29 junho 2012

Santo Ângelo: Produtores rurais fazem ato contra prejuízos causados pela seca

Segundo sindicato, mais de mil agricultores participaram
(Foto: Marcos Luft/RBS TV)
Uma mobilização de produtores rurais reuniu na manhã desta sexta-feira (29) mais de mil pessoas na Esquina Democrática, no Centro de Santo Ângelo, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O número é estimado pelo Sindicato Rural do município. Os manifestantes pedem que o governo federal elabore soluções ao endividamento, renda, falta de seguro rural efetivo e ao acesso à irrigação, como reparação ao prejuízo decorrente da estiagem que afeta parte do estado.

O ato reuniu agricultores de toda a região Noroeste, que levaram faixas e máquinas agrícolas ao local. "Hoje se produz em média 156 milhões de toneladas de grãos ao ano no país. Nosso objetivo é mobilizar o governo para ajudar os produtores a aumentarem esse número para 200 milhões de toneladas, aumentando empregos, alimentos e o peso da balança comercial", declarou o presidente do sindicato, Rogério Milanesi.
Órgãos públicos, universidades, indústria e estabelecimentos comerciais também apoiaram a manifestação fechando as portas mais cedo. A estiagem já dura sete meses e o prejuízo estimado pela Emater-RS ultrapassa R$ 5 bilhões.

Até pouco antes das 14h, a Brigada Militar ainda não possuía uma estimativa de presença de público no local.

Foto: Rodrigo Zamin
O G1 entrou em contato com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Segundo ele, o governo federal tomou uma série de medidas para beneficiar os agricultores com linha de crédito pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como a prorrogação do prazo de todas as parcelas vencidas no primeiro semestre até o dia 31 de julho e a abertura da possibilidade de renegociação de dívidas. “Emitimos R$ 60 milhões para arcar com este custo”, declarou.

O ministro disse ainda que foi lançada uma linha de crédito especial na qual a taxa de juros é de 1%, e o prazo de pagamento, de 10 anos. “Também anunciamos uma bolsa-estiagem para todo o agricultor sem seguro agrícola”, ressaltou.

Já em relação aos produtores com linha de crédito pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a cargo do Ministério da Agricultura, Pepe lembrou que juros foram reduzidos de 6,25% para 5%. O Sindicato Rural informou que entre seus filiados estão produtores com ambas as linhas de crédito.

Horizontina: Promotoria de Justiça confirma identidade do horizontinense preso por envolvimento no ataque a Lotérica

Nove pessoas já estão presas em ação eficiente da Brigada
Militar e Policia Civil (Foto: Paulo Staziaki)
Foi preso nesta quarta-feira, 27, Ilvo Adílson Israel, que é suspeito de dar abrigo a outros oito integrantes de uma quadrilha que furtou uma agência lotérica no domingo, 24, em Horizontina. A solicitação da prisão foi feita pela promotora de Justiça em substituição de Horizontina, Raquel Marchiori Dias, e decretada pela Justiça da Comarca nesta terça-feira, 26. Além disso, na segunda-feira, 25, a Promotora solicitou a conversão da prisão em flagrante dos outros agentes em prisão preventiva, também acatada pelo Judiciário local. Ilvo, morador da cidade, também seria o responsável por indicar o local do delito e receber parte do dinheiro.

Arnaldo Prado Silva, Claudinei Feliciano da Silva, Luís Eduardo Oliveira dos Santos, Rodrigo Carmelo, Cristian Pastório Mallon, Adenílson Ferreira, Ademílson Corneal Barbosa e Jéferson dos Santos Ablo foram presos em flagrante pela polícia em Três de Maio, enquanto fugiam. No domingo, três deles arrombaram o estabelecimento. Após, fugiram em um veículo Gol, que foi acompanhado por outro de mesmo modelo, onde estava um casal. A cobertura do furto e fuga teria sido dada por outro automóvel, onde estavam mais dois envolvidos. Houve troca de carros durante a fuga, e todos foram localizados em um Prisma e um Pálio, com grande quantia em dinheiro e envelopes de tele-sena, loteria instantânea e objetos empregados para a prática do furto, como pé-de-cabra, chaves de fenda e furadeira.

