29 abril 2010

Travessias de balsa em Porto Mauá serão retomadas nesta sexta-feira

As travessias de balsa no Rio Uruguai entre Porto Mauá, no Noroeste, e Alba Posse, na Argentina, serão retomadas nesta sexta-feira. Na tarde de hoje ocorre a limpeza e recolocação de móveis na Aduana — que estava encoberta pela água —, onde funciona a Receita Federal e Polícia Federal.
Desde as 4h da madrugada de hoje a prefeitura de Porto Mauá, está realizando a limpeza das ruas da cidade. A última medição, realizada às 14h40min, apontou que o Rio Uruguai estava com 10m40cm, e vem baixando, em média, 13cm por hora.
O rio começou a baixar lentamente na manhã de ontem, após atingir 13m25cm, em decorrência das fortes chuvas e da abertura das comportas da hidrelétrica de Itá.

Desembargador Difini em visita ao Cartório Eleitoral em Três de Maio

Em roteiro de visitas aos cartórios da região Noroeste do Estado, o vice-presidente e corregedor regional, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, esteve em Três de Maio na tarde desta quinta-feira (29). No Cartório Eleitoral, Dr. Difini falou a imprensa em entrevista coletiva, e lembrou que dia 5 de maio é o último dia para os eleitores que quiserem atualizar seus dados, solicitar alteração do local de votação, transferência de município, bem como para aqueles que ainda não possuem titulo e querem votar nas eleições de outubro providenciá-lo.
Os eleitores que querem ser atendidos devem procurar o Cartório Eleitoral ou CAE, onde houver, até a data limite. O prazo não será prorrogado. Em Porto Alegre, o TER-RS ampliou o número de servidores para atendimento desde segunda-feira, 26 de abril. Na CAE da capital, o atendimento está se dando das 9h às 19h. Já nas centrais e cartórios do interior devem abrir para atendimento ao público no mesmo dia. “Todos os cartórios eleitorais estão autorizados a abrirem neste final de semana”, ressaltou o desembargador Difini.
Sobre a campanha “16 anos: Uma idade inesquecível”, o corregedor fez um apelo para que os jovens participem da festa da democracia, lembrando que durante muitos anos, os cidadãos brasileiros foram privados do direito do voto. “A primeira vez que eu votei para presidente foi com 32 anos de idade. Eu era juiz em Soledade e presidi o pleito de Espumoso. Agora, o jovem tem a oportunidade e votar aos 16 anos e não pode desperdiçá-la. Cada um tem de fazer a sua parte”, destacou.

Dinheiro do tráfico pode ter sido usado para comprar hospital no Vale dos Sinos

O dinheiro adquirido por uma quadrilha, com a venda de crack e cocaína, pode ter sido usado na compra do Hospital Geral de Portão, no Vale dos Sinos. De acordo com o Ministério Público, traficantes da região estariam investindo no município usando o que arrecadavam com a venda de drogas. O grupo já teria adquirido cinco residências e mais o hospital. O promotor Marcelo Tubino investiga a ação da quadrilha desde 2008.
O prédio do hospital foi a leilão por dívidas devido o não recolhimento da cota patronal da filantropia. As dívidas chegam a R$ 3 milhões, mesmo valor que a Fundação Hospital Educacional e Social de Portão entende que o imóvel vale. Só que em 2008, durante o leilão, o prédio foi adquirido por R$ 660 mil.
O leilão está sub-júdice porque a Fundação não concordou com o valor pago pelo imóvel. O comprador foi um aposentado de Caxias do Sul, morador de um casébre de uma vila. O fato levantou suspeita. Através de escutas telefônicas e quebra dos sigilos fiscal e financeiro o promotor encontrou ligação dos traficantes com um vereador do PDT. O parlamentar seria uma espécie de consultor dos bandidos e usava de seu prestígio no município para conseguir vantagens. como explica o promotor Tubino.
O vereador foi preso em flagrante por posse de arma, nesta manhã, durante a operação do Ministério Público e do Núcleo integrado de investigações criminais da Polícia Civil, após cumprimento de mandado de busca e apreensão. Na residência dele, os investigadores encontraram um revólver calibre 32, com numeração raspada.
Além da posse da arma, o parlamentar é suspeito de lavagem de dinheiro. Os vereadores de Portão buscam informações com a polícia para saber o que será feito pela Câmara.
Também foi preso o homem apontado como um dos líderes da quadrilha: Eli fidelis Correia, conhecido como Lica. Ele teve mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça. O grupo agia no município pelo menos desde 2007. Além dos imóveis, a quadrilha teria adquirido 12 carros. Na casa dos suspeitos foram apreendidos documentos e cheques que comprovariam a atuação dos traficantes e do vereador.

Repórter sobre susto no helicóptero: "Em poucos minutos, neblina tomou conta"

A neblina que tomou conta da Região Metropolitana assustou a equipe de reportagem da Rádio Gaúcha que cobre o trânsito nesta manhã. O helicóptero deixou o Aeroporto Salgado Filho às 6h55 e partiu em direção à Avenida Assis Brasil, na Zona Norte.
— Não conseguimos visualizar nada e fomos até o acesso da ERS-040, mas também não havia visibilidade. Em poucos minutos, a neblina se tornou mais espessa e tomou conta da cidade — descreve o repórter Mauro Saraiva Júnior.
Apesar da dificuldade na visualização das vias, o comandante do helicóptero se dirigiu à Avenida Ipiranga, nas proximidades do acesso à Silva Só. De lá, o repórter transmitiu um boletim com as informações sobre o trânsito e partiu em direção ao Parque Marinha do Brasil, onde seria realizado o pouso.
— O aeroporto estava fechado e precisávamos pousar no parque, mas também não havia visibilidade. Em 14 anos, nunca enfrentei nada parecido — conta.
Minutos depois, auxiliado por controladores de voo, o comandante Ivan Faral conseguiu pousar o helicóptero com segurança no Aeroporto Salgado Filho.

