17 julho 2012

TRE-RS já recebeu 849 pedidos de impugnação de candidaturas


A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul recebeu 849 pedidos de impugnação de registro de candidaturas para as eleições de 2012. Os números foram divulgados nesta terça-feira (17) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Gaspar Marques Batista, durante seminário em Ijuí, no Noroeste do estado.

Do total de pedidos de impugnação, 71 foram para candidatos a prefeito, 49 a vice-prefeito e 710 postulantes às vagas de vereadores. O número foi considerado “alto” pelo presidente do TRE-RS. Gaspar Batista previu muito trabalho aos juízes eleitorais, que terão de julgar todos os pedidos até o término do prazo estipulado pelo calendário eleitoral, no dia 5 de agosto.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições no estado receberam 28.447 pedidos de candidatura: 1.172 para prefeito, 1.173 para vice e 26.102 para vereador. Dos candidatos a prefeito, um já foi declarado inapto para a eleição, por motivo de renúncia. O mesmo ocorreu para três candidatos a vice. Outros 59 postulantes ao cargo de vereador que tiveram o registro questionado também foram declarados inelegíveis.

Três de Maio: Morre paciente que estava internado na UTI do HSVP com suspeita de Gripe A

O paciente morreu no final da tarde desta terça-feira (17)
Teve confirmação por parte do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio na tarde de hoje (17), o óbito de um homem de 56 anos, com suspeita de Gripe A. Natural e morador de Três de Maio, o paciente deu entrada na emergência do HSVP, no dia de ontem (16), quando  foi internado na UTI com problemas respiratórios, e apesar de ter recebido todos os cuidados necessários, o mesmo não resistiu devido a gravidade de seu quadro de infecção.

A confirmação deste caso suspeito de Gripe A, deverá ocorrer somente nos próximos dias por parte do LACEN/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, e se confirmado, deverá ser a segunda vítima do vírus H1N1 em Três de Maio.

Ainda permanecem internados em estado grave na UTI do HSVP com suspeita de H1N1, uma paciente de 59 anos, oriunda do município de Tetônia e outro de Horizontina, do sexo masculino também de 59 anos. O único caso confirmado é o do paciente de Santo Augusto, de 56 anos.

A vinda de pacientes de outros municípios para a Unidade de Terapia Intensiva do HSVP deve-se a mesma estar credenciada a Central de Leitos do Sistema Único de Saúde. Já o serviço de CCIH do Hospital continua com as medidas adotadas pela instituição, como a restrição de visitas, capacitação da equipe e orientações a pacientes, sendo estas ações de precaução para conter um possível avanço do vírus da Gripe A.

Três de Maio: Inicia a segunda etapa do Programa de Inclusão Digital SETREM

  Minicurso é gratuito e possui carga horária de 20 horas 
Minicurso é gratuito e possui carga horária de 20 horas

No dia 31 de julho mais uma turma inicia suas atividades no Programa de Inclusão Digital SETREM. Nesta segunda etapa, serão trabalhados os conteúdos de PowerPoint e Internet.

O período de inscrições se encerra no dia 30 de julho e interessados podem se inscrever através do telefone (55) 3535-4684.

O minicurso é gratuito e as aulas serão realizadas no Laboratório 5 da Instituição. As aulas irão ocorrer entre às 19h20min e 23 horas, nos dias: 31 de julho, 02, 07, 09 e 14 de agosto.

No total serão 20 horas e os alunos com mais de 75% de presença receberão certificado. As aulas serão ministradas pelos alunos do Curso Técnico em Informática.

Santo Ângelo: Vacinação contra a gripe A H1N1 é retomada

Crianças fazem parte do grupo de risco que recebeu a vacina
(Foto: Marcos Luft/RBS TV)
A vacinação contra a gripe A H1N1 foi retomada nesta terça-feira (17) em Santo Ângelo, na Região da Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A imunização começou pela manhã e se estende até as 16h. A aplicação é feita em idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de até 10 anos.

Foram disponibilizadas 3 mil vacinas para a cidade e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é provável que este seja o último lote. A Brigada Militar e o 1º Batalhão de Comunicações do Exército ajudam na organização das filas.

Das 20 mil vacinas garantidas na semana passada para a região, 10 mil foram encaminhadas a São Borja, cidade que teve cinco mortes confirmadas por gripe A H1N1. O restante do lote foi distribuído aos outros municípios da região.

Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Estadual da Saúde, na região missioneira ocorreu um terço das mortes confirmadas devido à gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul. Ao todo, a doença fez 33 vítimas fatais no estado, em um total de 218 casos de contaminação.

Também nesta segunda, o Ministério da Saúde enviou técnicos ao estado para estudar a propagação da doença. A avaliação deve orientar alterações na campanha de vacinação para o próximo ano. A principal ideia é que toda a população gaúcha seja imunizada e não apenas o considerado grupo de risco, composto por crianças, gestantes, idosos e profissionais de saúde.

Tucunduva: Polícia recupera itens após assalto a loja de eletrodomésticos

Loja foi arrombada na madrugada desta terça-feira
(Foto: Sargento Elton/Brigada Militar Horizontina)
Estabelecimento foi invadido na madrugada desta terça-feira (17).

Suspeitos fugiram de barreira e materiais roubados foram recuperados.

Uma loja foi arrombada na madrugada desta terça-feira (17) no município de Tucunduva, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Brigada Militar, testemunhas relataram ter visto um veículo nas redondezas do estabelecimento.