Inicialmente, eles são suspeitos de praticarem os crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e, possivelmente, corrupção de menores, já que havia uma adolescente junto ao bando. A maioria possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio qualificado, roubo qualificado, receptação, envolvimento em jogo de azar, furto, lesão corporal e crimes contra o patrimônio. A quadrilha tem atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Novo Hamburgo: Tiroteio dentro da prefeitura deixa homem morto

Cinco homens tentaram roubar carro-forte dentro do prédio
(Foto: Miro de Souza/Agência RBS)
Um assalto a um carro-forte resultou em tiroteio e um suspeito morto na manhã desta sexta-feira (29) dentro do saguão da Prefeitura de Novo Hamburgo, na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Segundo o capitão Adriano José Zanini, da Brigada Militar do município, cinco homens entraram no prédio pouco antes da chegada do veículo, e o abordaram no saguão por volta das 9h30. A equipe de vigilantes do carro-forte reagiu e houve a troca de tiros dentro do prédio. Foram levados dois malotes com dinheiro. A polícia não sabe o valor.

Segundo a BM, o carro chegava para abastecer equipamentos bancários no interior da prefeitura. Nesta sexta (29) foi feito o pagamento aos servidores públicos municipais. "No momento em que abriu a Prefeitura para os funcionários e cidadãos entrarem, teriam entrado cinco pessoas e, no mesmo momento, estava chegando o carro para abastecer caixas eletrônicos. Um assaltante está morto no local e os outros saíram", disse ao G1 o capitão Zanini.

Ainda de acordo com o oficial, três dos cinco homens entraram no local levaram uma caixa até o banheiro. Dentro havia armas, que foram usadas para render os guardas municipais que trabalhavam no prédio e tomar mais armas. Já outros dois ficaram na recepção aguardando a chegada do veículo que seria assaltado. "Eles ficaram sentados lendo revista, esperando", declarou Zanini.

Os suspeitos fugiram em dois carros, um Corolla preto e um Civic de cor prata, segundo informações da polícia. A Brigada Militar ainda procura por outro integrante do grupo, que poderia estar dentro da sede municipal. O prédio foi evacuado e isolado, e aguarda chegada de técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Polícia Civil. “Todos (os servidores) foram liberados pelo prefeito. Eles retomam o expediente às 11h30”, afirmou o policial.

Enquanto estava em contato com o G1, o capitão Zanini recebeu a informação de que um homem teria sido feito refém e abandonado durante o trajeto, o que não se confirmou. "Pode ter sido uma informação plantada para desviar nossa atenção", afirmou o oficial da BM.

Câmara Jovem de Horizontina conhece AL e entrega pleito ao deputado Classmann

Jovens vereadores de Horizontina entregaram reivindicação
ao deputado Classmann (Foto: Vinícius Filipin)
Uma visita pela Assembléia Legislativa empolgou os nove integrantes da Câmara Jovem de Horizontina, grupo de estudantes que contribui para o Legislativo do município e que esteve na Capital, nesta quinta-feira (28/6). Por intermédio do líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, os alunos do segundo grau foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Alexandre Postal (PMDB), acompanhados dos vereadores Alessandro dos Santos (PTB), Darci Napivoski (PT) e pela assessora Jeane Godói. "Hoje é meu aniversário e este é um sonho realizado", afirmou o presidente da Câmara Jovem, Rafael Kretschmer.

