11 agosto 2009

Delegada indicia três por protesto em frente à casa da governadora

A delegada Sílvia Coccaro de Souza, da 14ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, indiciou nesta terça-feira três pessoas por causa do protesto em frente à casa da governadora Yeda Crusius, ocorrido em 16 de julho. São a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, a vice, Neida de Oliveira, e a vereadora do PSOL Fernanda Melchionna. Elas responderão por dano, injúria e difamação e tentativa de cárcere privado.
Na manhã daquela quinta-feira, a governadora deparou com o protesto, organizado pelo Cpers, ao sair de sua casa com a filha Tarsila e os netos. As crianças tinham de ir para a escola e teriam chorado ao ver a manifestação. A governadora chegou a mostrar um cartaz aos manifestantes, no qual escreveu que os professores eram "torturadores de crianças".
A delegada analisou imagens de TV e fotos e ouviu os depoimentos de Yeda e sua filha. Outro ponto que a delegada estuda é o possível excesso na ação da Brigada Militar para conter os servidores públicos naquele dia. Pessoas que sofreram lesões supostamente cometidas por policiais farão o reconhecimento dos mesmos também por meio de imagens de TV e fotos. A seguir, os PMs serão ouvidos. O inquérito segue ainda hoje para o Ministério Público.

Copei Vai Reunir-se na Segunda no Palácio Municipal

Na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, às 14,00 horas, haverá uma importante reunião dos membros da Comissão de Programa de Expansão Industrial/COPEI, no gabinete do Palácio Municipal, convocada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo.
Na oportunidade, estará em pauta a análise do processo de ampliação da área industrial, visando o aumento de empresas já instaladas na Área Industrial I. Vários pedidos já foram protocolados, que começam a ser analisados pela administração municipal. Ao todo, dez membros integram o COPEI, representantes de diversos segmentos, convocados para encontro pelo secretário da Indústria e Comércio, Guido José Cassol. O prefeito Olívio José Casali, também integra a Comissão de Programa de Expansão Industrial, criada pela Lei n° 1.176/91, no segundo mandato do atual prefeito. É vontade da administração municipal acelerar o crescimento industrial de Três de Maio. Neste sentido, estão avançados os estudos para a aquisição de mais uma área, onde deverá ser instalada a Área Industrial II, lembrou o prefeito Casali.
Foto: Pato Roberto.

Vem ai Dia de Campo de Pecuária

No próximo dia 18, a Cotrimaio, Setrem, Sicredi e Emater/Ascar RS com a colaboração da Agroceres, realizarão o Dia de Campo de Pecuária, tendo por local o Campus Setrem, com início às 13h30min, onde serão apresentadas três estações. Estação 1: Expectativas sobre o Mercado do Leite, com o eng. Agrônomo da Emater de Porto Alegre, Breno Kirchof. Estação 2: Alternativa de Produção de Forragens de Inverno sobre Pastagens de Tifton, com o eng. Agrônomo e PHD em Produção Leiteira, Wagner Beskow. Estação 3: Análise de Leite: aspectos que determinam a qualidade, com o médico veterinário, doutor em Fisiologia pela Southern Illinois Uviversity e docente da UFSM, Marcelo da Silva Cecim. A abertura será realizada no ginásio de esportes da Setrem.
Inscrições abertas nas Filiais da COTRIMAIO, SICREDI e EMATER. Haverá roteiro de ônibus:
Roteiro 1: Saída de Vila Cascata às 12h30minmin passando às 13h00min pela filial de Horizontina até Três de Maio;
Roteiro 2: Saída de Dr Mauricio Cardoso passando 12h45min até Três de Maio;
Roteiro 3: Saída de Alegria às 12h30minmin passando por Esquina Grápia, Esquina Lewiski, Ponte Schmit, Esquina Budel até Três de Maio;
Roteiro 4: Saída da Filial da Cotrimaio de Tiradentes do Sul às 11h30min passando pela filial de Crissiumal às 12h20min, seguindo por Nova Candelária até Três de Maio;
Roteiro 5: Saída às 12h30min de Sede Nova, passando às 12h45min pela filial da Cotrimaio de Humaitá às 12h40min, seguindo por Lajeado Alvorada, Lajeado Pescador até Três de Maio;
Roteiro 6: Saída de Boa Vista do Buricá às 12h40min passando por São José do Inhacorá às 13h00min, seguindo por Mato Queimado até Três de Maio;
Roteiro 7: Saída de Esquina Araújo às 12h20min, passando por Esquina Bonfim, Colônia Glória, Colônia Medeiros, Esquina Salete passando pela filial Independência.

Vereadores três-maienses aprovam o projeto que limita o número de CCs

Na noite desta segunda-feira (10), os vereadores de Três de Maio, estiveram reunidos para a realização da 28ª Sessão Ordinária do Legislativo três-maiense.
Quatro projetos estiveram na pauta de votação, todos oriundos do Poder Executivo, mas o que mais chamou a atenção na noite, foi o 027/2009, que estabelece o percentual máximo para cargos em comissão a serem preenchidos na administração pública municipal e revoga a Lei Municipal no 012/96.
Este projeto, tramitou na Câmara de Vereadores por cerca de 60 dias. Na primeira vez que chegou a Câmara, o projeto pedia que o número de CCs, fosse de até 15% sobre o número de concursados da municipalidade. Ai começou o entrave, os vereadores da oposição não concordavam, por entender que seria um número elevado e desnecessário. O Poder Executivo, em meio as negociações, enviou uma mensagem retificativa baixando para 14%, e novamente as bancadas do PMDB e do PT se posicionaram contrários, até que no final da tarde desta segunda-feira, chegou uma nova mensagem retificativa, colocando o percentual em 13% sobre os concursados estatutários, e o Secretário Geral de Governo, Ernani Henn, foi até a Câmara de Vereadores para se reunir com os vereadores de oposição, solicitando a aprovação do mesmo. O que aconteceu por unanimidade. O número limite de CCs, deve ficar em 60 cargos.
Em seu pronunciamento, o Ver. Orlandinho do PT (foto), fez um desabafo: “Sendo funcionário público, o mesmo entende que deveria ter sido chamado pela administração para conversar sobre o projeto, o que não aconteceu em nenhum momento”.
E o Ver.Cereser, líder da bancada do Governo Municipal, disse que “o Prefeito Casali quer realizar concurso público no inicio do próximo ano”.