06 março 2012

Prefeito de Santa Rosa agiliza pleitos em Brasília

Prefeito Orlando Desconsi esteve em vários Ministérios
O Prefeito Orlando Desconsi, juntamente com a Presidente da Fundação Municipal da Saúde, Karina Kucharski, estiveram em Brasília nos dias 28, 29 de fevereiro e 01 de março, encaminhando projetos, cobrando agilidade na liberação de recursos nos Ministérios, além de buscar recursos para eventos do município.
Cidades
No Ministério das Cidades, o Prefeito Orlando buscou a solução do Pró-transporte em Santa Rosa. Após colocação de todos os trâmites e ações que o município já realizou em relação ao Programa, o Prefeito recebeu o retorno de que a solução do caso será buscada e definida juntamente com a Presidente Dilma Rousseff.
Integração
No Ministério da Integração o Prefeito esteve com o Chefe do Gabinete, Gelson Albuquerque, onde buscou agilizar três emendas parlamentares de 2009, que tratam de recursos para estrutura de pavimentação, tanto asfáltica quando de pedras irregulares, em vários trechos do município. São emendas dos Deputados Osmar Terra, Maria do Rosário e Luiz Carlos Heinze.
Ainda, juntamente com o Deputado Luis Carlos Heinze e a Senadora Ana Amélia Lemos, o Prefeito tratou juntamente com outros Prefeitos do tema da estiagem, solicitando trator para a limpeza de bebedouros e açudes.
Educação
No Ministério da Educação, acompanhado da Presidente Karina, o Prefeito reforçou o pedido de renovação de reconhecimentos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, da regularização do curso de Direito e do recredenciamento das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA. Além da renovação de certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social Sede da FEMA.
Juntamente com o Secretário Executivo José Henrique Paim Fernandes, eles manifestaram o interesse em implantar um curso de medicina no município, considerando o histórico da saúde pública. O encaminhamento recebido é que o município se aproprie de todos os passos técnicos para implantação do curso e entre em contato com a Universidade Federal Fronteira Sul. Para o Prefeito, esse é um tema de muito debate. “A Presidenta Dilma está empenhada na ampliação de vagas”, afirma.  Ainda, reforçaram o pedido de credenciamento de mais escolas do município no Programa Mais Educação.
Infraestrutura
No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Prefeito esteve com o Coordenador Geral de Planejamento, Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, onde tratou da situação com a ALL. O retorno recebido foi de que, em março, o Departamento irá tentar resolver a questão, reabrindo o processo e notificando a empresa. Uma das lutas é a solução definitiva da desativação da ferrovia a partir da empresa Trevosul em direção ao centro da cidade.
Além desses Ministérios o Prefeito e a Presidente Karina visitaram os Ministérios da Saúde e Desenvolvimento Agrário. De acordo com o Prefeito Orlando Desconsi, a viagem foi muito proveitosa. “Conseguimos dar vários encaminhamentos que estavam pendentes e reforçamos o convite aos ministérios para a Fenasoja, além de encaminharmos pedidos de apoio para a mesma e ao Hortigranjeiros”, afirma.