No mesmo dia, os jovens estiveram no gabinete do deputado Classmann, quando entregaram pleito ao parlamentar, resultado do trabalho da Câmara Jovem, o qual solicita a reforma e ampliação da Escola Estadual Albino Fantin. "Todos estão de parabéns pela iniciativa, que contribui para a formação destes jovens, cidadãos conscientes de seu papel junto à sociedade", elogiou Classmann.

A Câmara Jovem de Horizontina, concretizada por meio de projeto de lei do vereador petebista Alessandro e instituída neste ano, simula a eleição para a vereança junto às escolas do município. Os candidatos formam partidos fictícios e apresentam propostas aos demais estudantes do ensino médio. O mesmo aconteceu com o ensino fundamental. A cada 60 dias, os jovens integrantes do Legislativo debatem os projetos e, uma vez por mês, se dedicam a uma ação beneficente.

Conheça a Câmara Jovem:
Daniela Damas, Paloma Stec, Angela da Silva, Renan Cauza, Lucas Ziebert, Danton Severo, Taiane Wisch, Márica Godoy, Dianaisa Soares e Rafael Kretschmer.

Santa Rosa: Brigada Militar apreende 22,5 mil maços de cigarro

Carro transportava 22,5 mil maços de cigarro
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Motorista foi detido e encaminhado ao Presídio Regional de Santa Rosa. Em depoimento à polícia, condutor disse que fazia parte de um "comboio".

A Brigada Militar apreendeu 22,5 mil maços de cigarro contrabandeados que estavam sendo transportados em um Corolla preto na noite desta quinta-feira (28) em Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O motorista que conduzia o veículo foi preso em flagrante.

Em depoimento à polícia, o homem de 41 anos disse que fazia parte de um "comboio" de carros que estariam transportando os cigarros ilegais e que conseguiram escapar da fiscalização. O carro apreendido estava equipado com dois radiocomunicadores para facilitar uma possível fuga em barreiras policiais.
O condutor não teve direito ao pagamento de fiança e deverá responder por contrabando. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Santa Rosa onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Dois Irmãos: Prefeito afastado deixa a prisão depois de 28 dias

Liberdade provisória foi concedida ao prefeito
O prefeito afastado de Dois Irmãos das Missões, Edison Alencar Hermel, foi libertado na tarde de ontem,28, às 16h, após permanecer no presídio estadual de Frederico Westphalen desde o dia 30 do mês passado. O Superior Tribunal de Justiça concedeu na noite da última terça-feira, habeas corpus que garante a liberdade.

Hermel havia sido preso no dia 30 de maio em Pinheirinho do Vale, após permanecer foragido desde o dia 15 de março, quando foi decretado o afastamento do cargo e sua prisão pela 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do RS. Hermel e outras sete pessoas, entre servidores do município e sócios de empresa, é acusado de fraudes em licitações na área da saúde.

Segundo a defesa ele deverá responder o processo em liberdade. Desde o asfaltamento, assumiu o cargo de chefe do Executivo, o vice-prefeito Ildo Bridi. Hermel foi recepcionado com uma carreata ao chegar à cidade de Dois Irmãos das Missões, pouco antes das 17h.

Ijuí: Furto de desodorante leva homem à prisão

Luciano dos Santos Vieira Gonçalves, preso e
recolhido à cadeia pelo furto de dois frascos
de desodorantes (Foto: Arquivo/ijuhy.com)
Homem foi autuado em flagrante e recolhido à Penitenciária, depois de fugir do Atakarejo Kuchak, levando dois frascos de desodorantes.

Dois frascos de desodorante foram objetos suficientes para a prisão em flagrante, e recolhimento à Penitenciária Modulada, de um homem que praticou o furto no Atakarejo Kuchak, na Avenida David José Martins. O fato ocorreu no início da noite desta quinta-feira, 28.

Logo após o delito, Luciano dos Santos Vieira Gonçalves, de 33 anos, foi abordado nas proximidades do Atakarejo, em uma rotatória, e levado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado. A prisão se deu em função dos constantes furtos praticados pelo indiciado.