A polícia tentou abordar o carro em uma barreira, mas o motorista se negou a parar e fugiu. Outros dois suspeitos estavam no interior do Palio. O carro foi encontrado abandonado na ERS-342. Os materiais furtados da loja foram recuperados. A polícia realiza perícia no estabelecimento.

Três de Maio: Choque de dois automóveis provoca capotamento no centro da cidade

Com o choque, o Megane capotou no meio da rua
Por volta de 11he15min desta terça-feira (17), um acidente na rua Horizontina deixou o automóvel Megane capotado no meio da via, uma das mais movimentadas da cidade.

A condutora de um automóvel Golf, Gislaine Ana Barrichelo Krebs, a pouco tinha saído do estacionamento lateral da rua em frente a Padaria São Francisco, após fazer compras no estabelecimento, conduzindo o automóvel no sentido centro-bairro, e ao chegar na altura do meio da quadra teria feito  uma manobra de retorno para o outro sentido, momento em que Valdomiro da Silva que conduzia o Renault - Megane no mesmo sentido, tentou desviar do Golf, mas bateu com a roda dianteira em um dos divisores de concreto na da rua, colidindo no outro veículo e vindo a capotar em seguida.

Os envolvidos no acidente foram socorridos pelos Bombeiros e a Samu, e conduzidos ao pronto atendimento do Hospital são Vicente de Paulo.

Não houve feridos com gravidade (Fotos: Paulo Marques)
Gislaine, teve apenas ferimentos leves, já Valdomiro, condutor do Megane, sofreu lesões no ombro e em uma das pernas, sendo então necessários uma bateria de exames no hospital.

Os policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil, estiveram no local para registrarem a ocorrência e posterior levantamento de dados do local. 

S.José do Inhacorá: Prefeito Alexandre desiste de candidatura e coligação escolhe Eliseu Schenkel como candidato

Prof. Eliseu  Schenkel é o candidato de consenso em SJI
Com a desistência do atual prefeito Alexandre Vaz Ferreira do PMDB em concorrer à reeleição ao cargo de prefeito nas eleições de outubro próximo, os quatro partidos que compõem a coligação indicaram o nome de Eliseu Schenkel para a disputa, juntamente com o atual vice-prefeito José Roque Dill do PP que concorre a reeleição.

As executivas dos partidos PMDB, PP, PT e PTB, se reuniram após o anúncio do prefeito Alexandre de sua desistência, e escolheram o professor Eliseu para ser o candidato de consenso no município de São José do Inhacorá.

Os documentos já foram entregues na justiça eleitoral e o nome do novo candidato já está confirmado no site do TSE.

Santa Rosa: Inspeção e VigilânciaSanitária no 29º Hortigranjeiros

Inspeção e VigilânciaSanitária no 29º Hortigranjeiros
Com oobjetivo de prevenir a saúde pública, dos visitantes bem como dos organizadorese expositores do 29º Hortigranjeiros, a comissão de Inspeção e VigilânciaSanitária está em plena atividade na organização do evento.

De acordo como coordenador da comissão de  Inspeção e Vigilância Sanitária, AntonioPalhano, o trabalho da comissão tem por função procurar orientar os expositorese as demais comissões, sobre os cuidados na comercialização de alimentos,medicamentos, produtos para a saúde, entre outros. “Durante o evento fiscalizaremosas condições higiênico-sanitárias dos locais de comercialização e exposiçõesdos produtos de interesse da saúde pública”, afirma.

No Hortigranjeirosdeste ano, a comissão pretende levar até a feira os alunos do projeto Pequenos Vigilantes, para divulgar o trabalho realizado pelos estudantes,“Queremos mostrar aos expositores e visitantes a importância de orientar apopulação, para os cuidados em relação ao consumo de alimentos e aos produtosde interesse da saúde, para que no momento da aquisição sejam tomadas asdevidas precauções”, ressaltou Palhano.

Durante oevento, a comissão estará  vistoriando todos os boxes dos expositores,orientando e cobrando ações de higiene e sanidade dos estabelecimentos e dosprodutos.

Tiradentes do Sul: Tiros são disparados enquanto loja é arrombada no centro da cidade

Vitrine foi quebrada e roupas foram furtadas
(Fotos: Polícia Civil)
Por volta das 00 horas de domingo (15) um estabelecimento comercial foi arrombado no centro de Tiradentes do Sul. Com pedras de calçamento os ladrões quebraram a vitrine e levaram roupas e um monitor LCD da Loja Cia do Porto.

A moradora do prédio que constatou a movimentação suspeita foi recebida a tiros pelos marginais, mas não se feriu.

Segundo testemunhas os três ladrões que participaram da ação fugiram.

A Brigada Militar realizou as buscas e a Polícia Civil realizou levantamento no local e deu início as investigações.

Três de Maio: Integrantes da ASDEVI participam do Programa de Inclusão Digital SETREM

As aulas ocorrem no Laboratório 5 da Instituição
No dia 6, sexta-feira, os participantes da Associação de Deficientes Visuais Nova Vida (ASDEVI) iniciaram a 2ª etapa do Programa de Inclusão Digital SETREM.

As aulas ocorrem no Laboratório 5 da Instituição e são ministradas por estudantes do Curso Técnico em Informática da SETREM.

Nesta 2ª etapa, os conteúdos trabalhados são PowerPoint e Internet e as aulas são realizadas nas sextas-feiras à tarde.

No ano passado, o grupo concluiu a 1ª etapa do Programa, que abrangeu 20 horas/aula e trabalhou com o conteúdo de teclado; Internet; MSN e Microsoft Office Word.

Para atender os deficientes visuais foi instalado nos computadores o software NVDA, que permite a interação através de um sintetizador de voz.