22 fevereiro 2012

Deputado Classmann prestigia 14ª Festa Campeira de Três de Maio

Classmann confraternizou com a comunidade durante o 
evento (Foto: Divulgação)
O líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, prestigiou a realização da 14ª Festa Campeira de Três de Maio, na última sexta-feira (17/2). Realizado pelo CTG Tropeiros do Buricá, o evento recebeu os visitantes no Parque de Rodeios Edibaldo Stigelmeier, neste final de semana. Além das diversas provas campeiras, também aconteceram o 3º Rodeio Artístico Cultural e o 1º Seminário da Cultura Campeira, com shows artísticos para animar os três dias de festa.
"Três de Maio está de parabéns por realizar um dos maiores eventos tradicionalistas da região, que aquece o turismo e movimenta a economia local", afirmou o deputado Classmann, autor da lei que institui a Política de Fomento ao Turismo Rural no RS.

Projeto Reorganização Estrutural do HSVP

O HSVP está mudando seu organograma, readequando 
rotinas internas e implementando novos serviços 
Para melhorar a qualidade dos seus serviços o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, pertencente à Rede Verzeri, fez mudanças na sua estrutura organizacional criando três novos cargos de gerência. Os quais são ocupados por Gelson Luis Schneider, Gerência de Atendimento ao Cliente, que atua na instituição há 14 anos, Eliane Amaro Arenhart, que atua na Instituição há 11 anos, assume a Gerência Administrativa e Infraestrutura e Paulo César Pich, Gerência Assistencial, que está chegando para compor a equipe dos gerentes.
Segundo Gelson Luis Schneider, o grande desafio é a busca constante da sustentabilidade e da qualidade nos atendimentos e como meta principal a melhoria constante na resolutividade dos serviços que o HSVP disponibiliza para a comunidade local e regional. Schneider complementa, “Nosso grande desafio é criar uma logística a fins de determinar padrões de trabalho juntamente com todas as outras gerencias, desde a primeira recepção do paciente até o final do atendimento.”.
Eliane Amaro Arenhart, que assumiu a Gerência Administrativa e Infraestrutura, vê este momento como um grande desafio por ser uma rotina bem diferente da que vinha desempenhando até então, o HSVP esta reestruturando seus processos para a melhoria e qualidade nos serviços prestados. Espera trabalhar juntamente com as outras gerencias e direção contribuindo para que o resultado que a instituição busca seja atingido. “Quero também agradecer a direção por ter me confiado essa missão e dizer aos colegas, que conto com a colaboração de todos para que juntos possamos alcançar os objetivos propostos pela instituição.” relata Arenhart.
O HSVP está vivendo um novo momento com a mudança na estrutura organizacional para Paulo César Pich, poucas instituições hospitalares tem essa estrutura muito bem formada. E dependerá de todos os colaboradores do Hospital São Vicente chegar ao resultado final que se busca. “Tem muita mudança e queria contar com a colaboração de todos, pois toda a mudança gera conflitos em determinados momentos e teremos que conviver com isso, até que tudo se amenize e seja resolvido.” acrescenta Pich.
Dando continuidade ao evento de posse das gerencias, a Diretora apresentou o modelo de gestão e qualidade utilizado pela Rede Verzeri, que são os seguintes: Planejamento Estratégico, Gestão de Processos Internos, BSC (Balanced Scorecard) bem como os projetos que traduzem as estratégias. Nesta ocasião, detalhado somente sobre os projetos, os demais instrumentos de gestão serão trabalhados nas próximas reuniões com os gerentes e coordenadores e técnicos das áreas.
Os principais projetos para 2012 são: implantação e funcionamento da cafeteria; reforma do Pronto Socorro, reestruturação física para a criação de um Centro de Especialidades Médicas captação de recursos para investimentos em equipamentos. E um dos projetos que estava previsto para este ano, já foi contratado, que é o serviço regional de Bucomaxilofacial, assinado em 06 de fevereiro de 2012, aguardando somente a publicação no diário oficial.
O HSVP está mudando seu organograma, readequando rotinas internas e implementando novos serviços e capacitando seus colaboradores para melhor atender a seus pacientes, dando um diagnóstico preciso e seguro e a certeza de um ótimo trabalho. Pois o seu maior objetivo é ser referência nas especialidades que dispõem.

