20 setembro 2011

RS entra em estado de alerta

Caio Cigana, Zero Hora
A confirmação de um foco de febre aftosa no Paraguai, a 150 quilômetros da divisa com o Brasil, fez o Rio Grande do Sul entrar em estado de alerta. O aperto na fiscalização do serviço veterinário se concentrará principalmente na fronteira com a Argentina, faixa do provável ingresso do vírus no surto 2000 no noroeste gaúcho.
Enquanto são esperadas novas informações das autoridades paraguaias sobre o controle do foco em uma propriedade do departamento de San Pedro ou a possibilidade de outros casos, a atenção maior no Estado se voltará a uma área entre os municípios de Garruchos e Barra do Guarita.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto, prega maior controle sobre a circulação de produtos de origem animal e também aguarda informações sobre a possibilidade de novos focos.
– Agora é importante que o problema seja dimensionado – observa.
Do lado brasileiro, os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, os mais próximos do local atingido, também intensificaram a vigilância. O Ministério da Agricultura anunciou que vai aumentar do número de fiscais na região, operar barreiras volantes, mapear propriedades e planejar ações com o Ministério da Defesa.
Leia mais sobre o assunto, clique aqui

Soldado da Brigada Militar desaparece em Passo Fundo

Soldado da Brigada Militar desaparece em Passo Fundo 
Crédito: Arquivo Pessoal / CP
A soldado do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar (BM) de Passo Fundo Luane Chaves Lemes, de 23 anos, está desaparecida desde a manhã dessa segunda-feira. O sumiço foi registrado na manhã desta terça-feira pelo pai dela, o sargento Paulo Luciano Ferreira Lemes. Segundo ele, a filha saiu de casa, no bairro São Cristóvão, por volta das 9h. Ela estava à paisana, mas levou a arma da corporação e vestia um moletom vermelho. 
Lemes foi informado por populares que ela teria sido vista por volta das 10h na avenida Presidente Vargas, esquina com a rua Duque de Caxias, distante cinco quadras do quartel do 3º RPMon da Brigada Militar. Na tarde desta terça-feira, Lemes viajou para Soledade, onde a filha teria desembarcado na Estação Rodoviária, mas, até agora, não conseguiu localizá-la. 
Luane é descrita como uma pessoa muito apegada à família e que não costuma se ausentar de casa sem avisar os pais. Desta vez, ela saiu e não deu informações, inclusive deixando o telefone celular em casa. Segundo familiares, ela estaria enfrentando problemas com um ex-namorado, mas não se sabe se o desaparecimento tem alguma relação com isso. Ela está na BM há cinco anos. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Policia de Passo Fundo, no Norte do Estado.

Raquel Zimmermann posa nua para campanha da YSL

A top gaúcha Raquel Zimmermann posou bem à vontade para a nova campanha outono-inverno da maison francesa Yves Saint Laurent.
Além dos cliques, a modelo é garota-propaganda do vídeo promorcional da grife, em uma sequência de imagens rápida ao som de um remix de “I Can Change” do LCD Soundsystem.
As fotos foram feitas pela dupla de fotógrafos Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin e traz Raquel cheia de atitude com cabelo curto e estilo andrógino para apresentar a nova coleção de roupas e acessórios assinados pelo designer Stefano Pilati, diretor criativo da marca.
Ficou curioso? Assista ao vídeo:

Polícia Federal apreende 60 quilos de maconha em Carazinho

Polícia apreendeu 60 quilos de maconha
Foto:Polícia Federal / Divulgação
Uma barreira policial em Carazinho conseguiu apreender 60 quilos de maconha na noite de segunda-feira. A apreensão, feita pela Polícia Federal de Passo Fundo, ocorreu às 22h30min, na praça de pedágio da Coviplan, na rodovia Carazinho — Sarandi (BR-386).
Parte da operação Sentinela, a apreensão aconteceu quando os policiais federais desconfiaram de um caminhão de mudanças com placas do Mato Grosso do Sul. O motorista e o caroneiro ficaram nervosos ao serem abordados e apresentaram contradições ao falar dos detalhes da viagem.
Ao revistar o compartimento de carga os policiais encontraram duas sacolas contendo tijolos de maconha. Para disfarçar o cheiro da droga eles haviam jogado pó de café sobre os tijolos.
Os homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo. Os nomes não foram divulgados.

PSB tem nova Coordenação Regional

A socialista Juliana Zalamena foi nomeada pela Secretaria de Organização do Partido Socialista Brasileiro como coordenadora do PSB da Região Noroeste. Graduada em Serviço Social e Sociologia, concluinte do Mestrado em Ciência Política e assessora parlamentar do Deputado Stédile do PSB, Juliana disputou as eleições gerais de 2010 como candidata a deputada estadual. A meta da Coordenação Regional é fundar um diretório do PSB em cada município da Região Noroeste, aumentando a representatividade da sigla. São coordenadores adjuntos o santa-rosense Luis Antonio Benvegnu e o horizontinense Oldair Bianchi.

Desfile temático na chuva conta a história do RS

Nossas Raízes foi o tema do desfile 
Crédito: Fabiano do Amaral
Nossas Raízes foi o assunto do desfile temático Farroupilha, que contou sobre a formação do povo rio-grandense, ontem à noite na avenida Beira-Rio. As cores da bandeira, criada durante a guerra de 10 anos, o verde, o vermelho e o amarelo, coloriram a noite.
Cerca de 1,1 mil tradicionalistas partiram das proximidades do estádio Beira-Rio e, divididos em alas, representaram a ação dos jesuítas; dos índios; a economia, com as indústrias do couro e do charque; as primeiras indústrias alemãs; a revolução farroupilha e tomada de Porto Alegre; o surgimento da primeira manifestação do folclore, com o Partenon Literário; o grupo dos oito jovens do Júlio de Castilhos e o CTG 35. Em seguida desfilaram invernadas que representaram a economia e a cultura em Pelotas, a fundação de Porto Alegre com os casais açorianos; a Guerra do Paraguai, a chegada dos italianos, e a revolução federalista.
Para sustentar a contação da história rio-grandense, foram usados seis carros alegóricos e quatro elementos cênicos, o que agradou o público. A proposta, segundo o diretor artístico do desfile, Alexandre Ourique, foi dar vida às passagens históricas conhecidas nos livros. Ourique explica que os carros foram projetados para permitir interação e ocupação humana.
O desfile ocorreu debaixo de chuva, o que não impediu os participantes de mostrarem garra e animação. A BM calcula que um público de 2 mil pessoas assistiram às apresentações dos carros alegóricos e dos elementos cênicos. Um carreteiro de charque foi distribuído por mulheres do setor das charqueadas.