Aula Inaugural do Curso Técnico em Mecânica Automotiva da SETREM

Única representante feminina na turma, Luciana Rocha é mecânica 
de automóveis há dois anos 
A primeira turma do Curso Técnico em Manutenção Automotiva da SETREM se reuniu na segunda-feira, dia 05, para a Aula Inaugural do curso que foi realizada no Auditório da Instituição. Além dos 40 novos alunos e seus familiares, estava presente o diretor-geral da SETREM, Flávio Magedanz, o presidente da Mantenedora, Hordi Felten, a Coordenadora Geral da Unidade de Ensino Técnico, Maidi Dalri, professores do curso e imprensa.
Novidade na região, o curso atraiu estudantes de Santa Rosa, Horizontina, Independência, Sede Nova, Três de Maio, Doutor Maurício Cardoso, Boa Vista do Buricá e Nova Candelária. Única representante feminina na turma, Luciana Rocha é mecânica de automóveis há dois anos e garante: “Há cada vez mais mulheres trabalhando em oficinas e elas estão em busca de oportunidades para mostrar o seu trabalho. Isso é um orgulho!”.
O coordenador do Curso Técnico em Manutenção Automotiva, Ocimar Arnemann (Nego), ressaltou que os futuros profissionais desenvolverão suas capacidades através de conhecimentos teóricos, práticos e tecnológicos em manutenção automotiva. A Coordenadora Geral da Unidade de Ensino Técnico, Maidi Dalri, ressaltou o importante caminho que os ingressos começam a trilhar: “Esta primeira turma veio para fazer história”.
Há cinco anos trabalhando no ramo elétrico automotivo, Alexandre Schmidt, foi o primeiro a garantir vaga no curso. “Saber nunca é demais, por isso quero me aperfeiçoar na minha área e aprender sobre as outras áreas da manutenção automotiva”, explicou o horizontinense. Por outro lado, o aluno Cristian Pascoal Juliani, de 17 anos, faz parte de um perfil diferente de ingressantes: “Sempre gostei de automóveis e só agora vou ter a oportunidade de estar em contato com dia a dia de uma oficina mecânica”.
Durante a Aula Inaugural, os estudantes foram apresentados aos professores e conheceram os espaços destinados para aprendizagem. Na área externa, três automóveis de diferentes épocas e modelos foram utilizados pelo coordenador para uma demonstração.
Neste primeiro semestre letivo os estudantes serão apresentados aos componentes curriculares de Pesquisa e Métrica, Inglês Técnico, Informática Básica, Física, Evolução Automotiva, Interpretação de Desenhos e Projetos, Metrologia, Tópicos Especiais, Fundamentos de Eletricidade e Eletricidade Veicular. As aulas serão realizadas semanalmente, durante o período da noite no Campus SETREM.

Cisquinho assumiu vaga na Câmara por 30 dias

Foto: Claaudiomar Witcak
Tomou posse nesta segunda-feira, dia 5 de março, durante a sessão especial do Dia Internacional da Mulher, o segundo suplente de vereador do PP, Cleiton Felipe dos Santos, conhecido como "Cisquinho". Ele assumiu na vaga do titular Luiz Fernando Cereser, que se licenciou por 30 dias e a renúncia do primeiro suplente, Mário Gonchoroski, conforme previsto no Regimento Interno. A solenidade foi presidida pelo vereador Fernando Vanin Trage, presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio. O suplente entregou toda a documentação pessoal exigida para conferência. Atestada a regularidade dos mesmos, o novo vereador fez o juramento solene, sendo declarado empossado. No Plenário, recebeu as boas vindas e fez seu primeiro discurso, agradecendo aos colegas Luiz Fernando Cereser e Mário Gonchoroski e também aos 366 votos obtidos no pleito eleitoral de 2008, os quais lhe oportunizaram a presença no Legislativo três-maiense, mesmo que temporariamente.

Corsan dá início a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na oportunidade, Adelar destacou que a CORSAN está 
preocupada com os prazos para a elaboração do Plano
Na manhã do dia 5 de março, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete, o gerente local da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Adelar José Scherer; o administrador da Companhia, Eduardo Munhoz; a funcionária, Daine Cristina Kochann; o secretário de Planejamento, Leonardo Casali; a diretora de Planejamento, Jaci Taborda e o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, para reunião sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.
Na oportunidade, Adelar destacou que a CORSAN está preocupada com os prazos para a elaboração do Plano, pois dele depende a renovação do contrato para abastecimento de água entre o município de Três de Maio e a CORSAN. “Para que o contrato seja renovado, temos de passar pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, e para isso, disponibilizaremos uma equipe para estar permanentemente na Prefeitura Municipal, com os secretários de Habitação e Urbanismo e Planejamento, para atuarem na elaboração do Plano”, informa.
Em uso da palavra, o prefeito Casali salientou que em audiência com o presidente da CORSAN, Arnaldo Dutra, com a presença de Adelar Scherer, foi dialogado sobre o Plano de Saneamento. “Os trabalhos iniciados a seguir devem ser bem elaborados, pois o Plano Municipal de Saneamento Básico compreende quatro eixos: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto cloacal, drenagem de águas urbanas e manejo de resíduos sólidos”, informa.
Conforme o prefeito Casali, Três de Maio cresce e continuará crescendo, mas para isso, é necessária uma boa infraestrutura, para que tudo possa funcionar. “Queremos oferecer aos munícipes este Plano de Saneamento Básico, que é tão necessário, para que se possa ampliar investimentos, loteamentos e o polígono de desenvolvimento do município”, ressalta.

