16 maio 2013

Motorista é preso após bater em ambulância e atropelar policial em Guarani das Missões

Motorista que estava embrigado, segunda a polícia, foi preso
por tentativa de homicídio (Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Um homem de 27 anos foi preso na noite de quarta-feira (15) em Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul. Primeiro ele bateu em uma ambulância da prefeitura do município, no bairro Santa Fé. A Brigada Militar se deslocou até o local para registrar a ocorrência e o motorista atropelou um dos policiais. O condutor chegou a passar com as rodas traseiras do carro por cima do corpo do policial militar.

Conforme a Brigada Militar, o motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ele acabou preso por tentativa de homicídio, embriaguez ao volante e direção perigosa.
Homem bateu em uma ambulância antes de atropelar o
policial (Foto: Divulgação/Brigada Militar)

O policial atropelado teve fraturas nas costelas e foi atendido no Hospital Santa Tereza, onde permanece em observação. O motorista foi encaminhado ao presídio de Cerro Largo.

Obra da creche continua parada e sem explicações convincentes

A placa indica a data de início e de entrega da obra
(Foto: Paulo Marques)
A comunidade do bairro Guaíra em Três de Maio, espera por uma creche modelo que deveria ter sido inaugurada em fevereiro de 2012, mas que além das paredes erguidas e o telhado, nada mais consta no local.

A obra está parada a mais de seis meses, e segundo as explicações vindas da administração municipal, a empresa que tem o compromisso de construir a creche estaria passando por dificuldades financeiras e não teria condições de cumprir o contrato. A cerca de dois meses, o vereador Lena que é o líder do governo municipal na Câmara de Vereadores, respondeu as reivindicações dos vereadores da oposição, anunciando que o secretário de educação Ernani Hehn teria se reunido com o proprietário da empresa na cidade de Santiago, a qual teria lhe dado um ultimato para dar prosseguimento a obra ou o contrato seria rompido.

Mas, até o momento o que se observa é a obra parada sem nenhuma perspectiva de conclusão, e as cerca de 280 vagas para crianças continuam inexistentes.

Larri Jappe pede licença da Câmara de Horizontina por 30 dias

Vereador se licenciou da Câmara de Vereadores
Larri Jappe, que tem a sua empresa de transportes sob uma investigação do MP denominada Leite Compen$ado formalizou no final da tarde desta quarta-feira(15) pedido de licença do seu mandato por 30 dias.

Desta forma o 1º suplente do partido Arani Faleiro está sendo convocado assumir interinamente a cadeira no Poder Legislativo. Jappe alega estar sofrendo uma armação que ainda não sabe ao certo se é de procedência política ou de natureza comercial.

Ele teve seus caminhões denunciados como suspeitos de efetuar descargas de leite contaminado pela mistura de água e ureia, numa plataforma da empresa Líder em Crissiumal, mas desde o princípio negou envolvimento, tendo segundo ele,  colaborado com as  investigações fornecendo todos os documentos e caminhões para análise.

Um estoque de ureia foi localizado e lacrado em sua propriedade em mandado de busca e apreensão da força tarefa do MP, MAPA e Receita Estadual. O vereador contesta a ação, pois possui casa agropecuária que comercializa tal fertilizante, além de sementes, rações e concentrados.

Informações dão conta ainda que Jappe deve pedir nas próximas horas também o afastamento temporário da presidência do PDT do município, cargo para o qual havia sido eleito em 1º de maio último. Neste caso, Adalberto José Sartor deve assumir a função interinamente.

Fabiane Leite deixa a Secretaria de Educação em Santa Rosa

A nova secretária é Ivete Terezinha Soares Corrêa
O prefeito Alcides Vicini anunciou no final da tarde desta quarta-feira (15/05) a nova secretária de Educação, Ivete Terezinha Soares Corrêa, que até então atuava como diretora administrativa pedagógica e assume a nova função a partir de segunda-feira. A atual secretária, Fabiane Leite, deixa o cargo nesta sexta-feira (17/05), pois passou no concurso para atuar na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campi Cerro Largo.