Expositores finalizam montagem de estandes NA 18ª Fenasoja

A criatividade na forma de expor os produtos deve ser um dos diferenciais desta edição da Fenasoja. Agora, na reta final, os trabalhos estão sendo realizados nos turnos da manhã, tarde e noite no Parque de Exposições. A montagem dos estandes, que começou na semana passada, está dentro da expectativa dos organizadores e tudo deve estar pronto até a noite desta quinta-feira.
Todo o dia cerca de 300 pessoas estão envolvidas com a montagem dos estandes. Ao todo, serão mais de 600 expositores. Destes, mais da metade serão dedicados a Indústria e ao Comércio. A comunidade poderá conferir pavilhões na área externa e interna, com o melhor da indústria local, estadual e nacional, assim como, o setor do comércio. Empresários e comerciantes de outros países também já confirmaram a presença, e devem visitar a Fenasoja, entre os dias 30 de abril e 09 de maio.
Assim, como a Feira cresce a cada edição, o aumento no número de negócios impulsiona o sucesso nas negociações dos espaços. A comercialização dos estandes do setor da Indústria e Comércio, este ano, teve um incremento de 15%, em relação à Feira anterior. Segundo o presidente da comissão da Indústria e Comércio, Rogério Steffen, sempre é um desafio muito grande: “mas é uma satisfação ver essa expressiva adesão que a Fenasoja tem como Feira. A comercialização superou as nossas expectativas”.
Começa a entrada de animais para a 18ª Fenasoja
Começaram a chegar nesta quarta-feira, no Parque Municipal de Exposições, os primeiros animais que participarão de mostras, julgamentos morfológicos e concursos leiteiros da 18ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2010. São esperados 112 animais das raças Holandesa e Jersey, que participarão das atividades da feira, além de cavalos crioulos.
Os animais das raças de gado de leite seguem no parque até o dia 04 de maio, quando encerra a programação para este grupo. No dia 05 inicia a entrada dos gados de corte e ovinos. Os cavalos crioulos seguem até o final da programação.
Ao chegar no Parque os animais passam por uma inspeção sanitária. Ângela de Faria Maraschin, presidente da Comissão de Pecuária da 18ª Fenasoja, diz que a expectativa é boa quanto os desempenho dos animais nos concursos e julgamentos. As atividades da pecuária iniciam já na manhã de sexta-feira, com a primeira ordenha do Concurso Leiteiro da Raça Holandesa.

Fabricantes de máquinas agrícolas acenam com novos investimentos

Com a crise ficando para trás, fabricantes de máquinas agrícolas repõem os empregos perdidos na fase mais turbulenta e acenam com investimentos. O grupo AGCO, dono das marcas Massey Ferguson e Valtra, projeta retomar os mesmos níveis de emprego anteriores à crise até o final do ano.
Segundo o vice-presidente do grupo para a América Latina, Andre Carioba, a companhia teve de demitir em torno de 750 pessoas no período mais crítico da crise financeira, mas já ocorreram cerca de 400 recontratações. O executivo acrescenta que o grupo pode anunciar ainda este ano novos investimentos no Rio Grande do Sul. Os locais mais prováveis seriam a unidade de colheitadeiras em Santa Rosa e a de implementos em Ibirubá.
Uma das maiores do mundo em implementos agrícolas, a francesa Kuhn também projeta ter o mesmo número de colaboradores de meados de 2008 até o encerramento deste ano. Com fábrica em Passo Fundo, a empresa avalia ser possível retomar o número de 450 funcionários, que caiu a 360 em 2009.
Mesmo não revelando o volume de investimentos, o grupo europeu está trazendo para o Brasil novas linhas de produtos e pretende erguer prédios para ampliar os setores de peças e reposição em uma área contígua adquirida em 2009. A planta gaúcha é apontada como a base da expansão da companhia na América Latina.
– A empresa tem um histórico de dobrar o faturamento a cada 10 anos e, no Brasil, vamos fazer mais do que isso – diz vice-presidente mundial de vendas do grupo, Roland Rieger.
A John Deere também anunciou 250 contratações este mês na unidade de colheitadeiras de Horizontina, no noroeste gaúcho, e confirma que a recuperação dos postos de trabalho deverá ocorrer de acordo com a demanda do mercado.

Inter leva 3 a 1 do Banfield pela Libertadores em jogo com erros de arbitragem

O Inter perdeu para o Banfield por 3 a 1, nesta noite de quarta-feira, na abertura das oitavas de final da Copa Libertadores 2010. A partida foi disputada no Estádio Florencio Sola, em Lomas de Zamora, na Argentina.
James Rodríguez, Battión e Sebastián Fernández marcaram os gols dos argentinos. Kleber descontou para o Inter.
A arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda foi muito criticada pelos colorados. O Inter pediu impedimento no segundo gol do Banfield, reivindicou um pênalti não marcado sobre Nei, e contestou a expulsão de Kleber.