Na Semana da Mulher, vai ter cavalgada feminina

O desfile feminino será no sábado, dia 10 de março
Numa iniciativa do Grupo de Cavalarianas do CTG Tropeiros do Buricá de Três de Maio, está programado para sábado, dia 10, o desfile das cavalarianas, representando o departamento feminino da entidade tradicionalista.
O desfile terá como roteiro, saída as 10h e 30 min do trevo da Av. Senador Alberto Pasqualine-RS 342, percorrendo a referida avenida e a Av. Uruguai, com benção das cavalarianas em frente a Igreja Matriz.
O primeiro Desfile em Homenagem ao Dia Internaiconal da Mulher, será coordenado pela cavalariana Vera Naressi, com apoio do CTG Tropeiros do Buricá.

Prefeitura e FUMSSAR agilizam pleitos em Brasília

Para a execução da campanha a Fundação aguarda a 
deliberação do Conselho Municipal da Saúde, que se 
reúne nesta quarta-feira
Na semana passada, o Prefeito Orlando Desconsi e a Presidente da Fundação Municipal da Saúde, Karina Kucharski, estiveram em Brasília, no Ministério da Saúde, onde articularam a vinda do Ministro Alexandre Padilha ao município. Eles receberam sinalização de predisposição do Ministro para estar em Santa Rosa nos próximos dias, em que participará de uma agenda a ser definida na área da saúde. Além disso, Orlando e Karina realizaram agendas em vários setores do ministério.
Encaminharam a liberação do recurso empenhado para a academia aberta do Bairro Timbaúva e reforçaram o pedido de recursos para novas academias. Também reivindicaram o pagamento de R$2,5 milhões conveniado ao Hospital Vida & Saúde para aquisição de equipamentos de radioterapia. Ainda, trataram de assuntos referentes à Residência Médica e Multiprofissional da FUMSSAR em parceria com a Unijuí e da liberação de recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Osmar Terra para construção da Unidade Básica de Saúde ao lado do CSU, em Cruzeiro. Também solicitaram pagamento de emenda do Deputado Federal Henrique Fontana para compra de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde. A partir do dia 10 de maço, data em que o portal libera o cadastro, o setor de planejamento da FUMSSAR, também estará realizando a solicitação de recursos para compra de novos equipamentos para as Unidades. Na oportunidade, eles também trataram da implantação de um curso de medicina no município ou na região.
Uma das conquistas comemoradas é a possível realização de uma campanha de cirurgias eletivas femininas. Para a Presidente da FUMSSAR, Karina Kucharski, “um dos assuntos mais importantes tratados no Ministério foi a liberação de recursos para a realização de uma campanha de cirurgias eletivas femininas. Essa é uma conquista que minimiza o sofrimento de muitas mulheres nos mês muito significativo pra elas, o mês da Mulher”.
O objetivo da campanha é diminuir a fila de espera das mulheres. Para o Prefeito “esta conquista que possibilita encurtar a distância da fila de espera para a realização de procedimentos cirúrgicos, só é possível graças ao apoio do Ministério da Saúde”, afirma.
Para a execução da campanha a Fundação aguarda a deliberação do Conselho Municipal da Saúde, que se reúne nesta quarta-feira.

Sperotto pede prioridade para produtores no abastecimento de milho

Sperotto fez o pedido ao Ministro da
Agricultura M. Ribeiro na Expodireto
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, pediu ao Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, na abertura oficial da Expodireto 2012, nesta segunda-feira, 05.03, em Não-Me-Toque, que a venda de milho a balcão para agricultores atingidos pela seca seja feita prioritariamente para os criadores de suínos, aves e bovinos de leite. "As indústrias devem ficar em segundo plano, para não dividir o milho que está faltando para alimentar os animais", disse Sperotto.
Segundo ele, o ministro anunciou no discurso de inauguração que pedidos da Farsul estão encaminhados para atendimento. "A armazenagem para pessoa física e o seguro renda, que são dois pleitos antigos da Federação, estão na agenda da nova política agrícola que o Ministério da Agricultura está preparando conforme garantia do ministro. Esperamos pela concretização, assim como uma renegociação ampliada e a longo prazo para os produtores que comprovarem incapacidade de pagamento", finalizou Sperotto.
Carlos Sperotto participou da inauguração oficial da Expodireto e acompanhou as visitas que o Ministro fez aos estandes na feira.