Australiano foi mais rápido do que companheiro de equipe, Vettel Foto:Frank Augstein, AP |
Únicos a marcar tempo nos primeiros minutos do Q3, os Red Bulls dominaram, como o esperado, a primeira fila para a largada do GP da Espanha. A novidade é que a pole position, desta vez, ficou com Mark Webber. O australiano marcou 1.23.619 sendo 800 milésimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel.
Com pneus macios, Michael Schumacher foi o mais rápido no Q1. Seguido por Petrov e Maldonado. Não se classificaram para a segunda parte do treino: Trulli, Barrichello, Glock , Liuzzi, Karthikyan, D’ Ambrozio e Nick Heidfeld. O alemão da Lotus-Renault teve problemas com o escapamento, que pegou fogo na ultima sessão de treinos livres, e o carro não foi consertado em tempo para a classificação.
- Pela manhã tivemos problemas no câmbio. Quando saí para a pista, as marchas não estavam normais e tive que abortar a classificação. Pensando pelo lado positivo, economizei pneus e tenho três sets macios a mais para a corrida - explicou Rubens Barrichello, que larga da 19ª posição amanhã.
No Q2, as Red Bulls dominaram fazendo a primeira e segunda posição com Vettel e Webber, respectivamente. Não passaram ao Q3, a chamada Super Pole: Buemi, Perez, Alguersuari, Kobayashi, Kovalainen, Di Resta e Sutil.
Na última parte do treino, as Red Bulls, com os primeiros tempos garantidos, nem se deram ao trabalho de usar um segundo jogo de pneus. Na disputa do terceiro lugar em diante, mesmo insatisfeito com os novos compostos levados pela Pirelli para este GP, Lewis Hamilton marcou o terceiro tempo e larga ao lado de Fernando Alonso.
O dono da casa esforçou-se ao máximo e conseguiu extrair da fraca Ferrari a quarta posição. Felipe Massa conseguiu o 8º tempo. A equipe italiana teve vetado pela FIA o uso de seu novo modelo de asa móvel, que foi considerado irregular.
Na terceira fila, a McLaren de Jenson Button e a surpresa do dia, Vitaly Petrov que leva a Lotus-Renault para a sexta posição no grid.
As Mercedes, que pareciam promissoras, classificaram Nico Rosberg na sétima colocação e Michael Schumacher em décimo. O hepta-campeão sequer completou a única volta rápida que tentou.
A largada para as 66 voltas do Grande Prêmio da Espanha acontece neste domingo a partir das 9h.