Independência: Uso indevido do Bolsa Família vira caso de polícia

Mesmo depois de morto, o beneficio continua sendo 
retirado em nome do falecido
Um agricultor que recebia o benefício já morreu há oito meses só o que o dinheiro continua sendo retirado no banco por alguém que a família não sabe quem é. Eneceu Bieterkow recebia R$ 70 por mês e os irmãos e filhos garantem que não ficaram com o cartão. A ex-companheira dele, também, afirma que não recebe o benefício.

Segundo o cadastro da Secretaria Municipal da Assistência Social, o agricultor recebia o benefício por viver em situação de extrema pobreza e a última vez que ele se recadastrou foi em junho de 2010, mas o município não teria sido informado sobre a morte dele. Conforme o secretário da Assistência Social, Arnaldo Boz, o caso foi denunciado a Polícia Federal para tentar descobrir quem está sacando o dinheiro.

Em Independência, cerca de quinhentas pessoas recebem o Bolsa Família.

Mundo: John Deere vai inaugurar sua fábrica na Argentina no dia 14 de agosto

O mesmo site afirma que a iniciativa vai criar 300
postos de trabalho diretos e 1 mil indiretos 
Executivos da John Deere comunicaram à ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, que no dia 14 de agosto, a unidade da indústria em Granadero Baygorria – arredores de Rosário, província de Santa Fé – vai começar a operar, fabricando tratores e colheitadeiras que serão exportados para os Estados Unidos e Brasil. O investimento é de 130 milhões de dólares.

A informação está no site do Ministério da Indústria do país vizinho. O presidente da John Deere argentina, Antonio Garcia e o gerente de assuntos institucionais, Martin Belyes, informaram que já trabalham com 20 provedores locais para incrementar a integração nacional de seus produtos em torno de 50% a 60%.

O mesmo site afirma que a iniciativa vai criar 300 postos de trabalho diretos e 1 mil indiretos,  substituirá importações de 120 milhões de dólares anuais e aumentará as exportações  da empresa. Em Granadero Baygorria serão produzidos pela John Deere sete modelos de tratores e quatro de colheitadeiras – que eram importados, além de ser ampliada a capacidade instalada na sua planta de motores diesel que permitirá fabricar 30 mil unidades por ano.

O deputado federal Osmar Terra (PMDB/RS), que deu o primeiro alerta sobre a transferência  da John Deere de Horizontina, no Rio Grande do Sul, para Granadero Baygorria, na Argentina,  atribui a culpa ao governo brasileiro -Aqui está o resultado do imobilismo do governo diante do assédio, da chantagem argentina. Os postos de trabalho aberto lá são os mesmos fechados no Noroeste do Rio Grande do Sul. A situação é irreversível e os prejudicados são milhares de gaúchos”, disse.

Lajeado: Padrasto é suspeito de estuprar, escravizar e torturar enteadas

Homem foi preso acusado de estuprar enteada
em Lajeado (Foto: Frederico Sehn/O Informativo)
Um homem de 32 anos foi preso na noite de quarta-feira (28) suspeito de estuprar, escravizar e torturar duas enteadas em Lajeado, município do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A denúncia foi feita por uma das meninas, segundo a Polícia Civil.

A vítima contou que desde os cinco anos, junto com a irmã, sofria abusos, torturas e até sessões de choque elétrico. A mais velha ainda era obrigada a trabalhar para sustentar a família. As duas adolescentes, hoje com 13 e 15 anos, foram encaminhadas para a casa da vó materna, que mora em outra cidade.

De acordo com a polícia, a mãe das meninas era cúmplice e também foi indiciada. O padrasto já havia sido denunciado há quatro anos, mas como não havia provas, o caso foi arquivado. O homem responde pelo crime de estupro, tortura qualificada e falsidade ideológica, por receber benefícios sociais de forma irregular, diz a delegada Márcia.