21 maio 2011

Homem é preso por duplo homicídio em Cruz Alta

Homem é preso por duplo homicídio
em Cruz Alta
Crédito: PRF / Divulgação / CP
Um homem de 61 anos foi preso em flagrante, por volta das 5h30min deste sábado, em Cruz Alta, no Alto Jacui. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Basioni Teles da Luz, é suspeito de um duplo homicídio ocorrido às margens da BR 158.
Segundo a PRF, o crime ocorreu no km 197, onde funciona um acampamento de catadores de materiais recicláveis. Uma das vítimas é Paulo Izidoro Farias, 30 anos. O outro homem assassinado ainda não foi identificado.
Luz se apresentou espontaneamente à polícia. O crime teria sido motivado por um desentendimento entre ele e as vítimas.

Mark Webber quebra a sequência de pole positions de Sebatian Vettel

Australiano foi mais rápido do que companheiro de equipe, Vettel
Foto:Frank Augstein, AP
Únicos a marcar tempo nos primeiros minutos do Q3, os Red Bulls dominaram, como o esperado, a primeira fila para a largada do GP da Espanha. A novidade é que a pole position, desta vez, ficou com Mark Webber. O australiano marcou 1.23.619 sendo 800 milésimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel.
Com pneus macios, Michael Schumacher foi o mais rápido no Q1. Seguido por Petrov  e Maldonado. Não se classificaram para a segunda parte do treino: Trulli, Barrichello, Glock , Liuzzi, Karthikyan, D’ Ambrozio e Nick Heidfeld. O alemão da Lotus-Renault teve problemas com o escapamento, que pegou fogo na ultima sessão de treinos livres, e o carro não foi consertado em tempo para a classificação.
- Pela manhã tivemos problemas no câmbio. Quando saí para a pista, as marchas não estavam normais e tive que abortar a classificação. Pensando pelo lado positivo, economizei pneus e tenho três sets macios a mais para a corrida - explicou Rubens Barrichello, que larga da 19ª posição amanhã.
No Q2, as Red Bulls dominaram fazendo a primeira e segunda posição com Vettel e Webber, respectivamente. Não passaram ao Q3, a chamada Super Pole: Buemi, Perez, Alguersuari, Kobayashi, Kovalainen, Di Resta e Sutil.
Na última parte do treino, as Red Bulls, com os primeiros tempos garantidos,  nem se deram ao trabalho de usar um segundo jogo de pneus. Na disputa do terceiro lugar em diante, mesmo insatisfeito com os novos compostos levados pela Pirelli para este GP, Lewis Hamilton marcou o terceiro tempo e larga ao lado de Fernando Alonso.
O dono da casa esforçou-se ao máximo e conseguiu extrair da fraca Ferrari a quarta posição. Felipe Massa conseguiu o 8º tempo. A equipe italiana teve vetado pela FIA o uso de seu novo modelo de asa móvel, que foi considerado irregular.
Na terceira fila, a McLaren de Jenson Button e a surpresa do dia, Vitaly Petrov que leva a  Lotus-Renault para a sexta posição no grid.
As Mercedes, que pareciam promissoras, classificaram Nico Rosberg na sétima colocação e Michael Schumacher em décimo. O hepta-campeão sequer completou a única volta rápida que tentou.
A largada para as 66 voltas do Grande Prêmio da Espanha acontece neste domingo a partir das 9h.

Caminhão atropela avó e neto na zona sul de Porto Alegre

A mãe do garoto, Luiza Gaffree, 24 anos, 
mostra a foto do filho de dois anos
Foto:Lauro Alves / Agencia RBS
Uma avó e seu neto foram atropelados na tarde de sexta-feira por um caminhão de bebidas na zona sul de Porto Alegre. Elisabeth Gewehr, 57 anos, passeava com João Paulo Gaffree Donia, dois anos, quando o veículo teria invadido a calçada da Avenida Montecristo, no bairro Vila Nova, ao tentar desviar de um ônibus.
O menino e a mulher foram colhidos pelo caminhão, por volta das 17h50min. O motorista do veículo, identificado como Claudinei Morinel, 35 anos, prestou auxílio, e os feridos foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro. Elisabeth teve vários ferimentos, mas não corria risco de morrer e inclusive conseguia conversar com médicos e familiares.
A situação do menino era muito pior. Ele teve de amputar um dos pés. Seu estado de saúde era gravíssimo às 3h de sábado. Extenuada, a mãe do garoto, Luiza Gaffree, 24 anos, foi levada a sua residência para descansar.
Depois do acidente, o caminhão foi levado na sexta-feira até um estacionamento para, posteriormente, ser periciado, segundo a Polícia Civil. A verificação deverá apontar a causa do atropelamento.
O pai de João Paulo, o motorista Luis Francisco Gomes Donia, 44 anos, estava revoltado, mesmo com a atitude do caminhoneiro de ter prestado ajuda às vítimas:
— Não sei como um cara sobe com um caminhão de bebidas na calçada e atropela o meu filho.

Espera por renegociação de dívidas e ampliação de prazos dificulta acesso ao Plano Safra

Idalino Dal Bellofinanciou parte da
safra através da cooperativa
Foto:Luciano Garcia / Especial
A liberação de R$ 16 bilhões para o Plano Safra 2011/2012 e a redução de juros para acesso a investimentos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) provocam um misto entre euforia e frustração no campo. O ânimo com o crédito fácil esbarra, em muitos casos, nas dívidas de safras passadas.
Para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), a manutenção da verba anunciada no plano da safra passada é positiva, ainda mais com a garantia da presidente Dilma Rousseff de que haverá complemento, se necessário. Por outro lado, há preocupação de que o endividamento iniba a adesão.

Classmann confirma retomada das obras de acessos asfálticos no Estado

Governador Tarso Genro fez o anúncio
na tarde desta sexta-feira
O líder do PTB, deputado Aloisio Classmann, comemorou o anúncio da retomada das obras dos acessos asfálticos no estado, anunciada na tarde desta sexta-feira, 20,  pelo governador Tarso Genro em solenidade no Palácio Piratini. O parlamentar que manteve audiência com o governador na quarta-feira (18), quando reivindicou mais uma vez o atendimento dos pleitos da região, destacou a importância da execução destas obras. No plano de obras foram contemplados 46 acessos municipais que serão pavimentados com recursos do Tesouro do Estado com possibilidade de início imediato (Lote 1) e 29 trechos com recursos oirundos do BNDES com previsão de início previsto para o segundo semestre. Na região foram anunciados os seguintes trechos:
Lote 1
-Nova Candelária - Boa Vista do Buricá (Ivagaci)
-Chiapetta - Inhacorá
-Novo Machado - Tucunduva
-Sagrada Família - BR 386
-São José do Inhacorá - RS 472
Lote 2
Braga - Campo Novo
Vista Gaúcha - Barra do Guarita
Pinheirinho do Vale
Porto Vera Cruz
São José das Missões - BR 386
São Pedro das Missões - BR 386
Sede Nova - BR 468
Inhacorá - Alegria
Rolador - BRS 392 ( Cerrol Largo )
Ubiretama - BRS 392
Nova Ramada - ERS 155