Vicini destacou a história de desempenho, luta e preparo de Ivete, que tem 20 anos de magistério.
“Pretendíamos valorizar o quadro dos servidores municipais, este nosso quadro de qualificados professores da rede pública municipal. A Ivete já tem essa vivência e certamente vai enfrentar muito bem esse desafio, que não é pequeno”, conta o prefeito.

Conforme Vicini, além de manter as escolas municipais, Ivete terá o desafio, junto com a administração, de ampliar o número de vagas da educação infantil, luta esta que já vinha sendo muito trabalhada pela atual secretária, Fabiane. Ainda segundo o prefeito, a questão da passagem de ônibus gratuita para os estudantes precisa avançar e ele espera definir o projeto até o fim do mês de maio.

“É um desafio muito grande e uma difícil tarefa de suceder a Fabiane neste belo trabalho que ela vem constituindo. No início do ano traçamos os planos em conjunto e já vinhamos trabalhando nestas questão levantadas pelo prefeito”, ressalta Ivete.

Fabiane, bastante emocionada, fez um agradecimento especial a toda equipe que a acompanhou até aqui e, também, ao prefeito Alcides Vicini. “Agradeço a todos que me ajudaram a desempenhar esta função, desejo a Ivete um ótimo trabalho, podendo contar sempre comigo”.

Quinta-feira começa com frio no RS e temperaturas seguirão baixas à tarde

Em Três de Maio no início da manhã os termômetros
marcaram 11º C. Em Porto Alegre, mínima foi de 7,5ºC
(Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS)
O frio retornou com intensidade ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). E, diferente dos últimos dias, a tarde seguirá com temperaturas baixas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas não passarão dos 17°C no estado, e para Porto Alegre a previsão é de até 15°C. Nas primeiras horas do dia, as mínimas despencaram.

Por volta das 6h, a estação de medição do Inmet registrava 0,5°C em Bagé, e 2,7°C em Dom Pedrito, na Campanha. Na Fronteira Oeste e no Sul, fazia 3°C em Uruguaiana e 3,2°C em Jaguarão, respectivamente. Desta vez as temperaturas mais baixas se concentraram nessas regiões, e não na Serra, como de costume. Em São José dos Ausentes fazia 8,1°C no mesmo horário. Já em Porto Alegre a mínima era de 8,3°C.

Ainda de acordo com o Inmet, as condições do tempo são favoráveis à formação de geada na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sudeste do estado. O dia ficará parcialmente nublado nesta quinta, com possibilidade de pancadas de chuva no Norte.

Nos próximos dias o frio permanece. Para a sexta-feira (17) a previsão do Inmet indica mínimas em torno de 0°C, e à tarde os termômetros não passarão de 19°C. No sábado (18) o amanhece deve registrar 4°C, e pode fazer até 21°C à tarde.

Carreta tomba na BR-285 próximo ao trevo de São Luiz Gonzaga

Foto: Guia São Luiz
Um acidente de trânsito despertou a curiosidade de alguns transeuntes e moradores próximos que avistaram a carreta tombada próximo ao trevo principal de São Luiz Gonzaga.

O condutor do Mercedes Benz Axor, com placas de Araguari-MG, relatou que trafegava normalmente pela rodovia, sentido São Borja – Santo Ângelo, e que não percebeu os motivos que ocasionaram o tombamento do veículo. O mesmo foi submetido ao teste do etilômetro que acusou  resultado negativo.

O veículo estava carregado de arroz em casca que seria transportado até a cidade mineira de Araguari.

A Guarnição da Brigada Militar atendeu à ocorrência  e aguardava a chegada da Polícia Rodoviária para o registro do fato.