Briga entre adversários políticos deixa clima tenso em município da Região Celeiro

O motivo seria o concurso público realizado em outubro do ano passado 
Em ano eleitoral, mais uma vez a rivalidade política local extrapola o limite do direito a liberdade de expressão e provoca a discórdia e rixas entre pessoas de uma mesma comunidade, como já aconteceu em outras cidades da nossa região. Desta vez, o mau exemplo parte dos ânimos exaltados de alguns políticos, funcionários públicos e moradores de Bom Progresso. O motivo seria o concurso público realizado em outubro do ano passado e que foi anulado pela Justiça devido a indícios de irregularidades. Outra causa para os desentendimentos na comunidade foi a não aprovação pelos vereadores do município de um projeto enviado pelo Executivo, que criava cerca de 85 cargos emergenciais. Os edis aprovaram a criação de apenas 27 cargos de emergência, priorizando a contratação de professores. Essa decisão não agradou aos interessados que tomaram as dependências da Câmara.
Ofensas morais e palavras de baixo calão foram registradas na primeira sessão ordinária do ano e o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Progresso, João Pedro Ferreira de Campos, teve que suspender os trabalhos legislativo. Além disso, secretários municipais são acusados de agredirem o vereador Leodomir Wiebling, autor da denúncia de fraude no concurso. Wiebling teria sido ameaçado ainda por outro secretário, em frente à sua própria residência. Por decisão do Judiciário da Comarca de Três Passos, os dois secretários envolvidos nos episódios terão que permanecer distantes 200 metros da casa do vereador e de seus familiares.
O desentendimento gerou uma sensação de insegurança na comunidade. Estabelecimentos comerciais e bares estão fechando suas portas mais cedo à noite temendo confrontos entre as partes envolvidas. Muitos moradores não saem mais de casa com medo de se envolverem em discussões e brigas.
A próxima sessão da Câmara de Bom Progresso está marcada para o dia dia 27. Ainda não está decidido se ela será a portas fechadas. Por medida de segurança, existe até mesmo a possibilidade extrema de a sessão ser realizada em outra cidade para evitar novos conflitos entres os moradores.

Governador participa da 35ª Romaria da Terra, em Santo Cristo

O evento teve como tema, "Agricultura familiar camponesa: 
vida com saúde" 
O governador Tarso Genro participou, nesta terça-feira (21), no município de Santo Cristo, da 35ª Romaria da Terra. Autoridades da região e 18 dioceses do Estado, representadas por bispos, padres, religiosos e lideranças pastorais, além de movimentos populares, percorreram um trecho de dois quilômetros manifestando-se favoravelmente à sustentabilidade como forma de preservação da terra.
Sob o tema "Agricultura familiar camponesa: vida com saúde", o evento abriu oficialmente, às 9h, com o deslocamento até a comunidade de Bom Principio Baixo. Na ocasião, os agricultores carregaram símbolos encenando a "Agricultura para Vida e para Morte"; "Águas para Vida e para Morte"; "Êxodo Rural x Exemplo de Comunidade Organizada" e "Agricultura Familiar Camponesa: Vida com Saúde", finalizando com celebração realizada pelo presidente da Comissão de Justiça e Paz da CNBB, Dom Guilherme Werlang.
Tarso destacou que os ideais da Romaria são compartilhados pelo Executivo e que retornará às futuras edições do evento. "Estarei na Romaria também nos próximos dois anos, pois somente juntos poderemos fazer um Governo com aqueles que estão na base da pirâmide social", afirmou, ao ressaltar que acredita no desenvolvimento "de baixo para cima, a partir daqueles que trabalham, plantam, produzem e colhem."
Desenvolvimento Rural
O governador lembrou que um dos primeiros atos de sua administração foi enviar, à Assembleia Legislativa, o pedido de criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). "Este é o reconhecimento da importância do setor, já que 27% do PIB gaúcho vem da agricultura familiar".
Atualmente, a SDR atende 379 mil famílias de agricultores, 13 mil famílias assentadas, mil famílias de sem-terra acampadas, 22 mil pescadores artesanais, 30 mil piscicultores, 19.789 indígenas, 3.897 famílias quilombolas, 2.755 cooperativas rurais e urbanas e 8.160 agroindústrias familiares. Em 2011, foram desenvolvidos pela pasta planos como o Safra, Leite Gaúcho, de Agroindústria Familiar "Sabor Gaúcho", RS Pesca e Aquicultura, de Cooperativismo Rural, Erradicação da Pobreza, Troca-Troca de Sementes e ações contra os efeitos da estiagem, além da anistia às dívidas de agricultores e a indenização aos desalojados de áreas indígenas.
Mais cedo, antes da participação na caminhada, o governador foi até o cemitério local onde foram enterradas grande parte das vítimas de um acidente entre um ônibus e uma carreta, em Santa catarina, e que deixou um saldo de 26 mortos, há quase um ano. Na época, Tarso Genro decretou luto oficial de três dias no Estado.
Durante a tarde foram realizadas, na 35ª Romaria da Terra, apresentações e eventos culturais com artistas locais. O encerramento está previsto para às 15h30min, com celebração ecumênica. Conforme a organização, cerca de 30 mil pessoas participaram do encontro.

