20 julho 2010

Projeto de saúde bucal nas escolas municipais de Porto Mauá

A Secretaria de Saúde de Porto Mauá, em conjunto com a Secretaria de Educação, está realizando no município um projeto entre a equipe de saúde bucal e a fonoaudióloga. O estudo tem como objetivo investigar a relação entre hábito bucal deletério e má-oclusão nos alunos da rede municipal. Os hábitos bucais deletérios são definidos como padrões de contração muscular apreendidos, de natureza complexa e de caráter inconsciente, que podem atuar como fatores deformadores do crescimento e desenvolvimento ósseo, posições dentárias, no processo respiratório e fala, sendo dessa forma um fator etiológico em potencial das más-oclusões. Através da inspeção clínica, serão avaliados mais de 200 indivíduos, de ambos os gêneros, entre 05 e 12 anos de idade, visando identificar a presença de hábito bucal deletério e má-oclusão em associação com gênero, faixa etária e estágio de desenvolvimento da oclusão.
Para os responsáveis pelo projeto, o dentista Caio M. Braun e a fonoaudióloga Eliane Salcides, o ponto interessante desse projeto é a convergência entre conceitos e diagnósticos em um tema de atuação comum, com um projeto integrado que reúne as 2 áreas. Após a triagem, todos os alunos que apresentarem alguma alteração serão encaminhados para tratamento na unidade de saúde.

Advogado de Bruno afirma que Eliza está viva

A defesa do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes Souza e de outros suspeitos de ligação com o desaparecimento de Eliza Samudio, de 25 anos, afirma que a ex-amante do atleta está viva. A afirmação foi feita pelo advogado Ércio Quaresma Firpe, em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira. "Enquanto eu não verificar um atestado de óbito, enquanto eu não cotejar um exame de necropsia, essa moça tá viva". Ele acredita que a jovem possa ter sumido por vingança. "A maior vingança que uma mulher pode fazer contra um homem por qualquer tipo de situação é ele ir para a cadeia inocentemente", disse.
Na entrevista, Quaresma reforçou que irá tentar retomar a defesa da ex-cliente Dayanne Souza, mulher de Bruno, que, segundo ele, foi coagida pelo delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigação, a contratar nova defesa. "O que estava acontecendo em Minas Gerais é coisa da Idade Média. Os inquisidores da Santa Inquisição iriam pedir bênção e aula (para os policiais) para torturar os outros mentalmente".
A juíza Marixa Lopes Rodrigues, da comarca de Contagem, em Minas Gerais, informou que deve julgar ainda nesta terça-feira o pedido de revogação da prisão temporária feito pela defesa de Dayanne Souza, mulher do goleiro Bruno Fernandes Souza.
Bruno e seu amigo Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, estão na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Dayanne está no Complexo Penitenciário Estevão Pinto, na região metropolitana da capital mineira, por subtração de incapaz.

Projeto da Assistência Social de Porto Mauá entre os melhores do Estado

No dia 16 de julho de 2010, o Município de Porto Mauá recebeu uma das notícias mais importantes em termos de política de Assistência Social.
Entre os 496 municípios do Estado que disputavam recursos para implantação de um projeto para crianças e adolescentes, vítimas de drogadição, Porto Mauá ficou em 21º lugar entre os projetos sociais selecionados. Este projeto que visa a inclusão, recuperação e re-inserção social de crianças e adolescentes vitimas ou em situação de risco referente ao uso de entorpecentes.
Este resultado se dá pela credibilidade, confiança e principalmente pelo incentivo da Administração Municipal através do departamento social, que acreditam neste trabalho como forma de melhorar a qualidade de vida da população, permitindo que crianças, adolescentes e jovens estejam mais protegidas, cresçam e se desenvolvam com sustentabilidade e garantias de cidadania.

Expointer 2010 tem 5.557 animais inscritos

O número de animais inscritos para participar da edição deste ano da Expointer foi 9,45% menor do que no ano passado, totalizando 5.557 — em 2009, eram 6.137. Também é a mais baixa taxa registrada desde 2001, quando as incrições ficaram em 5.008.
Segundo o secretário Estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl , a redução já era esperada há algum tempo e atende à solicitação de associações para garantir o bem estar dos exemplares em exposição. No caso das aves e dos ovinos, por exemplo, preocupava o fato de dois animais precisarem dividir o mesmo espaço.
— Se chegou à conclusão de que era necessário fazer essa adequação — ponderou José Arthur Martins, diretor de Feiras e Exposições da Secretaria da Agricultura.
Embora entidades representativas de algumas raças também tenham pedido uma ampliação da área de exposição, o secretário lembra que há um espaço limitado no parque para a colocação dos animais. Para ele, essa diminuilão não tira o brilho do evento:
— Há uma redução quantitativa, mas uma melhora qualitativa.

Reunião no TRE define divisão do horário de propaganda eleitoral gratuita

Com a presença de representantes dos partidos políticos e dos veículos de comunicação social do Rio Grande do Sul, a reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (19), no plenário do TRE-RS, definiu a divisão dos tempos do horário eleitoral gratuito de propaganda. 
Na ocasião, foi sorteada a ordem de entrada, do primeiro dia de propaganda eleitoral, de cada partido ou coligação que concorrem nos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Também foi decidida a divisão das inserções em rádio e televisão e apresentada a proposta de plano de mídia que será usado por partidos e emissoras no horário eleitoral gratuito. 
A reunião foi presidida pelo vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, e contou com a participação do presidente do Tribunal, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, do juiz substituto do Pleno, Francisco José Moesch, do diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha, e do assessor-chefe da corregedoria regional eleitoral, Josemar Riesgo, além dos partidos e emissoras.
Conforme o Calendário Eleitoral 2010, a propaganda em rádio e tv ocorrerá entre 17 de agosto e 30 de setembro, no primeiro turno. Suas regras estão  definidas na Resolução TSE 23.191/09.
Acesse a área Eleições - 2010 - Horário Eleitoral Gratuito e Plano de Mídia, neste site, que possui todas as informações acerca do assunto.

Flamengo muda de posição e adia demissão de Bruno

Uma reunião na noite desta segunda-feira mudou a posição do Flamengo sobre a demissão de Bruno, preso por suposto envolvimento no desaparecimento da jovem Eliza Samudio. A conversa realizada na Gávea reuniu o vice-geral Hélio Ferraz, os presidentes dos conselhos do clube, Mauríco Gomes de Mattos, Leonardo Ribeiro e Eduardo Motta, e o ex-vice de futebol Marcos Braz. Hélio Ferraz decidiu não assinar a carta que seria enviada ao presídio em Minas Gerais demitindo o jogador por justa causa.
Segundo o Globoesporte.com, Hélio Paulo Ferraz ouviu dos presidentes dos conselhos que seria arriscado e imprudente demitir Bruno antes da condenação oficial. A decisão é contrária à tomada pelos juristas que o Flamengo nomeou para dar um parecer sobre o caso. A presidente do clube Patrícia Amorim, que está nos Estados Unidos, foi comunicada por telefone da decisão. Desta forma, o contrato dele, válido até o fim de 2012, continua suspenso.

BM flagra tentativa de furto a agência bancária em Ijuí

A Brigada Militar flagrou uma tentativa de furto a uma agência do Sicredi, em Ijuí, na madrugada desta terça-feira. Os policiais passavam em frente à agência do bairro São Geraldo quando viram dois homens tentando arrombar o local.

De acordo ccom a BM, os dois fugiram quando perceberam a ação. Eles deixaram na entrada da agência um maçarico, um botijão de gás, um celular e roupas. A gerência do banco não informou se algo foi levado.