogado, que está com Samudio em Belo Horizonte (MG) acompanhando as investigações sobre o desaparecimento da jovem, acredita que a mãe de Eliza, Sônia Fátima Moura, estaria expondo esse caso com a intenção de abalar a imagem do ex-marido e assim obter a guarda definitiva do neto de quatro meses, supostamente filho do goleiro Bruno, do Flamengo. "Há muitos interesses por trás disso, principalmente financeiros", aponta. 

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 21 milhões no próximo sorteio

O concurso nº 1194 da Mega Sena acumulou. No próximo sorteio, no dia 10 de julho, o ganhador pode embolsar até 21 milhões de reais. A extração foi realizada em Andradina, São Paulo.

No total, 54 pessoas acertaram a Quina, ganhando R$ 27,420 mil cada. A Quadra foi para 4,511 mil pessoas, que ganharam R$ 468,92 cada uma.

Confira as dezenas sorteadas:

06 13 24 41 50 53

18ª Fenasoja encerra com saldo positivo recorde de R$ 373 mil

A 18ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2010 divulgou na noite de quarta-feira, dia 07 de julho, após reunião do Conselho Consultivo Permanente da Fenasoja, o saldo final da edição. A 18ª Fenasoja encerrou suas atividades com saldo positivo recorde, de R$ 373.269,07.
O saldo é resultado das disponibilidades mais os créditos a receber, menos as obrigações da 18ª edição. Segundo o presidente Marlon Saling, o número é recorde, nos mais de 40 anos de história da Fenasoja: “este saldo é resultado de um trabalho conjunto de todos os presidentes e integrantes de comissões e assessorias, expositores, visitantes, patrocinadores, apoiadores, entidades e pessoas, que de uma forma ou outra auxiliaram no desenvolvimento da 18ª Fenasoja”.
O presidente diz que o valor deve ser usado para a organização da 19ª Fenasoja e em investimentos, a serem aprovados pelo Conselho Consultivo Permanente da Fenasoja.
A prestação de contas será exposta na noite desta sexta-feira, em um jantar que marca o encerramento das atividades da 18ª Fenasoja. O evento, que ocorre a partir das 20h, na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santa Rosa, reunirá presidentes e integrantes de comissões e assessorias da Comissão Central da feira, autoridades e imprensa regional.
No jantar o presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Saling, deve apresentar um balanço final da feira, que recebeu em 10 dias de evento 153 mil visitantes e comercializou R$ 41 milhões. Presidentes de comissões e assessorias, e seus integrantes, receberão troféus e certificados, pelo trabalho voluntário de organização da Feira. Marlon assume agora a presidência do Conselho Consultivo Permanente da Fenasoja.
Já iniciando as atividades da 19ª Fenasoja, o presidente, Elemar Lenz, será empossado oficialmente, bem como, fará o anúncio, também oficial, de Ângela de Faria Maraschin, como a vice-presidente da edição. Elemar já iniciou a composição de sua comissão, e nas próximas semanas deve anunciar os primeiros nomes de presidentes de comissões e assessorias da 19ª edição. A 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) ocorre no primeiro semestre de 2012.