Preso terceiro suspeito de assalto a banco em Sarandi, RS, diz polícia

Suspeito do assalto é apenado em Novo
Hamburgo, diz Polícia Civil
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Foi preso nesta quarta-feira (15) o terceiro suspeito de envolvimento no assalto com reféns a uma agência do Banco do Brasil de Sarandi, no Norte do Rio Grande do Sul, no dia 6 de maio. Segundo a Polícia Civil, o criminoso, conhecido como “Babalu”, é apenado do regime semiaberto do Instituto Penal de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana.

De acordo com o delegado Márcio Marodin, o suspeito detido é o homem que fugiu a pé, depois que o veículo usado pela quadrilha durante a tentativa de fuga sofreu um acidente. Outros dois criminosos foram detidos no dia do assalto, após invadirem uma empresa particular e fazerem reféns. Um quarto integrante da quadrilha segue foragido.

“Nós tínhamos informações de que esse apenado poderia ser integrante da quadrilha que agiu aqui. Pedimos a transferência dele para cá (Sarandi) e ele foi reconhecido pessoalmente por três testemunhas”, contou o delegado.

Em depoimento na delegacia de Sarandi, o homem negou participação no assalto e disse que estava trabalhando na data do crime. A Polícia Civil, no entanto, apurou que ele se apresentou na casa prisional por volta das 19h50min do dia 6 de maio, o que daria a ele tempo suficiente para se deslocar da norte do estado até a Região Metropolitana. A prisão temporária do suspeito foi decretada pela Justiça.

O delegado Marodin diz que o quarto integrante da quadrilha já foi identificaco. Ele é um dos três homens que invadiram a construtora Samaq durante a fuga, conforme registraram as câmeras de monitoramento da empresa. Dois se entregaram, mas um acabou fugindo pelos fundos. Ele pode ser o criminoso que, dois dias depois, invadiu uma casa no interior do Sarandi, rendeu moradores e fugiu levando dinheiro. A polícia também suspeita de que mais pessoas estejam envolvidas no assalto. Elas teriam prestado apoio à quadrilha no dia do ataque ao banco.

No embalo de D'Ale Inter cresce no 2º tempo, vence o Santa Cruz e avança

D'Alessandro abriu o placar da vitória colorada sobre o
Santa Cruz (Foto: Luca Erbes/ Futura Press)
No duelo dos tricampeões estaduais, quando o jogo complicou, o jogador diferenciado apareceu. D’Alessandro, que cumpriu suspensão no jogo de ida no Arruda (empate em 0 a 0), retornou ao Inter. E, com um gol do camisa 10, que fez as vezes de centroavante, e outro de Caio, o time de Dunga venceu o Santa Cruz por 2 a 0 nesta quarta-feira, em uma noite chuvosa e fria no Centenário, em Caxias do Sul. Com a vitória, os gaúchos garantiram a classificação à terceira fase da Copa do Brasil.

O Inter foi surpreendido com a proposta dos pernambucanos, que não ficaram apenas recuados esperando um contra-ataque. Organizados, incomodavam, principalmente com Flávio Caça-Rato. Foi ele quem sofreu o carrinho de Fabrício, que culminou na expulsão do lateral-esquerdo. Mas faltava o arremate, ou algo a mais. E os mandantes têm este algo a mais. Ele responde por Andrés Nicolás D’Alessandro.

As duas equipes agora terão uma longa folga no calendário. O Inter só volta a campo no dia 25 de maio, quando enfrenta o Vitória pela estreia do Brasileirão. A partida ocorrerá às 18h30, no Barradão, em Salvador. O Santa Cruz demorará ainda mais. A primeira rodada da Série C do nacional será disputada pelo Coral no dia 2 de junho, quando recebe o Luverdense, às 16h, no Arruda, em Recife. Pela Copa do Brasil, o Colorado espera o vencedor de Avaí x América-MG. No primeiro jogo, mesmo atuando fora de casa, os catarinenses venceram por 1 a 0.