Temporal atingiu o município de Miraguaí no feriado de Carnaval

Foto: Reprodução Rádio Planeta FM
Uma forte chuva se abateu sobre o município de Miraguaí por volta das 18h45 desta terça-feira dia 21/02.
No distrito de Tronqueiras além da chuva um forte vento destelhou casas e derrubou várias árvores. Segundo informações de moradores da comunidade, a sede do Esporte Clube Canarinho sofreu danos consideráveis na cobertura e o vento arrancou várias árvores na sede clube. Também sofreu avaria na cobertura o prédio da antiga Savel localizado naquele distrito.
A copa de um Pinheiro teria caído sobre uma residência, mas não há registros de feridos.
A Secretaria Municipal de Habitação de Miraguaí deve divulgar um levantamento completo da situação decorrente do intenpere climático.

Cão impede família de entrar em casa em São Sepé

Para tirar Urso de dentro de casa, Lizane pediu ajuda aos 
bombeiros / Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Mistura das raças pitbull e rottweiler, o cão Urso deixou a família para fora de casa por quatro dias no bairro Kurtz, periferia de São Sepé. O incidente começou na quinta-feira da semana passada, quando Lizane Benites, 47 anos, chegou em casa e percebeu que Urso, havia se soltado.
Ao tentar amarrá-lo de novo, o cachorro avançou em direção a Lizane. Com medo, ela se trancou na casa onde mora, nos fundos do terreno da residência da mãe:
— Eu pensei: tenho que prender esse cachorro, que ficou solto no pátio, antes que ele morda alguém. Saí, sem olhar para ele, entrei na casa da minha mãe, peguei a ração, coloquei no pote. Chamei e ele entrou. Aproveitei a distração dele, saí da casa e fechei a porta, deixando ele trancado lá dentro.
Quando a mãe de Lizane e a outra filha que moram na casa onde o cachorro ficou preso chegaram e não conseguiram entrar, os bombeiros foram chamados, mas não tinham equipamentos para retirar o cão.
Apenas na segunda-feira, três bombeiros e Lizane realizaram uma força-tarefa para retirar o animal da casa. A ação durou cerca de uma hora. Para dominar Urso, os profissionais contaram com um enforcador.
Major Gerson da Rosa Pereira, que responde pelo 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, diz que a roupa e a focinheira são equipamentos usados para adestramento, e não pelos bombeiros. A unidade que tem treinamento específico para resgate de animais é a de Santa Maria, que é acionada em casos como esse.
Para o adestrador Roque Hermínio Colognese, Lizane agiu certo prendendo o cão dentro da casa. Ele explica que casos como esse ocorrem quando os donos não têm domínio sobre o animal. O adestrador é contra a cruza de raças de cachorro, e alerta:
— A cruza desvia o comportamento natural de cada raça, e os donos acabam não sabendo como lidar com eles.

Torre de palco no qual cantor sertanejo morreu estava energizada, apontou perícia

Torre de palco no qual cantor sertanejo morreu estavam energizadas, apontou 
perícia / Crédito: Paulo Renato Ziembowicz / Especial / CP
Uma das torres do palco no qual o cantor sertanejo Enio Knak Júnior, 28 anos, morreu durante um show, em Santo Ângelo, no domingo, estava energizada, conforme análise da perícia feita nesta terça-feira no local. O perito do Instituto Geral de Pericias, engenheiro eletricista Flávio Kurkowski, que vistoriou os equipamentos de som e toda a montagem do palco do Clube Gaúcho, comprovou uma carga elétrica de 219 voltz em uma das torres. “O local onde a vitima caiu possui todas as condições de provocar o óbito”, afirmou o perito.
O trabalho de perícia foi acompanhado pelo delegado de polícia Rogério Junges, que instaurou inquérito, e pela diretoria do Clube Gaúcho, que estava acompanhada por dois advogados e mais um engenheiro eletrecista. O perito encostou fios elétricos na estrutura metálica e também na quina de uma escada de metal que leva ao mezanino do clube, o que provocou o acendimento de uma lâmpada de 60 watts.
“O músico se abaixou para apanhar algum instrumento e quando segurou com uma das mãos na torre metálica acabou encostando as costas na quina da escada, que possuía ponto zero de energia e serviu como terra, sendo então fatal para provocar sua eletropressão”, disse Kurkowski. Isso justifica o fato do corpo de Enio Knak Júnior apresentar um risco horizontal nas suas costas, única marca provocada pela queda e pelo choque. O perito também concluiu que a montagem dos equipamentos de som estariam fora das normas de segurança, ou seja, com problemas nas conexões elétricas e nos holofotes.
Flávio Kurkowski prometeu encaminhar a polícia civil de Santo Ângelo o laudo conclusivo da pericia em até 10 dias. O delegado de polícia Rogério Junges liberou todas as instalações do salão de festas e do palco do Clube Gaúcho para a limpeza e retirada dos equipamentos de som. “A partir da comprovação do local onde o músico estava e as condições de sua morte, iremos montar com o testemunho dos envolvidos as condições como isso aconteceu”, afirmou o delegado. Junges disse que serão ouvidos os músicos participantes da banda e a diretoria do Clube Gaúcho.