16 maio 2010

Lula inicia visita ao Irã em busca de acordo nuclear

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou neste domingo uma visita oficial ao Irã, que será centrada no fortalecimento das relação entre ambos os países e em buscar uma solução para a polêmica sobre o programa nuclear iraniano.
Lula foi recebido pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, no palácio de Motahari, onde após escutar os hinos nacionais de seus países passaram em revista a guarda protocolar.
Os dois presidentes foram depois para uma sala na qual Lula expressou seu desejo de fortalecer os vínculos entre Brasil e Irã e se cancelou, no último minuto, a prevista declaração conjunta de ambos os líderes.
Após a reunião com Ahmadinejad, o presidente brasileiro será recebido pelo líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei.
No final do dia está previsto que Lula presida a comissão de comércio bilateral e amanhã, que participe da cerimônia inaugural da cúpula do Grupo dos Quinze (G15, que reúne 18 países da América do Norte, América do Sul, África e Ásia), antes de partir rumo a Madri.