08 julho 2010

Mulher completa 130 anos na Geórgia e se torna a pessoa mais idosa do mundo

Uma moradora de uma montanhosa e remota aldeia da Geórgia completou 130 anos de idade nesta quinta-feira e se tornou a pessoa mais velha do mundo.
Antisa Khvichava, que vive no Oeste da ex-república soviética, nasceu em 8 de julho de 1880, de acordo com declaração de Georgiy Meurnishvili, porta-voz do registro civil do Ministério da Justiça.
A mulher vive com seu neto de 40 anos em uma cassa coberta de folhas de parreira nas montanhas e trabalhou na colheita de chá até 1965, se aposentando aos 85 anos.
— Sempre fui sadia e trabalhei toda minha vida, em casa e na granja — disse Antisa Khvichava, vestida em um chamativo vestido e com um pano na cabeça.
Sentada em uma cadeira com sua bengala na mão, Antisa Khvichava falou com um tom suave através de um intérprete. A mulher nunca aprendeu a falar a língua oficial da Geórgia porque não foi à escola. Ela só conhece o mingrelio, dialeto local.
A idade da anciã não pode ser verificada de forma independente. Seu certificado de nascimento se perdeu, como aconteceu com muitos outros no século passado em meio a revoluções e uma guerra civil que culminou com o colapso do Império Russo.
Entretanto, Meurnishvili mostrou dois documentos da época da União Soviética que assegura que demonstram a idade da senhora. Dezenas de funcionários, vizinhos, amigos e descendentes asseguram que ela é a pessoa mais longeva do mundo.
O Grupo de Investigação Gerontológica atualmente reconhece a francesa Eugenie Blanchard, da cidade de Saint Barthelemy, como a pessoa mais idosa do mundo. Ela Tem 114 anos. A organização ainda não avaliou o caso de Antisa Khvichava.